Conecte

Cultura

Samira Pavesi apresenta sua nova exposição individual ‘Intensão’

O vernissage acontece nesta quinta, dia 20 de junho, no ateliê da artista, na Praia do Canto. A mostra tem curadoria da carioca Daniela Avellar que desembarca em Vitória para montagem da mostra e visita guiada especial

Postado

em

Fica a Dica ES

Na “intenção” e “intensão” de mostrar suas experimentações, recentes pesquisas e momento atual de trabalho, a artista Samira Pavesi abre sua nova exposição individual com curadoria e texto crítico da carioca Daniela Avellar. Com o nome ‘Intensão’, a mostra apresenta obras inéditas em diferentes suportes e diversidade de materiais, de cerâmica a ferro, madeira, papel, plástico, além da pintura.

O vernissage para convidados acontece nesta quinta, dia 20, e a mostra abre ao público dia 21 e segue para visitação gratuita até dia 05 de julho. E especialmente neste sábado, dia 22, às 9h, terá visita guiada com a artista e a curadora, que já está em Vitória para montagem da exposição.

Nesta exposição podemos notar algumas formas tramadas e certos emaranhamentos no repertório visual trazido por Samira. O uso de distintas materialidades, com foco em elementos que são encontrados ou coletados nos ambientes das cidades pelas quais a artista passou, ganham destaque. No início da trajetória, a produção da artista foi marcada por uma visualidade figurativa que aos poucos, e de modo orgânico, ganhou graus de abstração. Após duas residências no exterior, Samira fez a experimentação de novos materiais, e mergulhou cada vez mais no universo dos planos e dimensões.

A tela de contenção é um dos elementos centrais que são utilizados pela artista nesta exposição, que de forma paradigmática, estão sempre protegendo ou cercando algo e, ao mesmo tempo, nos espaços vazados do seu gradeado são contínuos os movimentos de dentro e fora, as passagens de ar e luz, e a interação entre cheio e vazio. As presenças de certas tramas, que nos trabalhos apresentados estão presentes em diferentes conformações, suscitam algo que tem a ver com o que é de ordem muito íntima de cada um de nós, que convoca o corpo a uma sensação muitas vezes sutil, mas capaz de ativar memórias no que se refere a situações de acolhimento, cuidado, repressão, cerceamento.

Segundo a curadora Daniela Avellar, Samira Pavesi não gosta de atribuir um sentido muito fechado às suas criações. O que interessa é justamente o ambíguo, a intenção de abrir múltiplos caminhos através dos quais essas formas aparecem. “Interessa, igualmente, a liberdade do criar enquanto experimentação. Há uma abstração que é algo do próprio fazer, relacionada a diferentes possibilidades que se abrem através de um interesse pela amplitude através da forma: o corte da cerâmica, o recorte do papel, o aguar da figura na abstração da pintura”, complementa.

A individual também traz uma instalação de papel com textos escritos pela própria artista que promete ser um dos destaques da exposição, bem como um site specific, ou seja, uma obra feita e pensada para o espaço da exposição.

Fica a Dica ES
Samira Pavesi em seu ateliê na Praia do Canto – foto caca lima

Exposição ‘Intensão’ de Samira Pavesi

Visitação gratuita de 21 de junho a 05 de julho

Local: Ateliê da artista: Rua Joaquim Lírio, 820, sala 46, The Point Plaza, Praia do Canto. Vitória.

Agendar visita pelo instagram da artista @samirapavesi

Visita Guiada com a curadora Daniela Avellar

Dia 22 de junho – sábado – 9h – gratuito (não precisa agendar)

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar