O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da itinerância cultural pelo Espírito Santo. A nona parada é em Aracruz, com uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística do estado, entre os dias 06 e 08 de dezembro, no Teatro Municipal da cidade e no Centro de Referência das Juventudes. Na sequência, o projeto segue para Afonso Cláudio. Toda programação é gratuita.
Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult-ES) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, além de outras atrações para as comunidades.
Apresentações culturais
A programação cultural começa na sexta-feira (06), a partir das 19 horas, com o Duo Harpa e Voz, no Teatro Municipal de Aracruz. A harpista Gláucia Castilho e a cantora lírica Maristela Araújo apresentam um repertório baseado na música clássica com árias de grandes nomes do gênero. Na sequência, Geraldo Majella faz o show Violão: Arranjos e Influências, que reúne músicas de diversos gêneros em arranjos especiais desenvolvidos pelo músico.
No sábado (07), as atividades têm início às 17 horas. A pedagoga e escritora Sara Ferreira Reis apresenta a contação de histórias Viajando No Mundo Dos Contos. Logo após, o samba pede passagem com o show da cantora Anastácia que apresenta canções autorais e hits brasileiros, no show Benquerença. Linharense, a artista já trabalhou com nomes como Arlindo Cruz, Diogo Nogueira e Xande de Pilares, teve a música “Água de Sal”, de sua autoria, gravada pela cantora Mart’nália.
A cantora Luiza Dutra
Três atividades fecham a programação no domingo (08), a partir das 17 horas. André Forecchi apresenta o espetáculo Homem-Banda, o show, em que o artista toca saxofone e percussão simultaneamente, sem tecnologia, com o auxílio de cordas e roldanas, em uma apresentação que reúne baião, samba e chorinho. Logo após, a cantora Luiza Dutra apresenta as canções do seu primeiro álbum, Meu Canto, lançado em 2024. A artista, que participou do The Voice Brasil, vai apresentar composições como a faixa-título, Noite e Bem Mal Me Quer. Fechando a itinerância em Aracruz, a apresentação da drag queen Violeta Van Cartier. Cantora, compositora e performer, a artista vai apresentar um show autoral, com músicas do EP Todas as Marias, além de canções lançadas anteriormente e músicas de artistas femininas, em um show que enaltece a música brasileira.
Formações
Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte promove uma série de atividades de formação com o objetivo de aproximar a cultura e a educação. No sábado (07), às 10 horas, a poeta Fernanda Tatagiba realiza a oficina Poesia Asas de Pedra. Na formação, os alunos participam de várias dinâmicas que abordam a linguagem poética para a criação de uma poesia autoral.
Depois, às 16 horas, a cantora, compositora, escritora, diretora audiovisual, produtora cultural e ativista aliada da Comunidade Surda, Bella Nogueira ministra a palestra Com Acesso, Com Afeto!, em que propõe um debate sobre a inclusão e acessibilidade para o público surdo, das telas aos palcos. Todas as atividades acontecem no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz.
Cultura em Toda Parte 2024 – Aracruz: Rota Circulação em Espaços Culturais
Apresentações Culturais
Data: 06 a 08 de dezembro
Local: Teatro Municipal José Maria Coutinho – Rua Quintino Loureiro, 242 – Centro, Aracruz
Sexta-feira – 06 de dezembro
19h – Duo Harpa e Voz – com Glaucia Castilhos e Maristela Araújo (música)
20h – Violão: Arranjos e Influências – Geraldo Majella (música)
Sábado – 07 de dezembro
17h – Viajando no Mundo dos Contos – Sara Ferreira Reis (contação de história)
18h – Benquerença – Anastácia (música)
Domingo – 08 de dezembro
17h – Homem Banda, um Manifesto – André Forecchi (arte de rua)
18h – Meu Canto – Luiza Dutra (música)
19h – Violeta Van Cartier (música)
Formações
Oficina Poesia Asas de Pedracom Fernanda Tatagiba
Quando: sábado (07)
Horário: 10 horas
Local: Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz – Rua Quintino Loureiro, 242 – Centro, Aracruz
Palestra Com Acesso, Com Afeto! com Bella Nogueira
Quando: sábado (07)
Horário: 16 horas
Local: Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz – Rua Quintino Loureiro, 242 – Centro, Aracruz
O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.
No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.
Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.
Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.
Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda
Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h.
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra
Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App
Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.
Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.
O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.
Sobre o Anfiteatro
O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.
Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.
Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.
Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.
Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.
Ao lado de grandes nomes do samba e pagode
O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.
A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.
Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual
Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h
Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.