Com 42 anos de história, Grupo Galpão apresenta o espetáculo “Cabaré Coragem” em Vitória
Além de duas apresentações no Teatro Universitário da UFES, nos dias 24 e 25 de agosto, a companhia de Belo Horizonte também vai promover oficinas teatrais gratuitas para o público
Uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, com 42 anos de atividade contínua, o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), desembarca em Vitória ainda este mês para apresentar o espetáculo “Cabaré Coragem”, que está na estrada desde 2023. Serão duas apresentações no Teatro Universitário da UFES, nos dias 24 e 25 de agosto. Os ingressos custam a partir de R$ 19 e estão à venda na plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/97005) ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta, das 14h às 19h.
Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, no novo espetáculo, a ocupação de espaços alternativos ao romper com a relação entre palco e plateia, e convida o público a compartilhar da encenação.
A turnê Espírito Santo passa por Linhares, Vitória, Anchieta e Guarapari, e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Cemig e da Petrobras.
Com direção de um de seus integrantes, o ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara. A mistura de experimentos resultou em um divertido e irônico show de variedades.
Grupo Galpão vai apresentar “Cabaré Coragem” em Vitória. Foto: Guto Muniz
Júlio Maciel conta que o espetáculo nasceu de uma série de experimentos cênicos realizados pelo Grupo, que resultou em um divertido e irônico show de variedades. “Reativamos nossa banda e convidamos muitos amigos criadores, que, corajosamente, aceitaram embarcar nessa nau para o desconhecido. E assim, em junho de 2023, estreamos no nosso centro cultural, Galpão Cine Horto. Após a temporada em Belo Horizonte, pegamos estrada e estamos percorrendo todo o Brasil, sempre com ingressos esgotados. Estão sendo encontros deliciosos, de muita festa e alegria. Estamos ávidos por reencontrar nosso querido público capixaba. Vem pro Cabaré Coragem, a gente te espera!”
Oficinas teatrais gratuitas
Na cidade, o Grupo Galpão realiza ainda duas oficinas gratuitas voltadas para artistas, produtores, técnicos e interessados no universo teatral. As inscrições são realizadas on-line, via https://www.sympla.com.br/produtor/grupogalpao. Elas são presenciais e acessíveis em Libras. São 30 vagas por oficina e a classificação etária é 18 anos.
No dia 22 de agosto, das 18h às 22h, na UFES, o ator e diretor Júlio Maciel ministra a oficina “O ATOR E O TRABALHO EM GRUPO”, um mergulho em algumas práticas de trabalho e experiências de criação desenvolvidas pelo Grupo Galpão junto a artistas e parceiros/criadores ao longo de mais de 40 anos de trabalho. A busca da escuta coletiva, a ampliação da atenção e presença serão trabalhados através de exercícios em grupo, além da exposição de alguns encontros com diretores que foram fundamentais para a formação da história do Galpão.
Já no dia 23 de agosto, das 18h às 22h, no Miniauditório da UFES, a produtora do Grupo Galpão Gilma Oliveira ministra a oficina “Produção e Gestão de Grupos”, destinada a produtores, gestores e artistas interessados no universo da produção de artes cênicas. A oficina tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da produção e gestão de grupos, realização de montagens de espetáculos e turnês, a partir de exposição de fatos retirados da trajetória e vivência nas artes cênicas. Apresentação das etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico destas etapas, como contratos, planejamento, orçamentos, liberações, roteiros, checklists, cronogramas, logística de viagens, entre outros.
O Grupo Galpão
Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Grupo Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.
Fazem parte do Galpão, o elenco: Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Foto de Guto Muniz
Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.
Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
Local: UFES – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) – Sala Práticas Corporais 2 (Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória)
Público-alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes em geral.
Vagas: 30
Orientação aos participantes: devem usar roupas confortáveis (camisetas e moletons), que permitam exercícios físicos, levar caderno ou bloco de anotações e garrafinha de água.
Espetáculo “Vozes da Cidade” apresenta músicas, danças e cenas de grandes musicais em Vitória
A produção, que traz números inspirados em musicais como High School Musical e Meninas Malvadas, será apresentada neste sábado (22), na Sala Abel Santana
A dica para curtir o sábado, dia 22 de novembro, é ir até a Sala Abel Santana, em Vitória, onde será apresentada a terceira edição do espetáculo “Vozes da Cidade”, que reúne canto, dança e performances teatrais. A produção traz números inspirados em grandes musicais, como High School Musical e Meninas Malvadas, além de coreografias e criações autorais desenvolvidas pelos alunos. Tudo acontece a partir das 19h.
Dirigido pela coreógrafa Grasie Fink, professora de Danças Urbanas e Teatro Musical, e por Alisson Xavier, preparador vocal especializado em Canto e Teatro Musical, o espetáculo é protagonizado por estudantes dos cursos de teatro, teatro musical, TV e cinema, canto e danças urbanas.
Segundo Grasie Fink, esta edição destaca cenas inspiradas em Meninas Malvadas, com coreografias e falas que remetem ao musical da Broadway. Ela explica que o processo inclui também números autorais criados pelos próprios alunos, acompanhados de perto por ela e pelo preparador vocal Alisson Xavier. “Estamos sempre atentos às dúvidas e necessidades do grupo, buscando construir experiências que fortaleçam a expressão artística de cada um”, afirma.
O projeto abre espaço para que os participantes experimentem, criem e ampliem suas habilidades ao longo do ano. Cerca de 23 artistas sobem ao palco nesta edição. Os ensaios regulares ocorrem às sextas-feiras, com duas horas de duração, e, nesta reta final, o grupo realiza encontros extras para ajustar detalhes e aperfeiçoar as apresentações.
Espetáculo “Vozes da Cidade”
Quando: 22 de novembro (sábado), às 19h
Local: Sala Abel Santana (Av. Dante Michelini, 501, Camburi)
Espetáculo marca o primeiro monólogo do ator e reflete sobre os invisíveis da sociedade. Apresentações acontecem nos dias 07, 08 e 09 de novembro no Teatro da Ufes
Através do cotidiano de um figurante do audiovisual, o espetáculo “O Figurante”, protagonizado pelo ator Mateus Solano, lança luz sobre todos aqueles que, em diferentes contextos, permanecem invisibilizados. Pessoas que, sem perceber, tornam-se coadjuvantes dentro de suas próprias histórias, seja no trabalho, nas relações ou na vida. Nos dias 07, 08 e 09 de novembro, é a vez do Teatro da Ufes receber a apresentação.
Os ingressos estão à venda aqui ou presencialmente no Teatro Universitário da Ufes, com valores a partir de R$ 19,80 (meia entrada/mezanino). Aquela chance de dar boas risadas de forma acessível né?!
‘O Figurante’ marca o primeiro monólogo da carreira de Mateus, trazendo uma reflexão sensível e contemporânea sobre pertencimento e identidade. “Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia de fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, destaca Solano.
A direção é de Miguel Thiré, parceiro de longa data de Mateus Solano, com quem dividiu o sucesso “Selfie” (lotando teatros do Rio e de São Paulo entre 2014 e 2016). Agora, a dupla se transforma em trio com a entrada de Isabel Teixeira — recente parceira de Solano na novela “Elas Por Elas” (TV Globo) — que assina, junto aos dois, a dramaturgia original da montagem.
A produção nacional é da Bem Legal Produções, de Carlos Grun, responsável por sucessos como “Intimidade Indecente” (com Marcos Caruso e Eliane Giardini), “Mãe Fora da Caixa” (com Miá Mello), “Diário de um Louco” (com Milhem Cortaz) e “Vocês Foram Maravilhosos” (de Marcos Veras). Em Vitória, a produção local é assinada pela WB Produções.
‘O Figurante’ com Mateus Solano.
Quando: 07, 08 e 09 de novembro
Horário: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 17h
Local: Teatro Universitário UFES (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória)
‘Boa Sorte: Uma comédia terapêutica’, da Cia de Teatro do SESI, com apresentação gratuita em Vitória
Espetáculo integra o Festival Nacional de Teatro de Vitória e será apresentado nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, às 19h, no Teatro do SESI, em Jardim da Penha
O público capixaba tem encontro marcado com o riso e a reflexão nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, às 19h, no Teatro do SESI, em Jardim da Penha. A Cia de Teatro do SESI apresenta o espetáculo “Boa Sorte: Uma comédia terapêutica”, dentro da programação da 21ª edição do Festival Nacional de Teatro de Vitória. Será uma sessão única e gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início da apresentação.
Misturando humor, sensibilidade e autoconhecimento, a peça transforma o palco em uma verdadeira sessão de terapia coletiva. O público é conduzido por Boa Sorte, personagem que tenta ajudar Luz Própria, Três Por Um Real e Passa Rápido a enfrentarem suas inseguranças, medos e contradições. Em meio a risadas e descobertas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a coragem de se olhar no espelho e acolher as próprias fragilidades.
Com interpretação dos atores capixabas Mauro Pinheiro e Rodriggo Sabatini, e direção de Robson de Paula, a montagem reafirma o compromisso da Cia de Teatro do SESI em oferecer produções que unem entretenimento e reflexão, valorizando o teatro como espaço de encontro, empatia e transformação.
“Esse é um espetáculo que fala sobre nós mesmos, sobre as nossas fragilidades, traumas e formas de lidar com o que sentimos. O público vai rir, mas também vai se identificar”, destaca Mauro Pinheiro.
Já para Rodriggo Sabatini, Boa Sorte é uma comédia sobre a coragem de se olhar no espelho. “É divertido ver como, no fundo, estamos todos tentando encontrar o nosso próprio equilíbrio”, destaca.
Espetáculo ‘Boa Sorte: Uma comédia terapêutica’
Quando: 15 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 19h
Local: Teatro do SESI – Jardim da Penha
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: gratuitos, com retirada na bilheteria do teatro a partir de 1h antes da sessão