A leitura literária é um direito de todos, indistintamente! Movida por essa convicção, a escritora capixaba Lilian Menenguci comemora o Dia Nacional do Escritor, no dia 25 de julho, lançando três audiolivros – histórias contadas e gravadas, inclusive em audiovisual, reproduzidas com efeitos e trilhas sonoras – com Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras). O lançamento acontece às 19h, virtualmente, por meio do canal do projeto Viagem pela Literatura , da Biblioteca Pública Adelpho Poli Monjardim, de Vitória.
A iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), de São Paulo, com realização do Proac Expresso Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, integra o projeto “Conta um Conto”. Nessa proposta, sob contrato de encomenda de obra intelectual, a escritora produziu três histórias infantis voltadas para o público de três a seis anos de idade. Os audiolivros, em formato acessível, seguirão distribuídos gratuitamente pela internet.
Entre as obras escritas por Menenguci estão: “Álbum de família”, narrativa que trata da relação intergeracional e da ancestralidade; “Guto e o grande portal”, que aborda as questões da internet, das tecnologias e o uso das telas pelas crianças; e “O que você vai ser quando crescer?”, proposta que tangencia as ideias das pequenas e dos pequenos acerca das atividades profissionais.
“Na condição de escritora, professora-pesquisadora, especialista em Acessibilidade Cultural, fico muito satisfeita pela oportunidade de participar dessa iniciativa com a entrega de conteúdos em formatos acessíveis para o público, de maneira geral, e para o público-alvo da educação especial, de maneira específica. Que orgulho ser parte com essa gente que se propõe a fortalecer o processo de formação do leitor e ampliar as iniciativas relacionadas à leitura inclusiva e à produção e difusão do livro acessível”, declara Lilian Menenguci.
A escritora Lilian Menenguci
Conta um Conto
O projeto “Conta um Conto” tem como objetivo promover o direito à cultura, ao livro e à leitura, incentivando a imaginação e a ludicidade de crianças, com e sem deficiência, por meio de um conjunto de histórias contadas, gravadas, inclusive em audiovisual, reproduzidas com efeitos e trilhas sonoras, Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O conteúdo, inicialmente distribuído para mil organizações (bibliotecas, escolas públicas e organizações sociais), localizadas no Estado de São Paulo, está disponível mundialmente para acesso de forma on-line e gratuita.
Sinopses e acesso aos audiolivros As obras, propositalmente, têm os mesmos personagens. Em cada uma delas, contudo, são abordados temas distintos, como memória, tecnologia e futuro. Ambas podem ser acessadas, gratuitamente, na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube.
“Álbum de família” – conta a história de Guto que, durante as férias escolares, adora viajar para a casa dos bisavós. Num final de tarde, o menino é surpreendido com um álbum que reúne fotografias de parte das suas gentes. Com a ajuda dos bisos, o menino revira as páginas e se surpreende com um passado que, até então, não conhecia. Duração da história: 8’32. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=L90tpm9GTdE
“Guto e o grande portal ” – insatisfeito por não conseguir achar o carregador do seu celular, Guto não vê graça em nada à volta. Largado no sofá, se afunda em desânimo. O biso Léo, percebendo o comportamento do menino, convida o pequeno para conhecer um baú. Ao revirar o que vai lá dentro, Guto descobre um grande portal para o passado e para o futuro. Duração da história: 7’48. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=VnQA3HpCRyA
“O que você vai ser quando crescer?” – Durante a noite, Guto teve um sonho. Nele, uma voz lhe deu a missão de descobrir a profissão mais importante do mundo e escolher o que queria ser quando crescesse. Quando acordou, o menino permaneceu com aquela ideia na cabeça. O que ele não sabia é que a resposta estava mais perto do que imaginava. Duração da história: 10’06. Acesso ao audiolivro: https://www.youtube.com/watch?v=FBZQbhDnhDs
Lançamento de Audiolivros da escritora capixaba Lilian Menenguci
Localizado em Itacibá, o espaço – que reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar – terá apresentação do cantor Magioni, a partir das 12h
O Mercado de Cariacica, em Itacibá, é uma sugestão de atividade para fazer em família neste fim de semana. O espaço reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar, oferecendo uma experiência diferenciada para moradores e visitantes. Para deixar a programação ainda melhor, neste sábado (19), vai rolar apresentação gratuita do cantor Magioni, a partir do meio-dia, com um repertório que mistura clássicos da MPB e do rock nacional.
O Mercado – que possui entrada gratuita – também conta com uma variedade de lojas e serviços. Por lá, o público encontra produtos para celular, artesanato, barbearia, doces, sorvetes, biscoitos, pastelaria, brinquedos para as crianças, e muito mais. Para completar a experiência, o local possui também um restaurante com uma deliciosa comida brasileira.
Para maior comodidade, há estacionamento no subsolo.
Confira os horários de funcionamento neste feriadão:
18 de abril (sexta-feira) – Fechado
19 de abril (sábado) – 9h às 20h
20 de abril (domingo) – 9h às 20h
21 de abril (segunda-feira) – Fechado
Endereço: Rodovia Governador José Sette, 1540, Itacibá – Cariacica
O ritmo contagiante do samba vai embalar o fim de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. Nos dias 12 e 13 de abril, a 5ª edição do Samba na Varanda promete transformar a Varanda do Piso L3 em um verdadeiro ponto de encontro para quem curte boa música, com shows gratuitos, gastronomia variada e um espaço especial dedicado às crianças.
A programação musical valoriza a cena regional com quatro bandas capixabas, conhecidas por levar alegria e muito samba aos palcos do Espírito Santo. No sábado (12), quem abre os trabalhos é a Prefixo 27, banda que mistura clássicos do samba com releituras animadas e promete um clima de roda de samba das boas, a partir das 17h. Logo depois, às 20h, o palco será do Grupo Curtição, com um repertório recheado de pagodes românticos e sucessos que marcaram época.
No domingo (13), o som continua com o grupo Samba HD, conhecido pelas interpretações modernas e cheias de energia, das 17h às 19h. Fechando o evento, às 20h, a festa fica por conta da animada Pele Morena, banda que já é referência no pagode capixaba e garante um show de encerramento cheio de hits e interação com o público.
Banda Pele Morena
Além dos shows, o evento conta com uma área gastronômica diversificada, com cervejas artesanais, drinks autorais, comidinhas e pratos especiais. Para os pequenos, um espaço kids com atividades recreativas garante a diversão enquanto os pais aproveitam. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através do link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7
“O Samba na Varanda é um evento pensado para todas as idades. É a oportunidade perfeita para curtir boa música, encontrar amigos e aproveitar a atmosfera descontraída do shopping”, destaca Patricia Bonomo, coordenadora de marketing do Shopping Montserrat.
5ª edição do Samba na Varanda
Quando: 12 e 13 de abril
Horário: das 15h às 22h
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra (ES)
Nos dias 12 e 13 de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de uma das histórias de amor mais impactantes do teatro: Bent. A peça, escrita em 1979 pelo britânico-americano Martin Sherman, retrata a perseguição aos homossexuais durante o regime nazista na Alemanha, trazendo à tona um capítulo sombrio da história mundial e o improvável amor que surge entre dois prisioneiros em um campo de concentração.
A montagem brasileira de Bent conta com direção de Luiz Furlanetto e produção de Hermes Frederico. O elenco é formado por Daniel Dalcin, San Lima, Pedro Marquez, Antonio Rockenbach, Guilherme Ricardo e convidados especiais.
A obra não apenas emociona, mas também provoca reflexões sobre os direitos humanos e a intolerância. No Brasil, a peça ganha relevância ainda maior diante do crescente clima de intolerância e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.
O título da peça, Bent, é uma gíria europeia usada para se referir a homossexuais e, ao longo dos anos, a obra ajudou a ampliar o entendimento sobre a perseguição à comunidade LGBTQIAPN+ durante o período nazista. Em sua estreia na Broadway, a peça foi interpretada por Richard Gere e, desde então, tem sido premiada em todos os países onde foi apresentada, tornando-se um símbolo de resistência contra o preconceito.
José Celso Cavalieri, produtor local da peça, afirma que assistiu a montagem no Rio de Janeiro e ficou impactado com a forma como a história de Bent é retratada. “Estou muito feliz em receber essa peça aqui em Vitória, tenho certeza de que o público capixaba, assim como eu, vai se emocionar com esse elenco primoroso”.
O elenco
Daniel Dalcin, que dá vida ao personagem Max, vai integrar o elenco da nova novela bíblica da Record, “Paulo, o Apóstolo”. Ele também participou das novelas “Êta mundo bom”, “Lado a Lado” e “Insensato Coração”, na Rede Globo, e “Gêneses”, na TV Record. Protagonizou “Malhação”, em 2009, e as duas temporadas do seriado “Bicicleta & Melancia”, no Multishow. No teatro, esteve em espetáculos como “Auto da Compadecida” e “Anjo do Apocalipse”.
Já San Lima, que interpreta Horst, participou de projetos no audiovisual como “Até onde ela vai (Univervideo), as novelas “Cara e Coragem” e “Travessia”, na Rede Globo, além de peças de teatro, como “A Herança”, com direção de Zé Henrique de Paula, “Sádico”, dirigido por Gabriel S e Hoje é dia de rock, dirigido por Cesar Augusto.
‘Bent’ com San Lima e Daniel Dalcin
Quando: 12 de abril (sábado), às 20 horas, e 13 de abril (domingo), às 18 horas
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória.