Conecte

Cultura

Programa Público desenvolvido pelo Museu Vale aborda os temas ancestralidade, território, arte contemporânea e arquitetura

Postado

em

Nos dias 8, 14 e 15 de fevereiro, o Museu Vale, em seu momento extramuros, convida o público a participar de uma maratona cultural com rodas de conversa sobre arte, ancestralidade e arquitetura no território capixaba. O Programa Público é uma iniciativa complementar às ações da exposição Transitar o Tempo, realizada pelo Museu, na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória. A mostra, que segue em cartaz até o dia 30 de março, reúne obras de 30 artistas capixabas com trajetórias distintas, memórias e linguagens que trazem à tona a complexidade do tempo e da arte, que está em constante reinvenção.

A programação, gratuita e aberta ao público, acontece no mesmo local da exposição, e reúne três interlocutores de diferentes áreas de pesquisa, motivados pela temática da mostra de valorização da cultura capixaba. As inscrições podem ser feitas através do site museuvale.org.

“O Programa Público é a materialização do compromisso do Museu Vale com a comunidade. Essa iniciativa transforma nosso espaço expositivo em lugar de reflexão e construção de novas perspectivas. No contexto da exposição Transitar o Tempo, oferecemos ao público a oportunidade de interagir diretamente com os pesquisadores e artistas que contribuíram para a elaboração e o aprofundamento da temática da mostra”, afirma Claudia Afonso, diretora do Museu Vale.

Programação

No dia 8 de fevereiro, a partir das 10h, será realizada a Roda de Conversa com artistas, coordenada pela arte-educadora Tatiana Rosa. Com a participação de quatro artistas que fazem parte da exposição, Rubiane Maia (on-line), Charlene Bicalho (on-line), Luciano Feijão e Fredone Fone, serão debatidos assuntos acerca do tempo e da responsabilidade no corpo, no território e na prática artística.

Já no dia 14 de fevereiro, também às 10h, o historiador, pesquisador e Mestre em Estudos Urbanos e Regionais, Marcus Vinicius Sant’Ana, estará presente para a palestra ‘A História da população negra de Vitória’. A atividade aborda a trajetória das sociedades africanas escravizadas no Espírito Santo, com foco na cidade de Vitória, suas estratégias de sobrevivência e as culturas criadas dentro de um processo de precarização e imposição da subalternidade.

Para encerrar a programação, no dia 15 de fevereiro, às 10h, a arquiteta e urbanista, pesquisadora e professora na Faculdade de Arquitetura da UFBA, Gabriela Leandro Pereira, realizará um bate-papo com o tema ‘Chamamento: uma conversa sobre conchas, heranças, cidades e legado’, convocando o público geral, em especial os descendentes e herdeiros dos trabalhadores que ajudaram a construir a cidade, estudantes, pesquisadores, professores, artistas e arquitetos, a compartilhar histórias e memórias que, coletivamente, montarão uma narrativa plural sobre esse legado. 

A exposição

Transitar o Tempo tem curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton, e reúne uma diversidade de artistas que vão desde jovens a veteranos inseridos na cena capixaba, a partir de uma reflexão sobre suas trajetórias e práticas artísticas. Esta mescla reflete sobre como o tempo e as gerações se encontram e se transformam dentro da produção artística contemporânea.

Exposição Transitar o Tempo. Foto: Claraboia Imagem

Segundo o curador Nicolas Soares, a exposição nos permite olhar para outras ideias de tempos e como estão associados às culturas, saberes e fazeres. Diferentes narrativas que se reconfiguram constantemente através da experiência única no presente.

“Ao promover encontros entre diferentes gerações de artistas e práticas, a curadoria desta exposição propõe um espaço de fricção, no qual as narrativas e as poéticas se confrontam e se encontram. Artistas não só das artes visuais, como também da dança e da música. Artistas que não estão definidos em categorias: como mestres e mestras tradicionais da cultura capixaba. Artistas que não necessariamente estão no circuito, podendo abrir novos. A exposição atravessa uma perspectiva da cultura das artes visuais capixaba”.

A exposição conta com a participação dos artistas: Antonio Rosa, Bárbara Carnielli, Bruno Cabuz, Bruno Zorzal, Charlene Bicalho, Dilma Góes, Dona Antonia, Euzira Neves, Fredone Fone, Geovanni Lima, Gessé Paixão, Grupo Barra de Renda, Kika Carvalho, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Marcos Martins, Marcus Vinicius, Matheusa, Meuri Ribeiro, Natan Dias, Natanael Souza, Paulo Fernandes, Renato Ren, Reuto, Ronaldo Mateus Lima, Rosana Paste, Rubiane Maia, Yurie Pam, Yurie Yaginuma & Jéssica Maria.

A exposição Transitar o Tempo é uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio Vale, parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Foto: Claraboia Imagem

Programação Pública: Exposição ‘Transitar o Tempo’ do Museu Vale

Quando: 8 de fevereiro, das 10h às 12h | 14 de fevereiro, das 10h às 12h | 15 de fevereiro, das 10h às 12h

Local: Casa Porto das Artes Plásticas, Centro de Vitória.

Inscrições e informações através do link:

https://museuvale.org/2025/01/27/programa-publico-exposicao-transitar-o-tempo-museu-vale-extramuros

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Fim de semana com samba em Shopping da Serra

Edição especial do tradicional Samba na Varanda, do Shopping Montserrat, acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com entrada gratuita

Postado

em

O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.

No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.

Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.

Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.

Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda

Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h. 

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra

Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App

Continue Lendo

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Shows

Mais Astral comemora 25 anos com gravação de audiovisual em Vila Velha

O registro acontece no dia 31 de janeiro, durante o festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã

Postado

em

Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.

Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.

Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.

Ao lado de grandes nomes do samba e pagode

O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.

A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.

Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Vai Pocar