Dirigida por César Augusto e com o ator Otavio Augusto no papel de um pai confrontado por vários embates diante de filhos tão diferentes, a peça conta com um elenco que tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa. O espetáculo faz parte da 16ª edição do Circuito Cultural Unimed Vitória e tem realização da WB Produções. Com exibição às 20 horas, no sábado, e às 17 horas, no domingo (com intérprete de libras), os ingressos estão à venda pelo site da Sympla.
‘A Tropa’ marca as comemorações pelos 60 anos de carreira de Otavio Augusto. Em cartaz desde 2016, o espetáculo faz uma leitura perspicaz, sensível, ácida e bem humorada da sociedade brasileira. A peça apresenta a história de um ex-militar viúvo e autoritário que, no leito de hospital, ao receber a visita de seus quatros filhos, vê as relações veladas da família serem descortinadas. E, o que seria apenas um encontro familiar se revela um acerto de contas, permeado de humor e revelações.
O elenco também conta com Humberto (Alexandre Menezes), que é um dentista militar aposentado que mora com o pai. João Batista (Daniel Marano), o caçula, é usuário de drogas. Artur (Alexandre Galindo) é um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira que está sob investigação por corrupção. Por fim, Ernesto (André Rosa) é um jornalista que acaba de pedir demissão de um jornal e está em crise com a profissão.
Na peça, os cinco vivenciam enfermidades ideológicas, sociais, afetivas e familiares. E seus embates e descobertas servem para discutir diferenças e tolerância – um tema cada vez mais atual. Esse espetáculo faz parte do projeto Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo – ANO 14 – PRONAC 234875.
Lembrando que clientes Unimed Vitória têm 50% de desconto em até 2 ingressos por CPF (em cima do valor da inteira).
Crédito – Jonatas Marques
Circuito Cultural Unimed Vitória
O Circuito Cultural é patrocinado pela Unimed Vitória e pelo Instituto Unimed Vitória através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, graças à contribuição de médicos cooperados e colaboradores da cooperativa, que destinam parte de seu Imposto de Renda devido a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal por meio do Programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR).
FICHA TÉCNICA
Texto: Gustavo Pinheiro
Direção: Cesar Augusto
Elenco: Otávio Augusto (o pai), Alexandre Menezes (Humberto), Daniel Marano (João Baptista), Alexandre Galindo (Artur) e André Rosa (Ernesto)
Stand-in: Daniel Villas / Gabriel Albuquerque
Cenografia: Bia Junqueira
Iluminação: Adriana Ortiz
Figurinos: Ticiana Passos
Assistente de Interpretação: Gabriel Albuquerque
Fotos: Philipp Lavra e Isadora Relvas, Elisa Mendes; Pablo Henriques; Jonatas Marques; Fernandovisky
Registro videográfico: Tiago Scorza, Jonatas Marques
Assistência de Produção: Cristina Mullins
Produção Executiva: Lara Paulauskas
Direção de Produção: Alexandre Galindo
Produção Nacional: Gênese Produções
Assessoria de Imprensa: LR Comunicação
Apresentado por: Ministério da Cultura, Unimed Vitória e Instituto Unimed Vitória
Realização: WB Produções
SERVIÇO
16ª Edição do Circuito Cultural Unimed
“A TROPA”, com o ator Otávio Augusto e elenco
Data: 15 e 16 de junho
Local: Teatro Universitário – Ufes (Avenida Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – Vitória)
Hora: 20 horas – sábado e às 17 horas no domingo (com intérprete de libras)
Sinopse: Na peça, um pai doente recebe a visita de seus quatros filhos no hospital. O que seria apenas um encontro familiar se revela um acerto de contas, permeado de humor e revelações, tendo como pano de fundo os últimos 50 anos de história brasileira. O elenco tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa, com direção de César Augusto e texto de Gustavo Pinheiro, vencedor de um concurso de dramaturgia promovido pelo Banco do Brasil, em 2015.
Os filhos, muito distintos entre si, formam um mosaico da sociedade brasileira: um dentista militar aposentado que mora com o pai; um jovem usuário de drogas com passagens por clínicas de reabilitação; um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira sob investigação por corrupção; e um jornalista que acaba de pedir demissão e passa por uma crise com a profissão. Os cinco vivenciam enfermidades ideológicas, sociais, afetivas e familiares. E seus embates e descobertas servem para discutir diferenças e tolerância – um tema cada vez mais atual.
As lendas populares carregam a memória e a identidade de um povo. No Espírito Santo, uma das mais belas histórias indígenas, “A Lenda do Pássaro de Fogo”, explica a origem de dois dos maiores símbolos naturais da Grande Vitória: o Monte Moxuara, em Cariacica, e o Mestre Álvaro, na Serra.
Para celebrar o Mês do Folclore, o Shopping Moxuara preparou uma programação especial. No dia 30 de agosto, o espaço Moxuara Kids, na varanda da Praça de Alimentação, recebe duas sessões do espetáculo infantil “A Lenda”, às 15h e 17h. A atração é gratuita, com retirada de ingressos através do Sympla.
A lenda capixaba no palco
Transmitida de geração em geração, a narrativa fala de dois jovens apaixonados, Guaraci e Jaciara, pertencentes a tribos rivais. O amor proibido acabou sendo punido por Tupã, que os transformou em montanhas, hoje conhecidas como Monte Moxuara e Mestre Álvaro. Mais do que formações geográficas, esses marcos naturais são símbolos de memória, coragem e amor eterno.
A criação autoral traz essa lenda de forma lúdica para o público infantil, aproximando as famílias de suas raízes culturais em um espetáculo sensível e cheio de imaginação.
“Trazer essa lenda para o teatro infantil é uma forma de perpetuar a cultura local e fortalecer a ligação das novas gerações com o Espírito Santo. As crianças aprendem, de maneira emocionante, sobre dois símbolos do Estado: o Monte Moxuara e o Mestre Álvaro. É uma homenagem à história desses municípios”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Segundo a professora Sandra C. D’Avila Queiroz, coordenadora pedagógica do Ensino Médio da escola Castro Alves, em Cariacica, quando as crianças conhecem a Lenda do Moxuara e Mestre Álvaro em forma de teatro, elas não apenas se divertem, mas também aprendem a valorizar a cultura capixaba. “Esse tipo de espetáculo ajuda a manter vivas as tradições e histórias do nosso estado. Precisamos valorizar a cultura, principalmente a “nossa” e reverberá-la o máximo que pudermos”, acrescenta Sandra.
Teatro infantil ‘A Lenda’
Quando: 30 de agosto (sábado)
Local: Varanda da Praça de Alimentação, shopping Moxuara
Mesmo sendo o assunto campeão das mesas de bar e das rodas de amigos, tudo que envolve a palavra sexo ainda resguarda um certo tabu. “Topa uma Segunda?!’’, escrita e interpretada por Rodrigo Sant’anna, aborda divertidamente e interativamente a temática. Nos dias 16 e 17 de agosto, a peça chega ao Teatro da Universitário da Ufes, em Vitória.
Os ingressos já estão à venda no site Sympla ou na bilheteria do Teatro da Ufes, com ingressos a partir de R$19,80 (referente ao mezanino) e intérprete de libras em ambas as sessões e com programa do espetáculo em braile.
O nome “Topa uma Segunda?!” faz um trocadilho tanto com o ato sexual – porque “para o homem é sempre mais difícil dar uma segunda” – quanto com as muitas “segundas chances” que a vida dá. Dessa forma, a montagem, segundo Sant’Anna, pretende ser uma grande brincadeira, que faça rir, mas que, no fim das contas, deixe uma mensagem que toca muitas pessoas que se sentem travadas por conta de milhões de questões que carregam.
Conhecido por personagens da TV como Valéria Vasques (“Zorra Total”) e a dona Graça, do “Tô de Graça”, Rodrigo Sant’Anna diz estar contente em poder voltar ao teatro. “Tinha uns oito anos que não rodava com nenhuma peça pelo Brasil. Estou muito feliz por poder apresentar os espetáculos ‘Topa uma Segunda?!’ e o ‘Atazanando’. Eu vinha de um fluxo muito grande de projetos para o audiovisual e não estava conseguindo me dedicar às viagens”, comenta.
Espetáculo ‘Topa Uma Segunda?!’ com Rodrigo Sant’anna
Quando: 16 e 17 de agosto
Local: Teatro Universitário UFES (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória) Horários: Sábado às 20h e Domingo às 17h
Vendas:https://bileto.sympla.com.br/event/104822/d/311669 ou presencial no Teatro Universitário da UFES, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, e nos dias de espetáculo (sábados e domingos), a partir das 15h.
Visto por mais de 60 mil pessoas, o espetáculo ‘Rita Lee – Uma Autobiografia Musical’, estrelado por Mel Lisboa e dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois, desembarca em Vitória nos dias 24, 25, 26 de outubro, no Teatro da UFES. A produção local é da WB Produções.
Os ingressos já estão à venda através do site Sympla ou na bilheteria do Teatro da Ufes, com ingressos a partir de R$25 e intérprete de libras em todas as sessões. Clientes Porto têm desconto de 30% (mais um acompanhante).
O espetáculo estreou no dia 26 de abril de 2024 em São Paulo e, ao longo de mais de um ano em cartaz, teve todas as suas sessões esgotadas. Além disso, Mel Lisboa (que interpreta a roqueira a pedido da própria Rita) ganhou o Prêmio Shell de melhor atriz por este trabalho. Ela também foi indicada aos prêmios DID e APCA. A montagem recebeu também o Prêmio Arcanjo Especial e foi indicada ao Prêmio PRIO do Humor nas categorias direção e atriz (Débora Reis).
O musical tem roteiro e pesquisa de Guilherme Samora e direção musical de Marco França e Marcio Guimarães. E ainda traz no elenco, interpretandopersonagens icônicos da nossa MPB, Bruno Fraga (Roberto de Carvalho), Fabiano Augusto (Ney Matogrosso), Carol Portes (Censora Solange), Debora Reis (Hebe Camargo), Flavia Strongolli (Elis Regina), Yael Pecarovich (Gal Costa), Antonio Vanfill (Arnaldo Baptista e Charles Jones), Gustavo Rezende (Raul Seixas), Roquildes Junior (Gilberto Gil)e ainda os atores Lui Vizotto e Priscila Esteves (swing).