‘Casa de Criadores’: projeto audiovisual capixaba inicia gravação da 2ª temporada
A série traz entrevistas com mulheres que têm a criação como matéria-prima de suas vidas e negócios, coloca em debate a autoria e sua relação com a propriedade intelectual. O projeto é de iniciativa da advogada capixaba, especialista em propriedade intelectual e curadora, Flávia Dalla Bernardina
A criação é a energia que move o trabalho do artista e, em nosso Estado, há uma variedade de forças criativas a serem evidenciadas, da arquitetura à moda, da literatura às joias. Após o sucesso da primeira temporada, o projeto audiovisual ‘Casa de Criadores’, desenvolvido pela advogada especialista em propriedade intelectual e curadora Flávia Dalla Bernardina, está de volta!
‘Casa de Criadores’ é uma série de entrevistas com mulheres que tem a criação como matéria-prima de suas vidas e negócios, ressaltando o valor da autoria através de histórias reais de quem prospera e mostra a força que a criação própria tem no mercado. Além disso, Flávia também propõe um conteúdo informativo sobre as questões legais que envolvem os processos criativos, como a criação de uma marca, o desenvolvimento de uma peça, estampa ou joia, e as formas de proteção, comentando ainda decisões recentes dos tribunais acerca do tema.
As convidadas para a 2ª temporada são: Debora Leal, da Manolita, a artista Ana Paula Castro, a designer de joias Ivana Izoton e Barbara Verzola, do Soeta Restaurante. O lançamento dos episódios acontece em breve e serão divulgados periodicamente nas plataformas digitais (Instagram e YouTube) da advogada, seguindo a mesma proposta da primeira: jogando luz em temas como autoria, criação e a originalidade de profissionais que utilizam o poder criativo como matéria-prima e estrutura fundante em seus negócios.
“A especialidade em propriedade intelectual auxilia artistas e criadores na análise, proteção e preservação dos seus direitos intelectuais, demarcando um território autoral contra as cópias e falsificações. É uma parte fundamental a ser desenvolvida quando se fala sobre produção criativa”, explica a profissional.
Nestas primeiras temporadas foram escolhidos talentos presentes na capital, Vitória. No entanto, Flávia Dalla Bernardina diz que os planos são de expansão. “A ideia é mostrar também os saberes criativos oriundos do interior do Espírito Santo”, completa.
A concepção e roteiro foram desenvolvidos pela própria advogada e para auxiliar na produção, Flávia conta com a R2 Filmes, por Ariny Bianchi e Renan Rauta, responsáveis pela captação das imagens, direção e edição e com o artista e designer Fernando Nicolau à frente da identidade visual do projeto,
Vale lembrar que, na primeira temporada, os episódios contaram a trajetória da designer de joias Adriana Delmaestro, de Ivana e Nina Tassis, mãe e filha que deram vida à marca Fricote, da arquiteta Vivian Coser, do Studio Sette, e de Maria Sanz Martins, artista que assina sua marca homônima de quimonos e já assinou produções até mesmo para Ivete Sangalo. Quem ainda não assistiu, pode conferir no instagram ou canal do youtube da advogada Flávia Dalla (@flaviadalla).