O município de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, se prepara para viver sete dias intensos de arte e emoção com a realização do 25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que acontece entre os dias 22 e 28 de junho. Com entrada gratuita, a programação do festival – uma tradição no calendário cultural capixaba – reúne 22 espetáculos que serão apresentados no Teatro Fernando Torres, no Espaço Gota, Pó e Poeira, e em ruas e praças públicas da cidade.
A programação do festival conta ainda com o lançamento do livro “A Paisagem Teatral”, de Éder Gaioski, uma exposição comemorativa aos 25 anos do festival e do Teatro Fernando Torres, além de rodas de conversa com os artistas, ao fim das apresentações. O encerramento contará com uma cerimônia de premiação, que reconhece os destaques do festival em diversas categorias.
O evento traz ao Estado um recorte primoroso do teatro nacional, com peças vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, além de companhias do próprio Espírito Santo.
O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim
Capixabas em cena
O teatro capixaba será representado no festival por grupos de Guaçuí, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, com espetáculos que vão do humor à crítica social. O tradicional e premiado Grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, criador e produtor do festival, apresenta O Santo e a Porca, comédia que reflete sobre a avareza e os dilemas humanos.
De Anchieta, a peça Janelas, do Grupo Rerigtiba, propõe um jogo cênico de imaginação, inspirado no isolamento da pandemia. A Metamorfose, do grupo de Cachoeiro, Anônimos de Teatro, revisita Kafka em uma adaptação contemporânea.
Já os grupos de Vitória apostam em alegria e diversão para toda a família, com as esquetes circenses de Fuscalhaço, do Grupo Árvore, e o espetáculo infantil Histórias Mágicas, da Casa de Artes Campaneli.
25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
Quando: 22 a 28 de junho
Local: Teatro Fernando Torres; Espaço Gota, Pó e Poeira; Teatro de Rua; Praça da Matriz
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
22 de junho – Domingo
17h – Terra Cora – CIA DA M.A.T.I.L.D.E. – São Caetano do Sul (SP) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – Lançamento do livro “A paisagem teatral”, de Eder Gaioski (Teatro Fernando Torres) e abertura da Exposição “25 Anos do FestGuaçuí e Teatro Fernando Torres”.
20h15 – Janelas – Grupo de Teatro Rerigtiba – Anchieta (ES) – Teatro Fernando Torres
23 de junho – Segunda-feira
14h – Chapeuzinho Vermelho – Outro Conto – Porão Produções Culturais – Ribeirão Preto (SP) – Teatro Fernando Torres
19h – Gisberta – Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) – Teatro Fernando Torres
21h – Dois perdidos numa noite suja – Cia Futuros Carecas – São João Del Rei (MG) – Espaço Gota, Pó e Poeira
24 de junho – Terça-feira
14h – Le Cirque Du So’Nois – Ovorini Carpintaria Cênica – Sete Lagoas (MG) – Teatro Fernando Torres
19h – Pão – Cia Não Sei o Quê de Teatro – Goiânia (GO) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – A Metamorfose – Grupo Anônimos de Teatro – Cachoeiro de Itapemirim (ES) -Teatro Fernando Torres
25 de junho – Quarta feira
14h – Histórias Mágicas – Casa de Artes Campaneli – Vitória (ES) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Brasil, de verso e prosa – Grupo Teatral AsLucianas – Rio de Janeiro – (RJ) – Teatro de Rua
20h – O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim – Cia Canta Circo e Teatro e Cínica Cia – São Caetano do Sul (SP) – Teatro Fernando Torres
26 de junho – Quinta-feira
14h – O brincado romance de Flora e Valentin – Cia. de Arte Popular – Duque de Caxias (RJ) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Xinfrim – Cia Pé de Cana – Iracemápolis (SP) – Teatro de Rua
20h – Candelária – Trupe Investigativa Arroto Cênico – Nova Iguaçu (RJ) – Teatro Fernando Torres
27 de junho – Sexta-feira
09h – Cortejo “Olha o Palhaço no meio da rua” – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Rua
10h – Fuscalhaço – Grupo Árvore – Vitória (ES) – Teatro de Rua
14h – As aventuras de João, a princesa e o tapete voador – Rococó Produções Artísticas e Culturais Porto Alegre (RS) – Teatro Fernando Torres
18h – Dulcineia – Grupo Teatral De 4 No Ato – (RJ) – Teatro de Rua
20h – Tudo acontece numa segunda feira de manhã – Núcleo Piedade de Teatro – (SP) – Teatro Fernando Torres
28 de junho – Sábado
14h – A cigarra e a formiga, sim senhor- Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) -Teatro Fernando Torres
16h – Nas Trilhas da Tramp – Um Concerto em Si Mesmo – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Praça da Matriz
19h – O Santo e a Porca – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Guaçuí (ES) – Teatro Fernando Torres
20h30 – Cerimônia de premiação e encerramento do 25º Festguaçuí.
Fenecon: 4ª edição do maior encontro de negócios e agroturismo do sul do Espírito Santo acontece entre os dias 13 e 16 de novembro
A 4ª edição da Feira de Negócios de Conceição do Castelo tem entrada gratuita e programação com mais de 150 expositores, gastronomia, shows locais e nacionais, além de apresentações culturais, palestras e muito mais
Conceição do Castelo se prepara para, mais uma vez, ser a capital dos negócios e agroturismo capixaba. É que vem aí a FENECON 2025, a Feira de Negócios de Conceição do Castelo, a maior feira de negócios e agroturismo do Sul do estado, que acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, com ENTRADA GRATUITA, no Parque de Exposições e Eventos Joaquim Pinto Filho, o Sanfonão.
Serão quatro dias de programação com mais de 150 expositores apresentando seus produtos e serviços, do pequeno ao grande empresário capixaba, incluindo avanços em tecnologias e insumos agrícolas. Além disso, vai oferecer rodada de negócios, palestras e painéis voltados a produtores rurais, empreendedores de turismo, startups de economia criativa e indústrias locais, com temas como mercado de turismo rural, empreendedorismo, mundo digital no campo entre outros assuntos.
O entretenimento também será um dos destaques do evento. Além de uma praça de alimentação com pratos típicos, delícias regionais e a famosa carne na lata, o evento também contará com muita música, de apresentações de grupos folclóricos a shows de artistas locais e nacionais. Turismo de experiência, atividades de aventura, fazendinha, circuito de trilhas e passeios pela natureza da região também fazem parte da feira, valorizando o ecoturismo e o estilo de vida regional.
Com realização da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo – ACICC e parceiros institucionais, a feira consolida seu papel de catalisadora de negócios para o interior capixaba, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura local, o artesanato, a gastronomia e o ecoturismo da região. “A FENECON é muito mais que uma feira: é uma imersão na cultura e nas belezas de Conceição do Castelo. É networking, troca de experiências, conhecimento e vendas. Queremos que a FENECON 2025 funcione como ponto de virada, conectando quem produz, quem empreende e quem visita — e criando novas frentes de negócios que reforcem o interior do Espírito Santo como destino de turismo, conhecimento e investimento”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo, Flavio Augusto Cola Rocha.
A Fenecon é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo – ACICC, e tem como apoiadores e parceiros: Governo do Estado; SEBRAE; ADERES; SICOOB; SERRANA COOP; Prefeitura de Conceição do Castelo; Montanhas Capixabas C&VB.
4ª edição da FENECON 2025 – Feira de Negócios de Conceição do Castelo
Quando: 13 a 16 de novembro
Local: Sanfonão: ES-165, s/n – Pedro Rigo, Conceição do Castelo – ES
Horário: quinta e sexta (13/11 e 14/11) de 18h às 22h, sábado (15/11) de 16h às 22h e domingo (16/11) de 10h às 16h.
ENTRADA GRATUITA
Acompanhe o instagram do evento @fenecon.es e fique por dentro de todas as novidades e programação completa
Reconhecida por sua voz marcante e dedicação autêntica ao samba, a cantora capixaba Juana Zanchetta celebra 18 anos de trajetória musical com uma novidade. A voz que lidera o projeto SambaJu acaba de lançar sua primeira música solo, “Perdi a Direção”, uma composição inédita do letrista carioca Thiago Lima, nas plataformas digitais.
A parceria com Thiago se deu após uma busca de Juana por letras que a representassem como artista e pessoa. Com produção de Wellington Monteiro, a faixa romântica foi feita entre o Rio de Janeiro, no estúdio do produtor, e Vitória, no estúdio Funky Pirata, e é definida como um samba moderno marcado por um balanço contagiante e um refrão que gruda na cabeça.
“Esse momento representa a abertura de uma nova porta dentro da minha carreira. Já fiz turnê internacional, toquei pelo Brasil e em vários palcos do Estado e gravei canções autorais junto do Bloco Bleque, grupo do qual fiz parte junto com Gustavo Macacko e o saudoso Alexandre Lima. Mas nunca tinha feito algo meu, lançado uma música que tivesse a minha cara, que foi escolhida por mim e interpretada do meu jeito”, salienta.
Sobre a música, Juana explica que ela aborda a conquista amorosa e que deu ‘match’ com o que ela pensa na mesma hora em que leu. “É um presentão porque eu pude trabalhar em cima dela da minha maneira. Tanto o Thiago quanto o Wellington me deixaram bem à vontade para gravar a canção do meu jeito”, revela a artista, que planeja lançar um projeto maior no próximo ano.
A nova canção está confirmada no repertório do show que a cantora fará na “Feijoada da Nação”, tradicional evento de samba da escola Unidos de Jucutuquara, que acontece neste domingo, dia 9 de novembro, na quadra da agremiação.
Sobre Juana Zanchetta
Juana Zanchetta traz na bagagem uma fase enriquecedora no Bloco Bleque, que a levou a palcos nacionais e internacionais, entre 2007 e 2022. Junto do projeto idealizado por Gustavo Macacko e Mauricio Baia, ela cantou no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e se apresentou para um público de 25 mil pessoas num evento de samba na Alemanha. A voz da capixaba também aparece em “Só Tem Jogador”, canção gravada pelo grupo ao lado de Gabriel O Pensador e que esteve na trilha sonora do jogo “Fifa 12”.
Em 2013, a artista lançou seu projeto solo, inicialmente como Juana Zanchetta e Banda, e que evoluiu para SambaJu, no qual explora um repertório eclético e desenvolto trazendo canções que vão das raízes do samba e pagode até os atuais sucessos da música brasileira.
O projeto já passou por importantes eventos como Baile Voador, Festival Delírio Tropical, em Vila Velha, e a Arena de Verão de Vitória. No currículo da cantora estão participações no show de despedida de Saulo Fernandes da Banda Eva e em uma das edições capixabas do Bloco do Silva, além de já ter cantado na tradicional roda de samba da Vila do Samba, em São Paulo.
O palco do Teatro Sesi, em Vitória, volta a se transformar em cenário de fantasia nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 19h30, com o concerto especial “Trilhas de Filmes Infantis”, apresentado pela Orquestra Camerata Sesi. A noite faz parte do Festival Sesi Som, que celebra os 25 anos do Teatro do Sesi com uma programação que encanta públicos de todas as idades.
No repertório, uma seleção emocionante de músicas que marcaram gerações no cinema como Frozen, O Rei Leão, Toy Story, Moana, Shrek, Up: Altas Aventuras, Os Incríveis e Como Treinar o Seu Dragão. Com arranjos orquestrais inéditos, o espetáculo promete levar o público a uma viagem sensorial por histórias que despertam ternura, magia e muita imaginação.
Cantora Liege Milhioli. Foto: André Leão
A apresentação conta com a participação especial da cantora Liége Milhioli, que dará voz a essas trilhas inesquecíveis e promete encantar a plateia com interpretações emocionantes. Filha e neta de cantores, ela iniciou a carreira no canto ainda na infância, com trabalhos em estúdio e apresentações profissionais desde os 11 anos. Liége conta com 2 CDs autorais gravados e mais de 40 projetos audiovisuais como backing, além de solista convidada por orquestras e projetos culturais nacionais. Ela também é fonoaudióloga especialista em Canto e preparadora vocal.
Orquestra Camerata Sesi – Temporada Pop: Trilhas de Filmes Infantis – com a cantora Liege Milhioli
Quando: 24 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h30
Endereço: Teatro Sesi(Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória)
Valores: R$ 40,00 (meia entrada) | R$20,00 (meia solidária) – Itens para arrecadação material de limpeza: 01 galão de 5L de água sanitária ou Kit de 10 frascos de detergente ou 01 caixa de sabão em pó ou 01 galão de 5L de desinfetante