Conecte

Cultura

Festival Movimento Cidade vai promover uma grande “galeria a céu aberto” no Parque da Prainha

Postado

em

Em sua 6ª edição, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha, o Festival Movimento Cidade (MC) se consolida como o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, unindo as diferentes manifestações culturais que movem a sociedade: mostra de cinema, shows musicais, batalhas, oficinas e arte urbana. Este último tópico, aliás, ganha ainda mais protagonismo nesta edição. O MC prepara galerias de arte urbana, exposições e atos-manifesto de arte, todos projetados para envolver o público de maneira interativa. Toda a programação é gratuita.

Artistas farão intervenções ao vivo no Parque da Prainha. Foto: Divulgação

Um dos novos espaços do festival é o “Resistir sobre a Prainha: Atos-manifesto”. A proposta é explorar o lugar da memória por meio de intervenções e performances de artistas selecionados por chamada aberta. A iniciativa trará reflexões críticas sobre o legado da memória local e a preservação do Sítio Histórico da Prainha, recentemente reinaugurado em 2024. A reinvenção e ressignificação do local serão temas centrais das propostas artísticas.

Conheça as propostas selecionadas

Véia do Patuá – Vila Velha (ES): Yasmin Lima, mais conhecida como Véia do Patuá, reside na Barra do Jucu. Artista e benzedeira, sua proposta de intervenção urbana é trazer o “Varal das Benzedeiras”.

Descalços Cia de Artes, Maytê Hensso – Maceió (AL): Em atuação desde 2015, a companhia desenvolve atividades como espetáculos e eventos, já tendo circulado com suas ações em cidades capixabas e nacionalmente em palcos cariocas. A Descalços ainda se destaca por ser a única no estado a ser dirigida por uma mulher trans, Maytê Hensso, e ter sua formação totalmente composta por corporeidades dissidentes. Eles trazem a performance artística “Para Rosas e Tridentes”.

Pabluxu – Vila Velha (ES):  Pablo Vieira, conhecido como Pabluxu, é graduando finalista do curso de Artes Visuais/UFES e atua nas áreas da produção cultural, direção de arte, arte educação, educação social, fotografia e música (DJ). Em seus trabalhos artísticos busca outras representações e narrativas para o corpo negro através da fotografia e do vídeo. Sua proposta de intervenção urbana é trazer o “O conflito começou quando eu vi o fim”.

Outra proposta do Movimento Cidade é a exposição “Olhar a Cidade: Prainha”, na qual os visitantes poderão se inspirar com imagens da Prainha capturadas por talentosos fotógrafos. A exposição destacará a beleza natural, a vida cotidiana, a história e a interação dos moradores com o espaço, além de ser um convite para o público mergulhar na vida cotidiana do bairro, celebrando a vida em comunidade e a beleza do simples.

Os fotógrafos e fotografias selecionados são: Barcos ao Entardecer (2010), de Angélica Dornelas; Caos do Porto, de Ely; Acervo: Memória Capixaba (1940), de Fábio Pirajá; Acervo: Memória Capixaba (1930), de Fábio Pirajá; Acervo: Memória Capixaba (1920), de Fábio Pirajá; Histórias da Prainha (2024), de Chicow; Desmentalidade Colonial (2024), de Chicow; Espera Feliz (2023), de Paula Stein; Brincadeira de Criança (2023), de Paula Stein. Uma prévia das fotografias pode ser conferida neste link.

O festival também conta com a instalação “Planetas Brasileiros”, que apresentará grandes bolas infláveis espalhadas pelo festival, cada uma representando uma região do Brasil (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste). Os artistas convidados integrarão elementos únicos de suas regiões nesses “planetas”, criando uma experiência visual e culturalmente rica.

Os artistas criaram artes exclusivas para o MC, integrando elementos únicos que vão se espalhar pelo festival. Os artistas responsáveis pelas artes são: os Planeta “Norte”, por Douglas Jacinto (TO); Planeta “Sudeste” por Amanda Lobos (ES); Planeta “Nordeste”, por Tassila Custodes; Planeta “Centro Oeste”, por Irmãos Credo; Planeta “Sul”, por Marcella Calado. Uma prévia das instalações pode ser conferida aqui.

Outra novidade é a “Galeria Croma”. Instalada na Prainha, a galeria será palco para artistas do todo o Brasil e capixabas desenvolverem, em conjunto, painéis de arte urbana que, unidos, vão formar uma verdadeira galeria a céu aberto. Durante o festival o público poderá acompanhar ao vivo as intervenções artísticas e a evolução das obras, interagindo com os artistas e apreciando a magia da criação em tempo real. As duplas de artistas já estão definidas: Alex Baum (ES) e Odrus (DF); Thiago Balbino (ES) e Cigana (PE); Iran (ES) e Tuane (SC); Vânia Cáus (ES) e Wira Tini (AM); Doce (ES) e Cazé (RJ).

Outro espaço é a exposição “Reimagina”, que apresentará projetos arquitetônicos desenvolvidos durante uma maratona de oficina organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES), em parceria com o Movimento Cidade, já noticiado por aqui. As propostas trarão ideias inovadoras para o Parque da Prainha, refletindo a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade e a acessibilidade.

Música e arte em um só lugar!

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o Festival Movimento Cidade vai transformar o Parque da Prainha com mostras audiovisuais, shows musicais, bate-papo, batalhas de dança e rima, intervenções artísticas, e muito mais, em três dias de muita cultura, arte e identidade capixaba. Nomes como Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches estão confirmados no line-up.

Festival Movimento Cidade 2024

Quando: 16, 17 e 18 de agosto

Local: Prainha – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES

Entrada gratuita

Atrações: Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches; mostra de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana, shows musicais, exposições de arte e muito mais.

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar