Concurso vai premiar estudantes e profissionais da arquitetura com as melhores ideias para transformar o Parque da Prainha
Esta é a segunda edição do concurso ‘Reimagina’, liderado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Espírito Santo (IAB-ES), em parceria com o Festival Movimento Cidade
O que você mudaria no Parque da Prainha, em Vila Velha? Como deixar o espaço mais democrático, arborizado, “dialogando” com o mar, a floresta, as casas históricas, o Batalhão do Exército e a piscicultura? A região passou por uma reforma recente, mas tratando-se de um espaço tão emblemático para a história do nosso Estado, boas ideias são sempre bem-vindas para agregar ainda mais valor. Pensando nisso, o Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Espírito Santo (IAB-ES), lançou a segunda edição do concurso “Reimagina”, um convite para que estudantes de arquitetura e urbanismo e recém-formados apresentem projetos de intervenção na região da Prainha.
A ideia é uma parceria com o Festival Movimento Cidade, maior festival de artes integradas do Estado, que neste ano acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto, na Prainha. A parceria começou em 2023, quando o Festival aconteceu no Centro Cultural Carmélia, em Vitória. Naquela ocasião, o “Reimagina” propôs mudanças no combalido Carmélia – e agora, com a ida do evento para Vila Velha, o concurso “atravessou a Terceira Ponte” junto.
No dia 10 de agosto, serão realizadas visitas guiadas na Prainha, em que os participantes terão o apoio da comunidade para entender as necessidades do local. Representantes comunitários estarão à disposição para dialogar sobre o que eles buscam no espaço. Através dessas visitas técnicas na região, os participantes receberão orientações de arquitetos capixabas renomados em diversas áreas, incluindo Patrimônio Histórico, Urbanismo, Projetos Corporativos e Interiores, Representação Gráfica, Paisagismo, e Projetos Institucionais e Culturais.
Os participantes poderão entregar os seus projetos até o dia 11 de agosto. Por se tratar de uma entrega de projeto de arquitetura, é necessário que o inscrito seja estudante ou profissional recém-formado em Arquitetura e Urbanismo. Mas a visita guiada é aberta para público geral. Os projetos podem ser feitos de forma individual, mas também podem ser elaborados em equipe de até três integrantes. Os projetos precisam ser enviados para o e-mail secretaria@iab-es.org.br.
Segundo a diretoria do IAB/ES, o Reimagina é feito com o objetivo de despertar as possibilidades pensadas pela população acerca da utilização de edificações e espaços públicos, assim enfrentando o desafio do abandono nas regiões centrais das grandes cidades brasileiras. “O Reimagina é uma forma de ressaltar a importância de locais culturais em áreas públicas, contribuindo assim para a moldagem do futuro por meio da arquitetura”, diz o instituto.
Serão escolhidos três projetos finalistas e mais três que receberão menção honrosa. O resultado será debatido e avaliado por seis especialistas convidados pelo IAB/ES, com divulgação do vencedor no dia 15 de agosto e os trabalhos em exposição durante todo o Festival Movimento Cidade. Os três primeiros colocados receberão uma premiação em dinheiro.