Alcione celebra 50 anos de carreira no 9º Festival TendaLab
A dama da música brasileira é uma das atrações do evento, que acontece nesta sexta (26) e sábado (27), no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tem entrada gratuita. Confira a programação!
Essa dica é pra fazer o fim de semana do capixaba “pocar”! O TendaLab, festival que contempla grandes nomes da música contemporânea brasileira, acontece nesta sexta (26) e sábado (27), com abertura dos portões às 17h e início dos shows previsto para 19h, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes), em Goiabeiras, Vitória (ES). Uma das principais atrações deste ano é a “marrom” Alcione, que vai apresentar um show comemorativo dos seus 50 anos de carreira.
Mart’nália é uma das atrações do TendaLab na sexta-feira (26). Foto: Nil Caniné
Com curadoria e direção da produtora cultural Lucia Caus, esta é a 9ª edição do evento, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Valee da Petrobrásatravés da Lei de Incentivo à Cultura, e do Ministério da Cultura. A programaçãodo evento, gratuita e de classificação indicativa livre, faz um passeio por diferentes estilos musicais como o samba, o rock, o pop, a MPB, o reggae e a música eletrônica, sendo um recorte da produção musical contemporânea, além de uma janela para os artistas que produzem no Espírito Santo.
“O TendaLab chega à sua nona edição, com um line up que marca o crescimento do festival. A curadoria do evento tem o objetivo de, a cada ano, levar ao público diversas expressões artísticas com músicos de diferentes gerações e estados, representando a força da música popular brasileira. Também temos a seleção de artistas incríveis do Espírito Santo, mostrando a criatividade da cena autoral capixaba, com artistas que ultrapassam fronteiras com seu talento. É maravilhoso fazer essa curadoria e realizar um evento que já faz parte do calendário capixaba”, afirma Lucia Caus.
ATRAÇÕES
O Fundo de Quintal, uma das maiores referências do samba e do pagode, também está confirmado para a 9ª edição do TendaLab. Com mais de 45 anos de história, o grupo promete uma apresentação vibrante e emocionante. Com seu sorriso inconfundível, Mart’nália reúne grandes sucessos lançados ao longo de quase quatro décadas. No repertório, canções como Cabide e Chega.
Com cheiro de novidade, André Prando e Roberta de Razão têm lançamentos de nova turnê com trabalhos que acabam de sair do forno. Prando traz as canções do álbum Iririu, seu terceiro registro de estúdio. Roberta de Razão, por sua vez, vai incendiar o palco com as canções de Mais Forte Que Trovão, seu primeiro álbum.
André Prando se apresenta no sábado. Foto:Diego Locatelli
Comemorando 25 anos, Macucos lança o clipe de Cidade de Cor, em registro gravado no mês de janeiro, com participação do rapper Jota 3. A banda leva ao palco sucessos como Além do Mar, canção que tem aproximadamente 2,5 milhões de plays na plataforma Spotify. Outro destaque da cena capixaba é Aurora Gordon. A banda, idealizada e dirigida pelo músico e produtor Murilo Abreu, revisita o legado inédito de importantes artistas da cena da contracultura capixaba, como Afonso Abreu e Aprígio Lyrio.
Depois de mais de 20 anos sem se apresentar em Vitória, Odair José vai emocionar a plateia com grandes sucessos como Vou Tirar Você Desse Lugar e Cadê Você. Com um dos trabalhos mais elogiados de 2023, a cantora Filipe Catto apresenta o show Belezas São Coisas Acesas por Dentro, em que celebra o repertório da saudosa Gal Costa. Sem cair em clichês, a artista resgata músicas clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana em um show com energia rock.
Odair José. Foto: Bernardo Guerreiro
E a força e a diversidade das pick ups também vai agitar o festival! A FestaSintonia, comandada pelos DJs KL Jay, Ajamu e Will, vai fazer do 9º TendaLab uma grande pista de dança com muita black music. Para ferver o público, a DJ Karolla vai apresentar ao público o som da nova geração capixaba. Fechando o som eletrônico, o DJ Zappie traz referências do reggae, dub, samba-rock e música popular brasileira.
MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES: RETROSPECTIVA
Antes do início das atrações, serão exibidos no telão do evento, a Mostra Nacional de Videoclipes: Retrospectiva, que apresenta uma seleção com 10 videoclipes capixabas que integraram as sete primeiras edições da Mostra Nacional de Videoclipes, janela audiovisual que faz parte da programação oficial do Festival de Cinema de Vitória.
REVISTA TENDALAB
A Revista TendaLab é uma publicação que busca ampliar as reflexões propostas pelo Festival com entrevistas de todos os artistas que estão no line up da nona edição do evento, além de artigos inéditos que abordam temas sobre a nova cena musical capixaba, videoclipes e produção de eventos. A revista on-line já está disponível no site do TendaLab.
Macucos. Foto: Rodrigo Pysi
9ª edição do TendaLab
26 de julho (sexta-feira)
Atrações: DJ Zappie, Macucos, Aurora Gordon, Alcione, Mart’nália e Roberta de Razão
27 de julho (sábado)
Atrações: DJ Karolla, André Prando, Odair José, Filipe Catto, Fundo de Quintal e Festa Sintonia
Abertura dos portões: 17h
Local: Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória
No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.
No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).
Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.
A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.
O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.
Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.
Confira a programação completa:
15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves
Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.
Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.
Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.
“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:
Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento
Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré
Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.
Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).
Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.
Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.
Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.
Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.
Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).
Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.
Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.
Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.
Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.