Se você é daqueles apaixonados por café e tem interesse em se aprofundar mais no assunto, a dica é participar da 2ª Feira ES+, realizada pelo HubES+, que acontece de hoje (22) até sábado (24), na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. A programação do evento conta com oficinas, palestras, degustações, competições e aulas shows com baristas, além de feirinha de cafés especiais, atrações culturais e shows musicais que vão celebrar a cultura e o café capixaba com samba, jongo e diversos ritmos.
Palestras que conectam o café ao empreendedorismo e à transformação social
Com foco nos negócios sociais e criativos do café, esta edição terá três Masterclasses com profissionais de referência nacional. Um dos destaques é a Masterclass “Café com propósito: o impacto social do Projeto Ubuntu”, que será conduzida por Ronaro Soares na sexta-feira (23), às 15h.
2ª edição da Feira ES+ Café começa hoje (22). Foto: Victória Dessaune/Acervo HubES+
Barista e empreendedor social reconhecido pela Forbes Under 30, Ronaro compartilhará a trajetória do projeto idealizado por ele, que oferece formação técnica e gratuita no universo do café para jovens de periferias, promovendo transformação social, mais acesso e oportunidades no setor. O empreendedorismo no café também será esmiuçado por Ronaro na Masterclass “A progressão de carreira do Barista”, no sábado (24), às 16h.
Já a comunicação e promoção de negócios do café serão exploradas na Masterclass “Como divulgar sua marca de café”, na sexta-feira (23), às 18h, com Felipe Gama, Carlos Dalcomo e Chico Ribeiro, sócios da Agência de Publicidade Balaio Design, especializada em Design e Comunicação para o setor dos cafés.
Oficinas para aprimorar o conhecimento e a prática do café
Para enriquecer o conhecimento do café e aguçar os sentidos, a programação traz formações como a Oficina Maker “Introdução à Degustação de Café (cupping)”, com Douglas Gonzaga, coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes/ Incaper), que vai proporcionar uma imersão sensorial para explorar e avaliar cafés especiais.
Voltada para quem deseja empreender no café, a Oficina “Os Diferentes Modelos de Cafeteria” vai apresentar diversos modelos de negócios em cafeterias, conduzida por Paula Dulgheroff, barista, mestre de torras e fundadora da Empresa Mundo Café. Além disso, a Oficina “As Diferentes Curvas da Torra do Café”, também apresentada por Paula e em parceria com o Sebrae-ES, vai abordar a torra do café e seus impactos nos perfis de sabor dos cafés, com sessões de cupping para degustação.
Sol Pessoa é atração musical da sexta. Foto: Divulgação
Painéis sobre sustentabilidade e valorização do café
O evento também conta com painéis que abordam temas cruciais para o futuro da cafeicultura. No painel de abertura, “Futuro sustentável na cafeicultura”, especialistas discutirão práticas e inovações que estão transformando o setor, com foco em técnicas ecológicas e modelos de negócios que combinam responsabilidade social e qualidade.
No segundo painel, “A importância das indicações geográficas (IGs) para as culturas de café e cacau”, serão apresentadas as vantagens das IGs na promoção de qualidade, autenticidade e desenvolvimento econômico sustentável, com relatos de gestores de IGs do Espírito Santo.
Café na prática: campeonato entre baristas e maratona de design de rótulos
A 2ª Feira ES+ Café também será palco de atividades criativas e competitivas. A “Maratona Criativa: Design de Embalagens de Café” desafiará estudantes de Design a desenvolverem embalagens para marcas cafés especiais capixabas. Além disso, a 6ª etapa do Campeonato Estadual de Baristas – Latte Art (TNT) promete movimentar o evento, onde baristas competirão para criar os melhores desenhos em café com leite vaporizado.
Noites de shows
Shows musicais e atrações culturais vão agitar a Praça Costa Pereira, nas noites de sexta e sábado da 2ª Feira ES+ Café, com área de foodtrucks em frente ao Hub ES+.
Na sexta-feira, a partir das 17h, a programação cultural abrirá com a banda Gastação Infinita, trazendo seu show enérgico e descontraído que vêm se destacando na cena musical capixaba. Em seguida, Sol Pessoa e Banda vão brilhar no palco com muito samba, trazendo as raízes do samba carioca com a artista Sol Pessoa, que veio do Rio de Janeiro e fincou seu ritmo pulsante em solo capixaba, tendo passado pelas escolas de samba Tradição Serrana e Jucutuquara.
Jongo de São Benedito. Foto: Divulgação
A noite do sábado, a partir das 17h, promete uma rica celebração da cultura local e um encerramento mais que memorável para a feira, começando com a apresentação do Jongo de São Benedito do município de Alfredo Chaves. Com suas danças de rodas e tambores, o grupo mantém há mais de 100 anos a tradição dos seus antepassados, carregando a identidade e musicalidade do ritmo de origem africana.
Em seguida, Festa das Ciatas traz ao palco sua celebração viva da rica tradição do samba, que homenageia as grandes tias baianas, fundamentais na consolidação desse gênero musical no Brasil, trazendo a essência e a alegria das rodas de samba. E para completar a noite, o Samba do Nill vai encantar e alegrar a plateia com seu passeio pelas raízes e clássicos como Cartola, Zé Keti, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, além de alguns sucessos do pagode 90 e do samba rock.
A 2ª Feira ES+ Café é promovida pelo Hub ES+ conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Papo de Barista, Terrafé Cafés Especiais, Espaço do Barista, do aplicativo Vibes e da Associação de Ceramistas do Espírito Santo – Cerames.
2ª Feira ES+ Café com palestras, degustações e competições de cafés especiais
Quando: 22, 23 e 24 de agosto
Local: HubES+ (Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória)
O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.
No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.
Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.
Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.
Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda
Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h.
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra
Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App
Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.
Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.
O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.
Sobre o Anfiteatro
O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.
Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.
Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.
Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.
Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.
Ao lado de grandes nomes do samba e pagode
O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.
A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.
Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual
Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h
Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.