Imagina visitar a CASACOR ES 2024 para realizar uma imersão no universo da arquitetura e design, e, em um dos ambientes, poder degustar o melhor da cultura cervejeira, coquetelaria e gastronomia? Essa é a proposta da Buena Vista Cervejaria, reduto cervejeiro que além do sucesso em Buenos Aires, Guarapari, agora também ganha evidência na edição capixaba da maior mostra do segmento Arq&Decor na América Latina, que vai até o dia 17 de novembro, no Clube Ítalo-Brasileiro.
Para encantar os visitantes, o arquiteto Christian Vieira e o mestre cervejeiro Marcos Oliveira criaram um menu exclusivo para o espaço, que agregado ao ambiente moderno e aconchegante, transforma a visita em um momento único. Eles presenteiam o público com a dádiva de aproveitar o agora, incentivando as conexões e criando memórias sensoriais que serão lembradas para sempre.
Conheça o menu Buena Vista Cervejaria na CASACOR ES 2024
Não precisa nem dizer que por lá o que não falta é chope gelado! As opções vão do tradicional – e campeão de vendas da Buena Vista – Pilsen, passando pelo American Blonde, Red Ale, Session IPA e IPA.
Para petiscar, que tal harmonizar o chope com criações exclusivas que provocam o paladar, garantindo uma experiência interessante e inovadora para quem o degusta? É o caso do fondue de camarão na moranga (foto), acompanhado de croutons, e a pururuca de sagu com carne seca, destaques do menu.
O Dadinho de Tapioca e os Pasteizinhos, com opções de recheio de carne e feijoada, as mini bruschettas de carpaccio e os bolinhos de costela completam a curadoria de petiscos do reduto cervejeiro.
No ambiente da Buena Vista Cervejaria, o visitante vai encontrar também pratos principais como a peixada de pirarucu selvagem, insumo proveniente da região Norte do país, servido ao molho de dendê e leite de coco com pirão de arroz e farofa crocante, o ancho com spaghetti ao alho e óleo, o arroz cremoso com cupim, o frango com quiabo e angu mole, e os charutinhos vegetarianos de couve com mix de arroz, legumes e castanha do Pará.
Para fechar em grande estilo, as opções de sobremesas: Torta de Sintra, uma torta gelada de maçã com canela, e a Cartola, uma reprodução do doce tradicional da região Nordeste do Brasil, que combina banana frita e queijo coalho tostado coberto com canela e açúcar. É acompanhado de sorbet de morango e caju.
Homenagem a edições da CASACOR ES
E para quem prefere um bom drinque, o menu da Buena Vista Cervejaria traz não só opções clássicas como também autorais, criados pelo bartender Lucas Sena. Os nomes das criações exclusivas, aliás, fazem alusão a edições anteriores da CASACOR ES.
Um dos destaques da coquetelaria Buena Vista é o 1996, ano em que foi realizada a primeira edição da CASACOR em terras capixabas. Esse drinque é feito com cachaça envelhecida, compota de caju, limão e espuma de coco.
No cardápio também estão os autorais que levam nomes de locais em que já foram realizadas a mostra. São eles: Casa do Governador (cachaça de jambu, gengibre, limão, mel e água com gás), Ítalo (whisky, maracujá, gengibre, limão e licor de laranja), Álvares (cachaça infusionada com coco, abacaxi, limão e licor de laranja) e Saldanha (vodka, morango, limão, melancia e espuma de maracujá). Há também a opção não alcoólica Porto Vitória, feito com morango, limão, melancia e espuma de maracujá.
Entre os clássicos estão aqueles mais aclamados pelo público – e que nunca saem de moda – como Negroni, Fitzgerald, Moscow Mule, Gin Basil Smash, Gin Tônica e a brasileiríssima caipirinha.
A cervejaria dentro da CASACOR funciona de terça a sábado de 17h às 21h, e domingos e feriados de 12h às 19h.
Cervejaria Buena Vista na CASACOR ES. Foto: Camila Santos
Buena Vista Cervejaria na CASACOR ES 2024
Quando: até o dia 17 de novembro
Endereço: Clube Ítalo-Brasileiro (R. Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 – Ilha do Boi, Vitória)
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, de 17h às 21h, Domingos e feriados, de 12h às 19h
Novidade gastronômica em Jacaraípe: Catuá Restaurante abre as portas na Semana Santa
Especializado em peixes e frutos do mar, como leva o próprio nome da casa, Catuá conta com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. A abertura acontece dia 17 de abril, véspera de feriado, a partir das 10h
No coração de Jacaraípe, um dos balneários mais autênticos da Serra, nasce o Catuá – um restaurante que une tradição, sabor e história. A abertura da casa acontece no dia 17 de abril, quinta-feira, a partir das 10h.
O nome Catuá é uma homenagem ao pai da fundadora, Zé Roberto, pescador apaixonado pela pesca artesanal e pelo peixe que dá nome à casa – raro, de carne macia e sabor marcante. O restaurante nasce da união de duas histórias nativas do balneário: a da fundadora, filha de pescador de Jacaraípe, Thatiane Almeida, e do fundador chef David Maresias, que traz sua expertise em frutos do mar diretamente de Manguinhos, balneário vizinho!
O cardápio do Catuá tem alma capixaba, com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. Entre os destaques estão a tradicional moqueca capixaba, os pratos com polvo – carro-chefe do chef David –, o espaguete com frutos do mar, o ceviche e os famosos bolinhos de Catuá.
Além disso, o Catuá oferece uma carta de drinks autorais, como o “Amanhecer” e o “Maré Cheia”, pensados para harmonizar com os sabores do mar e brindar os bons momentos.
O espaço, com capacidade para 180 pessoas sentadas, conta com ambiente pé na areia, lounges exclusivos, área para eventos e um espaço kids com ludoteca Amor Lúdico, garantindo conforto para toda a família. O espaço ainda é pet friendly.
O Catuá está localizado ao final da orla de Jacaraípe, na parte pé na areia, sem asfalto, na praia conhecida como Pico do Girino, próximo ao tradicional Rei do Kibe – um verdadeiro refúgio à beira-mar para quem busca gastronomia de verdade, vista privilegiada e conexão com as raízes capixabas.
O restaurante funcionará às quartas, quintas e domingos das 10h às 18h e sextas e sábados das 10h às 23h.
Catuá Restaurante
Inauguração: 17 de abril de 2025 | das 10h às 18h
Funcionamento:
* Quartas, quintas e domingos | 10h às 18h
* Sextas e sábados | 10h às 23h
Endereço: Final da Orla de Jacaraípe – Praia do Pico do Girino, Serra
O Roda de Boteco 2025 já tem data para acontecer: entre os dias 06 de junho e 06 de julho. E atenção! A seleção de botecos e bares que vão participar desta edição do festival começou. Os estabelecimentos interessados devem se manifestar até o dia 17 de abril, entrando em contato com a organização do evento pelo WhatsApp (27) 98836-0266 ou pelo perfil no Instagram @rodadeboteco.
Durante 30 dias do Roda de Boteco, os clientes podem provar petiscos inéditos preparados para o festival nos bares participantes em toda a Grande Vitória. Os bares e botecos concorrem a três títulos: Melhor Bar, Melhor Boteco e Melhor Garçom. Cada categoria premia os três mais bem colocados, que recebem prêmios em dinheiro.
Na edição do ano passado, o Bar do Mineiro, na Serra, foi o grande vencedor na categoria Melhor Boteco. O Ubar, de Cariacica, foi escolhido na categoria Melhor Bar. Ao todo, foram cerca de 80 mil votos válidos durante o festival. Ainda foi premiado o Melhor Atendimento, que coroou o garçom Daniel, do Recanto Gastrobar, em Vitória.
Petisco do Ubar. Foto: Tasty Click
Em 2024, 40 bares e botecos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica participaram do festival com a criação de pratos exclusivos. Como acontece todos os anos, quem decide o melhor em cada categoria são os clientes que, ao final do atendimento no local, recebem uma cédula para dar nota ao petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida servida.
Uma experiência gastronômica única e um tour por sabores internacionais com um toque brasileiríssimo. No coração do bairro Santa Lúcia, surge o Ferrari Eventos, liderado por Lígia Ferrari, com buffet próprio e um menu repleto de iguarias para tornar os eventos ainda mais deliciosos.
São mais de 60 criações exclusivas no cardápio idealizado pela própria Ligia, formada em Gastronomia pela UVV e em Nutrição pela São Camilo, em parceria com o chef Thiago Correia e seus mais de 20 anos de experiência em gastronomia.
Ligia Ferrari e Thiago Correia. Foto: Manu Maia
A dupla criou um cardápio especial e versátil, com destaque para os frutos do mar frescos vindos do Sul do Estado. Nos eventos realizados no Ferrari, o cliente vai contar com delícias como polvo à Galega, com sal, azeite e pimentão, servido com batatas ao murro; ostras gratinadas; camarões VG ao rémoulade (molho com maionese, ervas, alcaparras e cornichons).
Os veganos também têm opções na mesa de antepastos da casa, com delícias como a pasta veggie feita com pimentões assados e grão-de-bico. “A ideia é propor uma verdadeira viagem por sabores internacionais, misturando nossa brasilidade. Por isso privilegiamos os produtos locais, como os frutos do mar, que vêm de Iriri. No nosso ceviche, por exemplo, eles ainda ganham a companhia de frutas tropicais, como caju e manga e a opulência do tucupi”, conta o chef Thiago Correia. A lagosta também é destaque no menu e vem, por exemplo, em salada ou no risoto, com as raras trufas brancas.
Foto: Manu Maia
“Nossa casa vem realizando os sonhos dos nossos clientes nos mais diversos eventos. Queremos oferecer momentos únicos, especiais. E agora também estamos preparados para encantá-los com nossos sabores, com uma gastronomia diferenciada”, ressalta Ligia Ferrari.
No Ferrari Buffet, o cliente terá em seu evento uma estação à sua escolha, que pode ser de frios, saladas e antepastos, Teen, Mexicana, Árabe ou Massas. Nela, criações como as falsas trufas do chef Correia, que são melbas de gergelim negro e a tajine de salmão com molho oriental.
No serviço volante, iguarias em pequenas porções, permitindo degustar todos os sabores da casa, como canapés de pimentas brasileiras, arroz de cordeiro com chutney, barriga de porco laqueada, chili mexicano e ceviche com caviar.
Ferrari Eventos
Endereço: Rua Constante Sodré, 540 – Santa Lucia, Vitória