A arte da cozinha ao vivo: Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus terá aulas-shows com chefs renomados
Entre os dias 06 e 08 de dezembro, o Parador Internacional Guriri vai receber chefs de renome nacional para um verdadeiro show de gastronomia. Confira quem são e as criações que serão apresentadas!
São Mateus, um dos maiores polos culturais e gastronômicos do Norte do Espírito Santo, se prepara para receber a segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural, entre os dias 06 e 08 de dezembro, no Parador Internacional Guriri. Além de atividades destinadas à economia criativa e ao artesanato, shows musicais, apresentações de dança e intervenções culturais, o evento terá ainda uma série de aulas-show apresentadas por chefs renomados, levando ao público uma experiência sensorial única, que mistura técnica, sabor e histórias.
As apresentações vão revelar a verdadeira arte da cozinha ao vivo, com dicas e truques para que o público possa replicar as receitas na própria casa. Os nomes selecionados para participar desta edição estiveram sob a curadoria do chef Harum Katharian, que também vai comandar uma das aulas-show do festival. Além dele, estão confirmados: Hugo Grassi, Ariela Brasil, Danilo Faria e Gabriel Bordoni.
Conheça os chefs e suas criações!
Com 14 anos de experiência na cozinha profissional, Harum Katharian (@harumkatharian), natural de São Paulo, é um verdadeiro mestre da gastronomia e define seu estilo de cozinha favorito como o street food, sempre acompanhado de um toque sofisticado. A inspiração para criar vem da vontade de proporcionar bons momentos às pessoas, especialmente ao lado de sua família. Em sua trajetória, o chef registra o título Bib Gourmand pelo restaurante Tartar & Co. by Erick Jacquin, um reconhecimento da culinária de alta qualidade e sabor. Para o Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus, Harum levará sua expertise em um prato único: Riso al Salto de Açafrão com Barriguinha de Porco.
Hugo Grassi
Com 19 anos de carreira, o capixaba Hugo Grassi (@hugograssi) é um dos nomes mais respeitados da culinária brasileira, especialmente por sua abordagem única no estilo Fusion Food. Natural de Linhares (ES), Hugo conquistou o segundo lugar no reality show Hells Kitchen e é conhecido por sua habilidade em combinar ingredientes e técnicas de diferentes culturas, criando pratos inovadores e repletos de sabor. Seu prato assinatura, Tortelline de Taleggio e Fontina com molho de cogumelos e tartufo, já é referência entre seus admiradores. Hugo também é Comendador da Ordem do Mérito Domingos Martins, título concedido pela Assembleia do Espírito Santo. No festival, o chef vai preparar ao vivo uma Fideuá de Moqueca com Camarão e Banana da Terra, uma fusão perfeita de influências capixabas com toques da culinária internacional.
Com 15 anos de experiência na confeitaria, Ariela Brasil (@arielabrasilchef) é uma chef renomada no cenário capixaba, natural de Linhares (ES). Especializada em culinária contemporânea, Ariela é apaixonada pela arte dos bolos.
Ariela Brasil
Sua carreira inclui prêmios significativos, como o Talento Senac no Rio de Janeiro e o Prêmio Dolmã, além de ser destaque por quatro anos consecutivos como a melhor cafeteria da cidade. Ariela também registra o privilégio de ter participado do programa Mais Você com Ana Maria Braga, na Rede Globo. Para o festival, ela levará toda a sua expertise e paixão por doces e sobremesas, encantando o público com a preparação de um Tiramisu, doce clássico italiano.
Danilo Faria (@danilofariasouza), por sua vez, possui mais de 18 anos de experiência, e é considerado um dos maiores especialistas em culinária japonesa tradicional, especialmente no sushi Edomae e no street food japonês. Natural de Iúna, região do Caparaó, em 2017, foi certificado pela All Japan Sushi Association como um dos embaixadores do sushi do Japão e da América Latina. Danilo tem como prato assinatura o Sushi Tradicional no Estilo Tokyo, com uma técnica impecável e uma dedicação única à tradição japonesa. Sua inspiração vem do Sushi Chef Hiroyuki Sato e sua busca pela excelência em cada peça de sushi. Em sua aula-show, Danilo vai preparar o Kaijiru, um missoshiru de vongole, uma receita tradicional e prática das famílias japonesas, trazendo a verdadeira essência da culinária nipônica para o evento.
Danilo Faria
Com 14 anos de carreira e um talento local – originário de São Mateus -, Gabriel Bordoni (@gabrielbordoni) também está confirmado na programação das aulas-show. Com estilo favorito que gira em torno da cozinha autoral com forte influência europeia, sempre guiado pela técnica do fogo, ele diz ser fortemente influenciado pelos renomados chefs Alex Atala e pelos irmãos Adriá e Roca, cujas filosofias moldaram sua visão da alta gastronomia. Reforça ainda que, em sua carreira, cada país visitado tem importância em sua formação profissional e atuam como fonte de ideias para suas criações. No festival, Gabriel vai apresentar um inovador Risoto de Redução de Beterraba, com molho de queijo Grana dos Laura e espumante Vaccaro brut, mexilhões defumados e picles de rabanete, uma combinação de sabores ousada e sofisticada.
Programação das aulas-show do Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus:
06 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Chef Ariela Brasil: tiramissu
Chef Danilo Faria: Kaijiru (missoshiru de vôngole), uma receita tradicional e prática das famílias japonesas
07 DE DEZEMBRO (SÁBADO)
Chef Harum Katharian: Riso al salto de açafrão com barriguinha de porco
Chef Hugo Grassi: Fideua de Moqueca com Camarão e Banana da Terra
08 DE DEZEMBRO (DOMINGO)
Gabriel Bordoni
Chef Gabriel Bordoni: Risoto de redução de beterraba, molho de queijo Grana dos Laura e espumante Vaccaro brut, mexilhões defumados e picles de rabanete
Não é só forró e quadrilha que diverte o público na festa junina no shopping Mestre Álvaro. Neste sábado, dia 14 de junho, a partir das 13h, o Piso L2 será palco de uma celebração inusitada e cheia de personalidade para pessoas de todas as idades: o ‘K-Arraiá’. A festa junina com tempero coreano vai encantar fãs de k-pop, doramas e das tradicionais brincadeiras do período. A programação é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pelo site Sympla.
O evento reúne comidas típicas juninas e delícias orientais, como o kimchi, Corn Dog, Onigiri, Waffle Ball, entre outras opções da Yaz Doceria Orienta além de atrações como barraca do beijo com imagem de membro do BTS para fotos, bingo com prêmios, pescaria, casamento dorameiro, produtos de k-pop e dorama no estande da Millennium Store, e uma super quadrilha com participação do público. A animação fica por conta da produtora Yunikonland, com apresentações cover de grupos de k-pop, criando o verdadeiro “comeback rural”, com direito a Jungkook noivo e Bangchan puxando a quadrilha.
Amanda Duque, gerente de marketing do shopping Mestre Álvaro, explica que o evento é uma oportunidade de unir culturas e celebrar a diversidade. “O K-Arraiá reforça nosso compromisso em oferecer experiências inovadoras e inclusivas, misturando ritmos, sabores e estilos em um ambiente divertido, no qual todos possam se sentir acolhidos”, diz.
K-Arraiá
Quando: 14 de junho (sábado)
Horário: A partir das 13h
Local: Piso L2 – Área Diversão do Mestre | Shopping Mestre Álvaro (Avenida João Palácio, 300, Eurico Salles – Serra)
Mais do que uma apresentação musical, a noite do dia 13 de junho no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, promete ser uma verdadeira jornada sonora, conduzida por obras que desafiaram padrões e abriram caminho para novas formas de sentir e pensar o mundo. Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, o público vai conferir o concerto Sinfonia da Revolução, um espetáculo grandioso que celebra a força transformadora da música através de obras marcantes do repertório clássico.
O programa tem como destaque a imponente Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, Op. 55 – “Eroica”, de Ludwig van Beethoven, uma das composições mais revolucionárias da história da música ocidental. Com sua estrutura monumental, intensidade dramática e inovações harmônicas, a obra simboliza a ruptura com o passado e o nascimento de uma nova era artística.
A noite contará ainda com a participação especial do solista Ernesto Peña, que vai interpretar o Concerto para Viola e Orquestra, de Henri Casadesus, obra que homenageia o estilo clássico com elegância e virtuosismo, explorando toda a expressividade deste instrumento singular.
Sinfonia da Revolução é um convite à reflexão sobre a capacidade da música de inspirar mudanças e transcender limites, em uma experiência sonora intensa e memorável.
Foto: Studio Base 40/Divulgação
Orquestra Camerata Sesi em ‘Temporada Clássica – Sinfonia da Revolução: Beethoven’
Quando: 13 de junho (sexta-feira)
Local: TEATRO SESI (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória)
Vencedor do Grammy Latino, o BaianaSystem está de volta ao Espírito Santo e o palco escolhido foi o do Festival Movimento Cidade, maior festival de artes integradas do ES, que realiza sua 7ª edição nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Com uma trajetória marcada por fusões sonoras, visuais impactantes e forte conexão com a cultura popular, o grupo baiano promete uma apresentação intensa e coletiva, à altura da celebração de seus 15 anos, trazendo o show “Nossa cultura em primeiro lugar”. O show acontece no dia 15 de agosto. A entrada é gratuita, mas considere chegar cedo, pois está sujeito à lotação do espaço.
O novo espetáculo é resultado de um processo contínuo de experimentação. “Esse formato tem como combustível a calma que tivemos para pensar uma junção das coisas que a gente vem experimentando nos últimos shows e nas próprias apresentações no Navio Pirata”, explica o guitarrista Roberto Barreto. O show é um convite para mergulhar nas sonoridades que o BaianaSystem vem lapidando em sua trajetória pelo Brasil e pelo mundo.
A ideia de colocar “nossa cultura em primeiro lugar” traduz a proposta de um espetáculo que honra as múltiplas raízes que alimentam a identidade do grupo. “Essa cultura é o que acaba nos unindo e nos sustentando. Traduz muito do nosso espetáculo”, reforça Barreto. O show também resgata e reinventa o folclore brasileiro por meio de imagens sonoras e personagens que emergem da diversidade cultural do país.
O BaianaSystem ganhou o Grammy Latino 2019 na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” pelo disco “O Futuro Não Demora”. As principais músicas do BaianaSystem incluem “Playsom”, “Lucro (Descomprimindo)”, “Duas Cidades”, “Capim Guiné”, “Jah Jah Revolta”, “Bala na Agulha”, “Reza Forte”, “O Mundo Dá Voltas” e “Alvoroço”.
Em 2025, o MC amplia sua presença, ocupando novos espaços em Vila Velha e Vitória, com oficinas, mostras audiovisuais, arte urbana, performances, rodas de escuta, esportes e atividades voltadas para o bem-estar. Em 2024, o Festival MC reuniu cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de evento.