Conecte

Cultura

Encontro histórico: FestCine Pedra Azul exibe documentário “Passado Presente” com pomeranos 25 anos após o lançamento

Sessão especial acontece nesta quarta-feira, dia 24, no Hotel Vista Azul, reunindo o diretor Luiz Eduardo Lerina e alguns personagens da produção, cerca de 30 descendentes pomeranos em um emocionante retorno à história e à cultura de seus antepassados

Postado

em

7ª edição do FestCine Pedra Azul abre sua programação nesta quarta-feira, dia 24 de setembro, com um momento muito especial e marcante: a projeção do documentário “Passado Presente”, às 17h, no Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul. A sessão, que celebra os 25 anos de lançamento da obra, promete um encontro raro entre arte, memória e identidade.

Dirigido pelo jornalista e documentarista carioca Luiz Eduardo Lerina, o filme acompanha a trajetória dos imigrantes pomeranos que chegaram ao Espírito Santo no final do século 19 e, isolados nas montanhas por quase cem anos, preservaram cultura, tradições e dialeto. Com 58 minutos de duração, a produção foi resultado de quase três anos de pesquisa e filmagens, com o diretor viajando oito vezes para a região, em estadias de pelo menos uma semana cada, para registrar de perto o cotidiano das comunidades pomeranas.

A exibição desta quarta-feira tem um valor único: com o apoio da Prefeitura de Domingos Martins, cerca de 30 pomeranos – outros também vindos por conta própria – estarão presentes, incluindo personagens retratados no documentário. “Este será o momento mais especial de toda a trajetória do filme, um reencontro com protagonistas que não vejo há mais de vinte anos”, afirma Lerina.

Ele cita, por exemplo, o casal Almeido Schwanz e Vera Schwambach, filmado em seu casamento em 1998, quando ele tinha 21 anos e ela 18. “Hoje eles já têm filhos casados, ele com quase 50 anos, e poder revê-los agora, junto a tantos outros, é de uma emoção indescritível”, completa.

Luiz ao lado de alguns dos personagens principais, na 7ª edição do Festival de Cinema de Vitória, no qual conquistou o prêmio especial do júri. Foto: Acervo Pessoal

Premiado como Melhor Documentário Brasileiro (2000) pela Associação Brasileira de Documentaristas-RJ, além de laureado no 7º Festival de Cinema de Vitória e reconhecido em mostras na Alemanha, como o Freiburg Film ForumPassado Presente é uma viagem ao passado que ressurge com força no presente, reforçando a importância da preservação cultural.

Com cerca de 15 documentários no currículo, Luiz Eduardo Lerina já abordou temas como urbanismo, arquitetura, ecologia, saúde, história e educação. O interesse pela imigração, porém, sempre o acompanhou. “Na época, eu pensava em retratar várias etnias, como japonesa, italiana e libanesa, mas só consegui recursos para uma. Escolhi a pomerana por achar etnograficamente fascinante e por ser um recorte que falava de isolamento, preservação e pertencimento”, revela o diretor.

Para o trio de organizadores do festival, Marcoz Gomez, Alex Reis e Patricia Secco, a presença de Passado Presente reforça a essência do FestCine Pedra Azul como um espaço de valorização da memória e de fortalecimento da cultura regional. “Exibir uma obra que documenta a história da imigração pomerana justamente no coração da serra capixaba é um presente para o público e para o Espírito Santo. O cinema tem o poder de eternizar identidades e de conectar gerações, e este encontro entre personagens e espectadores sintetiza o papel do festival: fomentar a cultura, estimular o turismo e manter viva a história de nosso povo”, destacam.

Exibição do documentário ‘Passado Presente’ no 7º FestCine Pedra Azul

Quando: 24 de setembro (quarta-feira), às 17h

Local: Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul

Entrada gratuita

Instagram: @festcinepedraazul

Site: www.festcinepedraazul.com.br

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Fim de semana com samba em Shopping da Serra

Edição especial do tradicional Samba na Varanda, do Shopping Montserrat, acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com entrada gratuita

Postado

em

O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.

No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.

Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.

Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.

Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda

Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h. 

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra

Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App

Continue Lendo

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Shows

Mais Astral comemora 25 anos com gravação de audiovisual em Vila Velha

O registro acontece no dia 31 de janeiro, durante o festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã

Postado

em

Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.

Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.

Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.

Ao lado de grandes nomes do samba e pagode

O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.

A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.

Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Vai Pocar