Conecte

Cultura

Artista representada pela Matias Brotas, carioca Adrianna EU expõe trabalho inédito em shopping de São Paulo

Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição ‘Laços’ foi criada pela artista para a celebração dos 25 anos do Pátio Higienópolis. Com 40 milhões de metros de fios de linha, esta é a maior instalação criada por Adrianna e abre para visitação gratuita no dia 1º de agosto

Postado

em

Uma analogia aos caminhos da vida – com seus desvios, retas, curvas -, aos encontros que se entrelaçam, às conexões de afeto que se formam, representados por 40 milhões de metros de linha vermelha. A partir desta quarta, dia 24 de julho, a artista carioca Adrianna Eu, representada pela galeria Matias Brotas, inicia a montagem da exposição Laços, trabalho inédito que será exposto no vão central do Pátio Higienópolis, em São Paulo, em comemoração aos 25 anos do shopping.

Adrianna EU assina a exposição Laços no Pátio Higienópolis. Foto: Divulgação

E será aos olhos do público, com performance aberta nos dias 24 e 25 de julho, que a artista plástica vai começar a tecer, conectar, integrar e enlaçar esse marco inédito em sua carreira, desenrolando cerca de 20 mil carretéis a partir da abóbada de vidro no topo do Pátio Higienópolis, a 44 metros de altura. A exposição Laços – que demanda uma estrutura de cerca de 3 toneladas – é construída pela própria Adrianna e estará pronta para ser contemplada pelos visitantes a partir do dia 1º de agosto, com visitação gratuita.

Por trás do expressivo número de 40 milhões de linha vermelha, um significado. “É a extensão da linha imaginária do Equador, que ‘abraça’ o planeta”, revela Adrianna. A artista garante ainda que, ao visitar a exposição, o público será convidado a apreciar seus diferentes aspectos, sob diferentes ângulos, e refletir sobre os diferentes caminhos do emaranhado de fios.

Laços celebra os 25 anos do Pátio Higienópolis, como um lugar de encontros, de criação de memórias de diferentes gerações. O espaço da exposição estimula esses encontros e momentos de reflexão e conexão, diz o curador Marcello Dantas.

A Exposição

Do topo dos mais de 40 metros de altura do vão central do shopping, vão pender os quilômetros de linhas, que se desenrolam a partir de cones gigantes. No piso, pufes em forma de grandes novelos de lã e poltronas giratórias que lembram os carretéis de antigas máquinas de costura. Todos os fios são de vermelho vivo (“vermelho corre em minhas linhas porque corre em minhas veias”), que podem ganhar novas nuances ao longo do dia conforme as alterações da luz natural do espaço.

A artista Adrianna Eu 

Carioca, que há cerca de 5 anos mora e trabalha em São Paulo. Adrianna É formada pela Escola de Artes Visuais EAV – Parque Lage (RJ) e adotou Adrianna Eu, como um nome-trabalho, que a representa e que pode “provocar sentimento de reflexão”.  Em seu portfólio, exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.  Dentre suas principais exposições individuais estão, O mergulho de Narciso (2015 -Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea), O mais profundo pensamento é um coração batendo (2014 – Casa Porto); Trabalhos recentes (2005 -Paço Imperial – todas no Rio de Janeiro).   Dentre suas exposições coletivas, Aquilo que nos une (2017- Caixa Cultural, em São Paulo); In Memoriam ( Caixa Cultural, Rio de Janeiro). Desde 2015, utiliza linhas vermelhas como tema de suas obras.

O curador Marcello Dantas

Premiado curador com ampla atividade no Brasil e no exterior, nos últimos anos, Marcello participou da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí; Museu da Cidade de Manaus; Museu da Gente Sergipana, em Aracaju; Museu do Caribe e o Museu do Carnaval, em Barranquilla, Colômbia.  Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006, além de curador da Bienal do Mercosul (2022, Porto Alegre). Atualmente, é curador do SFER IK Museo em Tulum, no México, e membro do conselho de várias instituições internacionais.

Serviço:

“Laços” – Exposição inédita da artista carioca Adrianna Eu – 25 anos do Pátio Higienópolis

Onde: Vão Central, Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – Piso Veiga Filho)

Montagem aberta, com performance de Adrianna Eu: 24 e 25 de julho.

Exposição: 1 de agosto a 29 de setembro de 2024. Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 12h

Visitação Gratuita.

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kids

Musin 2026: Grupo Triii, Tiquequê e “Show da Luna!” se apresentam de graça na Pedra da Cebola, em Vitória

Evento acontece nos dias 19 e 20 de junho, e além de shows, haverá ainda espaço de experimentação musical, atividades lúdicas, brincadeiras e concurso de fantasias

Postado

em

Vitória se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais queridos pelas famílias capixabas. Neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de junho, o Parque da Pedra da Cebola sedia a 5ª edição do Musin – Festival Música na Infância, único festival exclusivamente voltado para o público infantil no Espírito Santo. Com entrada gratuita, o acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação. Na programação estão nomes como o Grupo Triii, Tiquequê e “O Show da Luna!”, além do aguardado Concurso de Fantasias, realizado exclusivamente no sábado (20) com inscrições no local.

Além de grandes nomes da música infantil brasileira, a programação também envolve atividades interativas, experiências artísticas, brincadeiras ao ar livre e ações de solidariedade. Desde sua criação, em 2022, o evento é um espaço no qual a infância é celebrada com respeito, sensibilidade e acesso à cultura de qualidade. “O Musin é, para muitas crianças, o primeiro festival de suas vidas. Hoje elas têm a oportunidade de crescer cercadas por música, arte e cultura desde cedo. Ao longo dessas cinco edições, o festival vem construindo um legado afetivo e cultural que já marca toda uma geração”, destaca Daniel Morelo, diretor do festival.

Atrações musicais

A programação deste ano traz atrações nacionais consagradas. Entre elas está o Grupo Triii, referência da música infantil brasileira, que apresenta o espetáculo “Miudinho”, reunindo canções conhecidas como “Viro, Vira, Virou”, “A E I O U” e “Pão Pão Pão”, além de brincadeiras e momentos de interação com o público.

O sábado será marcado por duas grandes atrações. O Tiquequê, dupla formada por Diana Tatit e Wem, sobe ao palco com o espetáculo “Coleções”, uma experiência musical, visual e sensorial inspirada no universo infantil. E encerrando a programação artística, o fenômeno “O Show da Luna!” promete transformar o parque em um grande laboratório de descobertas, ciência, música e imaginação, levando ao palco os personagens Luna, Júpiter e Cláudio em um espetáculo repleto de interação, dança e aprendizado.

Concurso de Fantasias

Além dos shows, o público poderá participar do tradicional Espaço de Experimentação Musical, de atividades lúdicas espalhadas pelo parque, brincadeiras ao ar livre, gincanas e do já aguardado Concurso de Fantasias.

As inscrições para o Concurso de Fantasias serão realizadas exclusivamente no sábado, até as 13 horas, na Tenda de Identificação instalada no próprio parque.

Democratização da cultura

Foto: Claudio Postay

O Musin também reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Na sexta-feira, cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de Vitória participarão das atividades do festival em uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Escolas e secretarias de outros municípios também são convidadas a participar da programação.

“O Musin nasceu da compreensão de que a infância merece experiências culturais pensadas com qualidade, sensibilidade e respeito. Realizar a quinta edição é reafirmar que Vitória precisa seguir investindo em ações que unam formação, arte e convivência familiar. Quando uma criança vive a música de forma intensa desde cedo, amplia seu repertório, sua imaginação e seu vínculo com a cidade”, afirma Simone Marçal, diretora do festival.

Ação solidária

O festival também promove uma importante ação solidária em apoio à causa animal. Durante os dois dias de evento, o público será convidado a doar 2 quilos de ração para cães ou gatos ou contribuir com R$ 20. Em troca, receberá um brinde oficial do Musin.

As doações serão destinadas à ONG Gatinhos Pedra da Cebola, que atua no cuidado dos animais que vivem no parque e em seu entorno.

Musin – Festival Música na Infância 2026

Quando: 19 e 20 de junho de 2026

Local: Parque da Pedra da Cebola – Vitória (ES)

Entrada gratuita. Não haverá retirada de ingressos. O acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação.

Doações: 2 kg de ração para cães ou gatos ou contribuição de R$ 20 em apoio à ONG Gatinhos Pedra da Cebola.

Informações: https://www.instagram.com/musinfestival/

Programação completa do 5º Musin

Sexta-feira (19 de junho)

13h30 – Abertura dos portões

14h30 – Malê Kids

15h – Grupo Triii

17h – Encerramento

Sábado (20 de junho)

10h – Abertura dos portões

11h – Pés na Lua

12h30 – Gincana da Família

13h30 – Concurso de Fantasias

15h – Tiquequê

16h15 – O Show da Luna!

18h – Encerramento

Continue Lendo

Gastronomia

Na Ilha das Caieiras: Festival São Pedro Gourmet reúne grandes nomes da música capixaba

Postado

em

O fim de semana será animado na tradicional região da Ilha das Caieiras. De 19 a 21 de junho, acontece o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras. Com entrada gratuita, o evento vai reunir artistas de diferentes estilos e valorizar a produção cultural capixaba em um dos cenários mais tradicionais da capital.

A abertura do festival acontece na sexta-feira (19), a partir das 16h, ao som da DJ Negana. À noite, a cantora Flávia Mendonça, uma das principais vozes da música capixaba, sobe ao palco para um show repleto de sucessos. Ela vai apresentar o show “Arraiá da Lôra”, uma mistura de forró, piseiro, arrocha e sertanejo com uma pitada de arrasta pé. 

Ainda na sexta-feira, o público vai poder acompanhar as emoções da Copa do Mundo através de um telão instalado na área do festival.

No sábado (20), a programação musical começa às 12h com a apresentação voz e violão de Pamela Moreira. Na sequência, Felipe Rodrigues sobe ao palco para animar o público. Encerrando a noite, a Banda Casaca, um dos maiores símbolos da música capixaba, promete um espetáculo repleto de energia, misturando o tradicional congo do Espírito Santo com influências do rock e da música popular brasileira. 

O encerramento acontece no domingo (21) com uma sequência de atrações, com o melhor do samba e do pagode. O tradicional “Almoço com Samba” será comandado pelo Grupo Olhar de Sedução, com participação especial de Aline Martins. Na sequência, a Escola de Samba Pega no Samba leva toda a energia do carnaval capixaba para a Ilha das Caieiras. A cantora Monique Rocha também integra a programação, seguida pelo grupo Leq Samba, responsável por fechar o festival com chave de ouro.

Gastronomia, cultura e empreendedorismo

Além da programação musical, o Festival São Pedro Gourmet celebra a riqueza cultural e gastronômica da Ilha das Caieiras, um dos principais cartões-postais de Vitória. Durante os três dias de evento,o público vai saborear pratos típicos da culinária capixaba preparados por empreendedoras locais, valorizando tradições que atravessam gerações e ajudam a movimentar a economia da comunidade.

A edição especial tem como destaque o protagonismo feminino, evidenciando histórias de trabalho, dedicação e superação de mulheres que fazem da gastronomia uma importante fonte de renda e preservação da identidade cultural da região. Manifestações da cultura popular, como a apresentação da Quadrilha Arraiá Estrela Cadente, também marcam presença no agito.

O público que visitar o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras também terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da chef e empresária Cláudia Rocha, campeã do reality gastronômico “Na Brasa 2023” (TV Vitória). Referência no segmento de churrasco e gastronomia no Espírito Santo, ela marca presença no evento levando sua experiência, talento e sabores que conquistaram o paladar dos capixabas. 

Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras

Quando: 19 a 21 de junho

Local: Orla da Ilha das Caieiras, Vitória

Entrada gratuita

Informações: https://www.instagram.com/saopedrogourmet

Programação completa!

19 de junho (sexta-feira) – das 16 às 22h

 16h: DJ Negana

 18h: Abertura (Solenidade)

 18h às 19h30: Resenha do Pagode / DJ Negana

 20h às 21h30: Show com Flávia Mendonça

 Atração especial: Transmissão do Jogo do Brasil em Super Telão

20 de junho (sábado) – das 11 às 20h

11h: Abertura e DJ Negana

12h às 14h: Voz e Violão com Pamela Moreira

14h: DJ Negana

15h às 17h: Felipe Rodrigues / DJ Negana

17h30 às 19h: Show Banda Casaca

19h às 20h: Quadrilha – Arraiá Estrela Cadente

21 de junho (domingo) – das 11 às 20h

11h: Abertura e DJ Negana

12h: Almoço com Samba: Grupo Olhar de Sedução convida Aline Martins

14h: DJ Negana

15h às 16h: Escola de Samba: Pega no Samba

16h: DJ Negana

16h15 às 17h30: Monique Rocha

17h30: DJ Negana

18h: Leq Samba

20h: Encerramento

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana com entrada gratuita: Coral ArcelorMittal se apresenta em Cachoeiro de Itapemirim

Postado

em

O Coral ArcelorMittal é uma das atrações do 26º Encontro Cachoeirense de Corais, que acontece neste sábado (20), às 20h, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim. Com entrada gratuita, o evento integra a programação da Festa de São Pedro, promovida pela Paróquia de São Pedro, e reúne grupos de diferentes regiões do Espírito Santo em uma celebração da música coral. A apresentação ganha um significado especial para o coral que, neste ano, celebra 40 anos de trajetória. Fundado em março de 1986, ele é referência cultural no Espírito Santo reunindo diferentes gerações, promovendo convivência, inclusão e valorização da diversidade.

Atualmente com cerca de 40 integrantes, o coral reúne vozes de pessoas entre 30 e 90 anos, formando um coletivo que traduz, na prática, o encontro entre experiências, histórias de vida e diferentes perspectivas. Tudo sob a regência da maestra Ângela Volpato e do maestro Adolfo Alves, fundador do grupo.

Para a apresentação em Cachoeiro de Itapemirim, o coral preparou um repertório que combina diferentes estilos e épocas da música. O público vai apreciar desde a grandiosidade do clássico “Aleluia”, de G. F. Haendel, até sucessos da música popular brasileira, como “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Sinônimos”, de Paulo Sérgio, Cláudio Noam e César Augusto, e “Anunciação”, de Alceu Valença. As canções ganham interpretações especiais em arranjos assinados pelos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato, refletindo a versatilidade e a identidade musical do grupo.

A presidente do Instituto Parceiros do Bem, Simone Marçal, destaca que participar de eventos como o Encontro Cachoeirense de Corais reforça o papel transformador da cultura. “O Coral ArcelorMittal representa muito mais do que uma atividade artística. Ele cria vínculos, promove bem-estar, fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima pessoas por meio da música. Estar em um evento tão tradicional como este é uma oportunidade de compartilhar essa trajetória e celebrar a força da cultura como instrumento de conexão entre as comunidades”, destaca.

Além do Coral ArcelorMittal, participam do encontro o Coral Cameria (Ifes), Coral Musicar Brasil, Coral Viva Você (Sedu), Coral Vozes de Cachoeiro e o Coro São Pedro.

26º Encontro Cachoeirense de Corais

Quando: 20 de junho (sábado)

Horário: 20 horas

Local: Catedral de São Pedro – Rua Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim

Entrada gratuita

Fotos: Bruno Leão

Continue Lendo

Vai Pocar