A artista visual Milena Almeida apresenta a exposição “Coração é Território”, com abertura no dia 31 de março, terça-feira, no Centro Cultural SESI Jardim da Penha, em Vitória. Será gratuito e fica em cartaz até dia 8 de maio. Com curadoria de Juliana Amaral, conceito de Beatriz Schwartz e produção de Augusto Moraes Alves, a mostra marca o início de uma nova fase da galeria, que passa por reformulação e recebe o projeto em formato piloto.
Em sua terceira exposição solo, Milena constrói uma investigação visual intensa sobre pulsação, vulnerabilidade e força vital. A artista propõe ao público uma experiência sensível sobre aquilo que sustenta a vida, explorando o coração não apenas como órgão, mas como motor de movimento, energia e transformação — uma força que atravessa o corpo, as emoções e a experiência humana.
Coração é Território, da artista Milena Almeida. Crédito: Fabricio Saiter
A exposição ocupa parte do espaço expositivo da galeria neste primeiro momento, antecipando o lançamento oficial do Centro Cultural do SESI, previsto para o mês de junho. A iniciativa acontece em paralelo ao Road Show de lançamento do Guia “Patrocínio Cultural e ESG: manual Rouanet para empresas”, uma publicação do SESI Nacional que tem como objetivo auxiliar tanto as empresas que querem iniciar o patrocínio cultural incentivado, com uso otimizado dos impostos federais, quanto as empresas que pretendem otimizar suas ações neste sentido.
O lançamento do Guia e abertura da exposição será realizada no dia 31 de março, às 10h, para convidados. No mesmo dia, a vernissage da exposição será aberta ao público a partir das 17h.
Exposição Coração é Território, da artista Milena Almeida
Quando: de 31 de março a 08 de maio (Segunda a sexta, das 10h às 18h)
Local: Centro Cultural SESI Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha – Vitória)
Musin 2026: Grupo Triii, Tiquequê e “Show da Luna!” se apresentam de graça na Pedra da Cebola, em Vitória
Evento acontece nos dias 19 e 20 de junho, e além de shows, haverá ainda espaço de experimentação musical, atividades lúdicas, brincadeiras e concurso de fantasias
Vitória se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais queridos pelas famílias capixabas. Neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de junho, o Parque da Pedra da Cebola sedia a 5ª edição do Musin – Festival Música na Infância, único festival exclusivamente voltado para o público infantil no Espírito Santo. Com entrada gratuita, o acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação. Na programação estão nomes como o Grupo Triii, Tiquequê e “O Show da Luna!”, além do aguardado Concurso de Fantasias, realizado exclusivamente no sábado (20) com inscrições no local.
Além de grandes nomes da música infantil brasileira, a programação também envolve atividades interativas, experiências artísticas, brincadeiras ao ar livre e ações de solidariedade. Desde sua criação, em 2022, o evento é um espaço no qual a infância é celebrada com respeito, sensibilidade e acesso à cultura de qualidade. “O Musin é, para muitas crianças, o primeiro festival de suas vidas. Hoje elas têm a oportunidade de crescer cercadas por música, arte e cultura desde cedo. Ao longo dessas cinco edições, o festival vem construindo um legado afetivo e cultural que já marca toda uma geração”, destaca Daniel Morelo, diretor do festival.
Atrações musicais
A programação deste ano traz atrações nacionais consagradas. Entre elas está o Grupo Triii, referência da música infantil brasileira, que apresenta o espetáculo “Miudinho”, reunindo canções conhecidas como “Viro, Vira, Virou”, “A E I O U” e “Pão Pão Pão”, além de brincadeiras e momentos de interação com o público.
O sábado será marcado por duas grandes atrações. O Tiquequê, dupla formada por Diana Tatit e Wem, sobe ao palco com o espetáculo “Coleções”, uma experiência musical, visual e sensorial inspirada no universo infantil. E encerrando a programação artística, o fenômeno “O Show da Luna!” promete transformar o parque em um grande laboratório de descobertas, ciência, música e imaginação, levando ao palco os personagens Luna, Júpiter e Cláudio em um espetáculo repleto de interação, dança e aprendizado.
Concurso de Fantasias
Além dos shows, o público poderá participar do tradicional Espaço de Experimentação Musical, de atividades lúdicas espalhadas pelo parque, brincadeiras ao ar livre, gincanas e do já aguardado Concurso de Fantasias.
As inscrições para o Concurso de Fantasias serão realizadas exclusivamente no sábado, até as 13 horas, na Tenda de Identificação instalada no próprio parque.
Democratização da cultura
Foto: Claudio Postay
O Musin também reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Na sexta-feira, cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de Vitória participarão das atividades do festival em uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Escolas e secretarias de outros municípios também são convidadas a participar da programação.
“O Musin nasceu da compreensão de que a infância merece experiências culturais pensadas com qualidade, sensibilidade e respeito. Realizar a quinta edição é reafirmar que Vitória precisa seguir investindo em ações que unam formação, arte e convivência familiar. Quando uma criança vive a música de forma intensa desde cedo, amplia seu repertório, sua imaginação e seu vínculo com a cidade”, afirma Simone Marçal, diretora do festival.
Ação solidária
O festival também promove uma importante ação solidária em apoio à causa animal. Durante os dois dias de evento, o público será convidado a doar 2 quilos de ração para cães ou gatos ou contribuir com R$ 20. Em troca, receberá um brinde oficial do Musin.
As doações serão destinadas à ONG Gatinhos Pedra da Cebola, que atua no cuidado dos animais que vivem no parque e em seu entorno.
Musin – Festival Música na Infância 2026
Quando: 19 e 20 de junho de 2026
Local: Parque da Pedra da Cebola – Vitória (ES)
Entrada gratuita. Não haverá retirada de ingressos. O acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação.
Doações: 2 kg de ração para cães ou gatos ou contribuição de R$ 20 em apoio à ONG Gatinhos Pedra da Cebola.
O fim de semana será animado na tradicional região da Ilha das Caieiras. De 19 a 21 de junho, acontece o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras. Com entrada gratuita, o evento vai reunir artistas de diferentes estilos e valorizar a produção cultural capixaba em um dos cenários mais tradicionais da capital.
A abertura do festival acontece na sexta-feira (19), a partir das 16h, ao som da DJ Negana. À noite, a cantora Flávia Mendonça, uma das principais vozes da música capixaba, sobe ao palco para um show repleto de sucessos. Ela vai apresentar o show “Arraiá da Lôra”, uma mistura de forró, piseiro, arrocha e sertanejo com uma pitada de arrasta pé.
Ainda na sexta-feira, o público vai poder acompanhar as emoções da Copa do Mundo através de um telão instalado na área do festival.
No sábado (20), a programação musical começa às 12h com a apresentação voz e violão de Pamela Moreira. Na sequência, Felipe Rodrigues sobe ao palco para animar o público. Encerrando a noite, a Banda Casaca, um dos maiores símbolos da música capixaba, promete um espetáculo repleto de energia, misturando o tradicional congo do Espírito Santo com influências do rock e da música popular brasileira.
O encerramento acontece no domingo (21) com uma sequência de atrações, com o melhor do samba e do pagode. O tradicional “Almoço com Samba” será comandado pelo Grupo Olhar de Sedução, com participação especial de Aline Martins. Na sequência, a Escola de Samba Pega no Samba leva toda a energia do carnaval capixaba para a Ilha das Caieiras. A cantora Monique Rocha também integra a programação, seguida pelo grupo Leq Samba, responsável por fechar o festival com chave de ouro.
Gastronomia, cultura e empreendedorismo
Além da programação musical, o Festival São Pedro Gourmet celebra a riqueza cultural e gastronômica da Ilha das Caieiras, um dos principais cartões-postais de Vitória. Durante os três dias de evento,o público vai saborear pratos típicos da culinária capixaba preparados por empreendedoras locais, valorizando tradições que atravessam gerações e ajudam a movimentar a economia da comunidade.
A edição especial tem como destaque o protagonismo feminino, evidenciando histórias de trabalho, dedicação e superação de mulheres que fazem da gastronomia uma importante fonte de renda e preservação da identidade cultural da região. Manifestações da cultura popular, como a apresentação da Quadrilha Arraiá Estrela Cadente, também marcam presença no agito.
O público que visitar o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras também terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da chef e empresária Cláudia Rocha, campeã do reality gastronômico “Na Brasa 2023” (TV Vitória). Referência no segmento de churrasco e gastronomia no Espírito Santo, ela marca presença no evento levando sua experiência, talento e sabores que conquistaram o paladar dos capixabas.
Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras
O Coral ArcelorMittal é uma das atrações do 26º Encontro Cachoeirense de Corais, que acontece neste sábado (20), às 20h, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim. Com entrada gratuita, o evento integra a programação da Festa de São Pedro, promovida pela Paróquia de São Pedro, e reúne grupos de diferentes regiões do Espírito Santo em uma celebração da música coral. A apresentação ganha um significado especial para o coral que, neste ano, celebra 40 anos de trajetória. Fundado em março de 1986, ele é referência cultural no Espírito Santo reunindo diferentes gerações, promovendo convivência, inclusão e valorização da diversidade.
Atualmente com cerca de 40 integrantes, o coral reúne vozes de pessoas entre 30 e 90 anos, formando um coletivo que traduz, na prática, o encontro entre experiências, histórias de vida e diferentes perspectivas. Tudo sob a regência da maestra Ângela Volpato e do maestro Adolfo Alves, fundador do grupo.
Para a apresentação em Cachoeiro de Itapemirim, o coral preparou um repertório que combina diferentes estilos e épocas da música. O público vai apreciar desde a grandiosidade do clássico “Aleluia”, de G. F. Haendel, até sucessos da música popular brasileira, como “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Sinônimos”, de Paulo Sérgio, Cláudio Noam e César Augusto, e “Anunciação”, de Alceu Valença. As canções ganham interpretações especiais em arranjos assinados pelos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato, refletindo a versatilidade e a identidade musical do grupo.
A presidente do Instituto Parceiros do Bem, Simone Marçal, destaca que participar de eventos como o Encontro Cachoeirense de Corais reforça o papel transformador da cultura. “O Coral ArcelorMittal representa muito mais do que uma atividade artística. Ele cria vínculos, promove bem-estar, fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima pessoas por meio da música. Estar em um evento tão tradicional como este é uma oportunidade de compartilhar essa trajetória e celebrar a força da cultura como instrumento de conexão entre as comunidades”, destaca.
Além do Coral ArcelorMittal, participam do encontro o Coral Cameria (Ifes), Coral Musicar Brasil, Coral Viva Você (Sedu), Coral Vozes de Cachoeiro e o Coro São Pedro.
26º Encontro Cachoeirense de Corais
Quando: 20 de junho (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Catedral de São Pedro – Rua Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim