Conecte

Cultura

Artista capixaba Samira Pavesi abre exposição no Museu Regional do Norte de Minas

“O que brota do comum” abre ao público no dia 13 de junho, em Montes Claros (MG), e reúne obras de Samira Pavesi e da carioca Denise Calasans em mostra sensível e poética que faz repensar as formas invisíveis que habitam o cotidiano

Postado

em

Depois de começar o ano com uma exposição coletiva em São Paulo, seguir para uma mostra em Florianópolis, cursar residência artística na Espanha e ainda apresentar seu trabalho na França, a artista capixaba Samira Pavesi se prepara para mais uma exposição. Na próxima semana, ela inaugura a exposição “O que brota do comum” no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), em Montes Claros (MG), ao lado da artista carioca Denise Calasans.

Selecionadas via edital público, Samira e Denise compartilham a mostra que propõe, segundo a curadora Gabriela Davies, “um deslocamento mínimo, quase imperceptível, que permite o surgimento de novos mundos a partir do banal, do ordinário, do que se infiltra pelas frestas do olhar distraído”. Para Gabriela, “as obras revelam o que acontece no silêncio, o que persiste em brotar — como uma planta que insiste em nascer da rachadura do asfalto.”

A exposição é um convite à desaceleração e à escuta sensível do entorno. “Nesse território compartilhado entre o acaso e a intenção, as artistas conduzem o espectador por trilhas de descoberta material, de gesto e de observação — caminhos que nos fazem repensar o cotidiano sob uma nova luz”, completa a curadora.

Obra Arrepio (2025), assinada por Samira Pavesi

“A importância das coisas miúdas é revelar o mundo que se apresenta no universo das suas pequenezas. Assim como os poemas de Manoel de Barros, a arte de Denise Calasans e Samira Pavesi nos convida a olhar para a grandiosidade das coisas menores. Não tenho dúvida de que ‘O que brota do comum’ é o extraordinário!”, também afirma Georgino Jorge de Souza Neto, Diretor do MRNM.

Samira apresenta obras que convidam o público a um mergulho sensível nas formas invisíveis que habitam o cotidiano. Seu trabalho parte da paisagem urbana: grades, telas, madeiras, mechas de sinalização e outros fragmentos descartados da cidade são transformados em poesia visual por meio de assemblages, esculturas e instalações. “Há, em sua produção, uma arqueologia do agora”, descreve Gabriela Davies. “Como se recolher e recompor os restos do espaço urbano pudesse revelar ritmos ocultos e desenhos espontâneos que escapam à rigidez da função.”

Com composições que exploram a tensão entre liberdade e limite, proteção e aprisionamento, Samira também reafirma em sua obra o compromisso com a sustentabilidade e o reaproveitamento poético da matéria urbana. A artista já participou de residências internacionais em Portugal (NOWHERE e PADA Studios), na Espanha e tem obras em acervos públicos importantes.

Sua participação na mostra representa não apenas o reconhecimento de sua trajetória individual, mas também o fortalecimento da arte capixaba no circuito nacional contemporâneo. Ao lado de Denise Calasans, que desenvolve uma pesquisa pictórica centrada na abstração e no gesto como respiração, Samira compõe um diálogo potente entre o urbano e o orgânico, o concreto e o poético.

Obra Nous (2025), de Samira Pavesi

Exposição “O que brota do comum” das artistas Samira Pavesi (ES) e Denise Calasans (RJ)
Curadoria: Gabriela Davies
Abertura: 13 de junho, às 17h – com presença das artistas
Período: 13/06 a 06/07
Horário: Segunda a sexta, de 08h às 18h
Entrada Gratuita
Local:
Museu Regional do Norte de Minas – Rua Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros/MG
Produção: Luana Z. – Atelizê Produção Cultural

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar