Conecte

Cultura

Diretamente de Portugal, artista Suzana Queiroga vem a Vitória para sua primeira individual no Espírito Santo

A mostra CRONOTOPIAS, que inaugura o calendário expositivo 2025 da Matias Brotas, abre ao público no dia 20 de março e apresenta um conjunto de obras produzidas pela artista entre 2018 e 2025, transitando entre diversas técnicas como pinturas, esculturas e instalações

Postado

em

Artista que fez parte da Geração 80, ex-professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com obras em importantes coleções como MAM Rio, Instituto Casa Roberto Marinho, Suzana Queiroga desembarca em Vitória diretamente de Portugal, onde atualmente reside, para sua primeira individual no Espírito Santo, a mostra “Cronotopias”, que apresenta um conjunto de obras produzidas por ela entre 2018 e 2025.

Com texto curatorial de Tales Frey, a exposição, que inaugura o calendário expositivo 2025 da Matias Brotas, abre ao público dia 20 de março, a partir das 14h, com visitação gratuita, e apresenta pinturas, esculturas e instalações que traduzem visualmente o conceito de cronotopia, articulando mapas urbanos, sistemas biológicos e formas orgânicas em constante transformação.

A mostra, que segue em cartaz até 30 de maio, é um convite à navegação entre tempo e espaço, entre mapas sensíveis e geografias imaginárias. O título, derivado de cronos (tempo) e topos (lugar), reflete a essência do trabalho da artista, que articula a cartografia como um campo expandido, onde territórios físicos e abstratos se fundem em fluxos, deslocamentos e derivas. Entre os destaques, está a instalação Cidades Nuvens, uma obra suspensa composta por folhas recortadas que remetem a cartografias fluidas, evocando interconexões entre redes urbanas e sistemas vivos.

Serie Emaranhados (2024). Foto: Gabi Carrera

Segundo Tales Frey, “as criações de Suzana Queiroga parecem dar contorno ao que foi teorizado em Carne e Pedra, de Richard Sennett, que propôs um entendimento da cidade não apenas como um local de construção física, mas também como um ambiente que interage profundamente com a experiência sensorial e corporal de seus habitantes.” A artista estabelece analogias entre o corpo humano e a cidade, criando narrativas visuais que relacionam células, veias e órgãos corporais com vias de circulação e infraestruturas urbanas, ao mesmo tempo que questiona como essas conexões podem ser tanto orgânicas e interdependentes quanto desumanizadoras e impessoais.

Suzana Queiroga transita entre arte e ciência, refletindo sobre deslocamentos, paisagens mutáveis e a percepção do infinito. Seu trabalho investiga os ciclos da natureza e a dinâmica das cidades, criando um diálogo entre macro e microcosmos. E entre geometrias sutis e atmosferas em suspensão, Cronotopias cartografa o visível e o invisível que se encontram, e onde a ciência e a arte se entrelaçam para dar forma ao que escapa, ao que está em trânsito, ao que se reinventa.

“A exposição traz um recorte de minha produção em um arco temporal de 7 anos. Os diálogos que as obras estabelecem evidenciam que tudo que está aqui hoje já esteve lá atrás antes de chegar aqui, ou, que o que está aqui ressignifica e faz pulsar o que lá estava antes, atualizando tudo em um mapa do agora. Em CRONOTOPIAS, as dobras no cronos e no topos evidenciam processos envoltos em uma lógica complexa, em um infinito multifacetado que a arte e a poesia costumam visitar. Essa individual apresenta uma visão de sobrevoo que é realmente muito especial neste momento de minha carreira e só tenho a agradecer a oportunidade de poder compartilhar com o público de Vitória”, conta Suzana.

Suzana Queiroga pelas lentes de Joel Pessoa

Suzana Queiroga

Suzana Queiroga é uma artista visual ativa desde a década de 1980 e trabalha com diversos meios, incluindo vídeos, performances, instalações, infláveis, pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. Desde 2017 vive em Cascais, Lisboa, atuando tanto em Portugal quanto no Brasil. Seus interesses teóricos estão voltados para as conexões e interseções entre Arte, Ciência e Filosofia, e sua produção artística é permeada pelos temas do Tempo, Infinito, Física, Matemática e Meio Ambiente.

Possui Doutoramento em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, Doutoramento Sanduíche, PDSE/CAPES pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Lin-guagens Visuais pelo PPGAV/UFRJ e graduação em Artes Plásticas pela EBA/UFRJ. A artista realizou inúmeras exposições individuais e coletivas e obteve 12 prêmios no Brasil e em Portugal, como o Prêmio Aquisição na XVIII Bienal de Cerveira, em 2015, com a obra em vídeo Olhos d’água. A artista possui obras em diversas coleções particulares e museus.

Serviço:

Exposição: CRONOTOPIAS, de Suzana Queiroga

Período expositivo: 20 de março a 30 de maio

Local: Matias Brotas: Av. Carlos Gomes de Sá, 130 – República, Vitória – ES

Mais informações: (27) 99837-2920

Instagram: https://www.instagram.com/matiasbrotasarte/

Foto principal: Cidades Nuvens (2018) – Foto: Douglas Dobby

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar