Se você é daqueles apaixonados por café e tem interesse em se aprofundar mais no assunto, a dica é participar da 2ª Feira ES+, realizada pelo HubES+, que acontece de hoje (22) até sábado (24), na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. A programação do evento conta com oficinas, palestras, degustações, competições e aulas shows com baristas, além de feirinha de cafés especiais, atrações culturais e shows musicais que vão celebrar a cultura e o café capixaba com samba, jongo e diversos ritmos.
Palestras que conectam o café ao empreendedorismo e à transformação social
Com foco nos negócios sociais e criativos do café, esta edição terá três Masterclasses com profissionais de referência nacional. Um dos destaques é a Masterclass “Café com propósito: o impacto social do Projeto Ubuntu”, que será conduzida por Ronaro Soares na sexta-feira (23), às 15h.
2ª edição da Feira ES+ Café começa hoje (22). Foto: Victória Dessaune/Acervo HubES+
Barista e empreendedor social reconhecido pela Forbes Under 30, Ronaro compartilhará a trajetória do projeto idealizado por ele, que oferece formação técnica e gratuita no universo do café para jovens de periferias, promovendo transformação social, mais acesso e oportunidades no setor. O empreendedorismo no café também será esmiuçado por Ronaro na Masterclass “A progressão de carreira do Barista”, no sábado (24), às 16h.
Já a comunicação e promoção de negócios do café serão exploradas na Masterclass “Como divulgar sua marca de café”, na sexta-feira (23), às 18h, com Felipe Gama, Carlos Dalcomo e Chico Ribeiro, sócios da Agência de Publicidade Balaio Design, especializada em Design e Comunicação para o setor dos cafés.
Oficinas para aprimorar o conhecimento e a prática do café
Para enriquecer o conhecimento do café e aguçar os sentidos, a programação traz formações como a Oficina Maker “Introdução à Degustação de Café (cupping)”, com Douglas Gonzaga, coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes/ Incaper), que vai proporcionar uma imersão sensorial para explorar e avaliar cafés especiais.
Voltada para quem deseja empreender no café, a Oficina “Os Diferentes Modelos de Cafeteria” vai apresentar diversos modelos de negócios em cafeterias, conduzida por Paula Dulgheroff, barista, mestre de torras e fundadora da Empresa Mundo Café. Além disso, a Oficina “As Diferentes Curvas da Torra do Café”, também apresentada por Paula e em parceria com o Sebrae-ES, vai abordar a torra do café e seus impactos nos perfis de sabor dos cafés, com sessões de cupping para degustação.
Sol Pessoa é atração musical da sexta. Foto: Divulgação
Painéis sobre sustentabilidade e valorização do café
O evento também conta com painéis que abordam temas cruciais para o futuro da cafeicultura. No painel de abertura, “Futuro sustentável na cafeicultura”, especialistas discutirão práticas e inovações que estão transformando o setor, com foco em técnicas ecológicas e modelos de negócios que combinam responsabilidade social e qualidade.
No segundo painel, “A importância das indicações geográficas (IGs) para as culturas de café e cacau”, serão apresentadas as vantagens das IGs na promoção de qualidade, autenticidade e desenvolvimento econômico sustentável, com relatos de gestores de IGs do Espírito Santo.
Café na prática: campeonato entre baristas e maratona de design de rótulos
A 2ª Feira ES+ Café também será palco de atividades criativas e competitivas. A “Maratona Criativa: Design de Embalagens de Café” desafiará estudantes de Design a desenvolverem embalagens para marcas cafés especiais capixabas. Além disso, a 6ª etapa do Campeonato Estadual de Baristas – Latte Art (TNT) promete movimentar o evento, onde baristas competirão para criar os melhores desenhos em café com leite vaporizado.
Noites de shows
Shows musicais e atrações culturais vão agitar a Praça Costa Pereira, nas noites de sexta e sábado da 2ª Feira ES+ Café, com área de foodtrucks em frente ao Hub ES+.
Na sexta-feira, a partir das 17h, a programação cultural abrirá com a banda Gastação Infinita, trazendo seu show enérgico e descontraído que vêm se destacando na cena musical capixaba. Em seguida, Sol Pessoa e Banda vão brilhar no palco com muito samba, trazendo as raízes do samba carioca com a artista Sol Pessoa, que veio do Rio de Janeiro e fincou seu ritmo pulsante em solo capixaba, tendo passado pelas escolas de samba Tradição Serrana e Jucutuquara.
Jongo de São Benedito. Foto: Divulgação
A noite do sábado, a partir das 17h, promete uma rica celebração da cultura local e um encerramento mais que memorável para a feira, começando com a apresentação do Jongo de São Benedito do município de Alfredo Chaves. Com suas danças de rodas e tambores, o grupo mantém há mais de 100 anos a tradição dos seus antepassados, carregando a identidade e musicalidade do ritmo de origem africana.
Em seguida, Festa das Ciatas traz ao palco sua celebração viva da rica tradição do samba, que homenageia as grandes tias baianas, fundamentais na consolidação desse gênero musical no Brasil, trazendo a essência e a alegria das rodas de samba. E para completar a noite, o Samba do Nill vai encantar e alegrar a plateia com seu passeio pelas raízes e clássicos como Cartola, Zé Keti, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, além de alguns sucessos do pagode 90 e do samba rock.
A 2ª Feira ES+ Café é promovida pelo Hub ES+ conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Papo de Barista, Terrafé Cafés Especiais, Espaço do Barista, do aplicativo Vibes e da Associação de Ceramistas do Espírito Santo – Cerames.
2ª Feira ES+ Café com palestras, degustações e competições de cafés especiais
Quando: 22, 23 e 24 de agosto
Local: HubES+ (Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória)
Não é só forró e quadrilha que diverte o público na festa junina no shopping Mestre Álvaro. Neste sábado, dia 14 de junho, a partir das 13h, o Piso L2 será palco de uma celebração inusitada e cheia de personalidade para pessoas de todas as idades: o ‘K-Arraiá’. A festa junina com tempero coreano vai encantar fãs de k-pop, doramas e das tradicionais brincadeiras do período. A programação é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pelo site Sympla.
O evento reúne comidas típicas juninas e delícias orientais, como o kimchi, Corn Dog, Onigiri, Waffle Ball, entre outras opções da Yaz Doceria Orienta além de atrações como barraca do beijo com imagem de membro do BTS para fotos, bingo com prêmios, pescaria, casamento dorameiro, produtos de k-pop e dorama no estande da Millennium Store, e uma super quadrilha com participação do público. A animação fica por conta da produtora Yunikonland, com apresentações cover de grupos de k-pop, criando o verdadeiro “comeback rural”, com direito a Jungkook noivo e Bangchan puxando a quadrilha.
Amanda Duque, gerente de marketing do shopping Mestre Álvaro, explica que o evento é uma oportunidade de unir culturas e celebrar a diversidade. “O K-Arraiá reforça nosso compromisso em oferecer experiências inovadoras e inclusivas, misturando ritmos, sabores e estilos em um ambiente divertido, no qual todos possam se sentir acolhidos”, diz.
K-Arraiá
Quando: 14 de junho (sábado)
Horário: A partir das 13h
Local: Piso L2 – Área Diversão do Mestre | Shopping Mestre Álvaro (Avenida João Palácio, 300, Eurico Salles – Serra)
Mais do que uma apresentação musical, a noite do dia 13 de junho no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, promete ser uma verdadeira jornada sonora, conduzida por obras que desafiaram padrões e abriram caminho para novas formas de sentir e pensar o mundo. Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, o público vai conferir o concerto Sinfonia da Revolução, um espetáculo grandioso que celebra a força transformadora da música através de obras marcantes do repertório clássico.
O programa tem como destaque a imponente Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, Op. 55 – “Eroica”, de Ludwig van Beethoven, uma das composições mais revolucionárias da história da música ocidental. Com sua estrutura monumental, intensidade dramática e inovações harmônicas, a obra simboliza a ruptura com o passado e o nascimento de uma nova era artística.
A noite contará ainda com a participação especial do solista Ernesto Peña, que vai interpretar o Concerto para Viola e Orquestra, de Henri Casadesus, obra que homenageia o estilo clássico com elegância e virtuosismo, explorando toda a expressividade deste instrumento singular.
Sinfonia da Revolução é um convite à reflexão sobre a capacidade da música de inspirar mudanças e transcender limites, em uma experiência sonora intensa e memorável.
Foto: Studio Base 40/Divulgação
Orquestra Camerata Sesi em ‘Temporada Clássica – Sinfonia da Revolução: Beethoven’
Quando: 13 de junho (sexta-feira)
Local: TEATRO SESI (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória)
Vencedor do Grammy Latino, o BaianaSystem está de volta ao Espírito Santo e o palco escolhido foi o do Festival Movimento Cidade, maior festival de artes integradas do ES, que realiza sua 7ª edição nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Com uma trajetória marcada por fusões sonoras, visuais impactantes e forte conexão com a cultura popular, o grupo baiano promete uma apresentação intensa e coletiva, à altura da celebração de seus 15 anos, trazendo o show “Nossa cultura em primeiro lugar”. O show acontece no dia 15 de agosto. A entrada é gratuita, mas considere chegar cedo, pois está sujeito à lotação do espaço.
O novo espetáculo é resultado de um processo contínuo de experimentação. “Esse formato tem como combustível a calma que tivemos para pensar uma junção das coisas que a gente vem experimentando nos últimos shows e nas próprias apresentações no Navio Pirata”, explica o guitarrista Roberto Barreto. O show é um convite para mergulhar nas sonoridades que o BaianaSystem vem lapidando em sua trajetória pelo Brasil e pelo mundo.
A ideia de colocar “nossa cultura em primeiro lugar” traduz a proposta de um espetáculo que honra as múltiplas raízes que alimentam a identidade do grupo. “Essa cultura é o que acaba nos unindo e nos sustentando. Traduz muito do nosso espetáculo”, reforça Barreto. O show também resgata e reinventa o folclore brasileiro por meio de imagens sonoras e personagens que emergem da diversidade cultural do país.
O BaianaSystem ganhou o Grammy Latino 2019 na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” pelo disco “O Futuro Não Demora”. As principais músicas do BaianaSystem incluem “Playsom”, “Lucro (Descomprimindo)”, “Duas Cidades”, “Capim Guiné”, “Jah Jah Revolta”, “Bala na Agulha”, “Reza Forte”, “O Mundo Dá Voltas” e “Alvoroço”.
Em 2025, o MC amplia sua presença, ocupando novos espaços em Vila Velha e Vitória, com oficinas, mostras audiovisuais, arte urbana, performances, rodas de escuta, esportes e atividades voltadas para o bem-estar. Em 2024, o Festival MC reuniu cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de evento.