Conecte

Cultura

Em agosto: Vitória recebe circuito de atividades de valorização da cultura indígena

Vitória – ao lado de Belém (PA) e São Luís (MA) – está entre as três capitais escolhidas para receber o projeto “CIRCUITO ARETÉ – Tempo de Festa”. Programação acontece em agosto no Teatro do SESI e em escolas públicas da Grande Vitória

Postado

em

Vitória – ao lado de Belém (PA) e São Luís (MA) – está entre as três capitais escolhidas para receber o projeto “CIRCUITO ARETÉ – Tempo de Festa”, idealizado pela Aldeia Coletivo em parceria com a Giro Planejamento Cultural, de Salvador (BA). O circuito busca celebrar a cultura cabocla e promover a memória dos povos originários do Nordeste do Brasil. A programação na capital capixaba prevê uma série de atividades, ofertadas de forma gratuita, de 21 a 25 de agosto. São duas frentes de ações: em escolas públicas, com foco em alunos da rede de ensino, e também no Teatro do SESI, com o circuito aberto ao público. E como pilar da inclusão na proposta, toda a programação contará com intérprete de libras.

Atração do Circuito Areté. Foto: José de Holanda

Nas escolas, que serão anunciadas em breve, o Areté vai realizar vivências indígenas guiadas pelo Cacique Idyarrury Xucuru-Kariri, seguidas de bate-papo sobre o meio ambiente e apresentações do espetáculo juvenil “Ybytu-Emi”, nos dias 21 a 23 de agosto. Haverá também uma roda de conversa. Essas atividades serão restritas ao corpo estudantil das instituições de ensino.

Já no Teatro do SESI, em Jardim da Penha, serão dois dias de atividades (24 e 25 de agosto) abertas ao público e gratuitas. No dia 24, acontecerá apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”, às 16h, e show da banda “Cabokaji” com participações especiais, às 20h. Já no dia 25, o espetáculo infanto-juvenil “Ypupyara” acontece novamente às 16h e a banda faz novo show às 19h. O projeto disponibilizará em breve um link para retirada de ingressos. Basta acompanhar acessando o perfil no Instagram: @aldeiacoletivo.

O objetivo do evento é incentivar a produção de conhecimento ancestral e reconhecer a importância do protagonismo indígena no processo educacional cultural, quebrando estereótipos sobre os povos que compõem o Nordeste do Brasil. Com esse compromisso, a Petrobras patrocina o Circuito, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), no Programa Petrobras Cultural.

Encabeçada pelo Aldeia Coletivo, que celebra 10 anos de resistência e dedicação ao estudo do universo Pindorâmico e Caboclo, a iniciativa conta também com a colaboração do Wetyçamy (AL), um coletivo indígena de Alagoas que atua nas áreas de contos, danças, música, pintura e artesanato.

Neste sentido, o projeto terá a participação de lideranças indígenas como o Cacique Idyarrury e o Guerreiro Idyarony, que fazem parte do Coletivo Wetçamy, que tem como sua sede a Aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios. Eles desenvolvem ações artísticas e pesquisas buscando dar visibilidade às raízes étnicas indígenas e caboclas, percorrendo o Brasil, levando oficinas culturais e difundindo traços étnicos pertencentes aos povos Xukuru Kariri, Kariri Xocó e Pankararú.

O Circuito apresenta a simbologia, a cênica e a musicalidade dos povos indígenas do Nordeste e Caboclos Encantados por meio da arte. Desta forma, o projeto busca transcender as barreiras do preconceito e da desinformação ao apresentar uma programação rica e diversa que propaga a história, a beleza e a riqueza das heranças ancestrais, ainda subvalorizadas e pouco difundidas.

Circuito Areté em Vitória (ES)

Data: 21 a 25 de agosto

Evento Gratuito

Ações abertas ao público:

24 de Agosto (sábado)

16h – Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasi”

20h – Show da banda “Cabokaji” com participações

25 de Agosto (domingo)

16h: Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Ypupyara”

19h: Show da banda “Cabokaji” com participações

Local: Teatro SESI (Rua Tupinambás, 240 – Jardim da Penha, Vitória)

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Fim de semana com samba em Shopping da Serra

Edição especial do tradicional Samba na Varanda, do Shopping Montserrat, acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com entrada gratuita

Postado

em

O clima vibrante do samba toma conta do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, neste fim de semana. É a edição especial do tradicional Samba na Varanda, evento gratuito, que marca a inauguração oficial da nova Varanda do Piso L3, totalmente reformada e ampliada para oferecer ainda mais conforto, convivência e permanência aos visitantes. A programação acontece no sábado, dia 31, e domingo, dia 1º de fevereiro.

No sábado (31), das 17h às 23h, a programação conta com shows gratuitos das bandas capixabas Samba Junior e Choop Samba e, nos intervalos, o DJ Vinicius. Já no domingo (1º), das 17h às 23h, tem Leq Samba, Curtição e Dj Vinicius.

Durante o evento, o espaço de recreação infantil Take Kids vai oferecer 40% de desconto para períodos de permanência acima de 1 hora. Para validar o desconto, basta apresentar na loja o ingresso do Samba na Varanda.

Segundo Vinni Rabbi, coordenador de Marketing do Shopping Montserrat, a reforma foi pensada para fortalecer ainda mais a experiência dos visitantes. “A nova varanda foi projetada para ser um espaço mais amplo, confortável e convidativo, ideal para quem gosta de aproveitar o shopping além das compras. E nada melhor do que celebrar essa entrega com o Samba na Varanda, um dos eventos mais queridos do público. Essa edição especial marca um novo momento, unindo tradição e um ambiente renovado para receber toda a família”.

Samba na Varanda – Edição Especial de Inauguração da Nova Varanda

Quando: 31 de janeiro (sábado) e 1º de fevereiro (domingo), das 17h às 23h. 

Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra

Ingressos: gratuitos,com retirada pelo aplicativo Sá App

Continue Lendo

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Shows

Mais Astral comemora 25 anos com gravação de audiovisual em Vila Velha

O registro acontece no dia 31 de janeiro, durante o festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã

Postado

em

Tem mais talento capixaba fazendo história no cenário musical local. Desta vez é o grupo Mais Astral, referência do pagode praiano no Espírito Santo, que celebra 25 anos de carreira e vai marcar a data com a gravação de um audiovisual comemorativo no dia 31 de janeiro, no festival Delírio Tropical, na Praia de Itapuã, em Vila Velha.

Formado atualmente por Brunão Fernandes (voz), Christian Anderson (banjo), Jean Buquer (pandeiro), Thiago Nideck (cavaco) e Juninho Mariquito (reco), o Mais Astral ganhou projeção nacional em 2004 com a música “Loirinha do Pagode”, escolhida como tema da modelo argentina Antonela no Big Brother Brasil 4. A faixa integrou o álbum “Mais Astral ao Vivo”, gravado na antiga boate Blow-Up, na Praia da Costa, espaço que teve papel decisivo na consolidação do grupo.

Ao longo da carreira, a banda lançou os discos “O Gosto da Felicidade” (2006), produzido por Torcuato Mariano, e “No Quintal da Gente” (2010), que levou o grupo ao quadro “Garagem do Faustão”, do Domingão do Faustão, onde venceu três duelos com a música “Mulher Radar”. Em 2014, veio “Moqueca Musical”, com participações de músicos capixabas e releituras que ampliaram o repertório sem abrir mão da base do pagode.

Ao lado de grandes nomes do samba e pagode

O Mais Astral também passou por grandes palcos e eventos, como a Festa da Penha, o aniversário de Vitória e festivais de música, além de dividir o palco com nomes como Exaltasamba, Fundo de Quintal, Alcione e Jorge Aragão.

A partir de 2015, os integrantes passaram a se dedicar a projetos paralelos, o que reduziu a agenda de shows do Mais Astral. Ainda assim, o vocalista Bruno Fernandes garante que o grupo segue ativo e em sintonia para apresentações pontuais, com a possibilidade de retomar o ritmo original a qualquer momento. “Como resume o clássico de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha: “o show tem que continuar””, declara.

Mais Astral 25 anos – Gravação Audiovisual

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Festival Delírio Tropical, Praia de Itapoã – Vila Velha.

Entrada gratuita

Continue Lendo

Vai Pocar