Fortalecendo a conexão entre os cafés especiais e a economia criativa, o evento realizado pelo Hub ES+ oferece 60 horas de programação gratuita, com conhecimentos e técnicas para cafeterias, torrefações e negócios criativos do café. O ES+ Café Lab acontece nos dias 04, 05 e 06 de julho, das 9h às 20h, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. A programação e inscrições gratuitas estão disponíveis no link: esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/esmaiscafe/
Oferecendo um mergulho no universo do café com experiências sensoriais, aulas shows, palestras e oficinas, o ES+ Café Lab vai aprimorar o conhecimento e aguçar os sentidos em torno dos cafés. Com painéis e palestras de profissionais de referência no setor, a programação vai levar inspirações, pesquisas, dados e técnicas para quem deseja conhecer, pesquisar ou empreender no setor das cafeterias, da gastronomia e da produção cultural ligada ao café.
Destacam-se atividades os painéis “Negócios criativos e tendências de mercado de café” e “Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento”, além das Masterclasses “Produção Cultural para cafeterias” e “Café na gastronomia e como inovar”, e muito mais atividades que exploram desde as tendências do mercado até a criatividade e inovação na preparação de cafés, na gastronomia e na gestão de cafeterias e negócios criativos do setor. A preparação de cafés especiais será apreciada em Competições de Barismo que irão acontecer em tempo real, no Lab Café do Hub ES+, espaço que também promove Cursos de Barismo.
Shows de Gabriela Brown, Chorou Bebel, Monique Rocha e Amanda Requião
Na programação noturna, atrações culturais trazem brasilidades, samba e forró para a área externa do Hub ES+, em frente à Praça Costa Pereira, com espaço de food trucks e shows de artistas capixabas de destaque: o trio Chorou Bebel, com um repertório do disco de estreia do grupo “P/ QUEM TEM CORAGEM DE AMAR”, e de Gabriela Brown, que promete fazer o público balançar com seu R&B e soul tropical. No sábado (06), o palco será tomado pelo forró pé-de-serra de Amanda Requião e pelo samba de Monique Rocha.
Experiências sensoriais e ‘mão na massa’
As experiências sensoriais com o café serão um dos destaques do ES+ Café Lab, que irá aguçar os sentidos dos participantes de forma divertida, educativa e imersiva: o Aroma Lab – Desafio Sensorial e o Aroma Lab – Oficina Sensorial irão apresentar aos participantes a riqueza de aromas e sabores dos cafés especiais.
As palestras e painéis contarão com a presença de diversas personalidades de referência na inovação do setor cafeeiro. Entre elas, estão profissionais como Dandara Renault, historiadora, produtora de eventos especializados em café e pesquisadora em racialidade e café; Luiza Respi, pesquisadora e especialista em detecção de contaminantes no café, além da CEO da startup Nano Smart, considerada como uma das três startups mais inovadoras do País; Lucia Helena de Barros, consultora em cafeterias e instrutora de barismo, Letícia Paiva, especialista em cafés especiais, métodos de preparo e sensorial; e João Batista Pavesi, professor, agrônomo e pesquisador, entre outros.
A programação conta ainda com Maratonas Criativas, que vão proporcionar aos participantes a experiência de criar produtos e soluções ligadas ao café, tais como a identidade de visual de cafeterias e a apresentação (pitch) de projetos de cafeterias e negócios criativos do café para potenciais investidores e patrocinadores.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o evento irá unir setores e enriquecer a compreensão e a inovação. “O Espírito Santo, sendo um dos maiores produtores de café do Brasil, oferece o cenário ideal para este laboratório que reúne agricultura, cultura e economia criativa em um só lugar, conectando o barista, o dono da cafeteria e o produtor, para tratarem, juntos, de temas, como empreendedorismo, pesquisa e tecnologia dos cafés especiais”, pontuou.
O ES+ Café Lab é promovido pelo Hub ES+ e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, da Extração de Cafés, da Imagine Coffee, da Trentino Torra de Cafés, do Papo de Barista, de A Tal da Castanha e da Associação de Ceramista do Espírito Santo – Cerames.
SERVIÇO:
ES+ Café Lab
Gratuito, com inscrições para algumas atividades pelo site: