Conecte

Cultura

“Cada canto tem sua alma, sua história e seu jeito de celebrar a vida”, declara a banda Atitude 67 em entrevista exclusiva

Pedrinho, Leandrinho, GP, Eric, Karan e Regê se apresentam nesta quinta-feira (19), em Guriri, mas antes falaram com o Fica a Dica ES

Postado

em

Tem banda que não faz só música: realça memórias, remonta cenários, desperta sensações, promove aquela saudade boa. E, sendo você botequeiro ou não, certamente já ouviu os hits deles. Arrisco dizer ainda: já se pegou cantando os refrões por aí – até mesmo para alguém especial. De identidade musical inovadora e com aquela energia boa que lembra verão (mas segue sendo atemporal e vai dos dias mais frios de inverno à estação mais quente do ano), a banda Atitude 67 é a união de amigos de infância que têm em comum a vontade – e o talento – de produzir um som diferenciado.

E se, depois de tanto tempo nas paradas de sucesso, você ainda não conhece a explicação para o nome da banda, a gente te explica: Ainda no ensino médio, o sexteto “Atitude” se apresentava para os colegas e, juntos, cantavam e tocavam suas músicas preferidas de pagode em rodas de samba improvisadas. Já instalados na capital paulista, em 2017, o sexteto, que tinha até então o nome “Atitude” e era constantemente chamado pelos contratantes de “os meninos do 67” – devido ao DDD do Mato Grosso do Sul (67) -, decidiram incluir o número no nome da banda como uma forma de identificação de onde vieram e para demonstrar o imenso orgulho de suas raízes.

Ou seja: além da originalidade e forte identidade musical, o que traz os meninos do Atitude 67 a uma apresentação especial no ES nesta quinta-feira, dia 19, é também a conexão com suas origens e a valorização da essência e identidade que começaram a construir ainda na juventude. Tudo a ver com o conceito do festival Sabores de Boteco São Mateus, que acontece até sábado (21), com entrada gratuita, no Parador Internacional Guriri.

Prestes a desembarcarem no Estado, Pedrinho, Leandrinho, GP, Eric, Karan e Regê conversaram com o Fica a Dica ES e falaram sobre cultura capixaba, a importância de festivais culturais para a identidade regional, músicas do novo EP, intitulado “Sunset Meia Sete”, e muito mais!

Claro que, nesse bate-papo, aproveitamos também para trazer um pequeno spoiler do que o público pode esperar da apresentação no Norte do Estado. Vem ver!

O Festival Sabores de Boteco São Mateus é um convite à celebração da diversidade regional, ao legado e exaltação tanto da cultura quanto da gastronomia capixaba, além das experiências que vivemos através de eventos como esse. O que já tiveram a oportunidade de conhecer no Espírito Santo e o que mais gostariam de explorar por aqui?

Atitude 67: Já tivemos a alegria de passar pelo Espírito Santo algumas vezes, sempre com experiências muito marcantes, desde a recepção calorosa da galera até o contato com a culinária incrível. Mas ainda queremos explorar muito mais! Temos muita vontade de conhecer melhor as praias, provar mais pratos típicos e trocar ideia com a galera local pra sentir de perto essa cultura tão rica.

Conhecem algum artista ou som feito no nosso Estado?

A67: Claro! A gente tem muito respeito por artistas como Silva, que representa demais o Espírito Santo com sua musicalidade única. Também já ouvimos sons da galera do congo capixaba, que é uma expressão cultural muito forte e bonita. Tem muita riqueza musical por aí!

Um dos pilares do festival é valorizar a identidade do povo capixaba. Como artistas que percorrem tantos cantos do Brasil, como enxergam a importância de eventos que fortalecem as raízes culturais de cada região?

A67: A gente acredita que o Brasil é feito de muitos “Brasis”, e cada canto tem sua alma, sua história e seu jeito de celebrar a vida. Festivais como esse são fundamentais pra manter vivas as tradições, valorizar os artistas locais e criar pontes entre cultura, música e gastronomia. É isso que mantém a cultura pulsando!

A música de vocês carrega alegria, afeto e muita brasilidade. De que forma essa essência se conecta com a atmosfera do Espírito Santo e com a proposta de um festival que une cultura e sabores?

A67: Nossa música nasceu da mistura, da rua, do bar, do churrasco com os amigos. E quando a gente vê um festival que une cultura, sabores e alegria, sentimos que estamos no lugar certo. O Espírito Santo tem essa vibe acolhedora, de celebração, que se conecta muito com o que a gente acredita e vive no palco.

O público está em contagem regressiva para a apresentação de vocês no festival. O que estão preparando de especial para essa apresentação? Podemos esperar alguma surpresa no repertório?

A67: Pode ter certeza que estamos preparando um show especial! Vai ter aquele clima de roda de amigos, muita música pra cantar junto e, sim, algumas surpresas no repertório — músicas que a galera não espera, talvez até um momento mais acústico no meio do show… Quem colar vai sentir essa energia diferente que estamos preparando.

Grande parte dos artistas que se apresentam no ES dizem que a energia e a entrega dos capixabas são diferenciadas, ainda mais quando se trata de samba e pagode. Levando isso em consideração, se pudessem dedicar uma música de vocês ao público capixaba, qual seria?

A67: A gente dedicaria “Cerveja de Garrafa”, que tem a vibe de celebração, resenha boa, alegria que é a cara do Espírito Santo. Mas também tem “Saideira”, que fala desse momento de aproveitar a vida com quem se ama. Porém, também tem trabalho novo, músicas como “Uns 10” gravada com nosso amigo Dilsinho, “Mó Talento (Modo Turbo)”, gravada com Guilherme e Benuto. Difícil escolher só uma… então vamos entregar o repertório inteiro com carinho pra essa galera especial!

Depois desse convite, fica difícil resistir né?! Então #ficaadica: o Sabores de Boteco São Mateus acontece nesse feriadão, de 19 a 21 de junho, no Parador Internacional Guriri. E se você marcar presença por lá, marque o @ficaadicaes no instagram e compartilhe a sua experiência com a gente!

Festival Sabores de Boteco São Mateus

Quando: de 19 a 21 de junho

Horário: 19/06 – 16h | 20/06 – 18h | 21/06: 16h

Local: Parador Internacional Guriri (Avenida Esbertalina Barbosa Damiani – Guriri, São Mateus)

Informações: através do instagram @projetosabor.es

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com entrada gratuita, neste sábado (29) tem Festa das Ciatas no Centro de Vitória

Evento em homenagem às matriarcas do samba acontece no Mercado da Capixaba, a partir das 15h

Postado

em

No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Show Festa das Ciatas

Quando: 29 de novembro (sábado), de 15h às 17h

Local: Mercado da Capixaba – Centro de Vitória

Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Fim de semana: show celebra a cultura afro-brasileira com música, dança e poesia em Vitória

Show Vozes da Liberdade acontece neste sábado (29), das 15h às 22h, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI)

Postado

em

A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.

O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.

Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.

Confira a programação completa:

15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves

 Inscrições: https://forms.gle/FDpUkoScqmYC83Xg7

16h às 18h – Oficina de Customização de Tênis e Sapatos, com Gabi King

Inscrições: https://forms.gle/UXhaJiUqxFPBK5JQ9

18h – Cortejo do Maracatu de Santa Maria

18h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo

19h – Show com a cantora Jaddy

20h – Show “Afro Congo Beat – Música & Ancestralidade”, com Fábio Carvalho

21h – Encerramento com o Bloco Oitentação

Show Vozes da Liberdade

Quando: 29 de novembro (sábado), das 15 às 22 horas

Local: FAFI, em Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

Crédito da foto: Luara Monteiro

Continue Lendo

Cultura

Cantatas de Natal na programação de fim de ano do Shopping Moxuara

Temporada reúne escolas, projetos sociais e grupos culturais em apresentações gratuitas que celebram a tradição natalina em Cariacica

Postado

em

Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.

Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.

Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.

“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.

Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:

Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento

Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré

Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.

Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).

Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.

Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.

Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.

Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.

Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).

Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.

Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.

Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.

Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.

Continue Lendo

Vai Pocar