Conecte

Cultura

Patrícia Secco: a conexão de uma das artistas plásticas mais aclamadas do Brasil com a região de Pedra Azul

A artista carioca, referência no Brasil e no exterior, integra a direção do FestCine Pedra Azul e celebra novas conexões culturais no Espírito Santo

Postado

em

A conexão da artista plástica carioca Patricia Secco com o Espírito Santo surgiu quase como um encontro inesperado. Um ano antes da sexta edição do FestCine Pedra Azul, a artista visitou a região de montanhas capixabas ao lado de seu esposo – o economista ambiental Sergio Magullis, com quem vem desbravando as belezas naturais mundo afora – e se encantou com a paisagem e a energia do lugar.

“Fiquei deslumbrada. A impressão que Pedra Azul deixou na minha cabeça me inspirou em várias obras depois. Faço os pássaros de lá. Entrar como sócia do festival, a convite de Alex Reis e Marcoz Gomes, foi natural depois desse encantamento”, conta. Desde então, ela se uniu à direção do festival, fortalecendo sua atuação no cenário cultural brasileiro.

A participação de Patricia no FestCine Pedra Azul deste ano, inclusive, já está confirmada. Entre os dias 24 e 27 de setembro, além de participar da programação de mostras, palestras e homenagens, ela também vai expor uma obra exclusiva no evento. Será uma escultura em tamanho real de um homem, confeccionada em arame. O detalhe mais marcante da obra, no entanto, estará no coração dele, com a representação da Pedra Azul elaborada em feltragem, uma das técnicas têxteis mais antigas da humanidade.

Da arte à atuação social

Patricia vem de uma das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro, mas nunca se limitou a rótulos e sobrenomes. Construiu sua própria trajetória que atravessa continentes, deu forma e liberdade ao ato de criar. Formada em arquitetura pela Faculdade Bennett, começou a carreira ao lado de nomes como Paulo Casé e Luiz Acioli. E foi enquanto cursava algumas disciplinas de arquitetura que descobriu a sua aptidão e paixão pela arte. Tempo depois, graduou-se em Artes Plásticas pela Corcoran School of Art, em Washington D.C. Suas obras já passaram por Nova York, Paris, Roma, Londres, Berlim, Miami e Brasília, com participações em bienais internacionais, sempre explorando cores vibrantes, formas orgânicas e temas como metamorfose, dualidade e transformação.

Em 2024, Patrícia lançou AquarELAS, com 148 aquarelas de nus femininos, e estreou o podcast “De Cara com a Secco”, expandindo sua linguagem artística. Além da dedicação às artes plásticas, Patrícia ainda toca piano, saxofone, violão e guitarra, e brinca que, se tivesse tempo, viraria música. Sua vida também é marcada por amizades com grandes nomes da cultura brasileira, como Caetano Veloso, Cazuza, Lilia Cabral, Marcos Palmeira, Malu Mader e por aí vai. Por sinal, tem grandes histórias para compartilhar, como sobre a adolescência – repleta de aventuras – ao lado da apresentadora Cissa Guimarães, sua melhor amiga da juventude.  

Já integrou o time de artistas que assinaram obras na Cow Parade e na Elephant Parade, e considera como um de seus grandes marcos a mostra ‘Brasil, Mostra a tua cara’, no CCBB, quando apresentou 300 máscaras em acrílicos inspiradas em animais, frutas, flores tropicais, no folclore e nos ídolos da cultura nacional.

Os traços da vida bem vivida e que segue sendo escrita, levaram Patricia a ser protagonista no documentário “Patrícia Secco mostra as suas caras”, dirigido por Alex Reis e Marcoz Gomez, lançado nas plataformas Aquarius e Prime Video, em que amigos como Washington Olivetto, Leo Jaime e tantos outros compartilham afetos, histórias e admiração pela artista. Sobre isso, Patricia dispara: “Foi uma honra ser retratada por nomes importantes, cultos e interessantes que tenho a satisfação de chamar de meus amigos. Vi que eles realmente gostam de mim e da minha arte, que tem muito amor envolvido”.

Mesmo com uma agenda atribulada, Patricia Secco reserva parte do tempo para cumprir com o dever de cidadã, compartilhando seus dons e talento com aqueles que têm acesso limitado à arte e educação no Brasil. Toda quarta-feira, há dois anos, ela leciona arte para crianças na comunidade do Vidigal. Durante a pandemia, criou o projeto Olhar Quem Tem Fome, que alimentou mais de 500 famílias em comunidades como Mangueirinha, Pavão Pavãozinho e Vidigal. Também atua como conselheira da Terra dos Homens, reforçando seu compromisso com a transformação social.

Em vez de se dedicar a uma exposição tradicional este ano, Patrícia escolheu novos caminhos para apresentar sua arte. Realizou três lançamentos do livro AquarELAS e, em setembro, lança uma collab de vestidos e calças com estampas abstratas em duas lojas icônicas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro: a Dona Coisa e a Número 10. Para ela, transitar entre telas, livros e tecidos é uma forma de expandir a linguagem da arte e permitir que as cores e formas ganhem novas dimensões no cotidiano das pessoas.

Os próximos passos, aliás, já estão desenhados. Em 2026, Patrícia prepara exposições na Galeria Patrícia Costa, em março, e no Centro Cultural dos Correios, reafirmando sua presença no circuito cultural do Rio.

Hoje, aos 68 anos, sendo uma aquariana de muita sensibilidade, Patricia Secco segue conectando pessoas, lugares e emoções em sua arte. Pedra Azul, com suas cores e formas únicas, continua sendo fonte de inspiração, deixando marcas que voam, como os pássaros que ela pinta, encantando quem se aproxima de sua obra.

7º FESTCINE PEDRA AZUL

Quando: de 24 a 27 de setembro

Local: Pedra Azul, com programação no Hotel Vista Azul e Aroso Paço Hotel

Instagram: @festcinepedraazul

Site: www.festcinepedraazul.com.br

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Fim de semana com samba em Shopping da Serra

Edição especial do tradicional Samba na Varanda, do Shopping Montserrat, acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com entrada gratuita

Postado

em

O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.

No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.

Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.

Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.

Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda

Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h. 

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra

Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App

Continue Lendo

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Shows

Mais Astral comemora 25 anos com gravação de audiovisual em Vila Velha

O registro acontece no dia 31 de janeiro, durante o festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã

Postado

em

Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.

Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.

Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.

Ao lado de grandes nomes do samba e pagode

O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.

A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.

Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Vai Pocar