O evento acontece de 23 a 26 de novembro, no Shopping Mestre Álvaro. Casaca, Banda Trilha, Felipe Flauzino e a escola de samba Império de Fátima são algumas das atrações confirmadas
A próxima edição do Serra Gourmet Festival acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, no Shopping Mestre Álvaro e um dos pontos altos do evento é a programação cultural diversificada, que promete agradar a todos os públicos. Além de artesanato de qualidade, vários artistas capixabas de renome vão fazer shows gratuitos: Isqueiro Black, Casaca, Trilha, Duets, Márcio Gabriel, Kamila, Felipe Flauzino, Prefixo 27, Império de Fátima e Choppsamba.
A organização do evento, que une arte, música e gastronomia, dividiu os shows por segmento, e o pop vai abrir a programação no dia 23, com duas atrações de peso. Uma delas é a banda Isqueiro Black, formada pelos músicos Kaio Cassilhas (vocal), Lucas Garcia (guitarra), Felipe Gonçalves (baixo) e Douglas Santana (bateria). Nascida em Vitória, em 2021. Desde então, a banda tem crescido, evoluído e moldado sua jornada musical, com a missão de compartilhar experiências pessoais e coletivas por meio de sua música, inspirada pela natureza, amizades e as alegrias da vida, tudo isso embebido no ritmo do reggae. Campeã de um concurso de bandas, se apresentaram no palco na última edição do “Brasil Jamaica New Generation”.
Outra representante do pop é a banda Casaca, liderada pelo cantor Renato Casanova e uma das mais populares do Espírito Santo. Formada no início do ano de 2000, na Barra do Jucu, tem uma carreira pautada no sucesso, com hits como “Sereia”, “Anjo Samile”, “Ondas do Barrão”, entre outras, que estão garantidas no set list do show.
No dia 24 o ritmo em destaque será o rock e estão confirmados shows com as bandas Trilha e Duets. A primeira, apresenta uma proposta por rock com uma forte tendência oitentista nacional e internacional e tem como integrantes músicos com grande experiência, que garantem ao público um grande espetáculo musical. A segunda atração também promete abalar as estruturas com seu repertório repleto de clássicos do rock internacional e releituras diferenciadas de canções que marcam gerações. Música boa não vai faltar!
Isqueiro Black – Atração no Serra Gourmet Festival
Mais atrações
Os fãs do sertanejo já podem se programar, afinal, a programação musical do dia 25 de novembro será totalmente dedicada a este ritmo, com shows ao vivo dos cantores Márcio Gabriel, Kamila e do rei do piseiro, Felipe Flauzino. O público pode esperar os maiores sucessos da atualidade e também os grandes hits, além de canções autorais. E encerrando a programação musical do Serra Gourmet Festival, o samba e pagode vai dominar, com shows das bandas Prefixo 27 e Choppsamba e a escola de samba Império de Fátima.
Gastronomia
A gastronomia do Festival também promete surpreender. No shopping será montada uma praça de alimentação especialmente para o público do evento, com entrega de excelência em atendimento.
O evento também vai movimentar a economia no município da Serra, uma vez que serão abertas as portas para que os micro e pequenos empreendedores possam comercializar seus produtos – de produtos artesanais a acessórios de moda. Os expositores estão sendo selecionados via edital, com resultado dos contemplados previsto para o dia 14 de novembro.
A expectativa da organização é de que cerca de 30 mil pessoas circulem pelo evento. O Serra Gourmet Festival é uma realização da Prospecta Eventos, com apoio da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e do Shopping Mestre Álvaro.
Serviço Serra Gourmet Festival
Data: de 23/11 (quinta-feira), a partir das 16h 24/11 (sexta-feira), a partir das 16h 25/11 (sábado), a partir das 14h 26/11 (domingo), a partir das 12h
Entrada gratuita
Shows:
23/11 (quinta-feira) Pop 19h – Isqueiro Black | 21h – Casaca
24/11 (sexta-feira) Rock 19h – Trilha | 21h – Duets
25/11 (sábado) Sertanejo 16h – Márcio Gabriel | 18h – Kamila | 20h30 – Felipe Flauzino26/11 (domingo) Samba/Pagode 14h – Atividades recreativas e circenses | 17h – Prefixo 27 | 19h – Império de Fátima | 20h – Choppsamba
Um evento que reúne música, alta gastronomia e muita diversão com o propósito de beneficiar entidades filantrópicas. Esse é o 15 º Leilão Solidário da Associação Vidas que acontece neste sábado, dia 23 de agosto, na fazenda Camping, em Vila Velha, que foi totalmente estruturada para entregar o que há de melhor no entretenimento capixaba. Gastronomia all inclusive, espaço kids, shows de bandas locais e da atração nacional, a dupla sertaneja João Neto e Frederico. Tudo a partir das 11h.
Quem compra o ingresso não só garante um dia de muita alegria com a família, mas também exercita a solidariedade, já que a verba arrecadada será direcionada, principalmente, para o investimento em melhorias de hospitais do Espírito Santo.
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e o Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá (HESMJ) serão duas das quatro instituições filantrópicas beneficiadas com o leilão. “Esse é um encontro que celebra a esperança e a união! Quem participa pratica um ato generoso de ajudar quem é atendido em nossas unidades hospitalares”, destacou Rodrigo André Seidel, presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), que é a instituição mantenedora do HEVV e do HESMJ.
“Além de todas as atrações, no dia também será realizado o sorteio de carros, leilão de animais e de outros produtos. Tudo foi preparado com muito cuidado e carinho para um evento que será inesquecível”, ressaltou o presidente da Aebes.
As outras duas instituições a serem contempladas com a venda de ingressos do Leilão Solidário são o Hospital São Camilo, localizado em Aracruz, e o Albergue Martim Lutero, em Vitória.
Vitória ganha mais uma opção de agito para os apaixonados por música eletrônica. Neste sábado, dia 23 de agosto, a Casa do Lai, em Jardim da Penha – antigo restaurante que agora funciona como uma pista de dança com vista para o canal – recebe a Festa Narciso, a partir das 21h. No line-up, DJs e performances artísticas.
A atração principal desta edição é a DJ Valentina Luz, uma das mais disruptivas DJs do país. Originária do interior do Paraná, ela construiu uma sólida carreira no cenário independente de São Paulo, sendo acolhida por festas como a Mamba Negra. Como DJ, Valentina traz um repertório autêntico para um público que preza pela liberdade e diversidade. Ela também é conhecida por seu trabalho social, integrando a Coletividade Namíbia, um coletivo de visibilidade para artistas negros(as), e oferecendo aulas gratuitas de discotecagem na Casa1 para artistas transgênero aspirantes da Dance Music.
O line-up conta ainda com outros nomes que personificam essa experiência sonora: Lumitchia, Dani B, LeFreak (DJ residente da Festa Tara) e Holowatty (criador e DJ residente). A noite também terá apresentações performáticas da artista AKWA, que transita entre o luto, o erotismo e a revolta com uma estética digital e híbrida, e também da drag performer Lakina, que irá se apresentar em dois momentos da festa. O pocket show é por conta da cantora Cyeli.
Festa Narciso com Valentina Luz (SP), Lumitchia, Dani B, LeFreak, Holowatty, AKWA, Lakina e Cyeli
Quando: 23 de agosto (sábado), às 21 horas
Local: Casa do Lai(Av. Saturnino Rangel Mauro, 163 – Jardim da Penha, Vitória
Se você aprecia um bom concerto, a dica para o fim de semana é conferir a apresentação ‘Cantata de Bach’, na noite da sexta-feira (15), no Teatro Sesi, em Jardim da Penha. Será uma imersão no universo da música sacra, em um programa que une tradição, juventude criadora e contemporaneidade, como parte da programação do festival Sesi Som, em comemoração aos 25 anos doTeatro Sesi.
Sob a regência de Sanny Souza, a Camerata Sesi e o Coro Vox interpretam três obras marcantes do repertório coral-orquestral: a Cantata BWV 140 de Johann Sebastian Bach, a Missa em Sol maior, D.167 de Franz Schubert, e o Salmo 23, do compositor brasileiro Marcelo Rauta.
Abrindo o programa, o Salmo 23, do compositor Marcelo Rauta, traz uma leitura contemporânea e sensível de um dos textos mais simbólicos da tradição bíblica. “O Senhor é meu pastor; nada me faltará” — versos que, há milênios, inspiram consolo e esperança, ganham nova vida em uma escrita musical que mescla densidade harmônica e delicadeza emocional. A peça reafirma a força da música como ponte entre o sagrado e o humano.
Maestro Sanny. Crédito: Erika Piskac
Na sequência, a leveza e a pureza da juventude de Schubert ganham espaço com sua Missa em Sol maior, D.167, composta aos 18 anos. De estrutura enxuta e sonoridade pastoral, a obra revela o talento precoce do compositor austríaco para o lirismo vocal e o diálogo entre coro e solistas. Embora breve, a Missa em Sol é profundamente expressiva e evidencia a busca de Schubert por uma espiritualidade serena e direta.
Encerrando o programa, a Cantata nº 140 – Wachet auf, ruft uns die Stimme (Despertai, uma voz nos chama), composta por Bach em 1731, é uma das mais conhecidas e amadas de seu ciclo litúrgico. Escrita para o 27º domingo após a Trindade, a obra se destaca por sua arquitetura musical refinada, equilíbrio entre partes corais e solos, e pelo uso poético de um coral luterano do século XVI. A cantata é uma meditação sobre a vigilância espiritual, transfigurada por melodias serenas e contrapontos que elevam o texto a uma dimensão universal.
Este concerto propõe, assim, uma travessia sonora por diferentes séculos e sensibilidades — unindo mestres do passado e vozes do presente em torno de uma mesma essência: a beleza que nasce do encontro entre arte, fé e emoção.
Orquestra Camerata Sesi – Temporada Clássica: Cantata de Bach
Quando: 15 de agosto (sexta-feira), às 19h30
Onde: Teatro Sesi (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória)