Exibições de filmes, homenagens e palestras gratuitas: confira a programação do 7º FestCine Pedra Azul
Entre os dias 24 e 27 de setembro, festival celebra o cinema nacional e internacional, a música e também promove atividades formativas e de reflexão com entrada gratuita
É na paisagem deslumbrante das montanhas capixabas que o cinema ganha uma nova dimensão e consolida de vez o Espírito Santo como rota dos grandes eventos internacionais. De 24 a 27 de setembro, acontece a 7ª edição do FestCine Pedra Azul, um dos encontros culturais mais vibrantes do Brasil, que reúne exibições cinematográficas gratuitas, homenagens a grandes nomes do audiovisual nacional, palestras inspiradoras e oficina de cinema que convida o público a vivenciar a arte de atuar.
A jornada cultural começa na quarta-feira (24) com a Mostra de Documentários, a partir das 10h, no Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul, abrindo o circuito de exibições que se estende por todos os dias do evento.
Na quinta-feira (25), a manhã é dedicada ao Projeto Escola, que vai reunir cerca de 400 alunos de diferentes cidades da região serrana, no auditório do Hotel Vista Azul, para assistirem a uma seleção especial de filmes de animação que integram a mostra competitiva do evento. Além do contato com a sétima arte, os participantes também terão a oportunidade de acompanhar o workshop “Educar, poupar, compartilhar”, com Marcos Fábio Dias, do Sicoob-ES, ampliando o caráter formativo da atividade. Em seguida, acontece a Mostra de Animação. À tarde, a aguardada Oficina de Cinema com Roney Villela e Vanessa Lynx oferece uma imersão prática na interpretação para o audiovisual. À noite, o clássico “Central do Brasil” é celebrado com a presença do ator Vinícius de Oliveira, que recebe o Troféu Rota do Lagarto, em cerimônia no Salão Nobre do Aroso Paço Hotel, apenas para convidados.
A programação de sexta-feira (26) traz a Mostra de Curtas-metragens, aberta ao público e com entrada gratuita, e a homenagem ao ator Jackson Antunes, também agraciado com o Troféu Rota do Lagarto e uma joia personalizada da designer Ivana Izoton, em evento apenas para convidados. A seguir, acontece um show exclusivo do músico Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho) no Ronchi Pub.
Sergio Margulis
Encerrando a programação 7ª edição do FestCine Pedra Azul, o sábado (27) reúne a Mostra de Longas-metragens e um ciclo de palestras no Auditório Erling Lorentzen, no Hotel Vista Azul: Rodrigo Santos fala sobre Música, Dependência Química e Superação; o economista ambiental Sergio Margulis aborda Mudanças do Clima e Sustentabilidade; e o psicanalista Manoel Thomaz conclui a série de debates com o tema “Cinema e Psicanálise: Análise Fílmica”. À noite, o festival realiza a Premiação Oficial, com entrega dos troféus Rota do Lagarto, homenagem a João Candido Portinari, pocket show de Rodrigo Santos e stand-up de Chiara Pascotini e Marcelo Smigol, em cerimônia para convidados.
A 7ª edição do FestCine Pedra Azul conta com patrocínio do Sicoob ES, Aroso Paço Hotel e Vista Azul Hotel, e apoio de Marlim Azul Turismo, Selah Chocolate, Ronchi Beer, Cachaçaria Modolo, DCN Solar, Brutal Precision, Catrinque Marcenaria, Villaggio Ronchi, Fornada da Casa, Água Pedra Azul, Estância do Lagarto, Cyklen, Fazenda Carnielli, Ivana Izoton Joias, Socol Lorenção, Passos Restaurante, Casa do Tomate Seco, Voe Pedra Azul, Solangela Souza Boutique, Morangos Pai & Filho, Eu Amo Valentim, D’Bem com a natureza, Biscoitos Kebis e Prefeitura de Domingos Martins.
Confira a programação completa do 7º FestCine Pedra Azul
24 de setembro (Quarta-feira)
Hotel Vista Azul – Gratuito e aberto ao público
10h – Auditório Eliezer Batista: Mostra de Filmes Selecionados – Documentários
18h – Encerramento da Mostra de Documentários
25 de setembro (Quinta-feira) Hotel Vista Azul – Gratuito e aberto ao público
Roney Villela
10h – Auditório Eliezer Batista: Projeto Escola e workshop “Educar, poupar, compartilhar”, com Marcos Fábio Dias, do Sicoob-ES
11h – Auditório Eliezer Batista: Mostra de Filmes – Animação
13h – Auditório Erling Lorentzen: Oficina de Cinema com Roney Villela e Vanessa Lynx
17h – Encerramento da Mostra de Animação
Aroso Paço Hotel – Para convidados
20h – Homenagem ao filme “Central do Brasil”, com presença do ator Vinícius de Oliveira, recebendo o Troféu Rota do Lagarto. Apresentação: Priscilla Reis e Enzo Ciolini
26 de setembro (Sexta-feira) Hotel Vista Azul – Gratuito e aberto ao público
10h – Auditório Eliezer Batista: Mostra de Filmes – Curtas-metragens
17h30 – Encerramento da Mostra de Curtas
Aroso Paço Hotel – Para convidados
20h – Homenagem ao ator Jackson Antunes, com entrega do Troféu Rota do Lagarto. Apresentação: Priscilla Reis e Enzo Ciolini
Ronchi Pub
22h – Show exclusivo com o músico Rodrigo Santos (Cantor e Compositor, ex-Barão Vermelho)
27 de setembro (Sábado)
Hotel Vista Azul – Gratuito e aberto ao público
Rodrigo Santos se apresenta no Ronchi Pub com entrada aberta ao público. Crédito: Leo Aversa
9h às 17h30 – Auditório Eliezer Batista: Mostra de Filmes – Longas-metragens
15h – Auditório Erling Lorentzen: Palestra “Música, Dependência Química e Superação” – Rodrigo Santos (Cantor e compositor, ex-Barão Vermelho)
15h40 – Palestra “Mudanças do Clima e Sustentabilidade: E eu com isso?” – Sergio Margulis
No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.
No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).
Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.
A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.
O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.
Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.
Confira a programação completa:
15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves
Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.
Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.
Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.
“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:
Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento
Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré
Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.
Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).
Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.
Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.
Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.
Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.
Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).
Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.
Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.
Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.
Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.