A leitura literária é um direito de todos, indistintamente! Movida por essa convicção, a escritora capixaba Lilian Menenguci comemora o Dia Nacional do Escritor, no dia 25 de julho, lançando três audiolivros – histórias contadas e gravadas, inclusive em audiovisual, reproduzidas com efeitos e trilhas sonoras – com Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras). O lançamento acontece às 19h, virtualmente, por meio do canal do projeto Viagem pela Literatura , da Biblioteca Pública Adelpho Poli Monjardim, de Vitória.
A iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), de São Paulo, com realização do Proac Expresso Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, integra o projeto “Conta um Conto”. Nessa proposta, sob contrato de encomenda de obra intelectual, a escritora produziu três histórias infantis voltadas para o público de três a seis anos de idade. Os audiolivros, em formato acessível, seguirão distribuídos gratuitamente pela internet.
Entre as obras escritas por Menenguci estão: “Álbum de família”, narrativa que trata da relação intergeracional e da ancestralidade; “Guto e o grande portal”, que aborda as questões da internet, das tecnologias e o uso das telas pelas crianças; e “O que você vai ser quando crescer?”, proposta que tangencia as ideias das pequenas e dos pequenos acerca das atividades profissionais.
“Na condição de escritora, professora-pesquisadora, especialista em Acessibilidade Cultural, fico muito satisfeita pela oportunidade de participar dessa iniciativa com a entrega de conteúdos em formatos acessíveis para o público, de maneira geral, e para o público-alvo da educação especial, de maneira específica. Que orgulho ser parte com essa gente que se propõe a fortalecer o processo de formação do leitor e ampliar as iniciativas relacionadas à leitura inclusiva e à produção e difusão do livro acessível”, declara Lilian Menenguci.
A escritora Lilian Menenguci
Conta um Conto
O projeto “Conta um Conto” tem como objetivo promover o direito à cultura, ao livro e à leitura, incentivando a imaginação e a ludicidade de crianças, com e sem deficiência, por meio de um conjunto de histórias contadas, gravadas, inclusive em audiovisual, reproduzidas com efeitos e trilhas sonoras, Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O conteúdo, inicialmente distribuído para mil organizações (bibliotecas, escolas públicas e organizações sociais), localizadas no Estado de São Paulo, está disponível mundialmente para acesso de forma on-line e gratuita.
Sinopses e acesso aos audiolivros As obras, propositalmente, têm os mesmos personagens. Em cada uma delas, contudo, são abordados temas distintos, como memória, tecnologia e futuro. Ambas podem ser acessadas, gratuitamente, na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube.
“Álbum de família” – conta a história de Guto que, durante as férias escolares, adora viajar para a casa dos bisavós. Num final de tarde, o menino é surpreendido com um álbum que reúne fotografias de parte das suas gentes. Com a ajuda dos bisos, o menino revira as páginas e se surpreende com um passado que, até então, não conhecia. Duração da história: 8’32. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=L90tpm9GTdE
“Guto e o grande portal ” – insatisfeito por não conseguir achar o carregador do seu celular, Guto não vê graça em nada à volta. Largado no sofá, se afunda em desânimo. O biso Léo, percebendo o comportamento do menino, convida o pequeno para conhecer um baú. Ao revirar o que vai lá dentro, Guto descobre um grande portal para o passado e para o futuro. Duração da história: 7’48. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=VnQA3HpCRyA
“O que você vai ser quando crescer?” – Durante a noite, Guto teve um sonho. Nele, uma voz lhe deu a missão de descobrir a profissão mais importante do mundo e escolher o que queria ser quando crescesse. Quando acordou, o menino permaneceu com aquela ideia na cabeça. O que ele não sabia é que a resposta estava mais perto do que imaginava. Duração da história: 10’06. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=FBZQbhDnhDs
Lançamento de Audiolivros da escritora capixaba Lilian Menenguci
O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.
No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.
Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.
Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.
Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda
Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h.
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra
Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App
Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.
Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.
O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.
Sobre o Anfiteatro
O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.
Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.
Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.
Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.
Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.
Ao lado de grandes nomes do samba e pagode
O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.
A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.
Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual
Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h
Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.