Panshow Gastronomia 2025: evento gratuito terá aulas-show, palestras,apresentações musicais e muito mais!
Imersão no universo da panificação, confeitaria, gastronomia, equipamentos e inovações acontece de 24 a 26 de junho, no Shopping Vila Velha, com uma edição histórica do projeto nacional ABIP Pelo Brasil
O Espírito Santo se prepara para a maior imersão no universo da panificação, confeitaria, gastronomia, equipamentos e muita inovação. De 24 a 26 de junho, o Shopping Vila Velha recebe a PanShow Gastronomia 2025, maior vitrine do setor no Estado e um dos eventos mais relevantes do calendário brasileiro para o segmento. Com entrada gratuita, o evento vai reunir grandes nomes da panificação nacional, aulas-show com chefs consagrados, arena cultural com apresentações ao vivo, feira de negócios, exposições de produtos regionais e concursos que vão eleger os melhores do Estado em categorias como pão francês, pizza e bolo confeitado.
Serão dois palcos simultâneos de programação técnica e cultural, além de área de exposição, espaço kids, praça de alimentação com gastronomia variada e o aguardado Espaço Gourmet, em que chefs renomados apresentarão receitas ao vivo com ingredientes regionais e novas tecnologias.
Na programação estão confirmados nomes como Chef Rogério Shimura, Chef Carole Crema, Chef Genilson Pereira, Chef João Carlos Butske, Chef Flávia Gama e outros. Os temas incluem desde tendências de fermentação natural, ESG, padronização de processos até a panificação 5.0.
Chef Paulo Dourado
“A PanShow é um festival, mas também uma missão: queremos transformar conhecimento em prática, tradição em inovação e o Espírito Santo em uma referência nacional do setor”, afirma Alessandro Eller, diretor do Instituto Panela de Barro.
Abip pelo brasil na Panshow: o pão francês como protagonista
Entre os destaques da programação está a edição capixaba do projeto ABIP PELO BRASIL, realizado em parceria com o Sebrae Nacional. Pela primeira vez no Espírito Santo, a ação nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) foca no pão francês — produto símbolo da mesa brasileira e responsável por 8,93% do faturamento do setor em 2024.
Durante os três dias, o público poderá participar de: Aulas-show e demonstrações ao vivo com chefs premiados; seminários técnicos sobre padronização, qualidade e inovação; talk shows com cases de sucesso e concursos como “O Melhor Pão Francês – Edição 2025”;
“Estamos vivendo um novo ciclo na panificação brasileira. O pão francês, com toda sua tradição, se reinventa e volta a ser protagonista. A PanShow 2025 será o cenário ideal para essa conversa entre passado, presente e futuro do nosso setor”, afirma Paulo Menegueli, presidente da ABIP.
A programação da ABIP será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal oficial da entidade no YouTube: youtube.com/@ABIPCanalOficial
Confira a programação completa da PanShow Gastronomia 2025 + Abip Pelo Brasil!
24 de junho (terça-feira)
14h – Auditório – Abertura oficial ;
14h30 – Auditório: Abip pelo Brasil: a qualidade do pão francês ;
15h – Auditório: entrega de medalha do mérito industrial da panificação ;
15h20 – Auditório: palestra magna “Case Wine: o simples bem feito — cultura,
propósito e performance para encantar e crescer”, com rogério salume -
fundador do Grupo Wine;
15h30 – Arena 1: chef Adenailton Xavier – receitas com a mistura para bolo Regina sabor aipim cremoso ;
15h30 – Arena 2: chef João Carlos Butske – melhor padeiro das Américas 2024 – pão rosa das montanhas e pão aromático com café e laranja;
16h30 – Auditório: aula show sobre a qualidade do pão francês, com Genilson Pereira – Professor de panificação e chef ;
17h50 – Auditório: pesquisa e diagnóstico pão francês no ES, com Emerson Amaral – Consultor Ideal ;
18h40 – Auditório: talk show: ”O mercado de panificação”;
19h10 – Auditório: final do concurso “O melhor pão francês – Edição 2025”;
20h – Encerramento .
25 de junho (quarta-feira)
14h30 – Arena 1: chef Evelize Fraga – tartelete de café com caramelo de cachaça e crocante de castanhas;
14h30 – Arena 2: Angelo de Souza – lucratividade através da eliminação do desperdício;
16h – Arena 1: chef Genilson Pereira – receitas de pastel com a farinha de trigo Regina para pastel;
16h – Arena 2: chef Andréa Souto – macarons com um toque brasileiro
17h – Auditório: palestra – “Deu certo até quando tudo estava dando errado” com Carole Crema;
Chef Rosivaldo Bispo
18h – Arena 1: chef Rosivaldo Bispo – pães que atraem olhares: panhoca de vitrine, caseirinhos integral e hamburguinho de vitrine.
18h – Arena 2: barista Ângela Leal – inverno com café e chocolate;
19h – Auditório: final do concurso “Melhor bolo confeitado – Edição 2025”.
26 de junho (quinta-feira)
14h30 – Arena 1: chef Yang Chehayeb ganhador do concurso de melhor pizza edição 2024 – pizza com massa de longa fermentação e do sabor da pizza ganhadora em 2024 ;
14h30 – Arena 2: chef Léo Cereja – Verrine cheesecake – pistache e frutas vermelhas;
16h – Arena 1: chef Flávia Gama – “Brookie” – Sobremesa de brownie e cookies com a mistura para cookies Regina e mistura para brownie Regina ;
16h – Arena 2: chef Rogério Shimura – Tendências da panificação e ultracongelamento;
17h – Auditório: talk show case de sucesso com Daniel Correa – Padaria Café Arrumado e chef Flávia Gama – Chocolateria Brasil;
18h – Arena 1: chef Paulo Dourado da Padaria Sem Segredos – “Panificação 5.0: homens e máquinas na obtenção de produtividade e padronização por meio de otimização de processos e uso inteligente de equipamentos inovadores para panificação”;
19h – Auditório: final do “Concurso da Melhor Pizza – Edição 2025”.
Que tal curtir o melhor do samba enquanto saboreia delícias da culinária capixaba? Então se prepara, porque vem aí uma festa que vai envolver todos os sentidos! De 18 a 20 de julho, a orla da Beira-Mar, ali pertinho do Tênis Clube, vai virar cenário de uma verdadeira celebração da nossa cultura: o Festival Gastronomia dá Samba! Uma realização do Instituto Panela de Barro em parceria com a Prefeitura de Vitória, o evento é gratuito.
Com uma proposta que transborda autenticidade e alegria, o Festival Gastronomia dá Samba chega para ser um divisor de águas no cenário de eventos capixabas. A ideia é simples, mas poderosa: conectar a gastronomia popular, a música, a tradição e o território, celebrando a cozinha de raiz como uma legítima expressão da identidade do nosso povo.
“Este é um sonho que se torna realidade e estamos eufóricos! O Gastronomia dá Sambavai ser um convite para que todos se reconectem com a essência da nossa cultura. Queremos ver a Beira-Mar pulsando com a energia do samba e o sabor da comida feita com alma, num ambiente que estimula a troca, o aprendizado e, acima de tudo, a celebração da nossa gente”, destaca Alessandro Eller, representante do Instituto Panela de Barro.
A estrutura será um espetáculo à parte, transportando o público para uma verdadeira viagem ao samba popular de alto nível. Com estandes gastronômicos repletos de delícias, e valores que vão de R$ 10 a R$ 90, o público terá opções como Pastéis fritos de queijo, carne, camarão e de costela de boi, Bolinho Cartola, croquetes, Bolinho de bacalhau, de carne, de Costela e até de Salmão, Risole de camarão, Creamxinha, Churrasquinho, Churrasco de carne de sol, Bolinho de banana da terra, Feijoada, Empanadas Argentinas, Baião de dois da Oca, Arroz de mariscos, Feijoada de Mariscos e muito mais!
Para acompanhar, uma diversidade de drinks, Cachaça Artesanal e premiadas cervejas capixabas. Ideal para compartilhar, com amigos e familiares.
No palco,atrações musicais com o melhor do Samba e suas vertentes como Chorinho, Roda de Samba, Samba Jobim. Na praça de alimentação, mesas compartilhadasque convidam à confraternização e uma ambientação afetiva e acolhedora.
Confira a programação musical do Gastronomia dá Samba!
18 de julho (sexta-feira)
18h – Abertura Da Praça De Alimentação
18h – Na Intimidade Do Samba (Chorinho)
20h – Samba Da Comunidade Piedade (Roda De Samba)
22h – Elaine Augusta (Samba)
19 de julho (sábado)
16h – Abertura Da Praça De Alimentação
16h – Regional Capixaba (Chorinho)
18h – 522 (Samba Mpb)
20h – Clube Do Samba (Roda De Samba)
22h – Sambaju (Samba)
20 de julho (domingo)
11h – Abertura Da Praça De Alimentação
12h – Ferna (Samba Jobim)
14h – Kel Do Cavaco (Roda De Samba)
16h – Sol Pessoa (Samba)
18h – Regional Da Nair (Roda De Samba)
Gastronomia dá Samba
Quando: 18 a 20 de julho de 2025
Local: Centro de Vitória (Beira Mar, próximo ao Tênis Clube) – ES
O Brizz Cultura e Gastronomia, na Enseada do Suá, acaba de anunciar uma novidade: o Brizz Bar de Drinks. A proposta é levar alta coquetelaria e serviço personalizado a celebrações externas.
Com o mesmo padrão de qualidade e agilidade do Brizz, a nova operação oferece um open bar personalizado com drinks autorais e clássicos preparados com maestria. Claro que os tradicionais Apperol Spritz, Negroni e Fitzgerald não ficarão de fora do menu. O segredo está na seleção rigorosa de ingredientes, produção artesanal de xaropes e infusões, além do uso de frutas frescas.
Brizz, na Enseada do Suá. Crédito: Ciro Trigo
A equipe é composta por profissionais treinados e ágeis, com domínio técnico e atenção ao atendimento. A gestão eficiente da operação minimiza filas, garantindo uma experiência fluida e agradável para os convidados.
“A experiência do convidado no bar pode definir a percepção geral de um evento. Nosso compromisso é ir além das bebidas, oferecendo um serviço que reflete profissionalismo e atenção aos detalhes”, comenta Thiago Guerini, sócio-proprietário do Brizz.
Para aquecer o inverno: Restaurante tradicional de Vila Velha lança novos caldos
Com assinatura do chef Renato Faben, os Caldos de Alho Poró com Bacon e o de Cenoura com Camarão prometem ser destaque no Caranguejo do Assis durante a estação
Os capixabas definitivamente tiraram o casaco do armário. Mas que tal apostar em um caldo quentinho para aliviar as baixas temperaturas? A sugestão do Fica a Dica ES é correr para o Caranguejo do Assis, na Praia de Itaparica, que acaba de lançar duas receitas autorais e saborosas, criadas pelo chef Renato Faben: o Caldo de Alho Poró com Bacon e o de Creme de Cenoura com Camarão, servidos por R$ 49,99 (cada).
O Caldo de Alho Poró com Bacon é preparado com alho-poró fresco, batata, cebola, alho, caldo de legumes, bacon crocante e finalizado com crispy de alho-poró. A combinação entrega uma textura cremosa, sabor marcante e um aroma envolvente. Já o Creme de Cenoura com Camarão traz um toque adocicado das cenouras frescas, combinadas a um creme delicado e enriquecido com camarões salteados na manteiga, resultando em uma opção sofisticada, leve e extremamente saborosa.
Caldo de Alho Poró com Bacon. Foto: Bruno Coelho
Para Dyonatan Giovanelli, proprietário da casa, o inverno pede um caldo diferente dos tradicionais e inovar no menu já virou uma tradição da casa. “Todos os anos apresentamos novidades pensadas especialmente para essa época. Queremos oferecer opções que tragam sensação de aconchego e ao mesmo tempo surpreendam pelo toque criativo”, explica.
Mas se você é daqueles que não curte muito se arriscar na gastronomia e gosta de apostar nos mais tradicionais, o cardápio também conta com os caldos verde, de feijão e de camarão disponíveis durante todo o ano, no valor de R$ 35,50 (cada).
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Endereço: Av. da Praia, 290 – Praia de Itaparica, Vila Velha