Um dos maiores nomes da cultura brasileira e que recentemente teve sua biografia retratada nas telonas, Ney Matogrosso é o homenageado do 32º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, na capital capixaba. Além da música, o artista é marcado por uma trajetória expressiva como ator no cinema brasileiro, destacando-se ainda como diretor de espetáculos musicais e teatro. Como parte da homenagem, o artista receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação inédita e biográfica, que trata da sua vida e trajetória profissional.
TRAJETÓRIA
O ano de 2025 marca os 50 anos de carreira solo de Ney Matogrosso. Cantor, compositor, dançarino, ator, iluminador e diretor, o artista conquistou o Brasil no ano de 1973 com o Secos & Molhados, grupo musical que ganhou as paradas musicais com sucessos como Sangue Latino e Rosa de Hiroshima. O cantor estreou em carreira solo com o álbum Água do Céu – Pássaro (1975) e desde então lançou uma série de discos que o colocam como um dos artistas mais arrojados do Brasil e dono de canções que fazem parte do imaginário dos brasileiros como Seu Tipo, Tanto Amar, Bandido Corazón (presente de Rita Lee para Ney), Pro Dia Nascer Feliz (ele foi o primeiro artista a gravar uma canção de Cazuza) e o forró Homem com H, gênero musical até então inédito no repertório do artista, que se tornou um de seus grandes sucessos.
Conhecido por sua excelência profissional e dono de um raro registro vocal, Ney Matogrosso tem uma carreira que extrapola a música. Desde o final da década de 1980, quando estreou como ator no clássico Sonho de Valsa (1987), da diretora Ana Carolina, ele já esteve em quase 20 filmes, entre curtas e longas-metragens.
Sua carreira no audiovisual se destaca por trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, em filmes como Sol Alegria (2018), de Tavinho Teixeira; Primeiro Dia de um Ano Qualquer (2013), de Domingos de Oliveira; e Gosto de Fel, de Beto Besant (2025). Um dos trabalhos mais delicados do ator é no filme Depois de Tudo (2008), de Rafael Saar. Ao lado do ator Nildo Parente, ele interpreta um dos integrantes de um casal que mantém sua sexualidade em sigilo.
Outro papel de destaque na carreira de Ney Matogrosso foi em Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, em que Ney interpreta o personagem título. A partir deste trabalho, ele cria uma parceria com a diretora e esteve presente em vários de seus filmes lançados posteriormente como Poder dos Afetos (2013); Ralé (2015) e A Alegria é a Prova dos Nove (2023).
Ney também tem incursões nos palcos como diretor teatral. Na década de 1980, ele dirigiu Estrela de Cinco Pontas, com o Grupo Hombu e a cantora e atriz Bia Bedran. Em 1999, ele dividiu com Cininha de Paula, a direção do musical Somos Irmãs, sobre a vida das cantoras Linda e Dircinha Batista, interpretadas pelas atrizes Suely Franco e Nicette Bruno. Em 2010, ele retorna aos palcos para dirigir o amigo Marcus Alvisi, no solo Dentro da Noite, adaptação de dois contos do escritor João do Rio.
Além do teatro, ele também foi iluminador e diretor de alguns espetáculos musicais. Na década de 1980, ele dirigiu dois shows emblemáticos para a cultura pop brasileira. Em 1986, Ney era o homem por trás da produção de Rádio Pirata, do RPM, espetáculo que lotou estádios e gerou um disco ao vivo homônimo, que vendeu três milhões de cópias e transformou a banda em um dos maiores sucessos do pop rock no Brasil. Em 1988, Ney foi o responsável pelo show Ideologia, de Cazuza, que gerou o álbum ao vivo O Tempo Não Para (1999), trabalho derradeiro do artista carioca nos palcos.
Musin 2026: Grupo Triii, Tiquequê e “Show da Luna!” se apresentam de graça na Pedra da Cebola, em Vitória
Evento acontece nos dias 19 e 20 de junho, e além de shows, haverá ainda espaço de experimentação musical, atividades lúdicas, brincadeiras e concurso de fantasias
Vitória se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais queridos pelas famílias capixabas. Neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de junho, o Parque da Pedra da Cebola sedia a 5ª edição do Musin – Festival Música na Infância, único festival exclusivamente voltado para o público infantil no Espírito Santo. Com entrada gratuita, o acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação. Na programação estão nomes como o Grupo Triii, Tiquequê e “O Show da Luna!”, além do aguardado Concurso de Fantasias, realizado exclusivamente no sábado (20) com inscrições no local.
Além de grandes nomes da música infantil brasileira, a programação também envolve atividades interativas, experiências artísticas, brincadeiras ao ar livre e ações de solidariedade. Desde sua criação, em 2022, o evento é um espaço no qual a infância é celebrada com respeito, sensibilidade e acesso à cultura de qualidade. “O Musin é, para muitas crianças, o primeiro festival de suas vidas. Hoje elas têm a oportunidade de crescer cercadas por música, arte e cultura desde cedo. Ao longo dessas cinco edições, o festival vem construindo um legado afetivo e cultural que já marca toda uma geração”, destaca Daniel Morelo, diretor do festival.
Atrações musicais
A programação deste ano traz atrações nacionais consagradas. Entre elas está o Grupo Triii, referência da música infantil brasileira, que apresenta o espetáculo “Miudinho”, reunindo canções conhecidas como “Viro, Vira, Virou”, “A E I O U” e “Pão Pão Pão”, além de brincadeiras e momentos de interação com o público.
O sábado será marcado por duas grandes atrações. O Tiquequê, dupla formada por Diana Tatit e Wem, sobe ao palco com o espetáculo “Coleções”, uma experiência musical, visual e sensorial inspirada no universo infantil. E encerrando a programação artística, o fenômeno “O Show da Luna!” promete transformar o parque em um grande laboratório de descobertas, ciência, música e imaginação, levando ao palco os personagens Luna, Júpiter e Cláudio em um espetáculo repleto de interação, dança e aprendizado.
Concurso de Fantasias
Além dos shows, o público poderá participar do tradicional Espaço de Experimentação Musical, de atividades lúdicas espalhadas pelo parque, brincadeiras ao ar livre, gincanas e do já aguardado Concurso de Fantasias.
As inscrições para o Concurso de Fantasias serão realizadas exclusivamente no sábado, até as 13 horas, na Tenda de Identificação instalada no próprio parque.
Democratização da cultura
Foto: Claudio Postay
O Musin também reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Na sexta-feira, cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de Vitória participarão das atividades do festival em uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Escolas e secretarias de outros municípios também são convidadas a participar da programação.
“O Musin nasceu da compreensão de que a infância merece experiências culturais pensadas com qualidade, sensibilidade e respeito. Realizar a quinta edição é reafirmar que Vitória precisa seguir investindo em ações que unam formação, arte e convivência familiar. Quando uma criança vive a música de forma intensa desde cedo, amplia seu repertório, sua imaginação e seu vínculo com a cidade”, afirma Simone Marçal, diretora do festival.
Ação solidária
O festival também promove uma importante ação solidária em apoio à causa animal. Durante os dois dias de evento, o público será convidado a doar 2 quilos de ração para cães ou gatos ou contribuir com R$ 20. Em troca, receberá um brinde oficial do Musin.
As doações serão destinadas à ONG Gatinhos Pedra da Cebola, que atua no cuidado dos animais que vivem no parque e em seu entorno.
Musin – Festival Música na Infância 2026
Quando: 19 e 20 de junho de 2026
Local: Parque da Pedra da Cebola – Vitória (ES)
Entrada gratuita. Não haverá retirada de ingressos. O acesso será liberado por ordem de chegada e sujeito à lotação.
Doações: 2 kg de ração para cães ou gatos ou contribuição de R$ 20 em apoio à ONG Gatinhos Pedra da Cebola.
O fim de semana será animado na tradicional região da Ilha das Caieiras. De 19 a 21 de junho, acontece o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras. Com entrada gratuita, o evento vai reunir artistas de diferentes estilos e valorizar a produção cultural capixaba em um dos cenários mais tradicionais da capital.
A abertura do festival acontece na sexta-feira (19), a partir das 16h, ao som da DJ Negana. À noite, a cantora Flávia Mendonça, uma das principais vozes da música capixaba, sobe ao palco para um show repleto de sucessos. Ela vai apresentar o show “Arraiá da Lôra”, uma mistura de forró, piseiro, arrocha e sertanejo com uma pitada de arrasta pé.
Ainda na sexta-feira, o público vai poder acompanhar as emoções da Copa do Mundo através de um telão instalado na área do festival.
No sábado (20), a programação musical começa às 12h com a apresentação voz e violão de Pamela Moreira. Na sequência, Felipe Rodrigues sobe ao palco para animar o público. Encerrando a noite, a Banda Casaca, um dos maiores símbolos da música capixaba, promete um espetáculo repleto de energia, misturando o tradicional congo do Espírito Santo com influências do rock e da música popular brasileira.
O encerramento acontece no domingo (21) com uma sequência de atrações, com o melhor do samba e do pagode. O tradicional “Almoço com Samba” será comandado pelo Grupo Olhar de Sedução, com participação especial de Aline Martins. Na sequência, a Escola de Samba Pega no Samba leva toda a energia do carnaval capixaba para a Ilha das Caieiras. A cantora Monique Rocha também integra a programação, seguida pelo grupo Leq Samba, responsável por fechar o festival com chave de ouro.
Gastronomia, cultura e empreendedorismo
Além da programação musical, o Festival São Pedro Gourmet celebra a riqueza cultural e gastronômica da Ilha das Caieiras, um dos principais cartões-postais de Vitória. Durante os três dias de evento,o público vai saborear pratos típicos da culinária capixaba preparados por empreendedoras locais, valorizando tradições que atravessam gerações e ajudam a movimentar a economia da comunidade.
A edição especial tem como destaque o protagonismo feminino, evidenciando histórias de trabalho, dedicação e superação de mulheres que fazem da gastronomia uma importante fonte de renda e preservação da identidade cultural da região. Manifestações da cultura popular, como a apresentação da Quadrilha Arraiá Estrela Cadente, também marcam presença no agito.
O público que visitar o Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras também terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da chef e empresária Cláudia Rocha, campeã do reality gastronômico “Na Brasa 2023” (TV Vitória). Referência no segmento de churrasco e gastronomia no Espírito Santo, ela marca presença no evento levando sua experiência, talento e sabores que conquistaram o paladar dos capixabas.
Festival São Pedro Gourmet – Edição Mulheres Empreendedoras
O Coral ArcelorMittal é uma das atrações do 26º Encontro Cachoeirense de Corais, que acontece neste sábado (20), às 20h, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim. Com entrada gratuita, o evento integra a programação da Festa de São Pedro, promovida pela Paróquia de São Pedro, e reúne grupos de diferentes regiões do Espírito Santo em uma celebração da música coral. A apresentação ganha um significado especial para o coral que, neste ano, celebra 40 anos de trajetória. Fundado em março de 1986, ele é referência cultural no Espírito Santo reunindo diferentes gerações, promovendo convivência, inclusão e valorização da diversidade.
Atualmente com cerca de 40 integrantes, o coral reúne vozes de pessoas entre 30 e 90 anos, formando um coletivo que traduz, na prática, o encontro entre experiências, histórias de vida e diferentes perspectivas. Tudo sob a regência da maestra Ângela Volpato e do maestro Adolfo Alves, fundador do grupo.
Para a apresentação em Cachoeiro de Itapemirim, o coral preparou um repertório que combina diferentes estilos e épocas da música. O público vai apreciar desde a grandiosidade do clássico “Aleluia”, de G. F. Haendel, até sucessos da música popular brasileira, como “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Sinônimos”, de Paulo Sérgio, Cláudio Noam e César Augusto, e “Anunciação”, de Alceu Valença. As canções ganham interpretações especiais em arranjos assinados pelos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato, refletindo a versatilidade e a identidade musical do grupo.
A presidente do Instituto Parceiros do Bem, Simone Marçal, destaca que participar de eventos como o Encontro Cachoeirense de Corais reforça o papel transformador da cultura. “O Coral ArcelorMittal representa muito mais do que uma atividade artística. Ele cria vínculos, promove bem-estar, fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima pessoas por meio da música. Estar em um evento tão tradicional como este é uma oportunidade de compartilhar essa trajetória e celebrar a força da cultura como instrumento de conexão entre as comunidades”, destaca.
Além do Coral ArcelorMittal, participam do encontro o Coral Cameria (Ifes), Coral Musicar Brasil, Coral Viva Você (Sedu), Coral Vozes de Cachoeiro e o Coro São Pedro.
26º Encontro Cachoeirense de Corais
Quando: 20 de junho (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Catedral de São Pedro – Rua Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim