Jackson Faive, Mustafary, Mary Help e Silas Simplesmente: personagens icônicos e amados pelo público que têm presença confirmada no novo espetáculo “É disso que eu tô falando!”, do ator e humorista Marco Luque. A apresentação inédita em terras capixabas acontece nos dias 15 e 16 de março, no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória. Os ingressos já estão à venda através deste link, com valores a partir de R$ 50 (referente à meia entrada do setor Mezanino).
O espetáculo dá o start na agenda de eventos da WB Produções que, este ano, celebra sua “maioridade”: são 18 anos levando cultura e diversão para o público brasileiro.
É DISSO QUE EU TÔ FALANDO
Após 3 anos de estrada com o espetáculo “Dilatados”, o humorista Marco Luque estreia seu novo show “É disso que eu tô falando” que promete surpreender seu público com uma narrativa inusitada para seus personagens mais amados.
Com textos inéditos, Luque revive quatro figuras inesquecíveis: Jackson Faive, Mustafary, Mary Help e Silas Simplesmente. Cada um dos personagens ganha voz com novas histórias e situações hilárias que, juntas, formam um ato final de arrancar gargalhadas do público do começo ao fim, mostrando a versatilidade e o talento de Marco Luque para encantar plateias de todas as idades.
“É DISSO QUE EU TÔ FALANDO!” com Marco Luque
Quando: 15 e 16 de março de 2025 Duração: 80 minutos Classificação indicativa: 14 anos Local: Teatro Universitário (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória) Horário: Sábado às 20h e domingo às 17h
Em junho: 12ª edição do Santa Jazz terá apresentação de cinco atrações internacionais
Evento acontece entre os dias 13 e 15 de junho, com programações gratuitas e pagas, envolvendo grandes nomes do jazz e bossa no Brasil e Estados Unidos. Ingressos já estão à venda!
O tradicional Santa Jazz, Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, chega à sua 12ª edição em 2025 e traz uma programação imperdível para os amantes da boa música. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de junho, no Parque de Exposições de Santa Teresa, com apresentações de artistas nacionais e internacionais em um encontro de sonoridades sofisticadas. Consagrado como um dos festivais mais importantes do gênero musical no Brasil, o Santa Jazz também impulsiona o turismo local, movimentando restaurantes, pousadas e comércios da região. Ingressos podem ser adquiridos através do site Le Billet.
Com apresentações gratuitas e pagas, o Santa Jazz contará com três dias de programação. Na sexta-feira (13), a abertura oficial será seguida pelo show de Claudio Dauelsberg Quarteto, junto a Robertinho Silva e Ney Conceição, aquecendo o palco principal para as atrações internacionais Mike Stern (EUA) e Laretha Weathersby & Bruno Marques Band (EUA).
Mike Stern é um dos guitarristas mais respeitados do jazz fusion, tendo sido eleito “Melhor Guitarrista do Ano” pela revista Guitar Player e recebido indicações ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo. Ele também foi premiado com o Miles Davis Award no Montreal Jazz Festival, um reconhecimento a músicos que contribuem significativamente para o jazz. Não bastasse isso, o show de Stern terá como baterista Dennis Chambers, uma lenda do instrumento que gravou e se apresentou com nomes como Tom Coster, John Scofield, Brecker Brothers, entre muitos outros. Fez turnês com Carlos Santana e é membro do trio de jazz-rock Niacin. A noite promete uma imersão no jazz contemporâneo e nas influências do blues norte-americano.
No sábado (14), o festival oferece um dia repleto de grandes nomes e apresentações gratuitas. Destaque para Samantha Antoinette & The Simi Brothers (EUA), trazendo a força do rhythm & blues, e Mitch Woods and His Rocket 88’s (EUA), uma verdadeira lenda do jump blues, com seu estilo enérgico e dançante que remete aos grandes pianistas do boogie-woogie. Já à noite, a programação paga reserva o talento do pianista e compositor Rique Pantoja Quarteto, acompanhado por André Neiva e Marcelo Martins, e a aguardada apresentação de José James (EUA), uma das vozes mais marcantes do jazz contemporâneo, conhecido por misturar jazz, soul e hip-hop em sua sonoridade. O guitarrista Artur Menezes, radicado nos EUA, encerra a noite com sua pegada explosiva de blues.
No domingo (15), um dos destaques é a apresentação de Roger Bezerra Trio convida Derico. Derico ficou famoso por integrar a banda do “Programa do Jô”, acompanhando entrevistas históricas e sendo um dos músicos mais carismáticos da televisão brasileira. Além disso, o último dia de Santa Jazz terá Via Brasil com Márcia Chagas. O encerramento também vai contar com Chico Chagas convidando Mauricio Einhorn, um dos maiores gaitistas do Brasil.
Vinho, cerveja e gastronomia
Além dos grandes espetáculos musicais, o Santa Jazz oferece uma estrutura de alta qualidade para o público. Haverá uma ampla área coberta, garantindo conforto em qualquer condição meteorológica, além de mil cadeiras dispostas em frente ao palco principal. Para os apreciadores de boa gastronomia, o festival contará com uma diversificada praça de alimentação, além de uma adega com vinhos selecionados e ótimos rótulos de cervejas artesanais.
O Santa Jazz 2025 reforça a vocação de Santa Teresa como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, oferecendo ao público uma experiência única de imersão no jazz e na bossa nova. O festival tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa e realização da Rota Eventos e Iamonde Design de Eventos.
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) está com inscrições abertas até o dia 1º de abril para expositores interessados em participar do festival “A Moqueca é Aqui”. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Guarapari, acontece entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, na Praia do Morro, em Guarapari (ES), e tem como objetivo impulsionar pequenos negócios, promovendo a cultura e a gastronomia capixaba.
A seleção é voltada para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs), artesãos, agricultores familiares, representantes da economia solidária e estabelecimentos gastronômicos que comercializam frutos do mar e pratos típicos. No total, serão disponibilizadas 22 vagas distribuídas entre diferentes segmentos.
Os interessados devem realizar a inscrição através deste link, preenchendo o formulário e enviando a documentação exigida. O processo seletivo vai avaliar critérios como produção própria, legalização do empreendimento e adequação ao perfil do evento. Os resultados serão divulgados no site da agência.
A programação do festival também vai envolver apresentações culturais, aulas-show de culinária e degustações.
O Shopping Praia da Costa será palco de uma viagem fascinante pelo universo da ciência. De 1º a 30 de abril, a Praça de Eventos (Piso L1) recebe a exposição interativa gratuita “Xperience – Ciência e Diversão”, um projeto inédito no Estado que une educação e entretenimento de forma leve, divertida e surpreendente. Com experiências que desafiam a lógica, o evento é voltado para todas as idades. A exposição funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo aplicativo do shopping. Com classificação livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável. Cada visita tem duração máxima de 30 minutos e capacidade para até 50 pessoas por vez.
Ao longo do mês, os visitantes poderão colocar a mão na massa — ou melhor, na física — e interagir com 18 estações científicas, como: “Arrepiando os Cabelos (Gerador de Van de Graaff)”, “Caleidoscópio”, “Cinema (Praxinoscópio)”, “Criando Tornados e Furacões”, “Energia Muscular (Bicicleta Geradora)”, “Espelho e Ilusão (Côncavo)”, “Espelho e Ilusão (Convexo)”, “Fábrica de Raios”, “Looping”, “Órbitas e Planetas”, “Painel de Pinos”, “Poço Infinito”, “Sopro Que Aprisiona”, “Teste de Nervos (Sirene)”, “Banco de Pregos”, “Comunicação Sem Fio”, “Teste Sua Habilidade (Basquete)” e “Vamos Girar”, todas explicam conceitos por meio da prática de forma divertida e acessível.
Entre os destaques está o Gerador de Van de Graaff, no qual o visitante pode literalmente ficar de cabelo em pé ao tocar na esfera de uma máquina eletrostática criada por Robert Jemison Van de Graaff em 1929. Outra atração é o Praxinoscópio, equipamento criado em 1877 pelo francês Émile Reynaud, que simula o início do cinema ao utilizar imagens e espelhos giratórios para criar a ilusão de movimento.
Os curiosos por fenômenos naturais poderão se encantar com a máquina de Tornados e Furacões, que demonstra como os redemoinhos se formam no mar e podem evoluir para tornados ou furacões. Já os Espelhos e Ilusão apresentam efeitos curiosos: o espelho côncavo reduz a imagem, como os utilizados por dentistas, enquanto o espelho convexo amplia a imagem, dando a impressão de que é maior do que o objeto real. Outra atração é a Bicicleta Geradora, que traz uma proposta sustentável e interativa, permitindo ao público pedalar para gerar energia suficiente para ligar um rádio, um ventilador e acender um painel de LED.
Segundo Marcus Aguiar, gerente de marketing do Shopping Praia da Costa, a iniciativa reforça o compromisso do empreendimento com a promoção de cultura, educação e lazer de qualidade. “Estamos trazendo mais um evento inédito que alia aprendizado e diversão de forma interativa, com acompanhamento de monitores preparados para tornar a vivência ainda mais enriquecedora”, destaca.
Xperience Ciência e Diversão
Quando: 1º a 30 de abril de 2025
Local: Praça de Eventos, Piso (L1) – Shopping Praia da Costa
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h
Entrada Gratuita (ingressos pelo aplicativo do shopping)