Conecte

Gastronomia

Cuco Gastrobar: chef formado no Le Cordon Bleu lança reduto gastronômico de proposta inovadora na Mata da Praia

Comandado pelo chef Caio Miranda e o irmão Caique, o reduto gastronômico recém-inaugurado em Vitória propõe uma experiência sensorial irreverente, com gastronomia arrojada e ambiente intimista

Postado

em

Viver é compreender, dia após dia, que o tempo aproveitado com qualidade é a melhor das conquistas. Quando o relógio desacelera e os sentidos ganham espaço, nascem experiências marcantes e memoráveis. Essa é parte da essência do Cuco Gastrobar, reduto gastronômico recém-inaugurado na Mata da Praia, em Vitória, sob o comando do chef Caio Miranda Simões e do irmão Caique. O espaço propõe uma pausa na rotina e um passeio por sabores autorais, que transitam entre a culinária brasileira e internacional, munido de leveza, criatividade e um quê de afeto em cada prato.

O menu é autêntico e carrega consigo toques da influência de cada culinária encontrada nos empreendimentos mais irreverentes e requisitados em São Paulo. “Todos os pratos foram pensados para compartilhar, possibilitando aos clientes que explorem o menu por completo e assim flutuem entre culinárias regionais brasileiras com toques de gastronomia peruana, japonesa e libanesa”, destacam os irmãos e sócios. Já a carta de drinques autorais, foi desenvolvida em parceria com o bartender Misael Rodrigues, amigo de Caio da época de atuação no Animus, em Pinheiros (SP).

Além da alta gastronomia e da coquetelaria inovadora, o Cuco se destaca ainda por seu ambiente acolhedor, com música ambiente leve, iluminação intimista e atendimento atento aos detalhes. A casa também é pet friendly, um convite para que seus visitantes levem seus companheiros de quatro patas e tornem a experiência ainda mais marcante.

PORK’N CORN do Cuco Gastrobar

Menu com identidade

A cozinha do Cuco une referências da culinária brasileira com toques da gastronomia peruana, libanesa e japonesa, sempre com liberdade criativa e um toque autoral. Os pratos foram pensados para serem compartilhados, reforçando a ideia de aproximação e descoberta.

Entre os destaques do menu está o Língua Sandô, um sanduíche de língua bovina empanada no panko, servido com coleslaw e maionese de raiz forte, que tem surpreendido os visitantes. Também surpreendem o Crudo de Sol, uma versão criativa com carne de sol e maionese de manteiga de garrafa, o Tiradito Baiano, sashimi de peixe branco servido com patacones (discos de banana-da-terra verde fritos, um prato popular originário da Colômbia e consumido em diversos países da América Latina), e o Pork n’ Corn, pancetta de porco embebida no chutney de tomate, glace e musseline roxo de milho com beterraba assada.

A sobremesa fica por conta do Bolo de Azeite, que chega à mesa mergulhado no creme inglês, acompanhado de geleia da fruta da estação e nutz caramelizadas.

Já na coquetelaria, além de clássicos como caipirinhas, Aperol Spritz e Fitzgerald, há também uma seleção de drinques autorais. O queridinho do momento é o Capsicum, uma irreverente e saborosa união entre tequila infusionada com pimenta de cheiro, xarope de coentro e limão. Há também o Labrusca, a união harmoniosa entre vodka importada infusionada com café em grãos, Jerez Manzallina e Martini, e o Malus, clarificado de rum, hortelã e maçã verde.

Drink autoral Labrusca

Do sonho de infância à transição de carreira: os bastidores do Cuco

Desde pequenos, incentivados pelo pai, os irmãos Caio e Caique sempre tiveram contato com a gastronomia e tinham o sonho de abrir um restaurante quando fossem se aposentar. Caio é formado em Engenharia Civil, com breve atuação na área, mas, diante da desilusão profissional, enxergou o momento perfeito para começar a correr atrás do seu sonho. Vendeu o carro, foi para São Paulo, onde participou do curso Cousine da Le Cordon Bleu. Mesmo antes de terminar o curso já começou a trabalhar.

Foi no Borgo Mooca (citado no guia Michellin) que ele iniciou sou jornada. Por lá, ficou 5 meses. Em seguida, foi a vez de trabalhar no Grupo D.O.M, no qual atuou no próprio D.O.M (duas estrelas Michellin) e no Dalva e Ditto.

Depois de alguns meses, Caio foi trabalhar no Trattorita Evvai (duas estrelas MIchellin), onde participou de eventos e do processo de abertura da casa. Nos seus últimos meses em São Paulo, o chef trabalhou no Animus (citado no guia Michellin). Ao retornar para Vitória, tinha apenas o intuito de descansar e, então, ir trabalhar na Europa. O que parecia transitório, trouxe consigo uma grande oportunidade: a de abrir uma casa que proporcionasse experiências semelhantes às quais ele mais admirava em SP.

