Conecte

Cultura

Artista representada pela Matias Brotas, carioca Adrianna EU expõe trabalho inédito em shopping de São Paulo

Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição ‘Laços’ foi criada pela artista para a celebração dos 25 anos do Pátio Higienópolis. Com 40 milhões de metros de fios de linha, esta é a maior instalação criada por Adrianna e abre para visitação gratuita no dia 1º de agosto

Postado

em

Uma analogia aos caminhos da vida – com seus desvios, retas, curvas -, aos encontros que se entrelaçam, às conexões de afeto que se formam, representados por 40 milhões de metros de linha vermelha. A partir desta quarta, dia 24 de julho, a artista carioca Adrianna Eu, representada pela galeria Matias Brotas, inicia a montagem da exposição Laços, trabalho inédito que será exposto no vão central do Pátio Higienópolis, em São Paulo, em comemoração aos 25 anos do shopping.

Adrianna EU assina a exposição Laços no Pátio Higienópolis. Foto: Divulgação

E será aos olhos do público, com performance aberta nos dias 24 e 25 de julho, que a artista plástica vai começar a tecer, conectar, integrar e enlaçar esse marco inédito em sua carreira, desenrolando cerca de 20 mil carretéis a partir da abóbada de vidro no topo do Pátio Higienópolis, a 44 metros de altura. A exposição Laços – que demanda uma estrutura de cerca de 3 toneladas – é construída pela própria Adrianna e estará pronta para ser contemplada pelos visitantes a partir do dia 1º de agosto, com visitação gratuita.

Por trás do expressivo número de 40 milhões de linha vermelha, um significado. “É a extensão da linha imaginária do Equador, que ‘abraça’ o planeta”, revela Adrianna. A artista garante ainda que, ao visitar a exposição, o público será convidado a apreciar seus diferentes aspectos, sob diferentes ângulos, e refletir sobre os diferentes caminhos do emaranhado de fios.

Laços celebra os 25 anos do Pátio Higienópolis, como um lugar de encontros, de criação de memórias de diferentes gerações. O espaço da exposição estimula esses encontros e momentos de reflexão e conexão, diz o curador Marcello Dantas.

A Exposição

Do topo dos mais de 40 metros de altura do vão central do shopping, vão pender os quilômetros de linhas, que se desenrolam a partir de cones gigantes. No piso, pufes em forma de grandes novelos de lã e poltronas giratórias que lembram os carretéis de antigas máquinas de costura. Todos os fios são de vermelho vivo (“vermelho corre em minhas linhas porque corre em minhas veias”), que podem ganhar novas nuances ao longo do dia conforme as alterações da luz natural do espaço.

A artista Adrianna Eu 

Carioca, que há cerca de 5 anos mora e trabalha em São Paulo. Adrianna É formada pela Escola de Artes Visuais EAV – Parque Lage (RJ) e adotou Adrianna Eu, como um nome-trabalho, que a representa e que pode “provocar sentimento de reflexão”.  Em seu portfólio, exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.  Dentre suas principais exposições individuais estão, O mergulho de Narciso (2015 -Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea), O mais profundo pensamento é um coração batendo (2014 – Casa Porto); Trabalhos recentes (2005 -Paço Imperial – todas no Rio de Janeiro).   Dentre suas exposições coletivas, Aquilo que nos une (2017- Caixa Cultural, em São Paulo); In Memoriam ( Caixa Cultural, Rio de Janeiro). Desde 2015, utiliza linhas vermelhas como tema de suas obras.

O curador Marcello Dantas

Premiado curador com ampla atividade no Brasil e no exterior, nos últimos anos, Marcello participou da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí; Museu da Cidade de Manaus; Museu da Gente Sergipana, em Aracaju; Museu do Caribe e o Museu do Carnaval, em Barranquilla, Colômbia.  Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006, além de curador da Bienal do Mercosul (2022, Porto Alegre). Atualmente, é curador do SFER IK Museo em Tulum, no México, e membro do conselho de várias instituições internacionais.

Serviço:

“Laços” – Exposição inédita da artista carioca Adrianna Eu – 25 anos do Pátio Higienópolis

Onde: Vão Central, Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – Piso Veiga Filho)

Montagem aberta, com performance de Adrianna Eu: 24 e 25 de julho.

Exposição: 1 de agosto a 29 de setembro de 2024. Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 12h

Visitação Gratuita.

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *