Conecte

Gastronomia

Cuco Gastrobar: chef formado no Le Cordon Bleu lança reduto gastronômico de proposta inovadora na Mata da Praia

Comandado pelo chef Caio Miranda e o irmão Caique, o reduto gastronômico recém-inaugurado em Vitória propõe uma experiência sensorial irreverente, com gastronomia arrojada e ambiente intimista

Postado

em

Viver é compreender, dia após dia, que o tempo aproveitado com qualidade é a melhor das conquistas. Quando o relógio desacelera e os sentidos ganham espaço, nascem experiências marcantes e memoráveis. Essa é parte da essência do Cuco Gastrobar, reduto gastronômico recém-inaugurado na Mata da Praia, em Vitória, sob o comando do chef Caio Miranda Simões e do irmão Caique. O espaço propõe uma pausa na rotina e um passeio por sabores autorais, que transitam entre a culinária brasileira e internacional, munido de leveza, criatividade e um quê de afeto em cada prato.

O menu é autêntico e carrega consigo toques da influência de cada culinária encontrada nos empreendimentos mais irreverentes e requisitados em São Paulo. “Todos os pratos foram pensados para compartilhar, possibilitando aos clientes que explorem o menu por completo e assim flutuem entre culinárias regionais brasileiras com toques de gastronomia peruana, japonesa e libanesa”, destacam os irmãos e sócios. Já a carta de drinques autorais, foi desenvolvida em parceria com o bartender Misael Rodrigues, amigo de Caio da época de atuação no Animus, em Pinheiros (SP).

Além da alta gastronomia e da coquetelaria inovadora, o Cuco se destaca ainda por seu ambiente acolhedor, com música ambiente leve, iluminação intimista e atendimento atento aos detalhes. A casa também é pet friendly, um convite para que seus visitantes levem seus companheiros de quatro patas e tornem a experiência ainda mais marcante.

PORK’N CORN do Cuco Gastrobar

Menu com identidade

A cozinha do Cuco une referências da culinária brasileira com toques da gastronomia peruana, libanesa e japonesa, sempre com liberdade criativa e um toque autoral. Os pratos foram pensados para serem compartilhados, reforçando a ideia de aproximação e descoberta.

Entre os destaques do menu está o Língua Sandô, um sanduíche de língua bovina empanada no panko, servido com coleslaw e maionese de raiz forte, que tem surpreendido os visitantes. Também surpreendem o Crudo de Sol, uma versão criativa com carne de sol e maionese de manteiga de garrafa, o Tiradito Baiano, sashimi de peixe branco servido com patacones (discos de banana-da-terra verde fritos, um prato popular originário da Colômbia e consumido em diversos países da América Latina), e o Pork n’ Corn, pancetta de porco embebida no chutney de tomate, glace e musseline roxo de milho com beterraba assada.

A sobremesa fica por conta do Bolo de Azeite, que chega à mesa mergulhado no creme inglês, acompanhado de geleia da fruta da estação e nutz caramelizadas.

Já na coquetelaria, além de clássicos como caipirinhas, Aperol Spritz e Fitzgerald, há também uma seleção de drinques autorais. O queridinho do momento é o Capsicum, uma irreverente e saborosa união entre tequila infusionada com pimenta de cheiro, xarope de coentro e limão. Há também o Labrusca, a união harmoniosa entre vodka importada infusionada com café em grãos, Jerez Manzallina e Martini, e o Malus, clarificado de rum, hortelã e maçã verde.

Drink autoral Labrusca

Do sonho de infância à transição de carreira: os bastidores do Cuco

Desde pequenos, incentivados pelo pai, os irmãos Caio e Caique sempre tiveram contato com a gastronomia e tinham o sonho de abrir um restaurante quando fossem se aposentar. Caio é formado em Engenharia Civil, com breve atuação na área, mas, diante da desilusão profissional, enxergou o momento perfeito para começar a correr atrás do seu sonho. Vendeu o carro, foi para São Paulo, onde participou do curso Cousine da Le Cordon Bleu. Mesmo antes de terminar o curso já começou a trabalhar.

Foi no Borgo Mooca (citado no guia Michellin) que ele iniciou sou jornada. Por lá, ficou 5 meses. Em seguida, foi a vez de trabalhar no Grupo D.O.M, no qual atuou no próprio D.O.M (duas estrelas Michellin) e no Dalva e Ditto.

Depois de alguns meses, Caio foi trabalhar no Trattorita Evvai (duas estrelas MIchellin), onde participou de eventos e do processo de abertura da casa. Nos seus últimos meses em São Paulo, o chef trabalhou no Animus (citado no guia Michellin). Ao retornar para Vitória, tinha apenas o intuito de descansar e, então, ir trabalhar na Europa. O que parecia transitório, trouxe consigo uma grande oportunidade: a de abrir uma casa que proporcionasse experiências semelhantes às quais ele mais admirava em SP.

Eis que o sonho de infância ganha forma e vida: Cuco Gastrobar, tendo ao lado seu irmão e sócio Caique Miranda Simões.

A escolha do nome Cuco

Bolo de Azeite

Antes mesmo de definirem o nome do estabelecimento, Caio e Caique tinham como missão levar ao público capixaba o sentimento de tempo aproveitado com qualidade. “Nós queríamos um nome curto, que ao mesmo tempo fosse marcante e de alguma forma homenageasse nossos pais”, explicam.

Foi então que, por sugestão da mãe Cerise Miranda Simões, surgiu Cuco. “Além de ser um pássaro que remete à passagem de tempo, também faz uma brincadeira gramatical com ‘mestre cuca’, uma referência ao nosso pai, Carlos Alberto Rui Simões. Esse é um título dado pelos amigos, pois ele sempre era o responsável pela comida e alvo de elogios”, lembram. Já para prestar uma homenagem à mãe (cujo significado do nome é cereja na língua francesa) foi inserida uma cereja no bico do pássaro na logomarca e na paleta de cores do empreendimento.

Cuco Gastrobar

Endereço: Rua Rozendo Serapião de Souza Filho, 691, Mata da Praia – Vitória

Funcionamento: Terça a Sexta – 18h30 às 23h | Sábado – 17h às 00h

Informações e reservas: (27) 99707-9769

Instagram: @cuco.gastrobar

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Grupo Coroa anuncia novo rótulo de cerveja

A Coroa Beer, pilsen puro malte produzida na fábrica da Cervejaria Teresense, será lançada no dia 15 de dezembro

Postado

em

Fica a Dica ES

Para quem aprecia descobrir novos sabores, experimentar rótulos regionais e celebrar encontros com uma boa pilsen gelada na mão, vem aí uma novidade. O Grupo Coroa lança, no dia 15 de dezembro, a Coroa Beer, sua nova pilsen puro malte produzida na fábrica da Cervejaria Teresense, em Santa Teresa. O rótulo nasce com a proposta de atender ao público que busca puro malte com perfil alinhado ao paladar do Espírito Santo.

A Coroa Beer chega ao mercado em garrafas de 600 ml, distribuída nos principais supermercados do Estado. O produto estará disponível para os consumidores logo após o lançamento.

A receita da pilsen foi desenvolvida de forma colaborativa e reúne décadas de experiência na produção cervejeira nacional e regional. O objetivo é oferecer uma opção com características adaptadas ao gosto do consumidor capixaba, combinando método técnico de produção e fabricação local.

Para o sócio-proprietário do Grupo Coroa, Ademar Bragatto, o lançamento concretiza um projeto antigo da empresa. “A entrada no mercado cervejeiro sempre foi um desejo nosso. A Coroa já é sinônimo de tradição e sabor entre os capixabas e agora queremos expandir essa experiência com uma cerveja que representa a essência do nosso grupo. Como apreciador de cerveja, acompanhei de perto todas as etapas do desenvolvimento do novo produto”, afirma.

A marca destaca que a aposta no segmento considera um público cada vez mais exigente e atento à procedência. A Coroa Beer nasce a partir dessa leitura — valorizando qualidade, identidade regional e um estilo de consumo que cresce no Espírito Santo.

Continue Lendo

Cultura

Música ao vivo vai agitar os dias de Jacaraípe Gourmet. Confira as atrações do festival gastronômico!

Com nomes da cena capixaba, o evento leva cultura, diversão e gastronomia de ponta a 17 estabelecimentos do balneário de Jacaraípe, na Serra, de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro

Postado

em

Além dos pratos exclusivos e experiências gastronômicas, o 1º Jacaraípe Gourmet, que começa neste final de semana, vai embalar o público com uma programação musical diversificada, espalhada pelos 17 estabelecimentos participantes. O festival, que acontece de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro, será ponto de encontro para quem valoriza a boa culinária, cultura e o clima leve do balneário.

Com estilos que vão do MPB ao pop, artistas capixabas se apresentam de forma intimista em cada estabelecimento, garantindo uma trilha sonora especial para acompanhar as criações do festival: pratos à base de frutos do mar e as sobremesas de dar água na boca.

Rômulo Tertúlia se apresenta no sábado (15), no Catuá Restaurante

A abertura do festival acontece no dia 14 de novembro com nomes como Zelão e Marcinho, Wesley Silva, Suzi Martins e Kako Tovar, Marcos Bifão e Luiz Massa dando início à festa de sabores e sons.

No sábado, feriado de 15 de novembro, é a vez de Márcio Gabriel e Sanfoneiro, Suzi Martins e Banda Du Luar, além de outros nomes, animarem os principais pontos do roteiro.

Já no segundo fim de semana, entre 21 e 23 de novembro, o público vai poder conferir shows de Cris Hitz, Som de Dois, Elbinho Sanes, Aru Dias, Anderson Januário e do saxofonista Flávio Paiva, que encerra o festival com apresentação.

O Festival Jacaraípe Gourmet

O balneário de Jacaraípe se prepara para receber a 1ª edição do Jacaraípe Gourmet, festival que vai transformar o destino em um roteiro de sabores, experiências e boa música. O evento acontece nos fins de semana de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro, reunindo 17 estabelecimentos locais em uma celebração à gastronomia, reunindo restaurantes, docerias e sorveteria, com opções a partir de R$ 15.

Cada estabelecimento participante criou uma receita exclusiva especialmente para o festival. Há opções individuais e também para compartilhar. Uma outra novidade é o Bustour gastronômico, um passeio gratuito pelos restaurantes, com paradas de cinco minutos em cada local e um guia apresentando curiosidades sobre a região, os pratos e os pontos turísticos de Jacaraípe.

O Jacaraípe Gourmet é uma realização da ACEBAJ (Associação Comercial do Balneário de Jacaraípe), em parceria com o Instituto Panela de Barro e o Sebrae-ES.

Marcos Bifão se apresenta na sexta (14), na Cabana do Luiz

Confira a programação musical completa do 1º Jacaraípe Gourmet

14 de novembro (Sexta-feira)

Estabelecimento: Pizzaria Surf

⁠Cantor: Zelão e Marcinho

Horário: 20h às 23h30

Estabelecimento: Beach’s Gastrobar

Cantor: Wesley Silva

⁠Horário: 19h30 às 22h30

Estabelecimento: Restaurante Berro D’água

Cantor: Suzi Martins e Kako Tovar

Horário: 19h às 22h

Estabelecimento: Cabana do Luiz

⁠Cantor: Marcos Bifão

⁠Horário: 20h30 às 00h

Estabelecimento: Tatah Doceria

Cantor: Giumar Gomes

Horário: 18h30 às 22h

Estabelecimento: Catuá Restaurante

Cantor: Luiz Massa

Horário: a partir das 19h

Estabelecimento: Dona Nete

Cantor: Rogério Guimarães

Horário: a partir das 19h

15 de novembro (Sábado)

Estabelecimento: Encontro Pizzaria

Cantor: Banda Du Luar

⁠Horário: 20h às 23h30

Estabelecimento: Bar do Mineiro

Cantor: Márcio Gabriel e Sanfoneiro

Horário: 17h às 21h

Estabelecimento: Beach’s Gastrobar

Cantor: Cris Hitz

Horário: 19h30 às 22h30

Estabelecimento: Restaurante Rei do marisco

Cantor: Suzi Martins

Horário: 11h às 17h

Estabelecimento: Cabana do Luiz

Cantor: Dary e Dorcas

⁠Horário: 20h30 às 00h

Estabelecimento: Sargo Restaurante

⁠Cantor: Sergio Silva

Horário: 19h às 22h

Estabelecimento: Dona Nete

Cantor: Rogério Guimarães

⁠Horário: a partir das 19h

Estabelecimento: Catuá Restaurante

Cantor: Rômulo Tertúlia

Horário: a partir das 19h

21 de novembro (Sexta-feira)

Estabelecimento: Pizzaria Surf

⁠Cantor:  Alairson Costa

Horário: 20h às 23h30

Estabelecimento: Beach’s Gastrobar

Cantor: Som de Dois

⁠Horário: 19h30 às 22h30

Estabelecimento: Recanto Miramar

Cantor: Elbinho Sanes

⁠Horário: 19h às 22h

Estabelecimento: Cabana do Luiz

⁠Cantor: Banda 7+

Horário: 20h30 às 00h

Estabelecimento: Catuá Restaurante

Cantor: Cris Hitz

Horário: a partir das 19h

22 de novembro (Sábado)

Estabelecimento: Restaurante Delicias do Coco

⁠Cantor: Anderson Januário

⁠Horário: 11h às 15h

Estabelecimento: Beach’s Gastrobar

⁠Cantor: Átila Rocha

⁠Horário: 19h30 às 22h30

Estabelecimento: Cabana do Luiz

⁠Cantor: Aru Dias

Horário: 20h30 às 0h

Estabelecimento: Sargo Restaurante

Cantor: Sergio Silva

⁠Horário: 19h às 22h

Estabelecimento: Tatah Doceria

Cantor: Giumar Gomes

Horário: 16h30 às 20h

Estabelecimento: Catuá Restaurante

Cantor: Alairson

⁠Horário: a partir das 19h

23 de novembro (Domingo)

Estabelecimento: Restaurante Santuzzi

Cantor:  Flávio Paiva (saxofonista)

Horário: 11h às 14h30

1º Jacaraípe Gourmet

Quando: de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro

Local: diversos restaurantes de Jacaraípe, na Serra

Informações: @jacaraipegourmet

Continue Lendo

Gastronomia

Parque das Castanheiras, em Vila Velha, ganha novo point cervejeiro

Cervejaria Bigstep oferece 10 estilos de chope de fabricação própria, drinks, carta de vinhos e carnes na parrilla

Postado

em

O Parque das Castanheiras, na Praia da Costa, em Vila Velha, acaba de ganhar um novo reduto gastronômico e cervejeiro. Já conhecida do grande público, a Bigstep promete ser um novo ponto de encontro para os apreciadores de boa gastronomia e cervejas artesanais, oferecendo 10 estilos de chopes de fabricação própria, além de bar de drinks, carta de vinhos e uma cozinha especializada em carnes especiais preparadas na parrilla.

No novo point, o público vai encontrar os últimos lançamentos da cervejaria, como a Witbier com tangerina – em collab com a banda Macucos – e a Session Hazy IPA, aposta para o próximo verão. Famosa por participar de grandes eventos e festivais, além de ter realizado seu próprio festival com grandes nomes nacionais, incluindo Paralamas do Sucesso e Raimundos, a Bigstep também possui uma loja dentro do Hortomercado na Enseada do Suá, em Vitória.

A parte gastronômica do empreendimento tem assinatura do restaurante Vila BBQ, famoso em Jardim Camburi (Vitória). No cardápio, o destaque vai para o filé ao molho Demi Glace e a porção de fritas com cupim defumado desfiado.

“A cervejaria completa nove anos em novembro e a nova casa marca essa grande comemoração. Não é fácil empreender e temos que comemorar cada avanço e crescimento”, diz Gustavo Maio, sócio da cervejaria Bigstep.

Cervejaria Bigstep

Horários de Funcionamento: Terça a Quinta – 18h às 23h30 | Sexta – 17h às 00h | Sábado e Domingo – 11h às 00h

Endereço: Rua Rio Branco, 147 – Castanheiras, Vila Velha

Informações:@cervejariabigstep

Continue Lendo

Vai Pocar