A arte da cozinha ao vivo: Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus terá aulas-shows com chefs renomados
Entre os dias 06 e 08 de dezembro, o Parador Internacional Guriri vai receber chefs de renome nacional para um verdadeiro show de gastronomia. Confira quem são e as criações que serão apresentadas!
São Mateus, um dos maiores polos culturais e gastronômicos do Norte do Espírito Santo, se prepara para receber a segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural, entre os dias 06 e 08 de dezembro, no Parador Internacional Guriri. Além de atividades destinadas à economia criativa e ao artesanato, shows musicais, apresentações de dança e intervenções culturais, o evento terá ainda uma série de aulas-show apresentadas por chefs renomados, levando ao público uma experiência sensorial única, que mistura técnica, sabor e histórias.
As apresentações vão revelar a verdadeira arte da cozinha ao vivo, com dicas e truques para que o público possa replicar as receitas na própria casa. Os nomes selecionados para participar desta edição estiveram sob a curadoria do chef Harum Katharian, que também vai comandar uma das aulas-show do festival. Além dele, estão confirmados: Hugo Grassi, Ariela Brasil, Danilo Faria e Gabriel Bordoni.
Conheça os chefs e suas criações!
Com 14 anos de experiência na cozinha profissional, Harum Katharian (@harumkatharian), natural de São Paulo, é um verdadeiro mestre da gastronomia e define seu estilo de cozinha favorito como o street food, sempre acompanhado de um toque sofisticado. A inspiração para criar vem da vontade de proporcionar bons momentos às pessoas, especialmente ao lado de sua família. Em sua trajetória, o chef registra o título Bib Gourmand pelo restaurante Tartar & Co. by Erick Jacquin, um reconhecimento da culinária de alta qualidade e sabor. Para o Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus, Harum levará sua expertise em um prato único: Riso al Salto de Açafrão com Barriguinha de Porco.
Hugo Grassi
Com 19 anos de carreira, o capixaba Hugo Grassi (@hugograssi) é um dos nomes mais respeitados da culinária brasileira, especialmente por sua abordagem única no estilo Fusion Food. Natural de Linhares (ES), Hugo conquistou o segundo lugar no reality show Hells Kitchen e é conhecido por sua habilidade em combinar ingredientes e técnicas de diferentes culturas, criando pratos inovadores e repletos de sabor. Seu prato assinatura, Tortelline de Taleggio e Fontina com molho de cogumelos e tartufo, já é referência entre seus admiradores. Hugo também é Comendador da Ordem do Mérito Domingos Martins, título concedido pela Assembleia do Espírito Santo. No festival, o chef vai preparar ao vivo uma Fideuá de Moqueca com Camarão e Banana da Terra, uma fusão perfeita de influências capixabas com toques da culinária internacional.
Com 15 anos de experiência na confeitaria, Ariela Brasil (@arielabrasilchef) é uma chef renomada no cenário capixaba, natural de Linhares (ES). Especializada em culinária contemporânea, Ariela é apaixonada pela arte dos bolos.
Ariela Brasil
Sua carreira inclui prêmios significativos, como o Talento Senac no Rio de Janeiro e o Prêmio Dolmã, além de ser destaque por quatro anos consecutivos como a melhor cafeteria da cidade. Ariela também registra o privilégio de ter participado do programa Mais Você com Ana Maria Braga, na Rede Globo. Para o festival, ela levará toda a sua expertise e paixão por doces e sobremesas, encantando o público com a preparação de um Tiramisu, doce clássico italiano.
Danilo Faria (@danilofariasouza), por sua vez, possui mais de 18 anos de experiência, e é considerado um dos maiores especialistas em culinária japonesa tradicional, especialmente no sushi Edomae e no street food japonês. Natural de Iúna, região do Caparaó, em 2017, foi certificado pela All Japan Sushi Association como um dos embaixadores do sushi do Japão e da América Latina. Danilo tem como prato assinatura o Sushi Tradicional no Estilo Tokyo, com uma técnica impecável e uma dedicação única à tradição japonesa. Sua inspiração vem do Sushi Chef Hiroyuki Sato e sua busca pela excelência em cada peça de sushi. Em sua aula-show, Danilo vai preparar o Kaijiru, um missoshiru de vongole, uma receita tradicional e prática das famílias japonesas, trazendo a verdadeira essência da culinária nipônica para o evento.
Danilo Faria
Com 14 anos de carreira e um talento local – originário de São Mateus -, Gabriel Bordoni (@gabrielbordoni) também está confirmado na programação das aulas-show. Com estilo favorito que gira em torno da cozinha autoral com forte influência europeia, sempre guiado pela técnica do fogo, ele diz ser fortemente influenciado pelos renomados chefs Alex Atala e pelos irmãos Adriá e Roca, cujas filosofias moldaram sua visão da alta gastronomia. Reforça ainda que, em sua carreira, cada país visitado tem importância em sua formação profissional e atuam como fonte de ideias para suas criações. No festival, Gabriel vai apresentar um inovador Risoto de Redução de Beterraba, com molho de queijo Grana dos Laura e espumante Vaccaro brut, mexilhões defumados e picles de rabanete, uma combinação de sabores ousada e sofisticada.
Programação das aulas-show do Festival Gastronômico e Cultural de São Mateus:
06 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Chef Ariela Brasil: tiramissu
Chef Danilo Faria: Kaijiru (missoshiru de vôngole), uma receita tradicional e prática das famílias japonesas
07 DE DEZEMBRO (SÁBADO)
Chef Harum Katharian: Riso al salto de açafrão com barriguinha de porco
Chef Hugo Grassi: Fideua de Moqueca com Camarão e Banana da Terra
08 DE DEZEMBRO (DOMINGO)
Gabriel Bordoni
Chef Gabriel Bordoni: Risoto de redução de beterraba, molho de queijo Grana dos Laura e espumante Vaccaro brut, mexilhões defumados e picles de rabanete
No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.
No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).
Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.
A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.
O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.
Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.
Confira a programação completa:
15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves
Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.
Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.
Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.
“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:
Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento
Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré
Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.
Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).
Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.
Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.
Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.
Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.
Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).
Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.
Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.
Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.
Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.