Em junho: 12ª edição do Santa Jazz terá apresentação de cinco atrações internacionais
Evento acontece entre os dias 13 e 15 de junho, com programações gratuitas e pagas, envolvendo grandes nomes do jazz e bossa no Brasil e Estados Unidos. Ingressos já estão à venda!
O tradicional Santa Jazz, Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, chega à sua 12ª edição em 2025 e traz uma programação imperdível para os amantes da boa música. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de junho, no Parque de Exposições de Santa Teresa, com apresentações de artistas nacionais e internacionais em um encontro de sonoridades sofisticadas. Consagrado como um dos festivais mais importantes do gênero musical no Brasil, o Santa Jazz também impulsiona o turismo local, movimentando restaurantes, pousadas e comércios da região. Ingressos podem ser adquiridos através do site Le Billet.
Com apresentações gratuitas e pagas, o Santa Jazz contará com três dias de programação. Na sexta-feira (13), a abertura oficial será seguida pelo show de Claudio Dauelsberg Quarteto, junto a Robertinho Silva e Ney Conceição, aquecendo o palco principal para as atrações internacionais Mike Stern (EUA) e Laretha Weathersby & Bruno Marques Band (EUA).
Mike Stern é um dos guitarristas mais respeitados do jazz fusion, tendo sido eleito “Melhor Guitarrista do Ano” pela revista Guitar Player e recebido indicações ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo. Ele também foi premiado com o Miles Davis Award no Montreal Jazz Festival, um reconhecimento a músicos que contribuem significativamente para o jazz. Não bastasse isso, o show de Stern terá como baterista Dennis Chambers, uma lenda do instrumento que gravou e se apresentou com nomes como Tom Coster, John Scofield, Brecker Brothers, entre muitos outros. Fez turnês com Carlos Santana e é membro do trio de jazz-rock Niacin. A noite promete uma imersão no jazz contemporâneo e nas influências do blues norte-americano.
No sábado (14), o festival oferece um dia repleto de grandes nomes e apresentações gratuitas. Destaque para Samantha Antoinette & The Simi Brothers (EUA), trazendo a força do rhythm & blues, e Mitch Woods and His Rocket 88’s (EUA), uma verdadeira lenda do jump blues, com seu estilo enérgico e dançante que remete aos grandes pianistas do boogie-woogie. Já à noite, a programação paga reserva o talento do pianista e compositor Rique Pantoja Quarteto, acompanhado por André Neiva e Marcelo Martins, e a aguardada apresentação de José James (EUA), uma das vozes mais marcantes do jazz contemporâneo, conhecido por misturar jazz, soul e hip-hop em sua sonoridade. O guitarrista Artur Menezes, radicado nos EUA, encerra a noite com sua pegada explosiva de blues.
No domingo (15), um dos destaques é a apresentação de Roger Bezerra Trio convida Derico. Derico ficou famoso por integrar a banda do “Programa do Jô”, acompanhando entrevistas históricas e sendo um dos músicos mais carismáticos da televisão brasileira. Além disso, o último dia de Santa Jazz terá Via Brasil com Márcia Chagas. O encerramento também vai contar com Chico Chagas convidando Mauricio Einhorn, um dos maiores gaitistas do Brasil.
Vinho, cerveja e gastronomia
Além dos grandes espetáculos musicais, o Santa Jazz oferece uma estrutura de alta qualidade para o público. Haverá uma ampla área coberta, garantindo conforto em qualquer condição meteorológica, além de mil cadeiras dispostas em frente ao palco principal. Para os apreciadores de boa gastronomia, o festival contará com uma diversificada praça de alimentação, além de uma adega com vinhos selecionados e ótimos rótulos de cervejas artesanais.
O Santa Jazz 2025 reforça a vocação de Santa Teresa como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, oferecendo ao público uma experiência única de imersão no jazz e na bossa nova. O festival tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa e realização da Rota Eventos e Iamonde Design de Eventos.
No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.
No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).
Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.
A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.
O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.
Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.
Confira a programação completa:
15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves
Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.
Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.
Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.
“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:
Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento
Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré
Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.
Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).
Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.
Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.
Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.
Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.
Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).
Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.
Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.
Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.
Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.