Eis que o sonho de infância ganha forma e vida: Cuco Gastrobar, tendo ao lado seu irmão e sócio Caique Miranda Simões.

A escolha do nome Cuco

Bolo de Azeite

Antes mesmo de definirem o nome do estabelecimento, Caio e Caique tinham como missão levar ao público capixaba o sentimento de tempo aproveitado com qualidade. “Nós queríamos um nome curto, que ao mesmo tempo fosse marcante e de alguma forma homenageasse nossos pais”, explicam.

Foi então que, por sugestão da mãe Cerise Miranda Simões, surgiu Cuco. “Além de ser um pássaro que remete à passagem de tempo, também faz uma brincadeira gramatical com ‘mestre cuca’, uma referência ao nosso pai, Carlos Alberto Rui Simões. Esse é um título dado pelos amigos, pois ele sempre era o responsável pela comida e alvo de elogios”, lembram. Já para prestar uma homenagem à mãe (cujo significado do nome é cereja na língua francesa) foi inserida uma cereja no bico do pássaro na logomarca e na paleta de cores do empreendimento.

Cuco Gastrobar

Endereço: Rua Rozendo Serapião de Souza Filho, 691, Mata da Praia – Vitória

Funcionamento: Terça a Sexta – 18h30 às 23h | Sábado – 17h às 00h

Informações e reservas: (27) 99707-9769

Instagram: @cuco.gastrobar

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Sucesso em Domingos Martins, Empório 85 terá unidade em shopping de Vila Velha

Unindo culinária brasileira a toques italianos, restaurante tem inauguração prevista para dezembro, no Shopping Praia da Costa

Postado

em

A cena gastronômica da Grande Vitória vai ganhar um novo protagonista. Com previsão de inauguração para o mês de dezembro, o restaurante Empório 85 Wine Bar vai abrir as portas no Shopping Praia da Costa com uma proposta que une a riqueza da culinária brasileira a toques italianos, em uma estrutura imponente de mais de 700 metros quadrados, instalado na entrada Curitiba do shopping, no piso L1, com fachada para rua Romero Botelho.

A nova unidade do Empório 85 trará todo o sucesso da casa que, há quatro anos, funciona em Domingos Martins, agora para Vila Velha. O novo endereço marca também uma nova fase: um espaço de cara nova, com cardápio reformulado, mas preservando algumas das receitas já consagradas pelo público. Sob o comando do premiado chef carioca João Vieira, o restaurante chega à capital com a missão de oferecer uma experiência completa, com funcionamento previsto para almoço e jantar à la carte, além de menu executivo durante a semana. 

Vieira, que atuou por dois anos no Akelarre – restaurante três estrelas Michelin em San Sebastián, na Espanha – acumula no currículo o 1º lugar no ranking nacional da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha (Abrachefes) em 2025 e o título do Prêmio Doma 2022, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”.

A clássica costela servida acompanhada de purê de batata baroa com queijo defumado, crispy de couve e picles

“Estar agora na Grande Vitória é um desejo antigo e também um reconhecimento ao público fiel que já nos acompanha. Vamos trazer um cardápio repleto de ingredientes locais e produtos capixabas de alta qualidade, com releituras brasileiras que carregam sabor, memória e inovação”, afirma João Vieira.

O novo cardápio será totalmente reformulado, mas mantendo alguns dos clássicos da antiga casa, como a costela cozida lentamente por oito horas, servida sem osso, acompanhada de purê de baroa com queijo defumado, crispy de couve e picles; além do tradicional bolinho de ubarana, peixe típico da região. Entre as novidades, o destaque vai para o risoto trufado de camarão com amêndoas laminadas e tangerina, uma criação autoral do chef.

A estrutura do restaurante também promete impressionar: o espaço contará com um salão principal com cozinha cercada por vidro, exposta aos clientes, área externa com varanda e um empório com boutique de alimentos artesanais, como queijos, presuntos e produtos da região. Além disso, uma Wine Station, sistema que permite a degustação de vinhos por taça com cartão, ideal para happy hour e encontros descontraídos também integrará o espaço.

Para o gerente de marketing do Shopping Praia da Costa, Marcus Aguiar, a chegada do Empório 85 representa mais um passo importante na consolidação do mix gastronômico do empreendimento. “Ele chega para integrar as opções de gastronomia mais qualificadas do Shopping Praia da Costa, que já conta com nomes consagrados. Essa novidade chega em um momento muito especial, em que entramos na fase final do nosso processo de revitalização, que vai transformar todo o shopping”, destaca Marcus.

Um novo Shopping Praia da Costa

Com investimento total de mais de R$ 36 milhões, o Shopping Praia da Costa está passando por um amplo processo de revitalização. Em aproximadamente 15 meses, o empreendimento terá uma cara totalmente nova com a renovação completa das fachadas, combinada às mudanças já em curso nas áreas internas e ampliação do mix de lojas.

Além do Empório 85 Wine Bar, outras operações chegaram ao empreendimento neste ano, como Melissa, Constance, Multicoisas, Container Baby & Kids, Boske, Divino Amor, Fast Nutri, Red Skull e Zé Coxinha, e mais estão por vir: Boali, Alice Salazar, Divino Fogão, Giraffas, Marci e Vitória Ternos são algumas das marcas com inauguração confirmada ainda em 2025.

Continue Lendo

Gastronomia

O Melhor Self-service capixaba: saiba como participar da 2ª edição do concurso “O Quilo é Nosso”

Postado

em

O self-service faz parte do dia a dia do brasileiro. Na correria da rotina, quem não tem aquele local favorito que, além de um preço mais em conta, surpreende também pelo sabor? É justamente para eleger o melhor restaurante a quilo do Espírito Santo que o Sindbares/Abrasel promove o concurso “O Quilo é Nosso”. Com o tema “Saudável e natural do Brasil”, a competição acontece pela segunda vez no Estado, embora já esteja em sua nona edição em outras partes do país. 

As inscrições para o concurso estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de agosto. Para conferir o edital completo e se inscrever no concurso, basta acessar o site oficial do Sindbares/Abrasel ES no link: https://www.sindbares.com.br/ultimas-noticias/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-concurso-o-quilo-e-nosso-2025-9a-edicao/. Para participar basta ser um estabelecimento que trabalhe exclusivamente com serviço de alimentos com cobrança por quilo, de qualquer cidade do Estado.

Para participar, o estabelecimento competidor deve criar uma receita especial para o concurso, que valorize a alimentação saudável, e componha o cardápio do buffet durante todo o período do concurso (de 16 a 26 de setembro). A refeição será um dos critérios mais importantes a serem avaliados em cada uma das etapas. No entanto, contarão como pontos de avaliação ainda: o atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da comida do restaurante.  

Os pratos serão julgados por dois grupos: o júri técnico – escolhido pelo Sindbares/Abrasel ES – e o voto popular. Os jurados irão aos restaurantes sem se identificar antes da degustação. Eles vão consumir uma refeição diversificada que deve conter, obrigatoriamente, a receita escolhida para o concurso. A partir disso será feita a avaliação a partir do preenchimento de um formulário padrão da competição. Somente ao final da visita que eles vão se identificar por meio da credencial de jurado. O voto do júri técnico terá um peso de 60% no resultado final. 

Uma novidade no julgamento desta edição é que foi incluído um novo critério de avaliação que oferece pontuação extra para receitas que utilizarem de forma criativa e consciente partes geralmente descartadas dos alimentos, como folhas, peles, talos, sementes e cascas. Esse critério, chamado de “Aproveitamento Integral de Alimentos”, entra como pontuação extra do júri técnico e visa incentivar a sustentabilidade e a redução do desperdício.

Já o público geral vai avaliar através da realização de votos on-line no site oficial da competição (oquiloenosso.com.br) até o dia 26 de setembro, atribuindo notas de 1 a 5 para cada categoria, como limpeza, atendimento e, claro, a qualidade da refeição. A lista de restaurantes participantes do concurso também estará disponível no site para o público interessado conferir as refeições inscritas na disputa. 

Serão três restaurantes classificados para a 2º etapa, definidos com as três maiores notas resultantes da soma das pontuações do voto popular e do voto do júri técnico. Na etapa Estadual, que acontece entre 06 e 10 de outubro, o júri vai selecionar o representante capixaba para a final nacional, marcada para acontecer durante o Mesa São Paulo, considerado um dos principais congressos do setor no Brasil e o maior evento de gastronomia da América Latina.

2ª edição do Concurso “O Quilo é Nosso’

Inscrições: até o dia 26 de agosto

Período de realização: 16 a 26 de setembro

Informações e inscrições: https://www.sindbares.com.br/

Continue Lendo

Gastronomia

Produção diária de 60 mil pães e mais de 300 produtos de fabricação própria: os bastidores dos 42 anos de história da Padaria Monza

A rede de padarias e confeitaria capixaba celebra as mais de quatro décadas de trajetória com 14 unidades em atividade, empregando mais 400 colaboradores

Postado

em

Sinônimo de tradição e memórias marcantes, em 2025, a Padaria Monza celebra seus 42 anos de história, trazendo consigo a imagem marcante do sabor, da inovação, da qualidade e afeto em tudo que produz. Fundada em 1983, a Monza se consolidou como referência no setor de panificação e confeitaria na Grande Vitória, oferecendo produtos artesanais que conquistaram o paladar dos capixabas ao longo das décadas.

Com 14 unidades espalhadas pela Grande Vitória e mais de 400 colaboradores – sendo 85 deles dedicados exclusivamente à produção -, a Monza conta com produção diária de 60 mil pães franceses, o queridinho pão de sal. São fabricados cerca de 1200 mini bolos diariamente e 300 bolos confeitados. A marca possui mais de 300 opções de produtos diferentes de fabricação própria. Além disso, no cardápio de encomendas estão mais de 50 opções para atender as necessidades e preferências dos clientes.

Os destaques são ainda os menus especiais para datas comemorativas. Entre as campanhas anuais de maior sucesso estão as edições de Páscoa, Mães, Junino e Fim de Ano, que oferecem produtos exclusivos, celebrando os momentos mais importantes do calendário com muito sabor e carinho.

Entre os elementos que ajudaram a consolidar a trajetória da Padaria Monza ao longo dessas quatro décadas, a confeitaria ocupa um papel de destaque. A produção de tortas e sobremesas elaboradas foi um diferencial importante desde os primeiros anos, em um momento em que era comum que padarias se limitassem ao básico. A aposta em uma linha mais diversificada e cuidadosa de confeitaria ampliou o alcance da marca e reforçou sua identidade.

Outro ponto de expansão foi o segmento de cafeteria, que ganhou ainda mais visibilidade com a unidade instalada no Shopping Praia da Costa. O formato, alinhado às mudanças no comportamento de consumo e à busca por ambientes de convivência, contribuiu para reposicionar a padaria como um espaço de permanência, e não apenas de passagem.

“Celebrar 42 anos de Monza é celebrar nossa história e a conexão que temos com cada cliente que entra em nossas lojas. A nossa missão sempre foi proporcionar momentos gostosos e aconchegantes, e isso só é possível graças à nossa equipe e ao carinho com que produzimos cada item. Neste ano de aniversário, a Monza reforça seu compromisso com a inovação sem perder as raízes que a tornaram uma referência no mercado de panificação capixaba”, diz Flavia Nicolau, sócia da Monza.

Sobre a Monza

A Padaria Monza é uma das mais tradicionais e respeitadas do Espírito Santo. Fundada em 1983, a empresa cresceu e se consolidou como um verdadeiro símbolo de qualidade no segmento de panificação, oferecendo produtos artesanais de excelência. Com 14 lojas na Grande Vitória e mais de 400 colaboradores, a Monza continua a expandir, sempre mantendo o compromisso com a qualidade, o sabor e a tradição.

Rede de Padarias Monza

Contatos: (27) 3064-3754 | (27) 99236-9900

Instagram: @padariamonza

Confira as unidades Monza

  • Vila Velha:

Monza Praia da Costa: Rua Lucio Bacelar, nº 41, Praia da Costa, Vila Velha

Monza Shopping Praia da Costa : Av. Dr. Olivio Lira, 353 , PISO G1 – Praia da Costa, Vila Velha

Monza Itapuã – Rua São Paulo, 2224 – Itapuã, Vila Velha

  • Vitória:

Monza Empório (Enseada do Suá) – Rua Humberto Martins de Paula, 120 – Enseada Suá, Vitória

Monza Praia do Canto: Rua Elesbão Linhares, nº 297, Loja 01 a 03, Praia do Canto, Vitória

Monza Mata da Praia: Rua Nicolau Von Schilgen, 247 – Mata da Praia, Vitória

Monza Ilha de Santa Maria: Rua Hercília Dias Maciel, 79 – Ilha de Santa Maria, Vitória |

Monza Santa Helena: Alameda Hélio da Costa Ferraz, nº 22, Santa Helena, Vitória

Monza Jardim da Penha: Avenida Anízio Fernandez Coelho, nº 385, Jardim da Penha, Vitória

Monza Fradinhos: Avenida José Cassiano dos Santos, n° 40, Maruí­pe, Vitória

Monza Shopping Vitória: Av. Américo Buaiz, 200 – Enseada do Suá, Vitória

Monza República: Avenida Presidente Costa e Silva, n° 390, Loja 01, Morada de Camburi, Vitória

  • Serra:

Monza Shopping Montserrat: Av. Eldes Scherrer Souza, 2162 – Colina de Laranjeiras, Serra – Piso Térreo

  • Cariacica

Monza Shopping Moxuara- Rod. Br-262, Km 5, 6555 – Campo Grande, Cariacica.

Continue Lendo

Vai Pocar