O Grupo Coroa, prestes a celebrar seus 91 anos de história, anuncia com grande entusiasmo a aquisição da Cervejaria Teresense, com sede no município de Santa Teresa, e planeja expandir toda a área da cervejaria com a aquisição de terrenos vizinhos, visando mais conforto e novas experiências cervejeiras para seus visitantes. A expansão significativa representa a realização de um antigo sonho não só das famílias proprietárias da Coroa, os Kautsky e os Bragatto, mas de muitos consumidores que aguardam esta novidade há anos.
Para iniciar esta nova era da Cervejaria Teresense, a Coroa reforça seu compromisso com a qualidade e com a importância da história da cervejaria artesanal, tanto para os apaixonados pela bebida quanto para a comunidade em geral. Preservar essa história é essencial, pois ela carrega consigo a essência da identidade e da tradição que tornam cada cerveja única.
No entanto, é igualmente importante reconhecer a necessidade de crescimento e expansão. O crescimento não significa abandonar suas raízes ou comprometer a qualidade, mas sim adaptar-se às novas demandas e oportunidades do mercado. Por isso, até setembro, a expectativa do Grupo é ampliar a capacidade de produção entre todos os rótulos da Teresense, inclusive com o lançamento de rótulos inéditos. Isso significa a geração de novos empregos diretos e indiretos.
Juntamente com a reformulação da estrutura fabril, o grupo traz o mestre cervejeiro Roberto Rudnytskyj, com experiência de mais de 40 anos no meio cervejeiro com passagens por grandes grupos como AMBEV, Heineken, entre outros. Nessa nova era da cervejaria Teresense, a experiência de Roberto Rudnytskyj se une à da mestre cervejeira e sommelière de cerveja Luana Hoffmann, que já atua no processo de produção da cerveja Teresense, desde a seleção dos ingredientes até a criação das receitas e o controle da qualidade final e permanecerá no projeto.
Empresários reunidos para celebrar essa novidade
Ademar Bragatto, sócio proprietário do Grupo Coroa, expressa seu entusiasmo pela nova fase: “Sempre tivemos uma paixão pela boa cerveja artesanal e agora, com a Cervejaria Teresense como parte do Grupo Coroa, podemos levar o melhor de Santa Teresa para mais consumidores de cervejas artesanais. Estamos empolgados em unir nossa tradição e excelência com a qualidade e o estilo único das cervejas Teresense.”
A Teresense é conhecida não apenas pela qualidade de suas cervejas, mas também pelo ambiente acolhedor que oferece aos visitantes. O espaço, concebido para famílias, amigos e amantes de cerveja artesanal, conta com música ao vivo nos fins de semana, espaço kids, e um cardápio que valoriza iguarias regionais e ingredientes compartilhados com a cervejaria. Valorizando o turismo local, a Coroa está investindo em paisagismo, com objetivo final de transformar nossa cervejaria em um ponto turístico / parada obrigatória da região.
“O Grupo Coroa, que começou sua trajetória em 1933 com a produção de vinho de laranja, cresceu e se consolidou como a maior indústria de bebidas do Espírito Santo. Com uma vasta gama de produtos, incluindo a famosa Água Mineral Campinho e o Guaraná Coroa, a empresa continua a investir em expansão, inovação e diversificação de seu portfólio. Agora, com a Cervejaria Teresense como parte do grupo, inauguramos nossa entrada no segmento de bebidas alcóolicas”, afirma o bisneto do fundador e atual diretor, Roberto Simon Kautsky.
Edival Miranda, diretor executivo do grupo, destaca: “Estamos apenas começando. A aquisição da Cervejaria Teresense é um passo importante em nossa estratégia de crescimento. Com a expansão da área de produção e a sinergia com nossa expertise, estamos prontos para elevar a Teresense a novos patamares.”
O Grupo Coroa planeja muitos lançamentos e investimentos para 2024, incluindo novos centros de distribuição e fábricas, além de parcerias estratégicas e novos produtos no mercado. A aquisição da Cervejaria Teresense é um exemplo claro da visão do grupo de continuar crescendo e inovando, honrando a confiança de seus consumidores e contribuindo para a economia local.
Novidade gastronômica em Jacaraípe: Catuá Restaurante abre as portas na Semana Santa
Especializado em peixes e frutos do mar, como leva o próprio nome da casa, Catuá conta com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. A abertura acontece dia 17 de abril, véspera de feriado, a partir das 10h
No coração de Jacaraípe, um dos balneários mais autênticos da Serra, nasce o Catuá – um restaurante que une tradição, sabor e história. A abertura da casa acontece no dia 17 de abril, quinta-feira, a partir das 10h.
O nome Catuá é uma homenagem ao pai da fundadora, Zé Roberto, pescador apaixonado pela pesca artesanal e pelo peixe que dá nome à casa – raro, de carne macia e sabor marcante. O restaurante nasce da união de duas histórias nativas do balneário: a da fundadora, filha de pescador de Jacaraípe, Thatiane Almeida, e do fundador chef David Maresias, que traz sua expertise em frutos do mar diretamente de Manguinhos, balneário vizinho!
O cardápio do Catuá tem alma capixaba, com pratos que valorizam a pesca local, km 0 e a tradição da região. Entre os destaques estão a tradicional moqueca capixaba, os pratos com polvo – carro-chefe do chef David –, o espaguete com frutos do mar, o ceviche e os famosos bolinhos de Catuá.
Além disso, o Catuá oferece uma carta de drinks autorais, como o “Amanhecer” e o “Maré Cheia”, pensados para harmonizar com os sabores do mar e brindar os bons momentos.
O espaço, com capacidade para 180 pessoas sentadas, conta com ambiente pé na areia, lounges exclusivos, área para eventos e um espaço kids com ludoteca Amor Lúdico, garantindo conforto para toda a família. O espaço ainda é pet friendly.
O Catuá está localizado ao final da orla de Jacaraípe, na parte pé na areia, sem asfalto, na praia conhecida como Pico do Girino, próximo ao tradicional Rei do Kibe – um verdadeiro refúgio à beira-mar para quem busca gastronomia de verdade, vista privilegiada e conexão com as raízes capixabas.
O restaurante funcionará às quartas, quintas e domingos das 10h às 18h e sextas e sábados das 10h às 23h.
Catuá Restaurante
Inauguração: 17 de abril de 2025 | das 10h às 18h
Funcionamento:
* Quartas, quintas e domingos | 10h às 18h
* Sextas e sábados | 10h às 23h
Endereço: Final da Orla de Jacaraípe – Praia do Pico do Girino, Serra
O Roda de Boteco 2025 já tem data para acontecer: entre os dias 06 de junho e 06 de julho. E atenção! A seleção de botecos e bares que vão participar desta edição do festival começou. Os estabelecimentos interessados devem se manifestar até o dia 17 de abril, entrando em contato com a organização do evento pelo WhatsApp (27) 98836-0266 ou pelo perfil no Instagram @rodadeboteco.
Durante 30 dias do Roda de Boteco, os clientes podem provar petiscos inéditos preparados para o festival nos bares participantes em toda a Grande Vitória. Os bares e botecos concorrem a três títulos: Melhor Bar, Melhor Boteco e Melhor Garçom. Cada categoria premia os três mais bem colocados, que recebem prêmios em dinheiro.
Na edição do ano passado, o Bar do Mineiro, na Serra, foi o grande vencedor na categoria Melhor Boteco. O Ubar, de Cariacica, foi escolhido na categoria Melhor Bar. Ao todo, foram cerca de 80 mil votos válidos durante o festival. Ainda foi premiado o Melhor Atendimento, que coroou o garçom Daniel, do Recanto Gastrobar, em Vitória.
Petisco do Ubar. Foto: Tasty Click
Em 2024, 40 bares e botecos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica participaram do festival com a criação de pratos exclusivos. Como acontece todos os anos, quem decide o melhor em cada categoria são os clientes que, ao final do atendimento no local, recebem uma cédula para dar nota ao petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida servida.
Uma experiência gastronômica única e um tour por sabores internacionais com um toque brasileiríssimo. No coração do bairro Santa Lúcia, surge o Ferrari Eventos, liderado por Lígia Ferrari, com buffet próprio e um menu repleto de iguarias para tornar os eventos ainda mais deliciosos.
São mais de 60 criações exclusivas no cardápio idealizado pela própria Ligia, formada em Gastronomia pela UVV e em Nutrição pela São Camilo, em parceria com o chef Thiago Correia e seus mais de 20 anos de experiência em gastronomia.
Ligia Ferrari e Thiago Correia. Foto: Manu Maia
A dupla criou um cardápio especial e versátil, com destaque para os frutos do mar frescos vindos do Sul do Estado. Nos eventos realizados no Ferrari, o cliente vai contar com delícias como polvo à Galega, com sal, azeite e pimentão, servido com batatas ao murro; ostras gratinadas; camarões VG ao rémoulade (molho com maionese, ervas, alcaparras e cornichons).
Os veganos também têm opções na mesa de antepastos da casa, com delícias como a pasta veggie feita com pimentões assados e grão-de-bico. “A ideia é propor uma verdadeira viagem por sabores internacionais, misturando nossa brasilidade. Por isso privilegiamos os produtos locais, como os frutos do mar, que vêm de Iriri. No nosso ceviche, por exemplo, eles ainda ganham a companhia de frutas tropicais, como caju e manga e a opulência do tucupi”, conta o chef Thiago Correia. A lagosta também é destaque no menu e vem, por exemplo, em salada ou no risoto, com as raras trufas brancas.
Foto: Manu Maia
“Nossa casa vem realizando os sonhos dos nossos clientes nos mais diversos eventos. Queremos oferecer momentos únicos, especiais. E agora também estamos preparados para encantá-los com nossos sabores, com uma gastronomia diferenciada”, ressalta Ligia Ferrari.
No Ferrari Buffet, o cliente terá em seu evento uma estação à sua escolha, que pode ser de frios, saladas e antepastos, Teen, Mexicana, Árabe ou Massas. Nela, criações como as falsas trufas do chef Correia, que são melbas de gergelim negro e a tajine de salmão com molho oriental.
No serviço volante, iguarias em pequenas porções, permitindo degustar todos os sabores da casa, como canapés de pimentas brasileiras, arroz de cordeiro com chutney, barriga de porco laqueada, chili mexicano e ceviche com caviar.
Ferrari Eventos
Endereço: Rua Constante Sodré, 540 – Santa Lucia, Vitória