Conecte

Cultura

Exposição inédita de Rembrandt com 69 obras originais no Palácio Anchieta

A capital capixaba será a última etapa da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, a partir de 15 de janeiro de 2026

Postado

em

Vitória vai viver um momento histórico a partir de 15 de janeiro de 2026. A capital capixaba será a última etapa da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, que traz ao Brasil 69 gravuras originais de Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606–1669), considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. A mostra segue até 1º de março, com entrada gratuita no Palácio Anchieta.

A exposição será acessível. Além de recursos como legenda, tradução em libras e descrição das postagens nas redes sociais, Rembrandt – O mestre da luz e da sombra vai contar com placas em braile nos locais das exposições e um autorretrato em 3D do artista com recurso tátil.

Rembrandt revolucionou a arte ao combinar uma técnica impecável com uma sensibilidade única para captar a psicologia e a humanidade de seus personagens, transformando cenas bíblicas, retratos e paisagens em narrativas vivas, cheias de emoção e profundidade. Seu domínio absoluto do claro-escuro, a ousadia de retratar emoções com realismo e sua confiança a ponto de assinar apenas pelo primeiro nome — como os maiores gênios da história — fizeram dele um artista inigualável. Nos últimos anos, esta exposição passou por países como Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Belarus, China, Colômbia e Alemanha, entre outros.

O publicitário Álvaro Moura, responsável por trazer a exposição ao País, destaca a relevância da mostra para o Espírito Santo: “Vitória volta ao mapa da arte mundial ao receber um conjunto tão expressivo de obras de Rembrandt. É um marco que reconecta a cidade a grandes circuitos culturais internacionais e reafirma seu lugar como destino de arte e cultura de alta relevância”, afirma.

Christ driving the moneychangers from the Temple

A escolha do Palácio Anchieta como palco da exposição reforça ainda mais esse simbolismo. Além de sua imponência histórica, o prédio abre suas portas para que capixabas e turistas tenham acesso a um dos maiores mestres da história da arte, numa experiência que une patrimônio, cultura e educação.

A relevância de Rembrandt

Nascido em Leiden, em 1606, Rembrandt se destacou desde cedo como pintor e gravurista, alcançando reconhecimento em Amsterdã durante o período do Barroco. Sua genialidade não se limitou à técnica impecável: ele revolucionou a maneira de retratar o ser humano.

Ao longo de sua trajetória, produziu mais de 300 pinturas, 300 gravuras e cerca de 2.000 desenhos, entre autorretratos, paisagens, retratos coletivos e cenas bíblicas. Seu uso inovador da luz e da sombra — o célebre chiaroscuro — influenciou não apenas seus contemporâneos, mas também movimentos artísticos posteriores, como o Impressionismo, e até o cinema moderno.

O que torna Rembrandt atemporal é sua capacidade de capturar a alma humana. Suas obras traduzem emoções e dilemas universais, como dor, fé, amor, envelhecimento e esperança. Olhar para uma gravura sua é como atravessar os séculos e ainda encontrar relevância, humanidade e verdade.

“Apesar de nunca ter saído da sua terra natal, a Holanda, Rembrandt é um artista que fala a todos, capaz de entusiasmar, através das suas obras, pessoas de diferentes culturas e épocas. Esta exposição pretende contar a força do seu trabalho com exemplos significativos e de alta qualidade que seguem o caminho da sua longa e intensa carreira. Estamos particularmente orgulhosos de que a exposição seja verdadeiramente aberta a todos – não apenas porque é gratuita, mas também porque é enriquecida por ferramentas dedicadas que permitirão a sua fruição também às pessoas com deficiências visual ou auditiva. É uma mostra autenticamente inclusiva e universal, um presente para o público”, destaca Luca Baroni, curador da exposição e diretor da Rede dos Museus das Região Marche Nord, Itália.

The Adoration of the Shepherds a night piece

“Em tempos marcados pela velocidade e superficialidade, sua arte surge como contraponto: convida à pausa, ao silêncio e à reflexão. Por isso, séculos depois, Rembrandt permanece como um artista que transcende fronteiras e gerações”, ressalta Álvaro Moura.

Exposição Rembrandt – O mestre da luz e da sombra

Rio de Janeiro – Centro Cultural dos Correios

24 de setembro a 8 de novembro de 2025

Belo Horizonte

18 de novembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026

Vitória – Palácio Anchieta

15 de janeiro a 1 de março de 2026

Entrada gratuita

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Fim de semana com samba em Shopping da Serra

Edição especial do tradicional Samba na Varanda, do Shopping Montserrat, acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com entrada gratuita

Postado

em

O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.

No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.

Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.

Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.

Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda

Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h. 

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra

Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App

Continue Lendo

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Shows

Mais Astral comemora 25 anos com gravação de audiovisual em Vila Velha

O registro acontece no dia 31 de janeiro, durante o festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã

Postado

em

Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.

Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.

Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.

Ao lado de grandes nomes do samba e pagode

O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.

A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.

Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Vai Pocar