8º Festival da Moqueca Capixaba começa nesta quinta (05) em Anchieta
Com programação extensa e receitas diversas do tradicional prato da gastronomia capixaba, evento segue até o domingo, dia 08 de setembro, no Balneário de Castelhanos
Moqueca no hot dog, na comida japonesa e até mesmo receita da delícia em formato vegano. Entre os dias 05 e 08 de setembro, acontece o 8º Festival da Moqueca Capixaba, que contará com diversas opções do prato mais emblemático da gastronomia do Estado em Anchieta, no litoral Sul, no Balneário de Castelhanos. Com uma programação extensa, o evento carrega a marca de produzir a maior moqueca em panela de barro do mundo, que este ano será preparada com mais de 600 kg de ingredientes.
A entrada do evento e todas as suas atividades são gratuitas. Já a aquisição da panelinha de barro para o Moquecão, que é preparado no terceiro dia do Festival, pode ser realizada através do WhatsApp (27) 98888-3593 e também na portaria do pavilhão.
Um dos destaques será o estande de comida oriental do Taiyou Sushi, de Fábio de Almeida. Ele explica que essa é uma forma que ele encontrou para homenagear o tema do festival. “Há três anos participamos do evento e o público sempre nos recebe muito bem! Trabalhamos com uma variedade de comidas orientais, claro, sempre associado à estrela do Festival: a moqueca. Desde o yakisoba de camarão, o rolinho de salmão até o sushi, todos ficam curiosos para conhecer esses pratos diferenciados”, explica.
Outro prato que promete chamar a atenção dos visitantes é o hot dog de moqueca. A cozinheira Juliana Romanha explica que apesar de ser sua segunda participação no festival, essa é a primeira vez que vai levar o prato. Segundo Juliana, que é dona de um carrinho de lanches, os moradores da região ficaram muito curiosos com a novidade. “Todos me perguntam sobre, até mesmo quando estou andando na rua. Estamos preparando um recheio de hot dog utilizando frutos do mar, claro, sem espinhos. Não vejo a hora das pessoas poderem provar”, conta.
Já Sebastião da Silva, que participa do festival desde o primeiro ano, notou que existia uma demanda que não estava sendo cumprida e decidiu criar então a moqueca vegana. “Esse é o meu terceiro ano levando a moqueca vegana para o Festival. No início as pessoas tinham receio, mas depois que provaram, acabaram acreditando na qualidade do produto. A recepção é ótima”, revela.
Segundo Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, realizadora do evento, o Balneário de Castelhanos é conhecido pela beleza, mas com o Festival, os visitantes poderão conhecer os sabores locais. “Essa é uma forma de valorizar e estimular o comércio, restaurantes e meios de hospedagem locais, ativando a economia nos períodos de baixa temporada”, explica.
O Festival
Contando com a participação de cinco restaurantes no pavilhão gastronômico, além de quiosques e restaurantes ao longo do balneário, o festival possibilita ao público provar várias opções de moquecas. Com ou sem camarão, moqueca servida com talharim caseiro (que substitui o arroz) e até mesmo moqueca vegana. Além do prato protagonista, o festival reunirá ainda outros pratos com peixes, frutos do mar e carnes.
Um dos grandes destaques desta 8º edição do Festival da Moqueca de Castelhanos é a Trilha Sensorial da Moqueca Capixaba. A trilha por onde o público poderá passear conta com vários recursos sensoriais, contará a história da panela de barro, passando pela ascendência indígena da moqueca, o uso do óleo de urucum e o saber do ofício das Paneleiras de Goiabeiras, até chegar a Anchieta, Capital Estadual da Moqueca.
O festival também conta com um espaço kids completo e muita diversão para a criançada. O visitante poderá adquirir ainda moda praia, ou seja, biquíni e acessórios, além de diversos tipos de artesanato, desde bijuterias, peças de escama de peixe até móveis rústicos. Com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres, também será montada a estrutura “Espaço da Mulher”. O local que tem como objetivo proporcionar acolhimento, disponibilizará oficinas de artesanato, tratamentos estéticos e massagens.
O evento é uma realização da Associação Comercial Castelhanos em Ação com a organização do Clube Capixaba e apoio da prefeitura de Anchieta, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Governo do Espírito Santo. Os pratos do festival e as ofertas no comércio local permanecem nos estabelecimentos participantes em todo o balneário até o dia 30 de setembro, Dia Estadual da Moqueca Capixaba.
Preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo, será no sábado. Foto: Divulgação
Programação
A programação será dividida em dois momentos. Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, haverá ações voltadas para as escolas da região, recebendo estudantes para atividades pedagógicas pela manhã e à tarde, recebendo a presença da Combiousa, kombi de poesias que percorre o Estado com atividades formativas, e o IEMA, com ações de educação ambiental. Durante a noite, o pavilhão abre ao público com estandes de alimentação e agroindústrias, além de apresentação de shows musicais e aula-shows de gastronomia.
Na quinta-feira (05), estreia o filme de animação feito pelos alunos da Escola Municipal Alcides Ceccon às 14h. O Grupo Folclórico Português “Os Brandarinos” se apresenta às 19h. Logo em seguida o cantor Gustavo Ribeiro faz a sua apresentação às 21h. Já na sexta-feira (06), Gardênia Marques sobe ao palco para apresentar o Projeto Capixabices – uma homenagem aos artistas capixabas. A noite será encerrada com um show do Trio Maracá às 22h.
No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o festival recebe uma programação especial, voltada para os turistas e visitantes. A partir das 10h da manhã do sábado começa a preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo. O moquecão é realizado em conjunto por vários cozinheiros e motoqueiros do balneário. O prato leva cerca de 600 kg de ingredientes. Quando pronta, a moqueca é servida em panelinhas de barro – que são souvenirs colecionáveis. O almoço é servido ao som de Ananda e Vanessa. Durante a tarde, o Pavilhão recebe aula show kids de tintura de urucum com a indígena Dona Zilma e o Moquecão Cultural, um grande encontro dos grupos de cultura popular de Anchieta, com o Jaraguá, a Dança Italiana Nonna Adélia e a Dança do Café, todos de Anchieta, e o boi pintadinho Boi Tornado, de Muqui.
A programação segue durante a noite com shows e outras atividades que se estendem durante o fim de semana até domingo à noite. No sábado (07), Lore Dalvi domina o palco às 20h. Às 22h a Banda Som e Cia realizará uma apresentação para agitar o público. No último dia do evento, Charlin Vieira se apresenta às 12h e Gabriel Rezzende sobe no palco às 16h para encerrar as apresentações do festival.
Festival da Moqueca Capixaba
Quando: 5 a 8 de setembro
Local: Balneário de Castelhanos, Anchieta
Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos.
Confira a programação completa!
Dia 5
8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
13h30 – Pré estreia do filme de animação da oficina Moqueca Animada na Escola
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos
21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro
Dia 6
8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
17h às 18h – Encontro Clube Capixaba
19h às 20h – Preparo do Moquecão
20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices
22h à 00h – Show com Trio Maracá
Dia 7
8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”
10h às 12h – Preparo do Moquecão
12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte
14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma
Imagina um lugar rodeado pelo verde, com clima de festa entre amigos, comida e bebida à vontade, além de uma trilha sonora ao vivo daquelas que faz todo mundo cantar junto? No dia 26 de junho, a partir das 20h, esse promete ser o clima da primeira edição da Resenha Chácara Flora. Além de buffet completo com assinatura do Steffen Eventos, o evento ainda terá as apresentações das bandas BlackSete e Back to The Past.
Conhecido com um dos espaços mais charmosos da Grande Vitória, a Chácara Flora apresenta um conceito inovador com experiência completa. O passaporte individual custa R$220, incluindo open food e open bar, e os ingressos já estão à venda através do site Le Billet. Para quem busca ainda mais conforto, é possível reservar mesas com valores a partir de R$50 (não incluídos no valor do passaporte). As reservas são feitas exclusivamente via WhatsApp através do (27) 99994-6535, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
As atrações
Formada por Angelo Jantorno, Ana Porfírio, Rovena Sobrinho e Peujor (vocais), Bruno Tovar (bateria), Juninho Groove (baixo), Kako Tovar (teclados) e Moisés Madallon (guitarra), a banda BlackSete é conhecida como a mais dançante do Espirito Santo e se dedica principalmente à música negra e suas vertentes. O repertório é uma viagem no tempo, composto por canções que vão do retrô ao moderninho – de Earth, Wind & Fire a Beyoncé, passando por astros como Tim Maia, Jota Quest, Djavan, Michael Jackson, entre muitos outros.
A banda Back To The Past, por sua vez, vai apresentar clássicos do rock dos anos 80 de bandas como Tears For Fears, Duran Duran, Depeche Mode, The Police e A-Ha, dentre tantos outros. Atualmente, é formada por Marco Cypreste (vocal), Romeu Neto (bateria), Kinho Borges (teclados), Rodolfo Toniati (baixo) e Mayson Spadetti (guitarra).
Gastronomia e open bar
O cardápio ficará por conta do renomado Buffet Steffen, incluindo opções de culinária mexicana, árabe, roda de boteco e auto serviço. Já no bar, o público vai poder desfrutar de cerveja, chope, vinhos, vodka com energético, sucos, refrigerantes e água.
Resenha da Chácara Flora – 1ª edição
Quando: 26 de junho
Horário: a partir das 20h
Local: Chácara Flora – Jardim Limoeiro, Serra
Ingressos: passaporte: R$220 (open bar + open food) / mesas com valores entre R$50 e R$125 (venda à parte)
Com apenas três meses de lançamento, o Frango Crispy já caiu no gosto dos capixabas e agora brilha como o destaque do mês no Almoço Executivo do Coco Bambu ES. A combinação de sabor, textura e equilíbrio tornou o prato uma das escolhas favoritas do público, por apenas R$ 39,90. Escolha perfeita para quem curte almoçar bem pagando menos.
Servido em porção individual, o prato reúne pedaços suculentos de frango empanado, acompanhados de arroz branco, feijão verde, batata chips crocante e vinagrete fresco. “É uma opção que entrega sabor, praticidade e uma experiência completa para o almoço ou jantar”, destaca Demitri Monteiro, um dos sócios da rede.
Além do queridinho do momento, o cardápio executivo de junho do Coco Bambu ES traz ainda uma seleção especial com pratos de camarão, massas e carnes a preços promocionais, pensados para agradar todos os paladares. Eles são válidos durante todo o mês de junho, no almoço, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, datas comemorativas e véspera de feriado, com pratos servidos individualmente.
O restaurante ainda sugere sobremesas irresistíveis, daquelas que conquistam no primeiro pedaço. Um dos exemplos é a famosa cocada de forno (R$ 32) da rede de restaurantes, que é servida quentinha e derrete na boca. Imperdível né?!
Confira algumas opções promocionais do menu:
Camarão Jurerê – R$ 87,00
Camarões aromatizados com ervas de Provence, flambados com vinho branco, sobre espaguete ou fettuccine ao molho de creme de leite com toque de limão siciliano.
Camarão Praia de Boa Viagem – R$ 79,00
Camarões refogados com alho e cebola, flambados no vinho branco. Servidos sobre espaguete ao molho bechamel e espinafre, gratinado com muçarela e parmesão.
Camarão Praia de Tamandaré – R$ 62,90
Espaguete italiano com molho de tomate fresco, tomate seco, azeitona, rúcula e camarões.
Carne de Sol do Sertão – R$ 58,90
Arroz de leite com queijo coalho e carne de sol refogada com nata, cebola roxa e coentro. Gratinado com queijo coalho. Acompanha macaxeira frita.
Camarão Mucuripe – R$ 66,90
Espaguete italiano com molho de tomate fresco, tomate seco, nata, azeitona preta, rúcula e camarões.
Coco Bambu Vila Velha
Endereço: Andar térreo do Shopping Praia da Costa – Rua Dr. Olivio Lira, 353, Praia da Costa – Vila Velha
Telefone: (27) 3141-9100 / (27) 99664-9100
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª feira – 11h30 às 15h – 17h às 22h30, 6ª e Sábado – 11h30 às 23h30, Domingo – 11h30 às 22h30
Coco Bambu Vitória
Endereço: Rua João da Cruz, 10, Praia do Canto – Vitória
Telefone: (27) 3083-5800
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª feira – 11h30 às 15 horas | 17h às 23 horas; 6ª e Sábado – 11h30 às 00:00h; Domingo – 11h30 às 23 h
Reúna a galera, entre no clima e prepare-se para viver uma experiência completa com a mistura de sabores e sons que um bom boteco pode oferecer. De 19 a 21 de junho, o Parador Internacional Guriri recebe o Festival Sabores de Boteco São Mateus, que chega com entrada gratuita, repleto de atrações musicais, pratos irresistíveis e aquele astral que só quem vive sabe. A programação musical, aliás, vem bem variada. Da tradicional banda capixaba Casaca à atração nacional Atitude 67, o feriadão de Corpus Christi será agitado para quem marcar presença pelo balneário no Norte do Estado.
Na quinta-feira, dia 19de junho, a abertura da casa acontece às 16h. Quem dá o start nas apresentações é André Maximo, trazendo um repertório cheio de sucessos. Na sequência, o palco recebe Rafael Bidu e Banda, seguido da atração nacional Atitude 67, conhecido pelos seus hits que combinam pagode, samba e uma pegada descontraída que conquista públicos de todas as idades. Recentemente, a banda lançou o projeto “Sunset Meia Sete”, um EP que traduz a essência do fim de tarde, e que terá composições apresentadas durante o show, além dos hits que não podem faltar no setlist como “Cerveja de Garrafa” e “Saideira”.
Na sexta-feira, dia 20, a programação começa às 18h com o show de Lindenberg Acústico, em uma apresentação mais intimista e cheia de charme. Em seguida, é a vez da banda STM levar ao palco muita energia e sucessos que prometem colocar todo mundo pra dançar. Para encerrar a noite, quem se apresenta é o grupo Engesamba com o melhor do samba e do pagode, garantindo aquele clima de alegria e descontração típico dos encontros de boteco.
Banda Casaca, liderada por Renato Casanova, encerra o festival. Foto: Daniel Bittencourt
Encerrando os três dias de festa, no sábado, dia 21, a programação começa cedo, às 16h,com a apresentação da Trup Passarim do Brasil, que leva ao público um espetáculo cultural cheio de música, arte e interação.À noite, quem sobe ao palco é o grupo Golpe de Mestre, para trazer aquela dose boa de samba e pagode ao fim de semana, preparando o público para o último show do evento, comandado pela banda Casaca. Com sua mistura contagiante de congo, pop e rock, o conjunto liderado por Renato Casanova vai assinar o desfecho da festa com ritmo, força e identidade genuinamente capixaba.
O Sabores de Boteco São Mateus
O evento é uma realização da dupla Itagildo Marques e Wérliton Machado, que está à frente do Projeto Sabores, cujo slogan é “Dá gosto ser capixaba”. Com forte atuação na valorização da identidade capixaba, os agitadores culturais estão empenhados em montar uma programação vibrante e inclusiva, que conecte o público à verdadeira essência dos botecos.
Os organizadores do festival Sabores de Boteco São Mateus: Itagildo Marques e Wérliton Machado. Foto: Daniel Bittencourt
No cardápio, o público vai encontrar petiscos clássicos como torresmo, bolinho de feijoada, rabada, moela, carne de panela e outras delícias, acompanhados daquela cerveja gelada que não pode faltar. O clima descontraído será embalado por atrações musicais variadas, garantindo entretenimento para todos os gostos e idades.
Além de ser uma ótima pedida para quem quer curtir o feriado com os amigos ou a família, o festival também tem um papel estratégico: movimentar o turismo no balneário fora da alta temporada. A expectativa é atrair visitantes de diversas cidades e impulsionar o comércio local, criando novas oportunidades para empreendedores e trabalhadores da região.
“Eventos assim mantêm o balneário de Guriri ativo o ano inteiro, não só no verão. É uma forma de mostrar que temos muito a oferecer em qualquer época do ano”, afirma Itagildo Marques, que também é sócio do Parador Internacional.
Wérliton reforça: “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas sintam orgulho de ser capixabas — e nada melhor que um festival de sabores e música para isso”.
Programação musical do Sabores de Boteco São Mateus
19/06 (quinta-feira) – a partir das 16h
André Maximo
Rafael Bidu e Banda
Atitude 67
20/06 (sexta-feira) – a partir das 18h
Lindenberg Acústico
STM
Engesamba (foto)
21/06 (sábado) – a partir das 16h
Trup Passarim do Brasil
Golpe de Mestre
Casaca
Festival Sabores de Boteco São Mateus
Quando: de 19 a 21 de junho
Horário: 19/06 – 16h | 20/06 – 18h | 21/06: 16h
Local: Parador Internacional Guriri (Avenida Esbertalina Barbosa Damiani – Guriri, São Mateus)
Informações: através do instagram @projetosabor.es