8º Festival da Moqueca Capixaba começa nesta quinta (05) em Anchieta
Com programação extensa e receitas diversas do tradicional prato da gastronomia capixaba, evento segue até o domingo, dia 08 de setembro, no Balneário de Castelhanos
Moqueca no hot dog, na comida japonesa e até mesmo receita da delícia em formato vegano. Entre os dias 05 e 08 de setembro, acontece o 8º Festival da Moqueca Capixaba, que contará com diversas opções do prato mais emblemático da gastronomia do Estado em Anchieta, no litoral Sul, no Balneário de Castelhanos. Com uma programação extensa, o evento carrega a marca de produzir a maior moqueca em panela de barro do mundo, que este ano será preparada com mais de 600 kg de ingredientes.
A entrada do evento e todas as suas atividades são gratuitas. Já a aquisição da panelinha de barro para o Moquecão, que é preparado no terceiro dia do Festival, pode ser realizada através do WhatsApp (27) 98888-3593 e também na portaria do pavilhão.
Um dos destaques será o estande de comida oriental do Taiyou Sushi, de Fábio de Almeida. Ele explica que essa é uma forma que ele encontrou para homenagear o tema do festival. “Há três anos participamos do evento e o público sempre nos recebe muito bem! Trabalhamos com uma variedade de comidas orientais, claro, sempre associado à estrela do Festival: a moqueca. Desde o yakisoba de camarão, o rolinho de salmão até o sushi, todos ficam curiosos para conhecer esses pratos diferenciados”, explica.
Outro prato que promete chamar a atenção dos visitantes é o hot dog de moqueca. A cozinheira Juliana Romanha explica que apesar de ser sua segunda participação no festival, essa é a primeira vez que vai levar o prato. Segundo Juliana, que é dona de um carrinho de lanches, os moradores da região ficaram muito curiosos com a novidade. “Todos me perguntam sobre, até mesmo quando estou andando na rua. Estamos preparando um recheio de hot dog utilizando frutos do mar, claro, sem espinhos. Não vejo a hora das pessoas poderem provar”, conta.
Já Sebastião da Silva, que participa do festival desde o primeiro ano, notou que existia uma demanda que não estava sendo cumprida e decidiu criar então a moqueca vegana. “Esse é o meu terceiro ano levando a moqueca vegana para o Festival. No início as pessoas tinham receio, mas depois que provaram, acabaram acreditando na qualidade do produto. A recepção é ótima”, revela.
Segundo Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, realizadora do evento, o Balneário de Castelhanos é conhecido pela beleza, mas com o Festival, os visitantes poderão conhecer os sabores locais. “Essa é uma forma de valorizar e estimular o comércio, restaurantes e meios de hospedagem locais, ativando a economia nos períodos de baixa temporada”, explica.
O Festival
Contando com a participação de cinco restaurantes no pavilhão gastronômico, além de quiosques e restaurantes ao longo do balneário, o festival possibilita ao público provar várias opções de moquecas. Com ou sem camarão, moqueca servida com talharim caseiro (que substitui o arroz) e até mesmo moqueca vegana. Além do prato protagonista, o festival reunirá ainda outros pratos com peixes, frutos do mar e carnes.
Um dos grandes destaques desta 8º edição do Festival da Moqueca de Castelhanos é a Trilha Sensorial da Moqueca Capixaba. A trilha por onde o público poderá passear conta com vários recursos sensoriais, contará a história da panela de barro, passando pela ascendência indígena da moqueca, o uso do óleo de urucum e o saber do ofício das Paneleiras de Goiabeiras, até chegar a Anchieta, Capital Estadual da Moqueca.
O festival também conta com um espaço kids completo e muita diversão para a criançada. O visitante poderá adquirir ainda moda praia, ou seja, biquíni e acessórios, além de diversos tipos de artesanato, desde bijuterias, peças de escama de peixe até móveis rústicos. Com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres, também será montada a estrutura “Espaço da Mulher”. O local que tem como objetivo proporcionar acolhimento, disponibilizará oficinas de artesanato, tratamentos estéticos e massagens.
O evento é uma realização da Associação Comercial Castelhanos em Ação com a organização do Clube Capixaba e apoio da prefeitura de Anchieta, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Governo do Espírito Santo. Os pratos do festival e as ofertas no comércio local permanecem nos estabelecimentos participantes em todo o balneário até o dia 30 de setembro, Dia Estadual da Moqueca Capixaba.
Preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo, será no sábado. Foto: Divulgação
Programação
A programação será dividida em dois momentos. Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, haverá ações voltadas para as escolas da região, recebendo estudantes para atividades pedagógicas pela manhã e à tarde, recebendo a presença da Combiousa, kombi de poesias que percorre o Estado com atividades formativas, e o IEMA, com ações de educação ambiental. Durante a noite, o pavilhão abre ao público com estandes de alimentação e agroindústrias, além de apresentação de shows musicais e aula-shows de gastronomia.
Na quinta-feira (05), estreia o filme de animação feito pelos alunos da Escola Municipal Alcides Ceccon às 14h. O Grupo Folclórico Português “Os Brandarinos” se apresenta às 19h. Logo em seguida o cantor Gustavo Ribeiro faz a sua apresentação às 21h. Já na sexta-feira (06), Gardênia Marques sobe ao palco para apresentar o Projeto Capixabices – uma homenagem aos artistas capixabas. A noite será encerrada com um show do Trio Maracá às 22h.
No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o festival recebe uma programação especial, voltada para os turistas e visitantes. A partir das 10h da manhã do sábado começa a preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo. O moquecão é realizado em conjunto por vários cozinheiros e motoqueiros do balneário. O prato leva cerca de 600 kg de ingredientes. Quando pronta, a moqueca é servida em panelinhas de barro – que são souvenirs colecionáveis. O almoço é servido ao som de Ananda e Vanessa. Durante a tarde, o Pavilhão recebe aula show kids de tintura de urucum com a indígena Dona Zilma e o Moquecão Cultural, um grande encontro dos grupos de cultura popular de Anchieta, com o Jaraguá, a Dança Italiana Nonna Adélia e a Dança do Café, todos de Anchieta, e o boi pintadinho Boi Tornado, de Muqui.
A programação segue durante a noite com shows e outras atividades que se estendem durante o fim de semana até domingo à noite. No sábado (07), Lore Dalvi domina o palco às 20h. Às 22h a Banda Som e Cia realizará uma apresentação para agitar o público. No último dia do evento, Charlin Vieira se apresenta às 12h e Gabriel Rezzende sobe no palco às 16h para encerrar as apresentações do festival.
Festival da Moqueca Capixaba
Quando: 5 a 8 de setembro
Local: Balneário de Castelhanos, Anchieta
Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos.
Confira a programação completa!
Dia 5
8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
13h30 – Pré estreia do filme de animação da oficina Moqueca Animada na Escola
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos
21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro
Dia 6
8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
17h às 18h – Encontro Clube Capixaba
19h às 20h – Preparo do Moquecão
20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices
22h à 00h – Show com Trio Maracá
Dia 7
8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”
10h às 12h – Preparo do Moquecão
12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte
14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma
A Páscoa é um momento de celebração e união, e no Outback Steakhouse ela ganha um toque especial. Combinando sabores marcantes e uma atmosfera acolhedora, o restaurante apresenta um cardápio que une tradição e inovação, indo além dos clássicos cortes de carne. As opções com frutos do mar surpreendem pelo sabor e sofisticação, enquanto as sobremesas, com muito chocolate, prometem adoçar a data de forma irresistível.
Entre as opções, destaca-se o South American Salmon, um suculento filé de salmão grelhado servido com molho Ranch e acompanhamento à escolha. O Grilled Fish & Shrimp Scampi honra a paixão aussie por frutos do mar, trazendo a tilápia preparada na chapa coberta com camarões ao molho Scampi. Outra sugestão é o Tilapia Filet, um prato leve e delicioso que combina perfeitamente com os temperos exclusivos da casa.
Para tornar a celebração ainda mais doce, o Outback oferece sobremesas que são verdadeiras explosões de sabor. A famosa Chocolate Thunder From Down Under é uma das estrelas do cardápio: um brownie quentinho coberto com sorvete de baunilha, calda de chocolate, chantilly e raspas de chocolate. Uma combinação perfeita para os amantes de chocolate.
Com pratos preparados com ingredientes frescos e temperos exclusivos, o Outback Steakhouse é o ambiente perfeito para sair da rotina, e reunir a família e os amigos para celebrar essa data especial com uma experiência gastronômica memorável, onde cada detalhe faz a diferença.
Sobre o Outback Steakhouse
O Outback Steakhouse possui 181 restaurantes no Brasil e está presente em 78 cidades, 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback.
Durante o mês da Semana Santa, em que a culinária capixaba ganha protagonismo com receitas à base de peixe e frutos do mar, o Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, em Vila Velha, celebra 24 anos de história oferecendo sabor e tradição em frutos do mar. Para marcar a data, o estabelecimento preparou uma seleção de pratos que combinam ingredientes típicos e aquele toque regional que conquista gerações.
Entre as estrelas do cardápio está a Torta Capixaba, já disponível para encomendas. Com duas versões — uma tradicional com mariscos e outra com bacalhau e palmito —, o prato representa a essência da Semana Santa no Espírito Santo. Cada torta pesa 800 gramas, serve duas pessoas e custa R$ 200,00. As encomendas devem ser feitas com pelo menos 24 horas de antecedência pelos telefones (27) 3289-8486 ou (27) 99768-4589.
Camarão Capixaba
“O sucesso da Torta Capixaba atravessa o ano inteiro, mas na Páscoa a procura triplica. É uma receita que reúne bacalhau, siri, frutos do mar, palmito e um mix de temperos que garantem um sabor inconfundível, passado de geração em geração”, destaca Dyonatan Giovanelli, proprietário da casa.
Além da torta, o restaurante sugere outras opções irresistíveis para quem deseja celebrar com uma refeição especial. A Moqueca Capixaba de Badejo – com ou sem camarões, é servida com arroz, pirão e a tradicional moqueca de banana-da-terra. Ideal para três pessoas, a partir de R$ 255,50. O Camarão Capixaba – uma moquequinha cremosa de camarão médio com requeijão, arroz de banana-da-terra e palmito. Serve duas pessoas e custa R$ 162,00. E o Salmão à Toscana – salmão assado ao molho cremoso de espinafre com tomate cereja, servido com arroz de açafrão. Um prato leve e elegante, perfeito para duas pessoas, também por R$ 155,00.
O estabelecimento também se preocupa com o lazer das famílias e conta com um espaço kids completo, com estrutura em espuma para garantir a segurança das crianças. Há brinquedos para todas as idades, pula-pula, totó, carrossel elétrico e até Nintendo Wii. E para tornar o feriado ainda mais especial, no Sábado de Aleluia (19) e no domingo de Páscoa (20), haverá uma animada caça aos ovos no playground.
Moqueca de badejo ao molho de camarão
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Funcionamento: 11h às 0h
Endereço: Av. da Praia, 290 – Praia de Itaparica, Vila Velha – ES
Informações: (27) 3289-8486
Encomendas da Torta Capixaba: com 24h de antecedência
Novidade gastronômica em Jacaraípe: Catuá Restaurante abre as portas na Semana Santa
Especializado em peixes e frutos do mar, como leva o próprio nome da casa, Catuá conta com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. A abertura acontece dia 17 de abril, véspera de feriado, a partir das 10h
No coração de Jacaraípe, um dos balneários mais autênticos da Serra, nasce o Catuá – um restaurante que une tradição, sabor e história. A abertura da casa acontece no dia 17 de abril, quinta-feira, a partir das 10h.
O nome Catuá é uma homenagem ao pai da fundadora, Zé Roberto, pescador apaixonado pela pesca artesanal e pelo peixe que dá nome à casa – raro, de carne macia e sabor marcante. O restaurante nasce da união de duas histórias nativas do balneário: a da fundadora, filha de pescador de Jacaraípe, Thatiane Almeida, e do fundador chef David Maresias, que traz sua expertise em frutos do mar diretamente de Manguinhos, balneário vizinho!
O cardápio do Catuá tem alma capixaba, com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. Entre os destaques estão a tradicional moqueca capixaba, os pratos com polvo – carro-chefe do chef David –, o espaguete com frutos do mar, o ceviche e os famosos bolinhos de Catuá.
Além disso, o Catuá oferece uma carta de drinks autorais, como o “Amanhecer” e o “Maré Cheia”, pensados para harmonizar com os sabores do mar e brindar os bons momentos.
O espaço, com capacidade para 180 pessoas sentadas, conta com ambiente pé na areia, lounges exclusivos, área para eventos e um espaço kids com ludoteca Amor Lúdico, garantindo conforto para toda a família. O espaço ainda é pet friendly.
O Catuá está localizado ao final da orla de Jacaraípe, na parte pé na areia, sem asfalto, na praia conhecida como Pico do Girino, próximo ao tradicional Rei do Kibe – um verdadeiro refúgio à beira-mar para quem busca gastronomia de verdade, vista privilegiada e conexão com as raízes capixabas.
O restaurante funcionará às quartas, quintas e domingos das 10h às 18h e sextas e sábados das 10h às 23h.
Catuá Restaurante
Inauguração: 17 de abril de 2025 | das 10h às 18h
Funcionamento:
* Quartas, quintas e domingos | 10h às 18h
* Sextas e sábados | 10h às 23h
Endereço: Final da Orla de Jacaraípe – Praia do Pico do Girino, Serra