Conecte

Cultura

Inspirado por Paulo Coelho, capixaba lança livro sobre o Caminho de Santiago de Compostela

Inspirado pelo livro ‘O Diário de um Mago’, o escritor e aventureiro Alessandro Andrade transformou sua jornada de 28 dias na obra ‘O Peregrino’, uma literatura sobre fé, superação e renascimento

Postado

em

O escritor e aventureiro Alessandro Andrade está percorrendo o Espírito Santo em uma jornada especial de pré-lançamento do seu livro, ‘O Peregrino’. A obra, que será lançada no dia 17 de julho, na livraria Leitura do Shopping Vitória, às 19 horas, nasce da experiência real do autor no Caminho de Santiago de Compostela, pela rota francesa, a mesma trilhada pelo escritor Paulo Coelho.

Alessandro ficou hospedado inclusive no mesmo albergue que inspirou o autor Paulo Coelho, do best-seller ‘O Diário de um Mago’, livro que fez com que milhares de brasileiros se encantassem pelo Caminho. “De cada 100 peregrinos que encontrei, entre 30 e 40 estavam ali por causa do Paulo Coelho. Eu também fui por ele”, revela Alessandro.

Em ‘O Peregrino’, Alessandro resgata a simbologia e espiritualidade presentes em cada passo da trilha sagrada, traduzindo em palavras a transformação que vivenciou ao longo dos 28 dias de peregrinação. Foram 30 albergues percorridos em uma jornada de introspecção, superação e redescoberta. A narrativa, escrita ao fim de cada dia do trajeto, convida o leitor a refletir sobre suas próprias cruzes e desafios, inspirando o renascimento interior por meio da caminhada física e espiritual.

Alessandro Andrade percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela

Alessandro é católico, cristão, casado, pai de três filhos, empresário dos setores de tecnologia, consultoria e exportação de café, granito, pimenta, cacau e grãos e já percorreu todos os templos do Egito, mesquitas e muçulmanas do oriente médio e África, templos budistas e sempre teve interesse profundo por estudos de outras religiões e filosofias como prática de tolerância religiosa e entendimento da forma de conexão com o Deus Criador.

Agora, dedica-se a divulgar ‘O Peregrino’ em igrejas, escolas, comunidades e lojas maçônicas. No último domingo (22), concluiu os “Passos de Anchieta”, no Espírito Santo, como parte da preparação para sua próxima jornada: o Caminho de Santiago pelo lado português, em 2026.

‘O Peregrino’ propõe uma leitura acessível, porém profunda, abordando temas universais como identidade, resiliência e pertencimento. Ao unir experiências pessoais com lendas, símbolos e espiritualidade, o livro oferece uma narrativa reflexiva. A metodologia empregada convida o leitor a uma análise crítica da própria jornada, compreendendo melhor os ciclos da vida.

A primeira parte da obra detalha os oito meses de preparação física e psicológica do autor, e os capítulos seguintes seguem a vivência dia a dia do Caminho de Santiago. Alessandro compartilha, ao longo das 130 páginas do livro, fatos e relatos. Mais do que isso: também retrata as emoções e respostas que surgiram no silêncio da caminhada.

Sobre o que mudou na sua vida antes e depois da caminhada, Alessandro disse que aprendeu a deixar no caminho as pedras e a cruz. “Eu acho que a gente aprende a deixar no caminho as pedras que carregamos e a cruz no caminho. Sobre a simbologia da cruz que eu falo no livro, os peregrinos colocam uma cruz, fazem uma cruz de madeira e o grande significado é que na jornada da nossa vida, às vezes, a gente carrega cruz demais e ela representa a partida, mas também o renascimento. Então, o fato de deixar a cruz na estrada significa renascer, repaginar, ressignificar a vida e deixar ali mágoa, ressentimento, problemas e até desilusões. A ideia é que fique mais leve ao deixar a cruz lá ou pela vida afora, sem necessidade”, conclui o escritor Alessandro.

Lançamento do livro “O Peregrino”
Data:
17 de julho(quinta-feira)
Horário:
19h
Local: 
Livraria Leitura – Shopping Vitória

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Inscrições para Pitching Musical do Formemus vai até o dia 07 de julho. Veja como participar!

A proposta é que artistas solos, bandas e grupos com trabalho autoral se apresentem para uma plateia formada por contratantes, curadores e grandes nomes do mercado fonográfico brasileiro

Postado

em

O Formemus, um dos principais festivais-conferência de música do Brasil, já tem data para acontecer este ano – de 27 a 30 de agosto – na Ufes, em Vitória, e tem oportunidade à vista para artistas solos, bandas e grupos com trabalho autoral que desejam alavancar suas carreiras: o Pitching Musical. A proposta é garantir que artistas solos, bandas e grupos com trabalho autoral possam se apresentar por 10 minutos para uma plateia formada por contratantes, curadores e grandes nomes do mercado fonográfico brasileiro. 

As inscrições acontecem até o dia 07 de julho por meio do site www.formemus.com.br. Serão selecionados nove projetos musicais de várias regiões do Brasil.

As apresentações acontecem já no primeiro dia de evento, dia 27. Entre os grandes nomes do mercado presentes estarão representantes de gravadoras como Sony, Universal, Warner, além de nomes da Rede Globo e de distribuidoras digitais, selos, realizadoras de festivais, entre outros.

Cada banda ou artista terá 10 minutos de show e outros 10 minutos para receber feedback direto dos convidados, em uma troca rara e potente com quem decide os rumos da música no Brasil. A ação tem se consolidado como um verdadeiro turning point para muitos dos artistas que passam por ali.

“Ao longo dos anos, o Pitching Musical se tornou a nossa ação mais completa. Os artistas selecionados se apresentam, por um curto período, para um elenco de players composto por majors, distribuidoras independentes, curadores de festivais, diretores artísticos de rádios, selos, donos de casas de shows, grandes mídias e jornalistas musicais”, explica Daniel Morelo, idealizador e organizador do Formemus. “Ao final de cada apresentação, esses profissionais compartilham opiniões, impressões e reflexões sobre o que viram. É uma troca poderosa e muito formativa”, completa.

Para participar da seleção, os projetos precisam comprovar ao menos 12 meses de atuação e apresentar portfólio, links de músicas e vídeos ao vivo, release e fotos em alta resolução. A curadoria vai avaliar os trabalhos com base na originalidade, qualidade musical, performance e organização do material enviado. Os selecionados deverão se adequar ao rider técnico do evento e seguir rigorosamente a dinâmica proposta pela produção.

Pitching Musical – Formemus 2025

Inscrições: até o dia 07 de julho

Apresentações: 27 de agosto, no campus Goiabeiras da Ufes, Vitória (ES)

Mais informações: www.formemus.com.br | formemus@gmail.com | (27) 3376-1674 | WhatsApp: (27) 99930-1103

Foto principal: Bella Mattar na edição 2024 do Pitching Musical do Formemus, por Bruno Leão

Continue Lendo

Cultura

25 anos do Teatro Sesi: Concerto “Rhapsody in Blue” acontece nesta sexta-feira (04)

Orquestra Camerata Sesi contará com a participação do pianista Estevão Gomes para interpretar a icônica Rhapsody in Blue, de George Gershwin

Postado

em

Seguindo a programação de atividades referentes aos 25 anos do Teatro Sesi, em Jardim da Penha, nesta sexta-feira, dia 4 de julho, a Orquestra Camerata Sesi apresenta o concerto ‘Temporada Clássica: Da América – Gershwin’, uma noite especial dedicada à música orquestral e ao talento jovem.

O destaque da apresentação será a participação do pianista Estevão Gomes, vencedor da última edição do Programa Prelúdio, que vai interpretar a icônica Rhapsody in Blue, de George Gershwin — obra que mescla com maestria os universos do erudito e do jazz.

Em uma atmosfera vibrante e emocionante, o concerto celebra o encontro entre juventude e excelência musical, trazendo ao palco um repertório que dialoga com o virtuosismo, a expressividade e a inovação. Uma experiência imperdível para os amantes da boa música.

‘Temporada Clássica: Da América – Gershwin’ com Orquestra Camerata Sesi e participação de Estevão Gomes

Local: Teatro Sesi (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha – Vitória)

Quando: 4 de julho (sexta-feira)

Hora: 19h30

Ingressos: R$ 20 (meia) | R$20 (meia solidária)

Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/sesiculturaes/

Continue Lendo

Cultura

Sesc Glória vai sediar a estreia nacional do Sonora Brasil 2025

Lançamento acontece nesta sexta e sábado, dias 27 e 28 de junho, com a presença de representantes dos 10 grupos musicais que integram o circuito e o pré-lançamento da série documental “Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios”

Postado

em

A 27ª edição do Sonora Brasil começa a circular pelo país neste mês de junho, levando ao público espetáculos produzidos especialmente para o projeto. O lançamento será neste fim de semana, nos dias 27 e 28, no Sesc Glória, em Vitória, e contará com a presença de representantes dos 10 grupos musicais que integram o circuito. O evento também será palco do pré-lançamento da série documental Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios, produzida pelo SescTV, com a exibição do episódio sobre Chau do Pife e Andréa Laís.

Promovido pelo Sesc com objetivo de apresentar programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira, o Sonora Brasil trabalha o biênio 2024-2025 com o tema “Encontros, tempos e territórios”. Por meio do encontro entre artistas de diferentes gerações e regiões, foram produzidos shows inéditos, com uma mistura de ritmos e vivências, que mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas de diferentes movimentos da música popular brasileira.

“O Sonora Brasil consegue traduzir essa riquíssima diversidade cultural brasileira ao reunir artistas de diferentes gerações, de formações musicais e preferências tão distintas. Ficamos felizes por esses dez grupos terem aceitado o nosso desafio de criar espetáculos inéditos para trazer ao público essa riqueza que só um país tão multicultural como o nosso consegue produzir”, comemora Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Documentários

A série Sonora Brasil: Encontros, Tempos e Territórios foi gravada durante o ano de 2024, em paralelo à circulação do projeto, e conta um pouco da trajetória de cada um dos artistas e o que eles levaram para o palco do Sonora. O episódio que será exibido no lançamento apresenta Chau do Pife, Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, que adaptou a melodia do pife a vários estilos musicais, como rock, maracatu e chorinho; e a jovem cantora Andréa Laís, de 24 anos, que se destaca pela sua mistura única de ritmos regionais e eletrônicos.

O Sesc TV já produziu 20 documentários sobre o projeto, disponibilizados no site do canal. Em 2024, foi lançada a série documental sobre o Líricas Femininas, tema da 22ª edição do Sonora Brasil no biênio (projeto de 2019). A obra ganhou o prêmio da rede de Televisoras Públicas e Culturais da América Latina (RedTAL) de melhor conteúdo musical.

Confira a programação do Sonora Brasil no Espírito Santo:

Dia 27/06 – Sexta-feira

Sonora Brasil

Local: Sesc Glória – Teatro Glória (térreo)
Hora: às 20h

Ingressos gratuitos (sujeito à lotação do espaço): https://lets.events/e/sonora-brasil-encontros-tempos-e-territorios/

Apresentações:

– Mãe Beth de Oxum, Surama e Henrique Albino (PE)

– Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (MS) 

– Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO)

Dia 28/06 – Sábado

Sonoros Saberes – Roda de Conversa

Local: Sesc Glória – Teatro Virgínia Tamanini (5º andar)

– 14h30: Memória, pesquisa e registros da música brasileira

– 16h: Música, territórios e resistência

Dia 28/06 – Sábado

Sonora Brasil

Local: Sesc Glória – Teatro Glória (térreo)

Hora: às 19h30

Ingressos gratuitos (sujeito à lotação do espaço): https://lets.events/e/sonora-brasil-encontros-tempos-e-territorios-2/

Apresentações:

– Melina Mulazani, Leo da Rabeca e Luiz Parna (PR)

– Fernando César e Tiago Tunes (DF)

– Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

– Ana Paula e Seu Risca (SC)

– Exibição de lançamento do Documentário “Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios”

– Chau do Pife e Andreia Lais (AL)

Dia 01/07 – Terça-feira

Sonora Brasil

Local: Sesc Glória – Teatro Glória (térreo)

19h – Geraldo Espíndola E Marcelo Loureiro (MS) 

20h – Mãe Beth De Oxum, Surama e Henrique Albino (PE) 

Local: Sesc Guarapari

20h – Seu Risca E Ana Paula (SC)

20h – Mestre Negoativo E Douglas Din (MG)

Dia 02/07 – Quarta-feira

Sonora Brasil

Local: Sesc Glória – Teatro Glória (térreo)

19h – Seu Risca e Ana Paula (SC) 

20h – Mestre Negoativo (MG) 

Local: Sesc Guarapari

20h – Geraldo Espíndola E Marcelo Loureiro (MS) 

20h – Manoel e Felipe Cordeiro (PA)

Dia 03/07 – Quinta-feira

Sonora Brasil

Local: Sesc Glória 

20h – Manoel e Felipe Cordeiro (PA)

Continue Lendo

Vai Pocar