Os nove dias de homenagens à padroeira dos capixabas trazem o tema “Ó vem conosco, vem caminhar”, apresentado pela Comissão Organizadora da Festa da Penha nesta sexta-feira (05) junto com a nova identidade do evento para toda a imprensa e apoiadores em café da manhã no Convento da Penha.
Presente no lançamento, Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, levou a saudação do arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e comentou o tema da Festa da Penha 2024. “O evento traz com ele toda fé que se confunde com a identidade do Estado. Maria caminha conosco para um Espírito Santo mais inclusivo, para que todos tenham direitos preservados, que sejam respeitados. Esse é um tesouro que estamos entregando, de fé e solidariedade”, destacou o bispo auxiliar.
Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento, explicou que o tema é inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, bastante popular, que lembra que nunca estamos sozinhos. “Esta música ilustra brilhantemente nossa mensagem maior, que é atendermos à convocação do Papa Francisco para percorrermos um caminho rumo ao Sínodo (que vai até outubro de 2024). A Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a ‘caminhar juntos’ como irmãos e irmãs que somos. E Maria nos ensina a caminhar juntos”, detalha.
A nova identidade da Festa também foi apresentada no café da manhã de lançamento. A marca, que vai ilustrar camisas, outdoors, plotagens, produtos audiovisuais e todas as peças que remetem à Festa da Penha 2024, segundo a Comissão Organizadora do evento, é um retrato simbólico da união de pessoas que caminham juntas em romarias e busca retratar parte da diversidade, considerada fundamental para o evento.
“A identidade visual representa os romeiros guiados pela tradição iniciada por frei Pedro Palácios e que caminham com a poderosa companhia de Nossa Senhora da Penha. As cores suaves e calorosas nos lembram a paz, representada também pela pomba branca, que remete ao objetivo maior que devemos ter em nossos corações e profundo desejo para o mundo”, destaca padre Cláudio Alves Moreira, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória.
Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância da Festa para o turismo receptivo do Espírito Santo. “O turismo gera renda, é toda uma cadeia produtiva que já conta com a Festa da Penha no calendário capixaba. Por isso mesmo o governo do Estado se coloca à disposição da Festa, além de haver todo um carinho pelo evento, que é o terceiro maior do seu segmento no Brasil”, disse o secretário. O lançamento contou ainda com a presença de representantes do trade turístico, prefeituras, segmentos de cultura e empresariado, além de apoiadores do evento.
FIQUE POR DENTRO DA FESTA DA PENHA 2024
Novo tema e o Sínodo
Toda a Igreja está sendo convocada pelo Papa Francisco a percorrer um caminho rumo ao Sínodo (até outubro 2024), com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Segundo a Comissão Organizadora da Festa da Penha, Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.
Para a organização do evento, Maria nos ensina a caminhar juntos, em espírito de sinodalidade. Sua fidelidade e seu amor pela promessa e pelo Projeto de Deus é um constante aprendizado na participação do Movimento de Jesus, do qual Ela é Mãe e primeira discípula.
Da canção dos anos 90, de autoria do Padre M. de Espinosa, com o título “Pelas Estradas da Vida”, nasce o tema Festa da Penha de 2024: “Ó vem conosco, vem caminhar!”, trecho da canção bastante cantada nas comunidades.
Lançamento Festa da Penha 2024
Elementos da nova identidade
Junto ao tema lançado a cada ano, a nova identidade visual, que vai compor as mais diversas peças de divulgação do evento, também foi apresentada. Confira os elementos que compõem a nova identidade:
– A imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo ao Centro e em tamanho maior aos demais na arte representa a grandeza da presença da padroeira a abençoar e conduzir os romeiros durante a Festa da Penha.
– Logo abaixo, uma figura que remete a Frei Pedro Palácios, precursor da fé à Nossa Senhora das Alegrias em terras capixabas, uma tradição que se mantém viva após 454 anos.
– Acima dos romeiros há uma pomba branca, simbolizando a paz, objetivo maior da caminhada e desejo profundo para o mundo.
– Uma senhora amparada por uma jovem representa a tradição que se fortalece de geração em geração e a presença de pessoas de todas as idades no evento.
– Uma família, base da nossa sociedade, também é lembrada na identidade visual da Festa da Penha 2024. Trata-se de uma mãe, um pai e uma criança, que caminham unidos na romaria.
– Uma mulher negra com um estandarte do congo participa da romaria, representando os conguistas e a tradição do povo negro presentes na Festa da Penha. – Por fim, um jovem cadeirante completa a identidade visual, representando ao mesmo tempo a juventude e as pessoas com deficiência, que marcam presença nas homenagens à Nossa Senhora.
O ritmo contagiante do samba vai embalar o fim de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. Nos dias 12 e 13 de abril, a 5ª edição do Samba na Varanda promete transformar a Varanda do Piso L3 em um verdadeiro ponto de encontro para quem curte boa música, com shows gratuitos, gastronomia variada e um espaço especial dedicado às crianças.
A programação musical valoriza a cena regional com quatro bandas capixabas, conhecidas por levar alegria e muito samba aos palcos do Espírito Santo. No sábado (12), quem abre os trabalhos é a Prefixo 27, banda que mistura clássicos do samba com releituras animadas e promete um clima de roda de samba das boas, a partir das 17h. Logo depois, às 20h, o palco será do Grupo Curtição, com um repertório recheado de pagodes românticos e sucessos que marcaram época.
No domingo (13), o som continua com o grupo Samba HD, conhecido pelas interpretações modernas e cheias de energia, das 17h às 19h. Fechando o evento, às 20h, a festa fica por conta da animada Pele Morena, banda que já é referência no pagode capixaba e garante um show de encerramento cheio de hits e interação com o público.
Banda Pele Morena
Além dos shows, o evento conta com uma área gastronômica diversificada, com cervejas artesanais, drinks autorais, comidinhas e pratos especiais. Para os pequenos, um espaço kids com atividades recreativas garante a diversão enquanto os pais aproveitam. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através do link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7
“O Samba na Varanda é um evento pensado para todas as idades. É a oportunidade perfeita para curtir boa música, encontrar amigos e aproveitar a atmosfera descontraída do shopping”, destaca Patricia Bonomo, coordenadora de marketing do Shopping Montserrat.
5ª edição do Samba na Varanda
Quando: 12 e 13 de abril
Horário: das 15h às 22h
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra (ES)
Nos dias 12 e 13 de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de uma das histórias de amor mais impactantes do teatro: Bent. A peça, escrita em 1979 pelo britânico-americano Martin Sherman, retrata a perseguição aos homossexuais durante o regime nazista na Alemanha, trazendo à tona um capítulo sombrio da história mundial e o improvável amor que surge entre dois prisioneiros em um campo de concentração.
A montagem brasileira de Bent conta com direção de Luiz Furlanetto e produção de Hermes Frederico. O elenco é formado por Daniel Dalcin, San Lima, Pedro Marquez, Antonio Rockenbach, Guilherme Ricardo e convidados especiais.
A obra não apenas emociona, mas também provoca reflexões sobre os direitos humanos e a intolerância. No Brasil, a peça ganha relevância ainda maior diante do crescente clima de intolerância e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.
O título da peça, Bent, é uma gíria europeia usada para se referir a homossexuais e, ao longo dos anos, a obra ajudou a ampliar o entendimento sobre a perseguição à comunidade LGBTQIAPN+ durante o período nazista. Em sua estreia na Broadway, a peça foi interpretada por Richard Gere e, desde então, tem sido premiada em todos os países onde foi apresentada, tornando-se um símbolo de resistência contra o preconceito.
José Celso Cavalieri, produtor local da peça, afirma que assistiu a montagem no Rio de Janeiro e ficou impactado com a forma como a história de Bent é retratada. “Estou muito feliz em receber essa peça aqui em Vitória, tenho certeza de que o público capixaba, assim como eu, vai se emocionar com esse elenco primoroso”.
O elenco
Daniel Dalcin, que dá vida ao personagem Max, vai integrar o elenco da nova novela bíblica da Record, “Paulo, o Apóstolo”. Ele também participou das novelas “Êta mundo bom”, “Lado a Lado” e “Insensato Coração”, na Rede Globo, e “Gêneses”, na TV Record. Protagonizou “Malhação”, em 2009, e as duas temporadas do seriado “Bicicleta & Melancia”, no Multishow. No teatro, esteve em espetáculos como “Auto da Compadecida” e “Anjo do Apocalipse”.
Já San Lima, que interpreta Horst, participou de projetos no audiovisual como “Até onde ela vai (Univervideo), as novelas “Cara e Coragem” e “Travessia”, na Rede Globo, além de peças de teatro, como “A Herança”, com direção de Zé Henrique de Paula, “Sádico”, dirigido por Gabriel S e Hoje é dia de rock, dirigido por Cesar Augusto.
‘Bent’ com San Lima e Daniel Dalcin
Quando: 12 de abril (sábado), às 20 horas, e 13 de abril (domingo), às 18 horas
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória.
A Festa da Penha 2025, que acontece entre os dias 20 e 28 de abril, é muito conhecida pelas tradicionais romarias, que reúnem milhares de fiéis percorrendo longos percursos para homenagear a padroeira do Espírito Santo. Nesta edição, estão confirmadas 14 romarias que, juntas, somam cerca de 635 quilômetros que serão feitos a pé, a cavalo, de moto, de bicicleta ou com embarcações.
A distância calculada considera os trajetos feitos pelas romarias que vêm do interior, das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, que saem dessas cidades em direção ao Convento da Penha, em Vila Velha. Entre as realizadas nas proximidades da cidade canela-verde, a Romaria dos Cavaleiros é a que percorre o maior trajeto: são até 85km cavalgados pelos fiéis que saem de suas casas, se encontram no viaduto da Av. Carlos Lindenberg, e seguem em direção ao Parque da Prainha. A cavalgada vai abrir as romarias da festa, no dia 20 de abril, domingo de Páscoa.
Já a Romaria dos Homens, que reúne famílias inteiras saindo da Catedral Metropolitana de Vitória em direção ao Parque da Prainha, completa uma distância de 14 km. O caminho é todo feito a pé pelos fiéis, que carregam velas em homenagem à Nossa Senhora da Penha e, acompanhados da imagem da Santa, vão rezando e cantando até o destino. A peregrinação será no sábado, dia 26 de abril.
“A Romaria dos Homens é mais do que uma caminhada de fé; é um encontro de corações que batem no mesmo compasso da devoção a Nossa Senhora da Penha. A expectativa é grande e a emoção se renova ao vermos não apenas os homens, mas famílias inteiras caminhando juntas, testemunhando que a fé é um elo que atravessa gerações. Para os fiéis, cada passo é uma entrega, uma súplica, um agradecimento. E ao final dessa caminhada, o verdadeiro destino não é apenas o ponto de chegada, mas a transformação”, afirma o padre Renato Criste, da Arquidiocese de Vitória.
Outro caminho de devoção e fé será a Moto Romaria organizada pela Polícia Rodoviária Federal, com saída do Parque de Exposições de Viana em direção à Prainha pela BR-101. A Moto Romaria será no domingo, dia 27, penúltimo dia do Oitavário, e vai passar por municípios como Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha, completando um trajeto de 37km. Já a Romaria dos Ciclistas vai sair de dois pontos, com um grupo partindo de Cobilândia, em Vila Velha, e outro de Camburi, em Vitória. A pedalada de Vila Velha vai somar quase 9km, enquanto aqueles que saem da capital vão percorrer cerca de 13km para o Parque da Prainha.
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 12 romarias.
Confira a programação das Romarias da Festa da Penha 2025:
Romaria dos Cavaleiros 20 de abril (domingo) 17h – Concentração na Av. Carlos Lindemberg, Viaduto Alfredo Copolillo 18h – Saída em direção ao Parque da Prainha
Romaria dos Militares 25 de abril (sexta-feira) 14h – Saída da Eames em direção ao Convento da Penha
Romaria das Pessoas com Deficiência 26 de abril (sábado) 8h – Saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário
Romaria dos Adolescentes 26 de abril (sábado) 9h – Concentração no Parque da Prainha 10h – Subida para o campinho do Convento 11h – Missa de Encerramento da Romaria
Romaria dos Homens 26 de abril (sábado) 18h – Missa de Envio na Catedral 19h – Bênção de Envio aos romeiros 23h – Missa de Encerramento no Parque da Prainha
Romaria da Diocese de São Mateus 26 de abril (sábado) 8h – Missa no Campinho do Convento
Romaria da Diocese de Cachoeiro 26 de abril (sábado) 16h – Missa no Campinho do Convento
Romaria da Diocese de Colatina 27 de abril (domingo) 9h – Missa no Campinho do Convento
Remaria 27 de abril (domingo) 7h30 – Concentração na Praia do Ribeiro (Praia da Costa) 8h – Saída da Praia do Ribeiro para a Prainha de Vila Velha
Romaria das Mulheres 27 de abril (domingo) 15h30 – Saída do Santuário de Vila Velha para o Parque da Prainha
Moto Romaria 27 de abril (domingo) 8h – Concentração no Parque de Exposição de Viana 9h – Saída em direção ao Parque da Prainha (trajeto pela BR 101)
Romaria dos Conguistas 28 de abril (segunda-feira) 8h – Saída do portão do Convento da Penha
Romaria dos Ciclistas de Vila Velha 28 de abril (segunda-feira) 8h – Saída da Praça Sebastião Cibien, Cobilândia, em direção ao Parque da Prainha
Romaria dos Ciclistas de Vitória 28 de abril (segunda-feira) 7h – Saída no Atlântica Parque, final da Orla de Camburi, em Vitória, em direção ao Parque da Prainha