Verão começou com todos os quiosques em Camburi funcionando; conheça as opções para a família e os turistas
Começou o verão, uma das estações mais amadas pelos capixabas, e todos os caminhos levam à Orla de Camburi. Na deslumbrante costa de Vitória, Camburi não é apenas um refúgio para os amantes do sol e do mar, mas também um paraíso gastronômico à beira-mar
Ao longo da extensão da praia, os quiosques oferecem uma experiência culinária única, proporcionando aos capixabas e turistas uma mistura irresistível de sabores e entretenimento. Todos os empreendimentos estarão funcionando na estação mais quente do ano, fruto do trabalho conjunto liderado pela concessionária Ecos Eventos, que administra a Orla.
“É muito gratificante ver todos os quiosques ocupados nesta alta estação, que é a mais agitada do ano para o turismo e para o comércio, sobretudo para aqueles da beira-mar. E é muito interessante saber que Vitória vai ter um alto verão em Camburi, com uma gastronomia super diversificada para todos os bolsos e gostos. Sem falar na geração de emprego e renda. Todos os quiosques que ali estão são fruto de um novo modelo de negócio saudável e rentável para os cofres públicos e de uma curadoria que respeita a diversidade – do público e de paladares”, comemora Erica Semião, diretora da concessionária Ecos Eventos, que administra os quiosques de Camburi.
Os visitantes podem desfrutar de muitas atrações. Entre elas está o Barlavento Beach Bar & Lounge, com uma cozinha com inspirações diversas – da mediterrânea à espanhola, passando por clássicos da culinária capixaba. No cardápio, há opções para todos os paladares, como steak tartare, arancini, croqueta de salmão, espetinhos, camarão, filé mignon e, claro, frutos do mar com combinações imperdíveis. No bar, destaque para os 22 drinks originais da casa. O espaço conta ainda com um rooftop com vista privilegiada da orla. Ao lado do Barlavento, em anexo, está também a loja capixaba Origens, com opções de looks que valorizam o Espírito Santo e o capixabismo.
Com um ambiente descontraído, combinando com a brisa do mar e presente há mais de 20 anos por ali, o Quiosque Gaivota, no K2, é uma verdadeira e agradável tradição nas areias da Orla. A culinária é tipicamente praiana, rica em frutos do mar – com o famoso peroá especial, além da moqueca verdadeiramente capixaba. O quiosque também conta com mais de 20 drinks e bebidas variadas em sua cartela.
No quiosque K3, encontra-se a tradicional Regina Maris. O quiosque que leva o nome da famosa chef baiana é uma ótima opção para desfrutar um pouquinho do Nordeste com as raízes capixabas. No cardápio há opções como bolinho de bacalhau, peroá especial, e, claro, acarajé no prato. E ainda a tradicional Moqueca Capixaba. Frutos do mar, peixes grelhados e moquecas preparadas com ingredientes locais fazem parte do cardápio do Capitão Gastrobar. No cardápio estão presentes opções como camarão no abacaxi, polvo à lagareiro, paella, arroz de polvo e de camarão, entre muitas outras. Além disso, para se refrescar, o quiosque também oferece drinks autorais como o Capitão Drink, feito com gin concentrado de flor de sabugueiro, limão, maracujá e espuma de gengibre; e o Maré Mansa, feito com espumante.
MAHO
Inspirado na praia Maho, na ilha caribenha de São Martinho, nasceu o Maho Gastrobar, no quiosque 5, na altura da Mata da Praia. O cardápio possui opções variadas que contemplam desde petiscos de boteco até pratos para compartilhar, como arroz de polvo e costela ao barbecue. Carnes, risotos, hambúrguer e crepe também estão no menu. Os drinques são todos autorais e fazem referência à aviação. Entre eles, um que faz sucesso é o Caixa Preta, feito de espumante, licor 43, xarope de tangerina e água com gás. O espaço também é pet friendly. Para quem quer curtir um churrasco à beira-mar, a tradicional churrascaria Só na Brasa, localizada no Quiosque 6, é a opção perfeita. Pão de alho, camarão na taça, queijo coalho, coração de frango e coxinha da asa são algumas das opções para entrada disponíveis no cardápio. Para os pratos, há a Picanha Família servida com feijão tropeiro, arroz, batata frita, banana frita, farofa de ovo, vinagrete e farofa; e a Alcatra Completa, que vem acompanhada de feijão tropeiro, arroz, batata frita, vinagrete e farofa. Nas bebidas, drinks exclusivos que levam nomes de regiões de Vitória, como Camburi, feito de vodka, aperol, mel, limão, maracujá, coronita e espuma de gengibre; Mata da Praia, com rum, xarope grenadine, morango e espuma de gengibre; Jardim da Penha, feito de vodka, xarope de curaçau blue, limão e soda limonada; e Praia do Canto, feito de whisky, cointreau, maracujá e limão siciliano.
Há também uma nova casa dedicada ao samba na orla. O Repique Samba Lounge ocupa o quiosque 7 do calçadão mais badalado da Capital. Genuinamente brasileiro, o empreendimento oferece para o público uma gastronomia de boteco bem temperada, chope, cerveja de garrafa, coquetéis leves e refrescantes. Com um clima descontraído e voltado para o típico ritmo brasileiro, o que não pode faltar é cerveja gelada e muitos drinks, a base de gin, vodka e cachaça – todos são batizados com nomes de artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. No cardápio, há opções como fígado, jiló e cebola na chapa; guisado de língua com batatas e bacon; e moela, coração de galinha no pão francês.
Uma novidade nas areias desse verão em Camburi é o Oásis Beach Club. O empreendimento conta com dois espaços gastronômicos. Um deles é o Miraggio, com foco em oferecer uma experiência de alta gastronomia e que abre em breve. A outra opção é o Dunna, mais despretensioso e descontraído, com cardápio do espaço especializado em finger foods e opções mais práticas. Além disso, um grande atrativo do beach club são as práticas esportivas, oferecidas por empresas parceiras do quiosque, ao ar livre. Entre as atividades estão o futevôlei, beach tênis, vôlei de praia, treinamento funcional e artes marciais. O Oásis prepara uma festa de réveillon que promete uma entrada em 2024 em grande estilo.
Destaque também para o TantraVitória, novo beach club internacional que abrirá as portas na Orla de Camburi. Localizado nos quiosques 10 e 11, o beach club traz um conceito aberto, parecido com a unidade de Tulum, no México. Seguindo a vibe mais pé na areia, shows ao ar livre, muito sol e mar que a bela capital capixaba tem de sobra para proporcionar aos seus visitantes. Em breve serão divulgadas mais informações sobre a inauguração do beach club. Mas, por enquanto, o Tantra já preparou uma super festa na virada de ano. Com alta gastronomia, open bar premium, cantores e DJs. O serviço all inclusive terá open bar com cerveja e bebidas premium como vodka, whisky, gin, drinks e espumante. E no menu serão servidos opções de entradinhas e canapés, camarão empanado, brusquetas e opções da culinária oriental, mesa de frios, entre outras iguarias para petiscar. Entre os pratos principais, risoto de grana padano com cubos de filé mignon e o risoto de moqueca. Também haverá opção vegetariana e a casa ainda vai oferecer uma mesa de café de manhã para quem for curtir até o amanhecer.
Já na altura do bairro Jardim Camburi, no quiosque 12, o bar Praieiro é uma outra opção. Com espaço aberto e diversas mesas à sombra de castanheiras frondosas, as árvores são um marco no trecho da praia. No cardápio, há refeições rápidas, despretensiosas e que matam a fome. Petiscos tradicionais, como pastel, churrasquinho, camarão frito, bolinho de bacalhau, torresmo de rolo estão presentes. Há também spaghetti ao molho de camarão e à moda da casa, que acompanha fritas e banana dore. Para acompanhar, o drink que leva o nome da casa promete: gin, suco de frutas vermelhas, mix cítrico, monin de tangerina, monin de morango e espuma de gengibre. A carta também contempla os tradicionais Moscow Mule, Tropical Gin e Caipirinha, dentre outras opções. O Praeiro também oferece café da manhã com tapioca, omelete e crepioca.
Presente há 22 anos na Orla de Camburi, com seus clientes fiéis, o quiosque Sol e Mar está localizado no quiosque 13. Com uma variedade de comidas praianas típicas, o estabelecimento está aberto todos os dias, das 08h às 21h. Porções mistas, frutos do mar, batata frita, espetinhos e camarões são só alguns exemplos do que se pode encontrar no cardápio do quiosque.
E na altura do quiosque 14, encontra-se o Kai-Malia Beach. Com sua estrutura despojada e acolhedora, o quiosque se integra perfeitamente ao cenário paradisíaco da praia. O espaço oferece o ambiente para aqueles que procuram descontrair e aproveitar a orla. E para aproveitar a culinária capixaba, no cardápio há a moqueca à moda da casa, feita de camarão com catupiry e bacon crispy, o prato é uma releitura do típico prato capixaba. Outra opção é o Arroz Imperial de Camarão, feito com arroz cremoso de camarão com catupiry, crispe de batata doce e com um delicioso camarão empanado recheado.
Repique
Serviço
Barlavento – K1 Horário de funcionamento:
Terça a Quinta a partir das 18h
Sexta a Domingo a partir das 12h
Quiosque Gaivota – K2 Horário de funcionamento: Terça a sábado – 09h às 22h Domingo e segunda-feira – 09h às 18h
Regina Maris -K3 Segunda-feira a domingo – 10h às 23h
Maho Gastrobar – K5 Seg a Dom e Feriados – das 10h às 22h
Só Na Brasa – K6 Horário Funcionamento: Terça a Sábado das 9 às 23h Domingos das 9 às 16h.
Repique – K7 Horário Funcionamento: Terça a Sexta a partir das 18h até 00h Sábado e Domingo a partir das 12h até 00h
Oasis Beach Club – K8 e K9 Em breve serão divulgadas.
TantraVitória Em breve serão divulgadas.
Sol e Mar Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h às 21h
Praieiro Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo Café da manhã: 6h30 às 10h Pós-praia: 9h às 20h Local: Av. Dante Michelini, 4470, quiosque 12
Kai-Malia Beach Horário de funcionamento: Segunda – Fechado Terça a sexta – 16h às 23h30 Sábado – 10h às 23h30 Domingo – 10h às 18h
Imagina um lugar rodeado pelo verde, com clima de festa entre amigos, comida e bebida à vontade, além de uma trilha sonora ao vivo daquelas que faz todo mundo cantar junto? No dia 26 de junho, a partir das 20h, esse promete ser o clima da primeira edição da Resenha Chácara Flora. Além de buffet completo com assinatura do Steffen Eventos, o evento ainda terá as apresentações das bandas BlackSete e Back to The Past.
Conhecido com um dos espaços mais charmosos da Grande Vitória, a Chácara Flora apresenta um conceito inovador com experiência completa. O passaporte individual custa R$220, incluindo open food e open bar, e os ingressos já estão à venda através do site Le Billet. Para quem busca ainda mais conforto, é possível reservar mesas com valores a partir de R$50 (não incluídos no valor do passaporte). As reservas são feitas exclusivamente via WhatsApp através do (27) 99994-6535, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
As atrações
Formada por Angelo Jantorno, Ana Porfírio, Rovena Sobrinho e Peujor (vocais), Bruno Tovar (bateria), Juninho Groove (baixo), Kako Tovar (teclados) e Moisés Madallon (guitarra), a banda BlackSete é conhecida como a mais dançante do Espirito Santo e se dedica principalmente à música negra e suas vertentes. O repertório é uma viagem no tempo, composto por canções que vão do retrô ao moderninho – de Earth, Wind & Fire a Beyoncé, passando por astros como Tim Maia, Jota Quest, Djavan, Michael Jackson, entre muitos outros.
A banda Back To The Past, por sua vez, vai apresentar clássicos do rock dos anos 80 de bandas como Tears For Fears, Duran Duran, Depeche Mode, The Police e A-Ha, dentre tantos outros. Atualmente, é formada por Marco Cypreste (vocal), Romeu Neto (bateria), Kinho Borges (teclados), Rodolfo Toniati (baixo) e Mayson Spadetti (guitarra).
Gastronomia e open bar
O cardápio ficará por conta do renomado Buffet Steffen, incluindo opções de culinária mexicana, árabe, roda de boteco e auto serviço. Já no bar, o público vai poder desfrutar de cerveja, chope, vinhos, vodka com energético, sucos, refrigerantes e água.
Resenha da Chácara Flora – 1ª edição
Quando: 26 de junho
Horário: a partir das 20h
Local: Chácara Flora – Jardim Limoeiro, Serra
Ingressos: passaporte: R$220 (open bar + open food) / mesas com valores entre R$50 e R$125 (venda à parte)
Com apenas três meses de lançamento, o Frango Crispy já caiu no gosto dos capixabas e agora brilha como o destaque do mês no Almoço Executivo do Coco Bambu ES. A combinação de sabor, textura e equilíbrio tornou o prato uma das escolhas favoritas do público, por apenas R$ 39,90. Escolha perfeita para quem curte almoçar bem pagando menos.
Servido em porção individual, o prato reúne pedaços suculentos de frango empanado, acompanhados de arroz branco, feijão verde, batata chips crocante e vinagrete fresco. “É uma opção que entrega sabor, praticidade e uma experiência completa para o almoço ou jantar”, destaca Demitri Monteiro, um dos sócios da rede.
Além do queridinho do momento, o cardápio executivo de junho do Coco Bambu ES traz ainda uma seleção especial com pratos de camarão, massas e carnes a preços promocionais, pensados para agradar todos os paladares. Eles são válidos durante todo o mês de junho, no almoço, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, datas comemorativas e véspera de feriado, com pratos servidos individualmente.
O restaurante ainda sugere sobremesas irresistíveis, daquelas que conquistam no primeiro pedaço. Um dos exemplos é a famosa cocada de forno (R$ 32) da rede de restaurantes, que é servida quentinha e derrete na boca. Imperdível né?!
Confira algumas opções promocionais do menu:
Camarão Jurerê – R$ 87,00
Camarões aromatizados com ervas de Provence, flambados com vinho branco, sobre espaguete ou fettuccine ao molho de creme de leite com toque de limão siciliano.
Camarão Praia de Boa Viagem – R$ 79,00
Camarões refogados com alho e cebola, flambados no vinho branco. Servidos sobre espaguete ao molho bechamel e espinafre, gratinado com muçarela e parmesão.
Camarão Praia de Tamandaré – R$ 62,90
Espaguete italiano com molho de tomate fresco, tomate seco, azeitona, rúcula e camarões.
Carne de Sol do Sertão – R$ 58,90
Arroz de leite com queijo coalho e carne de sol refogada com nata, cebola roxa e coentro. Gratinado com queijo coalho. Acompanha macaxeira frita.
Camarão Mucuripe – R$ 66,90
Espaguete italiano com molho de tomate fresco, tomate seco, nata, azeitona preta, rúcula e camarões.
Coco Bambu Vila Velha
Endereço: Andar térreo do Shopping Praia da Costa – Rua Dr. Olivio Lira, 353, Praia da Costa – Vila Velha
Telefone: (27) 3141-9100 / (27) 99664-9100
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª feira – 11h30 às 15h – 17h às 22h30, 6ª e Sábado – 11h30 às 23h30, Domingo – 11h30 às 22h30
Coco Bambu Vitória
Endereço: Rua João da Cruz, 10, Praia do Canto – Vitória
Telefone: (27) 3083-5800
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª feira – 11h30 às 15 horas | 17h às 23 horas; 6ª e Sábado – 11h30 às 00:00h; Domingo – 11h30 às 23 h
Reúna a galera, entre no clima e prepare-se para viver uma experiência completa com a mistura de sabores e sons que um bom boteco pode oferecer. De 19 a 21 de junho, o Parador Internacional Guriri recebe o Festival Sabores de Boteco São Mateus, que chega com entrada gratuita, repleto de atrações musicais, pratos irresistíveis e aquele astral que só quem vive sabe. A programação musical, aliás, vem bem variada. Da tradicional banda capixaba Casaca à atração nacional Atitude 67, o feriadão de Corpus Christi será agitado para quem marcar presença pelo balneário no Norte do Estado.
Na quinta-feira, dia 19de junho, a abertura da casa acontece às 16h. Quem dá o start nas apresentações é André Maximo, trazendo um repertório cheio de sucessos. Na sequência, o palco recebe Rafael Bidu e Banda, seguido da atração nacional Atitude 67, conhecido pelos seus hits que combinam pagode, samba e uma pegada descontraída que conquista públicos de todas as idades. Recentemente, a banda lançou o projeto “Sunset Meia Sete”, um EP que traduz a essência do fim de tarde, e que terá composições apresentadas durante o show, além dos hits que não podem faltar no setlist como “Cerveja de Garrafa” e “Saideira”.
Na sexta-feira, dia 20, a programação começa às 18h com o show de Lindenberg Acústico, em uma apresentação mais intimista e cheia de charme. Em seguida, é a vez da banda STM levar ao palco muita energia e sucessos que prometem colocar todo mundo pra dançar. Para encerrar a noite, quem se apresenta é o grupo Engesamba com o melhor do samba e do pagode, garantindo aquele clima de alegria e descontração típico dos encontros de boteco.
Banda Casaca, liderada por Renato Casanova, encerra o festival. Foto: Daniel Bittencourt
Encerrando os três dias de festa, no sábado, dia 21, a programação começa cedo, às 16h,com a apresentação da Trup Passarim do Brasil, que leva ao público um espetáculo cultural cheio de música, arte e interação.À noite, quem sobe ao palco é o grupo Golpe de Mestre, para trazer aquela dose boa de samba e pagode ao fim de semana, preparando o público para o último show do evento, comandado pela banda Casaca. Com sua mistura contagiante de congo, pop e rock, o conjunto liderado por Renato Casanova vai assinar o desfecho da festa com ritmo, força e identidade genuinamente capixaba.
O Sabores de Boteco São Mateus
O evento é uma realização da dupla Itagildo Marques e Wérliton Machado, que está à frente do Projeto Sabores, cujo slogan é “Dá gosto ser capixaba”. Com forte atuação na valorização da identidade capixaba, os agitadores culturais estão empenhados em montar uma programação vibrante e inclusiva, que conecte o público à verdadeira essência dos botecos.
Os organizadores do festival Sabores de Boteco São Mateus: Itagildo Marques e Wérliton Machado. Foto: Daniel Bittencourt
No cardápio, o público vai encontrar petiscos clássicos como torresmo, bolinho de feijoada, rabada, moela, carne de panela e outras delícias, acompanhados daquela cerveja gelada que não pode faltar. O clima descontraído será embalado por atrações musicais variadas, garantindo entretenimento para todos os gostos e idades.
Além de ser uma ótima pedida para quem quer curtir o feriado com os amigos ou a família, o festival também tem um papel estratégico: movimentar o turismo no balneário fora da alta temporada. A expectativa é atrair visitantes de diversas cidades e impulsionar o comércio local, criando novas oportunidades para empreendedores e trabalhadores da região.
“Eventos assim mantêm o balneário de Guriri ativo o ano inteiro, não só no verão. É uma forma de mostrar que temos muito a oferecer em qualquer época do ano”, afirma Itagildo Marques, que também é sócio do Parador Internacional.
Wérliton reforça: “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas sintam orgulho de ser capixabas — e nada melhor que um festival de sabores e música para isso”.
Programação musical do Sabores de Boteco São Mateus
19/06 (quinta-feira) – a partir das 16h
André Maximo
Rafael Bidu e Banda
Atitude 67
20/06 (sexta-feira) – a partir das 18h
Lindenberg Acústico
STM
Engesamba (foto)
21/06 (sábado) – a partir das 16h
Trup Passarim do Brasil
Golpe de Mestre
Casaca
Festival Sabores de Boteco São Mateus
Quando: de 19 a 21 de junho
Horário: 19/06 – 16h | 20/06 – 18h | 21/06: 16h
Local: Parador Internacional Guriri (Avenida Esbertalina Barbosa Damiani – Guriri, São Mateus)
Informações: através do instagram @projetosabor.es