Conecte

Cultura

Dia da Consciência Negra marca lançamento de livro sobre videoclipe de rap capixaba

Idealizador de projetos como o Cine Rap e Panela Audiovisual, o escritor Luiz Eduardo Neves lança o livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo” nesta quarta-feira, dia 20, em Itapuã

Postado

em

No Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, acontece o lançamento do livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”, de Luiz Eduardo Neves. O evento acontece às 18h, na tabacaria Baze Club, em Itapuã, Vila Velha, com entrada franca, e apresentação do DJ Jader Mansano, conhecido por sua pesquisa musical que começou com ritmos nordestinos, Brasilidades, Samba Rock, Soul e Jazz. Para o lançamento, ele preparou uma playlist voltada para a cultura urbana, com foco em rap, resgatando as influências de resistência e inovação que dialogam com o tema do livro.

A mesa de bate-papo que integra o lançamento do livro contará com intérpretes de Libras e mediação da editora literária Marília Cafe. O debate reunirá profissionais e pesquisadores para discutir temas centrais da obra, como o impacto do rap e da produção audiovisual na cultura urbana e nas dinâmicas sociais contemporâneas.

Entre os convidados está Patrícia Paveis, professora da UFES e pesquisadora em cibercultura e antropologia digital, com uma visão sobre a relação entre música, tecnologia e consumo cultural. Suellen Vasconcelos, cineasta premiada, discutirá a importância dos videoclipes como meio de expressão artística e resistência. O escritor Marciel Cordeiro, que explora temas de identidade e relações sociais em suas obras, abordará como o rap e a literatura podem ser ferramentas de afirmação cultural e diálogo com as questões sociais do país.

O livro 

A obra, publicada pela Editora Pedregulho, mergulha na cena do hip-hop capixaba, explorando o papel dos videoclipes como um espaço de resistência e expressão cultural. Neves, que atua na produção audiovisual local, traça uma análise sobre como o rap produzido no Espírito Santo dialoga com o cenário global, ao mesmo tempo em que mantém suas singularidades regionais e reflete as realidades sociais do Estado.

No livro, Luiz Eduardo analisa videoclipes que capturam as nuances da cena local, como “Canção Infantil”, de Cesar MC, que traz uma mensagem poderosa de indignação e afeto, gravada em uma escola pública no Morro do Quadro, em Vitória, explorando aspectos visuais e narrativos que conectam a música ao ambiente escolar e urbano, dando um tom reflexivo ao cotidiano registrado. “CherryBlossom”, do Solveris, diferencia-se por uma estética que se afasta dos elementos comuns do rap, como o grafite e o cenário urbano, levando o público a outro tipo de territorialização da canção e explorando referências do soul e do R&B.

Já “Primavera Fascista”, uma faixa que reúne os MCs capixabas Bocaum, Leoni, Adikto, Axant, Mary Jane, Vk Mac e Dudu, expressa a indignação e reflexões sobre a política e os desafios sociais do Brasil. A música e seu videoclipe se tornaram símbolos de resistência no cenário do rap nacional quando foi lançada, em 2018. 

“O livro busca entender como o videoclipe se consolidou como uma mídia que divulga a música, além de refletir e amplificar questões sociais importantes. No caso do rap capixaba, torna-se ainda mais poderosa, pois dá visibilidade à voz de quem vive a dinâmica dos centros urbanos, promovendo uma conexão direta entre a cultura local e o público. Esse registro é essencial para compreender como o hip-hop no Espírito Santo ultrapassa a condição de apenas um estilo musical, é um movimento cultural que afirma identidades e questiona desigualdades”, destaca Neves.

O projeto da edição e impressão do livro foi contemplado pelo edital nº 11/22 de Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/ES).

Luiz Eduardo Neves

Sobre o autor

Luiz Eduardo Neves é doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde também concluiu seu mestrado em Comunicação e Territorialidades. É autor de uma série de videoclipes e documentários. Idealizou projetos como o Cine Rap e Panela Audiovisual, além de fomentar e registrar a cultura hip-hop local, dando visibilidade a artistas independentes e ampliando o debate sobre essa expressão urbana. Ainda atua como jornalista na Prefeitura de Vila Velha e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Novo Milênio.

Lançamento do livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”, de Luiz Eduardo Neves

Atração musical: DJ Jader Mansano

Bate-papo com Patrícia Paveis, Suellen Vasconcelos, Marciel Cordeiro e Luiz Eduardo Neves, e mediação de Marília Cafe

Local: Baze Club (Rua Goiânia, 156, loja 7, Itapuã, Vila Velha)

Horário: 18h

Entrada franca

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar