Conecte

Cultura

De Viana à Homero Massena: conheça os enredos das escolas do Carnaval de Vitória para 2024

Postado

em

Carnaval de Vitória 2024

Prepare-se para embarcar numa viagem incrível com o desfile das escolas de samba de Vitória, em 2024: de Viana à Barra de São Francisco, passando por Ibiraçu e pelos Emirados Árabes, as agremiações capricharam nos enredos desta temporada. Tem ainda homenagem a um pintor famoso, um mergulho pela história de um teatro histórico e o resgate do valor e da ancestralidade de um povo. Conheça a seguir os enredos que vão encantar e emocionar o Sambão do Povo.

O Pega no Samba, escola da Consolação que voltará a desfilar na elite em 2024, prepara o enredo “Pérolas do Deserto”, um mergulho nas arábias, contando a história dos Emirados Árabes Unidos, com seus nômades mercadores, seus desertos, a descoberta do petróleo, e todo o desenvolvimento e modernidade que vem do Oriente Médio.

A Novo Império, por sua vez, tenta mais uma estrela com “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”, homenageando a cidade no extremo-norte capixaba – sua história, fauna, flora, os indígenas botocudos, o povo, e claro, o futuro promissor do município. O termo “sentinela”, cravado no enredo, representa a valentia e bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado.

Dando sequência às viagens, a Independente de Boa Vista aposta em “Viana Divinamente Brasileira”, vizinha à Cariacica, sede da agremiação. No desfile, a história de crescimento e resistência da cidade – seu potencial logístico, a força de seu desenvolvimento, e claro, seus encantos culturais e naturais. O samba-enredo, por exemplo, faz alusão à Araçatiba, pequena vila de Viana formada por descendentes de índios e negros, e à Mãe Petronilha, banda de congo mais antiga do município.

Atual campeã, a MUG (Mocidade Unida da Glória) busca na própria Vila Velha a inspiração para seu desfile: Homero Massena, o famoso pintor, será homenageado em “Massena: Um Olhar em Aquarela”. O mineiro de nascimento, mas canela-verde de coração, descobriu sua vocação artística aos 15 anos. De lá para cá, deixou um legado em obras com foco na natureza, escreveu livros e pintou o teto do Teatro Carlos Gomes. O museu com seu nome, na Prainha, foi tombado na década de 80 e é considerado um dos maiores patrimônios históricos de Vila Velha.

A Unidos de Jucutuquara, por sua vez, vai defender o enredo “Gassho, Caminhos de Sabedoria”. “Gassho” é um gesto de mão, e tem a ver com profundo respeito. A Coruja vai levar para a avenida a evolução do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, desde a época das cabanas de madeira até a chegada dos templos e sua explosão para o turismo. Traçando um paralelo com toda a sabedoria compartilhada no budismo, a escola tem o ganho perfeito para este carnaval – afinal, a coruja, seu símbolo, também é símbolo de sabedoria.

Já a Unidos da Piedade volta para dentro de sua própria história para cantar “Quilombo Piedade”. A escola dos morros da Piedade, Fonte Grande, Moscoso e Centro de Vitória exalta seu território, histórias e memórias, identificando ancestralidades e valorizando a representatividade de seu povo e dos seus. A Piedade quer mostrar a resistência das lavadeiras, parteiras e trabalhadores do morro. “Desço a ladeira pro meu sonho conquistar, na Rua Sete Laroyê”, canta um dos refrões.

E com “Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena”, a Chegou O Que Faltava vai em busca do título. A escola da Grande Goiabeiras vai desfilar no Sambão do Povo com uma homenagem a um grande símbolo da história do Centro de Vitória, o Glória, prédio clássico, que antes de ser teatro, “foi mar, foi cais e jardim”. Essa construção de suma importância histórico-cultural para sociedade capixaba será o tema da Chegou, que vai convidar o público para conhecer a história do prédio que também tem muita história para nos contar.

Conheça os enredos de 2024

1.Mocidade Unida da Glória: “Massena: Um Olhar em Aquarela”
2.Unidos de Jucutuquara: “Gassho, Caminhos de Sabedoria”
3.Independente de Boa Vista: “Viana Divinamente Brasileira”
4.Chegou o Que Faltava: “Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena”
5.Unidos da Piedade: “Quilombo Piedade”
6.Novo Império: “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”
7.Pega no Samba: “Pérolas do Deserto”

Carnaval 2024

O Carnaval em 2024 já tem data marcada para acontecer. Será durante os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no Sambão do Povo. No primeiro dia quem desfila são as escolas do Grupo A, no segundo são as do Grupo Especial e no terceiro as do Grupo B.

A Liesge também já definiu a ordem dos desfiles no Sambão do Povo. Quem abre o Grupo Especial do carnaval em 2024 é a Novo Império, seguida da Unidos de Jucutuquara, Boa Vista, MUG, Chegou o que Faltava, Piedade e Pega no Samba.

Já no Grupo A, que desfila na sexta-feira (2 de fevereiro), ficou a seguinte ordem: Andaraí, Mocidade da Praia, Imperatriz do Forte, Independente de São Torquato, Império de Fátima, Unidos de Barreiros, Independente de Eucalipto.

E o Grupo B, que desfila no domingo (4 de fevereiro), o desfile começa com a Chega Mais, seguida da Rosas de Ouro, Mocidade Serrana, União Jovem de Itacibá e Tradição Serrana.

Venda de ingressos

A venda dos ingressos já está acontecendo pela Brasil Ticket (https://www.brasilticket.com.br/carnaval-de-vitoria-2024.html). Os interessados devem acessar o site e escolher a opção de compra disponibilizada, são elas: mesas, lounges, arquibancadas e camarotes corporativos; e após isso optar pela forma de pagamento. Estão disponibilizados ingressos para os desfiles do Grupo de Acesso, Grupo Especial e Grupo A.

Diversos setores já estão esgotados, mas ainda é possível garantir a entrada para os seguintes setores:

  • SETOR E/B – ARQUIBANCADA (SEXTA-FEIRA)
  • SETOR F (DIREITO) – MESAS (SEXTA-FEIRA)
  • SETOR F (ESQUERDO) – MESAS (SEXTA-FEIRA)
  • SETOR F (EXTRA) – MESAS (SEXTA-FEIRA)
  • SETOR E/B – ARQUIBANCADA (SÁBADO)
  • (PASSAPORTE) SETOR E/B – ARQUIBANCADA
  • (PASSAPORTE) SETOR F (EXTRA) – MESAS
  • (PASSAPORTE) SETOR K – CAMAROTE SUPERIOR

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Fenecon: 4ª edição do maior encontro de negócios e agroturismo do sul do Espírito Santo acontece entre os dias 13 e 16 de novembro

A 4ª edição da Feira de Negócios de Conceição do Castelo tem entrada gratuita e programação com mais de 150 expositores, gastronomia, shows locais e nacionais, além de apresentações culturais, palestras e muito mais

Postado

em

Conceição do Castelo se prepara para, mais uma vez, ser a capital dos negócios e agroturismo capixaba. É que vem aí a FENECON 2025, a Feira de Negócios de Conceição do Castelo, a maior feira de negócios e agroturismo do Sul do estado, que acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, com ENTRADA GRATUITA, no Parque de Exposições e Eventos Joaquim Pinto Filho, o Sanfonão.

Serão quatro dias de programação com mais de 150 expositores apresentando seus produtos e serviços, do pequeno ao grande empresário capixaba, incluindo avanços em tecnologias e insumos agrícolas. Além disso, vai oferecer rodada de negócios, palestras e painéis voltados a produtores rurais, empreendedores de turismo, startups de economia criativa e indústrias locais, com temas como mercado de turismo rural, empreendedorismo, mundo digital no campo entre outros assuntos.

O entretenimento também será um dos destaques do evento. Além de uma praça de alimentação com pratos típicos, delícias regionais e a famosa carne na lata, o evento também contará com muita música, de apresentações de grupos folclóricos a shows de artistas locais e nacionais. Turismo de experiência, atividades de aventura, fazendinha, circuito de trilhas e passeios pela natureza da região também fazem parte da feira, valorizando o ecoturismo e o estilo de vida regional.

Com realização da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo – ACICC e parceiros institucionais, a feira consolida seu papel de catalisadora de negócios para o interior capixaba, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura local, o artesanato, a gastronomia e o ecoturismo da região.  “A FENECON é muito mais que uma feira: é uma imersão na cultura e nas belezas de Conceição do Castelo. É networking, troca de experiências, conhecimento e vendas. Queremos que a FENECON 2025 funcione como ponto de virada, conectando quem produz, quem empreende e quem visita — e criando novas frentes de negócios que reforcem o interior do Espírito Santo como destino de turismo, conhecimento e investimento”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo, Flavio Augusto Cola Rocha.

A Fenecon é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo – ACICC, e tem como apoiadores e parceiros: Governo do Estado; SEBRAE; ADERES; SICOOB; SERRANA COOP; Prefeitura de Conceição do Castelo; Montanhas Capixabas C&VB.

4ª edição da FENECON 2025 – Feira de Negócios de Conceição do Castelo

Quando: 13 a 16 de novembro

Local: Sanfonão: ES-165, s/n – Pedro Rigo, Conceição do Castelo – ES

Horário: quinta e sexta (13/11 e 14/11) de 18h às 22h, sábado (15/11) de 16h às 22h e domingo (16/11) de 10h às 16h.

ENTRADA GRATUITA

Acompanhe o instagram do evento @fenecon.es e fique por dentro de todas as novidades e programação completa

Continue Lendo

Cultura

Do Bloco Bleque para o mundo: Juana Zanchetta lança primeira música solo

Com 18 anos de trajetória musical, capixaba faz sua estreia nas plataformas digitais com o hit “Perdi a Direção”

Postado

em

Reconhecida por sua voz marcante e dedicação autêntica ao samba, a cantora capixaba Juana Zanchetta celebra 18 anos de trajetória musical com uma novidade. A voz que lidera o projeto SambaJu acaba de lançar sua primeira música solo, “Perdi a Direção”, uma composição inédita do letrista carioca Thiago Lima, nas plataformas digitais.

A parceria com Thiago se deu após uma busca de Juana por letras que a representassem como artista e pessoa. Com produção de Wellington Monteiro, a faixa romântica foi feita entre o Rio de Janeiro, no estúdio do produtor, e Vitória, no estúdio Funky Pirata, e é definida como um samba moderno marcado por um balanço contagiante e um refrão que gruda na cabeça.

“Esse momento representa a abertura de uma nova porta dentro da minha carreira. Já fiz turnê internacional, toquei pelo Brasil e em vários palcos do Estado e gravei canções autorais junto do Bloco Bleque, grupo do qual fiz parte junto com Gustavo Macacko e o saudoso Alexandre Lima. Mas nunca tinha feito algo meu, lançado uma música que tivesse a minha cara, que foi escolhida por mim e interpretada do meu jeito”, salienta.

Sobre a música, Juana explica que ela aborda a conquista amorosa e que deu ‘match’ com o que ela pensa na mesma hora em que leu. “É um presentão porque eu pude trabalhar em cima dela da minha maneira. Tanto o Thiago quanto o Wellington me deixaram bem à vontade para gravar a canção do meu jeito”, revela a artista, que planeja lançar um projeto maior no próximo ano.

A nova canção está confirmada no repertório do show que a cantora fará na “Feijoada da Nação”, tradicional evento de samba da escola Unidos de Jucutuquara, que acontece neste domingo, dia 9 de novembro, na quadra da agremiação.

Sobre Juana Zanchetta

Juana Zanchetta traz na bagagem uma fase enriquecedora no Bloco Bleque, que a levou a palcos nacionais e internacionais, entre 2007 e 2022. Junto do projeto idealizado por Gustavo Macacko e Mauricio Baia, ela cantou no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e se apresentou para um público de 25 mil pessoas num evento de samba na Alemanha. A voz da capixaba também aparece em “Só Tem Jogador”, canção gravada pelo grupo ao lado de Gabriel O Pensador e que esteve na trilha sonora do jogo “Fifa 12”.

Em 2013, a artista lançou seu projeto solo, inicialmente como Juana Zanchetta e Banda, e que evoluiu para SambaJu, no qual explora um repertório eclético e desenvolto trazendo canções que vão das raízes do samba e pagode até os atuais sucessos da música brasileira.

O projeto já passou por importantes eventos como Baile Voador, Festival Delírio Tropical, em Vila Velha, e a Arena de Verão de Vitória. No currículo da cantora estão participações no show de despedida de Saulo Fernandes da Banda Eva e em uma das edições capixabas do Bloco do Silva, além de já ter cantado na tradicional roda de samba da Vila do Samba, em São Paulo.

Instagram: @sambajuoficial

Spotify: Juana Zanchetta

Foto principal: Victor De Prá

Continue Lendo

Cultura

Orquestra Camerata Sesi apresenta “Trilhas de Filmes Infantis” nesta sexta-feira (24)

Público pode esperar muita música, magia e nostalgia no Festival Sesi Som, a partir das 19h30

Postado

em

O palco do Teatro Sesi, em Vitória, volta a se transformar em cenário de fantasia nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 19h30, com o concerto especial “Trilhas de Filmes Infantis”, apresentado pela Orquestra Camerata Sesi. A noite faz parte do Festival Sesi Som, que celebra os 25 anos do Teatro do Sesi com uma programação que encanta públicos de todas as idades.

No repertório, uma seleção emocionante de músicas que marcaram gerações no cinema como FrozenO Rei LeãoToy Story, Moana, ShrekUp: Altas AventurasOs Incríveis e Como Treinar o Seu Dragão. Com arranjos orquestrais inéditos, o espetáculo promete levar o público a uma viagem sensorial por histórias que despertam ternura, magia e muita imaginação.

Cantora Liege Milhioli. Foto: André Leão

A apresentação conta com a participação especial da cantora Liége Milhioli, que dará voz a essas trilhas inesquecíveis e promete encantar a plateia com interpretações emocionantes. Filha e neta de cantores, ela iniciou a carreira no canto ainda na infância, com trabalhos em estúdio e apresentações profissionais desde os 11 anos. Liége conta com 2 CDs autorais gravados e mais de 40 projetos audiovisuais como backing, além de solista convidada por orquestras e projetos culturais nacionais. Ela também é fonoaudióloga especialista em Canto e preparadora vocal.

Orquestra Camerata Sesi – Temporada Pop: Trilhas de Filmes Infantis – com a cantora Liege Milhioli

Quando: 24 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h30

Endereço: Teatro Sesi(Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória)

Ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/sesiculturaes/


Valores:
R$ 40,00 (meia entrada) | R$20,00 (meia solidária) –  Itens para arrecadação material de limpeza: 01 galão de 5L de água sanitária ou Kit de 10 frascos de detergente ou 01 caixa de sabão em pó ou 01 galão de 5L de desinfetante

Continue Lendo

Vai Pocar