Conecte

Cultura

Capixaba, Movimento Cidade leva cultura a mais de 40 mil pessoas ao redor do Brasil

Quanto de cultura e arte é possível fazer em 12 meses?

Postado

em

Movimento Cidade impactou 40 mil pessoas

Difícil dar uma resposta para um conceito tão complexo, mas o Movimento Cidade cumpriu sua tarefa durante 2023 e consegue provar isso com números surpreendentes: somente neste ano, por meio de suas ações e projetos, quase 40 mil pessoas foram impactadas pela capixabíssima marca MC. As ações ocorreram em cinco territórios brasileiros, nove cidades, com direito a três festivais, pelo menos 20 oficinas e cerca de 50 shows.

Foi ano de espalhar o movimento em cinco produtos: MC.Mulheres, MC.Favela, Festival Movimento Cidade, MC.Metaverso e o MC.Arte.

O ano se iniciou com a inédita Edição Favela do Festival MC. O evento foi uma verdadeira festa feita para e pela favela, em comemoração aos 13 anos do Instituto Serenata d’Favela. Após promover uma semana de oficinas voltadas ao audiovisual e música para os jovens da comunidade do Morro do Quadro e arredores, o evento contou com uma festa de encerramento com direito a mostra audiovisual, recital de poesias, batalha de dança com apresentação de Yago Barcelos, Slam Xamego, e shows de Vegano MC, Noventa, VK, César MC, Leoziinho, Bateria da Escola de Samba Chega Mais – e claro, um showzaço do Coral Serenata d’Favela e suas mais de 300 crianças e adolescentes da comunidade.

Movimento Cidade impactou 40 mil pessoas
Movimento Cidade impactou 40 mil pessoas ao redor do Brasil

Em seguida, foi a vez do MC.Mulheres invadir o Centro Cultural Carmélia, no Centro da cidade. O line-up, inteiramente feminino, reuniu Luedji Luna, Bia Ferreira, N.I.N.A, Budah, GAVI, Josyara, Cronista do Morro, Caju, DJ Asiat e DJ Madeusa. E mais: uma mostra audiovisual com obras realçando a força feminina, arte urbana, batalha de dança e poesia e intervenção artística – tudo sempre gratuito. O festival também arrecadou quase 2 toneladas de de alimentos não perecíveis, que foram recolhidos na entrada.

O calendário correu e em agosto aconteceu a 5ª edição do Festival Movimento Cidade. O evento reuniu um público de 15 mil pessoas no Centro Cultural Carmélia – novamente dando vida, corpo e cor a uma área que, no passado, foi palco do protagonismo cultural da cidade. Foram mais de 20 horas de programação, três mostras audiovisuais, batalha de rima e dança e shows de Liniker, Djonga, Rico Dalasam e Afrocidade. A entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento rendeu um número expressivo de arrecadação: 1.017 famílias de 10 comunidades ao redor do Carmélia foram beneficiadas com 14 toneladas de alimentos doados na entrada.

Entre as muitas novidades, o MC também promoveu um projeto inovador que percorreu o país: o MC.Metaverso Brasil. A iniciativa percorreu cinco capitais brasileiras a fim de promover aos jovens o acesso à inovação, arte, cultura e tecnologia. Entre os meses de junho e novembro, cerca de 8500 pessoas participaram da mostra ao longo de toda a itinerância. As cidades que receberam o projeto foram Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus. O produto foca em levar experiências de realidade virtual envolvendo metaverso e cinema para comunidades periféricas e também trouxe atividades como oficinas, bate-papo e shows. As atividades valorizaram a contratação de produtores e artistas locais das cidades por onde passaram.

O último projeto desse ano foi o MC.Arte, que levou intervenções artísticas para 11 comunidades da Serra, promoveu uma mostra de filme online e presencial com seleção aberta do público e premiação em dinheira, duas Oficinas de Graffiti em escolas do município e, para encerrar, realizou duas festas que contaram com mostra de cinema, música, show de Fabio Carvalho. Nesta edição, foram selecionados 12 artistas capixabas – a partir de um universo de mais de 90 inscrições. Foram eles: Amanda Lobos, Camz, Sklu, GraziFe, Lia, Luhan Gaba, Lu Bicalho, Musca, Nico, Rubiana Lírio, Walliston Zaki e Basi. O intuito foi resgatar memórias afetividades do povo daquela região, para contar suas histórias. Cada desenho, pessoa, forma, objeto, palavra e cor escolhidos representam a cultura do território, firmando conexões entre as gerações, que se eternizam nas cidades. Nas cidades e em cada pessoa impactada por esses projetos. A ótima notícia é que em 2024 tem muito mais.

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Mercado de Cariacica: música gratuita, gastronomia e opções para compras neste fim de semana

Postado

em

Localizado em Itacibá, o espaço – que reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar – terá apresentação do cantor Magioni, a partir das 12h

O Mercado de Cariacica, em Itacibá, é uma sugestão de atividade para fazer em família neste fim de semana. O espaço reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar, oferecendo uma experiência diferenciada para moradores e visitantes. Para deixar a programação ainda melhor, neste sábado (19), vai rolar apresentação gratuita do cantor Magioni, a partir do meio-dia, com um repertório que mistura clássicos da MPB e do rock nacional.

O Mercado – que possui entrada gratuita – também conta com uma variedade de lojas e serviços. Por lá, o público encontra produtos para celular, artesanato, barbearia, doces, sorvetes, biscoitos, pastelaria, brinquedos para as crianças, e muito mais. Para completar a experiência, o local possui também um restaurante com uma deliciosa comida brasileira.

Para maior comodidade, há estacionamento no subsolo.

Confira os horários de funcionamento neste feriadão:

18 de abril (sexta-feira) – Fechado

19 de abril (sábado) – 9h às 20h

20 de abril (domingo) – 9h às 20h

21 de abril (segunda-feira) – Fechado

Endereço: Rodovia Governador José Sette, 1540, Itacibá – Cariacica

Fotos: Rodrigo Gavini

Continue Lendo

Cultura

5ª edição do Samba na Varanda acontece neste fim de semana na Serra

Shows gratuitos, área kids e boa gastronomia marcam o evento promovido pelo Shopping Montserrat nos dias 12 e 13 de abril

Postado

em

O ritmo contagiante do samba vai embalar o fim de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. Nos dias 12 e 13 de abril, a 5ª edição do Samba na Varanda promete transformar a Varanda do Piso L3 em um verdadeiro ponto de encontro para quem curte boa música, com shows gratuitos, gastronomia variada e um espaço especial dedicado às crianças.

A programação musical valoriza a cena regional com quatro bandas capixabas, conhecidas por levar alegria e muito samba aos palcos do Espírito Santo. No sábado (12), quem abre os trabalhos é a Prefixo 27, banda que mistura clássicos do samba com releituras animadas e promete um clima de roda de samba das boas, a partir das 17h. Logo depois, às 20h, o palco será do Grupo Curtição, com um repertório recheado de pagodes românticos e sucessos que marcaram época.

No domingo (13), o som continua com o grupo Samba HD, conhecido pelas interpretações modernas e cheias de energia, das 17h às 19h. Fechando o evento, às 20h, a festa fica por conta da animada Pele Morena, banda que já é referência no pagode capixaba e garante um show de encerramento cheio de hits e interação com o público.

Banda Pele Morena

Além dos shows, o evento conta com uma área gastronômica diversificada, com cervejas artesanais, drinks autorais, comidinhas e pratos especiais. Para os pequenos, um espaço kids com atividades recreativas garante a diversão enquanto os pais aproveitam. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através do link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7

“O Samba na Varanda é um evento pensado para todas as idades. É a oportunidade perfeita para curtir boa música, encontrar amigos e aproveitar a atmosfera descontraída do shopping”, destaca Patricia Bonomo, coordenadora de marketing do Shopping Montserrat.

5ª edição do Samba na Varanda 

Quando: 12 e 13 de abril

Horário: das 15h às 22h

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra (ES)

Entrada gratuita: Retire seu ingresso pelo link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7

PROGRAMAÇÃO MUSICAL: Sábado (12 de abril): 17h às 19h – Prefixo 27 | 20h às 22h – Grupo Curtição

Domingo (13 de abril): 17h às 19h – Samba HD | 20h às 22h – Pele Morena

Continue Lendo

Cultura

Bent: peça teatral retrata o amor improvável entre dois prisioneiros em um campo de concentração

Espetáculo será apresentado no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, nos dias 12 e 13 de abril

Postado

em

Nos dias 12 e 13 de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de uma das histórias de amor mais impactantes do teatro: Bent. A peça, escrita em 1979 pelo britânico-americano Martin Sherman, retrata a perseguição aos homossexuais durante o regime nazista na Alemanha, trazendo à tona um capítulo sombrio da história mundial e o improvável amor que surge entre dois prisioneiros em um campo de concentração.

A montagem brasileira de Bent conta com direção de Luiz Furlanetto e produção de Hermes Frederico. O elenco é formado por Daniel Dalcin, San Lima, Pedro Marquez, Antonio Rockenbach, Guilherme Ricardo e convidados especiais.

A obra não apenas emociona, mas também provoca reflexões sobre os direitos humanos e a intolerância. No Brasil, a peça ganha relevância ainda maior diante do crescente clima de intolerância e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.

O título da peça, Bent, é uma gíria europeia usada para se referir a homossexuais e, ao longo dos anos, a obra ajudou a ampliar o entendimento sobre a perseguição à comunidade LGBTQIAPN+ durante o período nazista. Em sua estreia na Broadway, a peça foi interpretada por Richard Gere e, desde então, tem sido premiada em todos os países onde foi apresentada, tornando-se um símbolo de resistência contra o preconceito.

José Celso Cavalieri, produtor local da peça, afirma que assistiu a montagem no Rio de Janeiro e ficou impactado com a forma como a história de Bent é retratada. “Estou muito feliz em receber essa peça aqui em Vitória, tenho certeza de que o público capixaba, assim como eu, vai se emocionar com esse elenco primoroso”.

O elenco

Daniel Dalcin, que dá vida ao personagem Max, vai integrar o elenco da nova novela bíblica da Record, “Paulo, o Apóstolo”. Ele também participou das novelas “Êta mundo bom”, “Lado a Lado” e “Insensato Coração”, na Rede Globo, e “Gêneses”, na TV Record. Protagonizou “Malhação”, em 2009, e as duas temporadas do seriado “Bicicleta & Melancia”, no Multishow. No teatro, esteve em espetáculos como “Auto da Compadecida” e “Anjo do Apocalipse”.

Já San Lima, que interpreta Horst, participou de projetos no audiovisual como “Até onde ela vai (Univervideo), as novelas “Cara e Coragem” e “Travessia”, na Rede Globo, além de peças de teatro, como “A Herança”, com direção de Zé Henrique de Paula, “Sádico”, dirigido por Gabriel S e Hoje é dia de rock, dirigido por Cesar Augusto.


‘Bent’ com San Lima e Daniel Dalcin

Quando: 12 de abril (sábado), às 20 horas, e 13 de abril (domingo), às 18 horas

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória.

Ingressos: R$50 (meia entrada)
Vendas: www.sympla.com.br

Informações: (27) 99908 -7044

Continue Lendo

Vai Pocar