Com a chegada das festas de fim de ano, cresce a busca por sobremesas diferenciadas que surpreendam os convidados e tornem as comemorações ainda mais especiais. Apostando nesse movimento, muitas empresas têm investido em inovações que trazem experiências interativas e personalizadas. A Originalle, marca capixaba especializada em picolés e gelatos artesanais, é um exemplo. A empresa lançou a estação de gelatos para que os convidados escolham seus sabores e montem seus gelatos na hora, trazendo um toque interativo para os eventos de fim de ano.
A estação de gelatos oferece até três sabores artesanais, preparados com frutas frescas, que podem ser servidos no potinho ou no cone. Segundo a empresária Júlie Ferrari, sócia da Originalle, a proposta é unir sofisticação e diversão, garantindo que cada evento seja inesquecível.
Para a especialista em marketing e vendas Tainá Valadão, estar atento às demandas do consumidor, especialmente em períodos de sazonalidade, é fundamental para conquistar novos públicos e fidelizar clientes. “Oferecer experiências personalizadas, como a possibilidade de customizar o gelato, não só encanta, mas cria uma conexão emocional com o consumidor, algo que se traduz em diferenciação no mercado”, afirma.
Ela destaca que iniciativas como essa vão além do produto, criam momentos marcantes que fortalecem a percepção da marca e aumentam a probabilidade de recompra. “A sazonalidade também é uma oportunidade de gerar valor agregado e aumentar o ticket médio ao incluir combinações exclusivas ou até mesmo combos que potencializem a experiência do cliente e, claro, a venda.”
O Brizz Cultura e Gastronomia, na Enseada do Suá, acaba de anunciar uma novidade: o Brizz Bar de Drinks. A proposta é levar alta coquetelaria e serviço personalizado a celebrações externas.
Com o mesmo padrão de qualidade e agilidade do Brizz, a nova operação oferece um open bar personalizado com drinks autorais e clássicos preparados com maestria. Claro que os tradicionais Apperol Spritz, Negroni e Fitzgerald não ficarão de fora do menu. O segredo está na seleção rigorosa de ingredientes, produção artesanal de xaropes e infusões, além do uso de frutas frescas.
Brizz, na Enseada do Suá. Crédito: Ciro Trigo
A equipe é composta por profissionais treinados e ágeis, com domínio técnico e atenção ao atendimento. A gestão eficiente da operação minimiza filas, garantindo uma experiência fluida e agradável para os convidados.
“A experiência do convidado no bar pode definir a percepção geral de um evento. Nosso compromisso é ir além das bebidas, oferecendo um serviço que reflete profissionalismo e atenção aos detalhes”, comenta Thiago Guerini, sócio-proprietário do Brizz.
Para aquecer o inverno: Restaurante tradicional de Vila Velha lança novos caldos
Com assinatura do chef Renato Faben, os Caldos de Alho Poró com Bacon e o de Cenoura com Camarão prometem ser destaque no Caranguejo do Assis durante a estação
Os capixabas definitivamente tiraram o casaco do armário. Mas que tal apostar em um caldo quentinho para aliviar as baixas temperaturas? A sugestão do Fica a Dica ES é correr para o Caranguejo do Assis, na Praia de Itaparica, que acaba de lançar duas receitas autorais e saborosas, criadas pelo chef Renato Faben: o Caldo de Alho Poró com Bacon e o de Creme de Cenoura com Camarão, servidos por R$ 49,99 (cada).
O Caldo de Alho Poró com Bacon é preparado com alho-poró fresco, batata, cebola, alho, caldo de legumes, bacon crocante e finalizado com crispy de alho-poró. A combinação entrega uma textura cremosa, sabor marcante e um aroma envolvente. Já o Creme de Cenoura com Camarão traz um toque adocicado das cenouras frescas, combinadas a um creme delicado e enriquecido com camarões salteados na manteiga, resultando em uma opção sofisticada, leve e extremamente saborosa.
Caldo de Alho Poró com Bacon. Foto: Bruno Coelho
Para Dyonatan Giovanelli, proprietário da casa, o inverno pede um caldo diferente dos tradicionais e inovar no menu já virou uma tradição da casa. “Todos os anos apresentamos novidades pensadas especialmente para essa época. Queremos oferecer opções que tragam sensação de aconchego e ao mesmo tempo surpreendam pelo toque criativo”, explica.
Mas se você é daqueles que não curte muito se arriscar na gastronomia e gosta de apostar nos mais tradicionais, o cardápio também conta com os caldos verde, de feijão e de camarão disponíveis durante todo o ano, no valor de R$ 35,50 (cada).
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Endereço: Av. da Praia, 290 – Praia de Itaparica, Vila Velha
Vitória recebe degustação inédita de premiada vinícola do Sul do Brasil
A sommelière Andreia Gentilini, que ao lado da enóloga Juciane Casagrande Doro comanda a vinícola Amitié, desembarca pela primeira vez em Vitória para evento exclusivo no dia 03 de julho, em parceria com a Carpe Diem Vinhos
Com mais de 80 prêmios nacionais e internacionais na bagagem, dentre eles a Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, a vinícola Amitié – originária do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul – é sinônimo de requinte e exclusividade no Brasil e no exterior. No dia 03 de julho, Vitória recebe uma experiência inédita conduzida pela sommelière e uma das fundadoras da marca, Andreia Gentilini, que desembarca na capital capixaba pela primeira vez.
A degustação exclusiva para convidados acontece em parceria com Tatiana Puppim e Roberta Girelli, da Carpe Diem Vinhos, que representa com exclusividade os vinhos no Estado, e vai reunir apreciadores, profissionais do setor e formadores de opinião em uma noite que promete elegância, descobertas e celebração ao mundo do vinho.
Colheitas Gran Corte, elaborado com vinhos de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A Amitié
Amitié significa amizade em francês, representando também a amizade de mais de 20 anos de suas sócias Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini. Um projeto de empreendedorismo feminino que resultou uma marca sofisticada e inovadora.
Juciane Casagrande Doro é enóloga formada pelo primeiro curso universitário de enologia do país. É Diretora Institucional da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS). Andreia Gentilini, por sua vez, é sommelier profissional, membro do conselho da ABS Brasil, fundadora, ex-presidente, atual tesoureira e professora da ABS-RS. Atua há mais de 15 anos no setor vitivinícola nas áreas de mercado e marketing do vinho. Viajou para mais de 50 países em busca de conhecimento, desbravando as principais regiões vinícolas do mundo.
A sede da Amitié, no coração do Vale dos Vinhedos, conta com espaço exclusivo para enoturismo, bistrô e eventos, além da lindíssima cave de maturação dos espumantes.
Presente em mais de 3 mil pontos de venda no Brasil e representada com exclusividade no Espírito Santo pela Carpe Diem Vinhos, a marca produziu aproximadamente 500 mil garrafas em 2024 e conquistou mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, resultados da união de know-how, sensibilidade e inovação.
A enóloga Juciane Casagrande Doro e a sommelière Andreia Gentilini, da Amitié
Responsáveis por alguns dos mais ousados projetos vitivinícolas do Brasil, um dos destaques da Amitié é o Colheitas Gran Corte, elaborado com vinhos de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: um blend que reúne a expressão dos mais distintos terroirs brasileiros em uma só garrafa.
Além dele, ganham evidência ainda os cinco rótulos da Denominação de Origem Valle de Loncomilla, no Chile: Amitié Miraflores Gran Reserva e Amitié Miraflores Reserva nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère (tinto e rosé) e Chardonnay.
O premiado OAK Barrel Viognier
Primeiro Viognier de Ouro do Brasil
Com uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, a Amitié fez história no Brasil: pela primeira vez um branco brasileiro Viognier recebeu uma medalha na premiação.
O feito foi conquistado com o OAK Barrel Viognier, que se destacou, ainda, na Decanter Magazine, referência em publicações especializadas em vinhos, ao integrar a lista ‘Top Viognier do Mundo’.
Também premiadíssimo, o OAK Barrel Chardonnay conquistou Medalhas de Ouro no Chardonnay du Monde por dois anos consecutivos, se destacando no mais importante concurso francês dedicado a esta variedade.
A Carpe Diem Vinhos
Roberta Girelli e Tatiana Puppim, da Carpe Diem Vinhos
Com 10 anos de experiência no mercado de vinhos, Tatiana Puppim e Roberta Girelli se juntaram para celebrar a vida com autenticidade, criando então a Carpe Diem Vinhos. Além do clube de assinaturas e da venda de vinhos através da curadoria, a dupla também se destaca por proporcionar experiências para empresas, confrarias, jantares harmonizados, degustações às cegas, presentes personalizados, viagens e outros.
Atualmente, no portfólio da Carpe Diem já constam mais de 40 vinícolas de altíssimo padrão e uma quantidade superior a 1 mil rótulos de vinhos. A novidade deste ano é que assinaram com exclusividade toda a distribuição e representação dos vinhos da Amitié no Espírito Santo.
“Acreditamos que as experiências com vinhos vão muito além do simples ato de degustar uma taça. Viver uma experiência nos possibilita gravar em nossa memória as nossas impressões e sensações, colecionando momentos, brindando conquistas ou simplesmente para relaxar”, destacam Tatiana e Roberta.