Vitória recebe em março a peça “ABISMO DE ROSAS: UMA COMÉDIA POLICIAL”
Com Emiliano d’Avila, Isabel Fillardis e Vitória Strada, a peça estreou no Rio de Janeiro em 2023 e agora segue turnê pelo Brasil e vem a Vitória pela primeira vez nos dias 02 e 03 de março, no Teatro Universitário
No Dia dos Namorados, um homem e duas mulheres são atraídos por alguém que eles não sabem quem é para uma chácara deserta, onde, minutos depois, ocorre um crime. Esse é o mistério que conduz a peça “Abismo de Rosas: uma comédia policial”, que estreou no dia 3 de novembro de 2023, no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. No elenco estão Emiliano d’Avila, Isabel Fillardis e Vitória Strada, que faz sua estreia no teatro.
E a peça chega em Vitória pela primeira vez, sendo a primeira cidade a receber a turnê, com produção local da WB Produções, nos dias 02 e 03 de março, sábado às 20 horas e domingo às 17 horas, no Teatro Universitário da Ufes.
Ingressos são vendidos no site da Sympla e clientes Porto Seguro têm 50% de desconto em cima da inteira, na compra de até 2 ingressos por cliente.
“Sou uma atriz que adora desafios. O que mais gosto da minha profissão é poder viver vidas diferentes, fazer coisas novas. Fiz três novelas, mas sabia que estava chegando o momento de fazer teatro, eu tinha essa sensação. E o teatro está sendo um grande aprendizado pra mim”, revela Vitória.
O premiado texto de Claudio Simões foi escrito para ser encenado com apenas três intérpretes dando vida a seis personagens centrais (três casais) e outros menores. Esse artifício proporciona um efeito mágico ao espetáculo, com rápidas trocas de figurino e incríveis performances dos artistas em cena. O próprio Emiliano d’Avila divide a direção com Júnior Vieira, que recentemente codirigiu o filme “Nosso sonho”, sobre a dupla Claudinho & Buchecha.
A peça é uma divertidíssima comédia de erros, com uma trama muito engenhosa e temas universais. Misturando drama, suspense e muito humor, a trama volta no tempo para apresentar as relações inusitadas e obsessivas entre os três casais. Ao mesmo tempo em que o público vai conhecendo as personagens, fica mais intrigado. Quem vai matar? Quem vai morrer? Mas o texto vai além do mistério. “O espetáculo fala de temas muito sérios, mas tem momentos de frisson, dramáticos e de reflexão também”, explica Júnior Vieira.
Por ter sido escrita e montada na década de 1990, a peça sofreu algumas alterações no texto, principalmente sobre questões morais. Algumas reflexões ganharam cores mais fortes, como assuntos relacionados a gênero. “Uma de minhas personagens é uma mulher criada com uma concepção machista, educada para servir o homem e querer sempre agradá-lo. A outra é bem sucedida financeiramente, mas infeliz na vida pessoal, e que se surpreende ao se interessar por uma outra mulher”, conta Isabel Fillardis que está adorando sair da zona de conforto ao interpretar uma mulher de 50 anos, que se descobre lésbica.
Emiliano d’Avila assistiu à única montagem da peça, em 1997, com o então promissor Wagner Moura no elenco. “Na minha carreira de 26 anos no teatro, ‘Abismo de Rosas’ é umas das melhores peças que já li; e eu tenho uma memória afetiva muito intensa com ela, porque eu também assisti. Naquela época, eu tinha apenas 11 anos, mas me lembro muito da sensação da experiência, foi muito mágico pra mim”, relembra Emiliano.
Toda essa experiência agora entra em turnê pelo Brasil com quatro cidades confirmadas sendo a primeira delas Vitória/ES.
Ficha Técnica:
Texto: Claudio Simões
Direção: Emiliano d´Avila e Júnior Vieira
Elenco: Emiliano d´Avila, Isabel Fillardis e Vitória Strada
Colaboração de texto: Emiliano d’Avila, Natália Rosa e Vinicius Morais
Assistência de direção: Ana Carolina Francisco
Cenário: Mina Quental
Figurino: Tiago Ribeiro
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Trilha sonora: Muato
Direção de produção: Joana D´Aguiar
Produção executiva: Renata Celidonio
Gestão e administração financeira: Alina Lyra e Joana D´Aguiar
Design gráfico: Natália Del Nery
Mídias sociais: 1Click Audiovisual
Realização: O Padrinho Produções e Ministério da Cultura – Governo Federal
Patrocínio: Porto
Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Produção local: WB Produções
Serviço
ABISMO DE ROSAS: UMA COMÉDIA POLICIAL
VITÓRIA (ES)
02 E 03 DE MARÇO
Sábado às 20h e domingo às 17h
Teatro Universitário – UFES
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória/ES.
Bilheteria do Teatro Universitário, de terça a sexta, das 14h às 19h.
Gênero: Comédia
Classificação Indicativa:14 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 615 lugares
Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes, e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão de domingo.
DESCONTO ESPECIAL: Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto em cima da inteira, na compra de até 2 ingressos por cliente. A comprovação será mediante apresentação da carteirinha da Porto na bilheteria do teatro, junto com documento oficial com foto.
O município de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, se prepara para viver sete dias intensos de arte e emoção com a realização do 25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que acontece entre os dias 22 e 28 de junho. Com entrada gratuita, a programação do festival – uma tradição no calendário cultural capixaba – reúne 22 espetáculos que serão apresentados no Teatro Fernando Torres, no Espaço Gota, Pó e Poeira, e em ruas e praças públicas da cidade.
A programação do festival conta ainda com o lançamento do livro “A Paisagem Teatral”, de Éder Gaioski, uma exposição comemorativa aos 25 anos do festival e do Teatro Fernando Torres, além de rodas de conversa com os artistas, ao fim das apresentações. O encerramento contará com uma cerimônia de premiação, que reconhece os destaques do festival em diversas categorias.
O evento traz ao Estado um recorte primoroso do teatro nacional, com peças vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, além de companhias do próprio Espírito Santo.
O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim
Capixabas em cena
O teatro capixaba será representado no festival por grupos de Guaçuí, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, com espetáculos que vão do humor à crítica social. O tradicional e premiado Grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, criador e produtor do festival, apresenta O Santo e a Porca, comédia que reflete sobre a avareza e os dilemas humanos.
De Anchieta, a peça Janelas, do Grupo Rerigtiba, propõe um jogo cênico de imaginação, inspirado no isolamento da pandemia. A Metamorfose, do grupo de Cachoeiro, Anônimos de Teatro, revisita Kafka em uma adaptação contemporânea.
Já os grupos de Vitória apostam em alegria e diversão para toda a família, com as esquetes circenses de Fuscalhaço, do Grupo Árvore, e o espetáculo infantil Histórias Mágicas, da Casa de Artes Campaneli.
25º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
Quando: 22 a 28 de junho
Local: Teatro Fernando Torres; Espaço Gota, Pó e Poeira; Teatro de Rua; Praça da Matriz
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
22 de junho – Domingo
17h – Terra Cora – CIA DA M.A.T.I.L.D.E. – São Caetano do Sul (SP) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – Lançamento do livro “A paisagem teatral”, de Eder Gaioski (Teatro Fernando Torres) e abertura da Exposição “25 Anos do FestGuaçuí e Teatro Fernando Torres”.
20h15 – Janelas – Grupo de Teatro Rerigtiba – Anchieta (ES) – Teatro Fernando Torres
23 de junho – Segunda-feira
14h – Chapeuzinho Vermelho – Outro Conto – Porão Produções Culturais – Ribeirão Preto (SP) – Teatro Fernando Torres
19h – Gisberta – Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) – Teatro Fernando Torres
21h – Dois perdidos numa noite suja – Cia Futuros Carecas – São João Del Rei (MG) – Espaço Gota, Pó e Poeira
24 de junho – Terça-feira
14h – Le Cirque Du So’Nois – Ovorini Carpintaria Cênica – Sete Lagoas (MG) – Teatro Fernando Torres
19h – Pão – Cia Não Sei o Quê de Teatro – Goiânia (GO) – Espaço Gota, Pó e Poeira
20h – A Metamorfose – Grupo Anônimos de Teatro – Cachoeiro de Itapemirim (ES) -Teatro Fernando Torres
25 de junho – Quarta feira
14h – Histórias Mágicas – Casa de Artes Campaneli – Vitória (ES) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Brasil, de verso e prosa – Grupo Teatral AsLucianas – Rio de Janeiro – (RJ) – Teatro de Rua
20h – O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Beijamim – Cia Canta Circo e Teatro e Cínica Cia – São Caetano do Sul (SP) – Teatro Fernando Torres
26 de junho – Quinta-feira
14h – O brincado romance de Flora e Valentin – Cia. de Arte Popular – Duque de Caxias (RJ) – Teatro Fernando Torres
17h30 – Xinfrim – Cia Pé de Cana – Iracemápolis (SP) – Teatro de Rua
20h – Candelária – Trupe Investigativa Arroto Cênico – Nova Iguaçu (RJ) – Teatro Fernando Torres
27 de junho – Sexta-feira
09h – Cortejo “Olha o Palhaço no meio da rua” – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Rua
10h – Fuscalhaço – Grupo Árvore – Vitória (ES) – Teatro de Rua
14h – As aventuras de João, a princesa e o tapete voador – Rococó Produções Artísticas e Culturais Porto Alegre (RS) – Teatro Fernando Torres
18h – Dulcineia – Grupo Teatral De 4 No Ato – (RJ) – Teatro de Rua
20h – Tudo acontece numa segunda feira de manhã – Núcleo Piedade de Teatro – (SP) – Teatro Fernando Torres
28 de junho – Sábado
14h – A cigarra e a formiga, sim senhor- Coletivo Cara Dupla de Teatro – João Pessoa (PB) -Teatro Fernando Torres
16h – Nas Trilhas da Tramp – Um Concerto em Si Mesmo – Cia Tramp de Palhaços – Jundiaí (SP) – Praça da Matriz
19h – O Santo e a Porca – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Guaçuí (ES) – Teatro Fernando Torres
20h30 – Cerimônia de premiação e encerramento do 25º Festguaçuí.
Tem programação cultural para as crianças e adolescentes neste fim de semana em Vitória. No domingo, dia 8 de junho, a capital capixaba vai ser palco, pela primeira vez, do fenômeno da internet Lance de Escola, um musical infanto-juvenil que já conquistou milhões de fãs pelo Brasil. Com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube, o espetáculo promete arrancar risadas, emocionar e envolver toda a família em uma sessão única, às 15h, no Espaço Patrick Ribeiro (anexo ao Aeroporto de Vitória).
Com roteiro inédito, o musical é protagonizado por Kysha e Mine, dupla que já soma mais de 6,6 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube. Além da popularidade digital, o projeto ganhou os palcos e, desde 2024, está em turnê nacional, passando pelas principais capitais do país com ingressos esgotados e plateias lotadas de crianças e famílias.
Nesta nova fase, “Lance de Escola – Das Aulas ao Verão: Uma nova diversão” transporta os personagens para um animado acampamento, com histórias leves, cheias de música, dança e bom humor. O elenco também conta com Stefan Baby, Fidelisx, Argentino, além de Evy, Jin Min e Russin, com novos personagens que se juntam ao grupo.
A direção é assinada por Bruno Chiari, e a direção musical fica por conta de dois nomes de peso do pop nacional: Umberto Tavares e Jefferson Junior, responsáveis por sucessos de artistas como Anitta, Belo e Ludmilla.
Lance de Escola – O Musical
Quando: 8 de junho (domingo)
Horário: 15h
Local: Espaço Patrick Ribeiro (anexo ao Aeroporto de Vitória) – Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Goiabeiras – Vitória – ES
O Centro Cultural Sesc Glória também participa da programação especial gratuita e diferenciada do Sesc Espírito Santo durante a Semana S do Comércio. O espetáculo teatral “O Som do Meu Silêncio”, solo teatral com foco no silenciamento da mulher, fica em cartaz nos dias 15 e 16 de maio, quinta e sexta, às 19h30, no Teatro Virginia Tamanini. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Sesc Glória, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.
O projeto “O Som do Meu Silêncio” envolve a montagem do espetáculo solo da atriz Lu Camargo, fundadora da produtora Alma Bucólica Produz. O monólogo busca proporcionar espaço de fala às mulheres constantemente silenciadas. A conjuntura política global reforça sua relevância, transcendendo a montagem teatral, provocando reflexões sobre o feminino como indivíduo. A arte amplifica vozes reprimidas e ilumina histórias de outras mulheres.
A programação gratuita integra a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma iniciativa idealizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e promovida no Espírito Santo pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac. O evento ocorre de 10 a 17 de maio, em todo o estado, com o objetivo de aproximar a população dos serviços e ações do Sistema Comércio, fortalecer o setor produtivo e gerar impacto social positivo por meio da educação, cultura, saúde, lazer e qualificação profissional.
Espetáculo“O som do meu silêncio”
Quando: 15 e 16 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Sesc Glória – Teatro Virginia Tamanini – 5º andar –- Centro de Vitória
Ingressos solidários: doe 1kg de alimento não perecível (retire seu ingresso na bilheteria)