Jornalista e atriz, capixaba cria escola de teatro com método inédito em Guarapari
A Oficina de Teatro Bruna Miranda surgiu em setembro de 2023 e, desde então, vem transformando a vida e o contato de crianças e jovens com a arte e a cultura. Inscrições para nova turma estão abertas e vagas são limitadas
A falta de oferta de aulas de teatro na região de Guarapari foi o que levou a jornalista e atriz capixaba Bruna Miranda a desenvolver uma iniciativa que tem transformado a vida de crianças e jovens na cidade. Fundada em setembro de 2023, a Oficina de Teatro Bruna Miranda surgiu da necessidade de oferecer oportunidades locais para o estudo e a prática das artes cênicas.
O método de ensino foi exclusivamente criado por Bruna, uma fusão entre as práticas jornalísticas e o conhecimento da atuação, baseado em diversos cursos e estudos feitos pela profissional. Ele visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também pessoal de cada aluno. “Acredito que a combinação de minha experiência como jornalista e minha paixão pelo teatro seja um diferencial significativo para o projeto”, destaca a atriz. Nas aulas, ela busca incentivar a escrita, o desenvolvimento de roteiros e o trabalho com as câmeras.
Bruna é formada pela FAFI e tem especialização na escola de atores Wolf Maya, em São Paulo, além da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Ela explica que a inspiração para criar a escola veio da falta de opções na cidade. “Sempre tive que sair daqui para estudar teatro e percebi que a cidade carecia não apenas de uma escola, mas de incentivo às artes cênicas”, destaca.
Desde o início de 2023, ela ministra aulas na ONG Crescer com Viver, na qual observou o impacto positivo do teatro na vida de crianças e adolescentes. Esse sucesso motivou a expansão do projeto.
O espaço físico utilizado é uma escola particular da cidade, onde Bruna é ex-aluna. A parceria facilita o acesso ao ambiente propício para o aprendizado teatral. Em apenas alguns meses de atividade, a escola já colhe os frutos do seu trabalho, como relata Bruna. “Percebi a mudança na vida dos meus alunos. Tenho uma aluna, por exemplo, que superou a timidez extrema e dificuldade de socialização, transformando-se em uma pessoa mais sociável e confiante.”
A Oficina de Teatro Bruna Miranda recebeu destaque na cidade em tempo recorde, sendo convidada para apresentar uma peça em um festival cultural na região de Buenos Aires, nas montanhas da cidade.
Em dezembro, realizou a primeira Mostra de Teatro em Guarapari, um evento aberto ao público e solidário, que proporcionou à população uma oportunidade única de experimentar o mundo teatral.
Atualmente, a escola conta com duas turmas, abrangendo alunos de 6 a 24 anos. O foco principal vai além da formação de atores, buscando quebrar o estigma de que o teatro é exclusivamente para quem almeja seguir carreira artística. “É uma potente ferramenta para trabalhar a timidez, ansiedade, socialização e expressão corporal, entre outros benefícios”, destaca a professora.
A mensalidade custa R$ 110 e inclui uma aula por semana de 1h30 de duração. O diferencial da escola está na atenção individualizada, com turmas pequenas para garantir um acompanhamento próximo de cada aluno.
Com planos de ampliação, a Oficina de Teatro Bruna Miranda se firma como uma força cultural em Guarapari, contribuindo para a formação de indivíduos mais confiantes, expressivos e conectados com a arte.
Alunos da Oficina Bruna Miranda
Mentoria individual e personalizada
Além das aulas coletivas, Bruna também se dedica a realizar mentorias individuais e personalizadas.
Com uma carreira que abrange televisão, internet, assessoria de imprensa e marketing, Bruna percebeu que suas habilidades podiam ajudar pessoas a desenvolverem suas capacidades comunicativas. “A ideia surgiu da constatação de que muitos profissionais e indivíduos enfrentam obstáculos na comunicação que impactam tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, destaca a profissional.
A metodologia criada por Bruna integra suas experiências como jornalista e atriz, proporcionando uma abordagem única. A mentoria é personalizada com foco nas necessidades específicas de cada aluno, considerando aspectos como dicção, expressão em frente às câmeras, aprimoramento das redes sociais e superação da timidez.
“O objetivo é oferecer uma solução abrangente, trabalhando não apenas as habilidades técnicas, mas também as emocionais e sociais. As ferramentas do teatro são muito potentes e aliadas a técnicas de comunicação, se tornam uma ferramenta incrível, que pode auxiliar em diversos aspectos da vida e da carreira”, explica a professora. . Os resultados do método desenvolvido por ela têm se mostrado notáveis, como exemplificado por seus alunos, que incluem advogados, professores, psicanalistas, jornalistas, empreendedores e profissionais de diversas áreas. “Recebo feedbacks incríveis, como o caso de uma aluna que obteve elogios de sua chefe pela melhoria significativa em sua comunicação”, relata.
“O grande diferencial da nossa metodologia são as ferramentas do teatro, não é o mesmo formato que um curso de oratória, por exemplo, os alunos se sentem mais descontraídos e seguros ao fazer os exercícios teatrais, fica uma aula leve e divertida”.
Com o sucesso dos resultados obtidos até o momento, Bruna tem planos de expandir sua metodologia e alcançar um público ainda mais amplo. “Acredito no poder da comunicação como instrumento de transformação e meu objetivo é continuar ajudando pessoas a vencerem suas barreiras e a se destacarem em suas vidas profissionais e pessoais”, conclui a jornalista e atriz.
Bruna também desenvolve workshops e palestras para empresas e instituições, com o foco de promover a integração e socialização dos colaboradores.
Oficina de Teatro Bruna Miranda
Dias e horários das aulas: Terça-feira – 18h30 às 20h Quarta-feira – 8h30 às 10h Quinta-feira – 18h30 às 10h Quinta-feira – 20h às 21h30 (turma adulto)
Inscrições: através do (27) 99877-0412 ou pelo instagram @oficinadeteatrobrunamiranda.
Endereço: Centro Educacional Maxime – Rua Manoel Lopes Gomide, 1 – Muquiçaba, Guarapari – ES
O município de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, se prepara para viver sete dias intensos de arte e emoção com a realização do 25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que acontece entre os dias 22 e 28 de junho. Com entrada gratuita, a programação do festival – uma tradição no calendário cultural capixaba – reúne 22 espetáculos que serão apresentados no Teatro Fernando Torres, no Espaço Gota, Pó e Poeira, e em ruas e praças públicas da cidade.
A programação do festival conta ainda com o lançamento do livro “A Paisagem Teatral”, de Éder Gaioski, uma exposição comemorativa aos 25 anos do festival e do Teatro Fernando Torres, além de rodas de conversa com os artistas, ao fim das apresentações. O encerramento contará com uma cerimônia de premiação, que reconhece os destaques do festival em diversas categorias.
O evento traz ao Estado um recorte primoroso do teatro nacional, com peças vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, além de companhias do próprio Espírito Santo.
O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim
Capixabas em cena
O teatro capixaba será representado no festival por grupos de Guaçuí, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, com espetáculos que vão do humor à crítica social. O tradicional e premiado Grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, criador e produtor do festival, apresenta O Santo e a Porca, comédia que reflete sobre a avareza e os dilemas humanos.
De Anchieta, a peça Janelas, do Grupo Rerigtiba, propõe um jogo cênico de imaginação, inspirado no isolamento da pandemia. A Metamorfose, do grupo de Cachoeiro, Anônimos de Teatro, revisita Kafka em uma adaptação contemporânea.
Já os grupos de Vitória apostam em alegria e diversão para toda a família, com as esquetes circenses de Fuscalhaço, do Grupo Árvore, e o espetáculo infantil Histórias Mágicas, da Casa de Artes Campaneli.
25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
Quando: 22 a 28 de junho
Local: Teatro Fernando Torres; Espaço Gota, Pó e Poeira; Teatro de Rua; Praça da Matriz
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
22 de junho – Domingo
17h – Terra Cora – CIA DA M.A.T.I.L.D.E. – São Caetano do Sul (SP) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – Lançamento do livro “A paisagem teatral”, de Eder Gaioski (Teatro Fernando Torres) e abertura da Exposição “25 Anos do FestGuaçuí e Teatro Fernando Torres”.
20h15 – Janelas – Grupo de Teatro Rerigtiba – Anchieta (ES) – Teatro Fernando Torres
23 de junho – Segunda-feira
14h – Chapeuzinho Vermelho – Outro Conto – Porão Produções Culturais – Ribeirão Preto (SP) – Teatro Fernando Torres
19h – Gisberta – Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) – Teatro Fernando Torres
21h – Dois perdidos numa noite suja – Cia Futuros Carecas – São João Del Rei (MG) – Espaço Gota, Pó e Poeira
24 de junho – Terça-feira
14h – Le Cirque Du So’Nois – Ovorini Carpintaria Cênica – Sete Lagoas (MG) – Teatro Fernando Torres
19h – Pão – Cia Não Sei o Quê de Teatro – Goiânia (GO) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – A Metamorfose – Grupo Anônimos de Teatro – Cachoeiro de Itapemirim (ES) -Teatro Fernando Torres
25 de junho – Quarta feira
14h – Histórias Mágicas – Casa de Artes Campaneli – Vitória (ES) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Brasil, de verso e prosa – Grupo Teatral AsLucianas – Rio de Janeiro – (RJ) – Teatro de Rua
20h – O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim – Cia Canta Circo e Teatro e Cínica Cia – São Caetano do Sul (SP) – Teatro Fernando Torres
26 de junho – Quinta-feira
14h – O brincado romance de Flora e Valentin – Cia. de Arte Popular – Duque de Caxias (RJ) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Xinfrim – Cia Pé de Cana – Iracemápolis (SP) – Teatro de Rua
20h – Candelária – Trupe Investigativa Arroto Cênico – Nova Iguaçu (RJ) – Teatro Fernando Torres
27 de junho – Sexta-feira
09h – Cortejo “Olha o Palhaço no meio da rua” – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Rua
10h – Fuscalhaço – Grupo Árvore – Vitória (ES) – Teatro de Rua
14h – As aventuras de João, a princesa e o tapete voador – Rococó Produções Artísticas e Culturais Porto Alegre (RS) – Teatro Fernando Torres
18h – Dulcineia – Grupo Teatral De 4 No Ato – (RJ) – Teatro de Rua
20h – Tudo acontece numa segunda feira de manhã – Núcleo Piedade de Teatro – (SP) – Teatro Fernando Torres
28 de junho – Sábado
14h – A cigarra e a formiga, sim senhor- Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) -Teatro Fernando Torres
16h – Nas Trilhas da Tramp – Um Concerto em Si Mesmo – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Praça da Matriz
19h – O Santo e a Porca – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Guaçuí (ES) – Teatro Fernando Torres
20h30 – Cerimônia de premiação e encerramento do 25º Festguaçuí.
Tem programação cultural para as crianças e adolescentes neste fim de semana em Vitória. No domingo, dia 8 de junho, a capital capixaba vai ser palco, pela primeira vez, do fenômeno da internet Lance de Escola, um musical infanto-juvenil que já conquistou milhões de fãs pelo Brasil. Com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube, o espetáculo promete arrancar risadas, emocionar e envolver toda a família em uma sessão única, às 15h, no Espaço Patrick Ribeiro (anexo ao Aeroporto de Vitória).
Com roteiro inédito, o musical é protagonizado por Kysha e Mine, dupla que já soma mais de 6,6 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube. Além da popularidade digital, o projeto ganhou os palcos e, desde 2024, está em turnê nacional, passando pelas principais capitais do país com ingressos esgotados e plateias lotadas de crianças e famílias.
Nesta nova fase, “Lance de Escola – Das Aulas ao Verão: Uma nova diversão” transporta os personagens para um animado acampamento, com histórias leves, cheias de música, dança e bom humor. O elenco também conta com Stefan Baby, Fidelisx, Argentino, além de Evy, Jin Min e Russin, com novos personagens que se juntam ao grupo.
A direção é assinada por Bruno Chiari, e a direção musical fica por conta de dois nomes de peso do pop nacional: Umberto Tavares e Jefferson Junior, responsáveis por sucessos de artistas como Anitta, Belo e Ludmilla.
Lance de Escola – O Musical
Quando: 8 de junho (domingo)
Horário: 15h
Local: Espaço Patrick Ribeiro (anexo ao Aeroporto de Vitória) – Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Goiabeiras – Vitória – ES
O Centro Cultural Sesc Glória também participa da programação especial gratuita e diferenciada do Sesc Espírito Santo durante a Semana S do Comércio. O espetáculo teatral “O Som do Meu Silêncio”, solo teatral com foco no silenciamento da mulher, fica em cartaz nos dias 15 e 16 de maio, quinta e sexta, às 19h30, no Teatro Virginia Tamanini. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Sesc Glória, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.
O projeto “O Som do Meu Silêncio” envolve a montagem do espetáculo solo da atriz Lu Camargo, fundadora da produtora Alma Bucólica Produz. O monólogo busca proporcionar espaço de fala às mulheres constantemente silenciadas. A conjuntura política global reforça sua relevância, transcendendo a montagem teatral, provocando reflexões sobre o feminino como indivíduo. A arte amplifica vozes reprimidas e ilumina histórias de outras mulheres.
A programação gratuita integra a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma iniciativa idealizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e promovida no Espírito Santo pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac. O evento ocorre de 10 a 17 de maio, em todo o estado, com o objetivo de aproximar a população dos serviços e ações do Sistema Comércio, fortalecer o setor produtivo e gerar impacto social positivo por meio da educação, cultura, saúde, lazer e qualificação profissional.
Espetáculo“O som do meu silêncio”
Quando: 15 e 16 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Sesc Glória – Teatro Virginia Tamanini – 5º andar –- Centro de Vitória
Ingressos solidários: doe 1kg de alimento não perecível (retire seu ingresso na bilheteria)