Conecte

Teatro

Jornalista e atriz, capixaba cria escola de teatro com método inédito em Guarapari

A Oficina de Teatro Bruna Miranda surgiu em setembro de 2023 e, desde então, vem transformando a vida e o contato de crianças e jovens com a arte e a cultura. Inscrições para nova turma estão abertas e vagas são limitadas

Postado

em

Fica a Dica ES

A falta de oferta de aulas de teatro na região de Guarapari foi o que levou a jornalista e atriz capixaba Bruna Miranda a desenvolver uma iniciativa que tem transformado a vida de crianças e jovens na cidade. Fundada em setembro de 2023, a Oficina de Teatro Bruna Miranda surgiu da necessidade de oferecer oportunidades locais para o estudo e a prática das artes cênicas.

O método de ensino foi exclusivamente criado por Bruna, uma fusão entre as práticas jornalísticas e o conhecimento da atuação, baseado em diversos cursos e estudos feitos pela profissional. Ele visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também pessoal de cada aluno. “Acredito que a combinação de minha experiência como jornalista e minha paixão pelo teatro seja um diferencial significativo para o projeto”, destaca a atriz. Nas aulas, ela busca incentivar a escrita, o desenvolvimento de roteiros e o trabalho com as câmeras.

Bruna é formada pela FAFI e tem especialização na escola de atores Wolf Maya, em São Paulo, além da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Ela explica que a inspiração para criar a escola veio da falta de opções na cidade. “Sempre tive que sair daqui para estudar teatro e percebi que a cidade carecia não apenas de uma escola, mas de incentivo às artes cênicas”, destaca.

Desde o início de 2023, ela ministra aulas na ONG Crescer com Viver, na qual observou o impacto positivo do teatro na vida de crianças e adolescentes. Esse sucesso motivou a expansão do projeto.

O espaço físico utilizado é uma escola particular da cidade, onde Bruna é ex-aluna. A parceria facilita o acesso ao ambiente propício para o aprendizado teatral. Em apenas alguns meses de atividade, a escola já colhe os frutos do seu trabalho, como relata Bruna. “Percebi a mudança na vida dos meus alunos. Tenho uma aluna, por exemplo, que superou a timidez extrema e dificuldade de socialização, transformando-se em uma pessoa mais sociável e confiante.”

A Oficina de Teatro Bruna Miranda recebeu destaque na cidade em tempo recorde, sendo convidada para apresentar uma peça em um festival cultural na região de Buenos Aires, nas montanhas da cidade.

Em dezembro, realizou a primeira Mostra de Teatro em Guarapari, um evento aberto ao público e solidário, que proporcionou à população uma oportunidade única de experimentar o mundo teatral.

Atualmente, a escola conta com duas turmas, abrangendo alunos de 6 a 24 anos. O foco principal vai além da formação de atores, buscando quebrar o estigma de que o teatro é exclusivamente para quem almeja seguir carreira artística. “É uma potente ferramenta para trabalhar a timidez, ansiedade, socialização e expressão corporal, entre outros benefícios”, destaca a professora.

A mensalidade custa R$ 110 e inclui uma aula por semana de 1h30 de duração. O diferencial da escola está na atenção individualizada, com turmas pequenas para garantir um acompanhamento próximo de cada aluno.

Com planos de ampliação, a Oficina de Teatro Bruna Miranda se firma como uma força cultural em Guarapari, contribuindo para a formação de indivíduos mais confiantes, expressivos e conectados com a arte.

Fica a Dica ES
Alunos da Oficina Bruna Miranda

Mentoria individual e personalizada

Além das aulas coletivas, Bruna também se dedica a realizar mentorias individuais e personalizadas.

Com uma carreira que abrange televisão, internet, assessoria de imprensa e marketing, Bruna percebeu que suas habilidades podiam ajudar pessoas a desenvolverem suas capacidades comunicativas. “A ideia surgiu da constatação de que muitos profissionais e indivíduos enfrentam obstáculos na comunicação que impactam tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, destaca a profissional.

A metodologia criada por Bruna integra suas experiências como jornalista e atriz, proporcionando uma abordagem única. A mentoria é personalizada com foco nas necessidades específicas de cada aluno, considerando aspectos como dicção, expressão em frente às câmeras, aprimoramento das redes sociais e superação da timidez.

“O objetivo é oferecer uma solução abrangente, trabalhando não apenas as habilidades técnicas, mas também as emocionais e sociais. As ferramentas do teatro são muito potentes e aliadas a técnicas de comunicação, se tornam uma ferramenta incrível, que pode auxiliar em diversos aspectos da vida e da carreira”, explica a professora.
.
Os resultados do método desenvolvido por ela têm se mostrado notáveis, como exemplificado por seus alunos, que incluem advogados, professores, psicanalistas, jornalistas, empreendedores e profissionais de diversas áreas. “Recebo feedbacks incríveis, como o caso de uma aluna que obteve elogios de sua chefe pela melhoria significativa em sua comunicação”, relata.

“O grande diferencial da nossa metodologia são as ferramentas do teatro, não é o mesmo formato que um curso de oratória, por exemplo, os alunos se sentem mais descontraídos e seguros ao fazer os exercícios teatrais, fica uma aula leve e divertida”.

Com o sucesso dos resultados obtidos até o momento, Bruna tem planos de expandir sua metodologia e alcançar um público ainda mais amplo. “Acredito no poder da comunicação como instrumento de transformação e meu objetivo é continuar ajudando pessoas a vencerem suas barreiras e a se destacarem em suas vidas profissionais e pessoais”, conclui a jornalista e atriz.

Bruna também desenvolve workshops e palestras para empresas e instituições, com o foco de promover a integração e socialização dos colaboradores.

Oficina de Teatro Bruna Miranda

Dias e horários das aulas:
Terça-feira – 18h30 às 20h
Quarta-feira – 8h30 às 10h
Quinta-feira – 18h30 às 10h
Quinta-feira – 20h às 21h30 (turma adulto)

Inscrições: através do (27) 99877-0412 ou pelo instagram @oficinadeteatrobrunamiranda.

Endereço: Centro Educacional Maxime – Rua Manoel Lopes Gomide, 1 – Muquiçaba, Guarapari – ES

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teatro

No novo Cais das Artes: Alunos de teatro musical apresentam espetáculo “Mary Poppins”

Apresentação acontece neste sábado (31), às 18h, no Anfiteatro Dourado Cais das Artes, e entrada é gratuita

Postado

em

Os alunos do curso de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes sobem ao palco neste sábado (31), às 18 horas, para apresentar o espetáculo “Mary Poppins – O Musical”, em celebração à inauguração do novo anfiteatro do espaço, em Vitória. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis mediante pré-reserva on-line.

Inspirado na história da babá mais famosa do mundo, o musical leva o público à Londres de 1910 e acompanha as transformações de uma família após a chegada de uma governanta nada convencional, que mistura magia, música e lições sobre imaginação, afeto e novas formas de enxergar a vida.

O elenco é formado por Ana Fucci, Anna Meneguz, Beatriz Cunha, Biondi Falcão, Gabriel Bonfim, João Zanoni, Lívia Del Caro, Luna Murad, Henrique Vervloet, Matheus Nunes, Miguel Puppim, Miguel Silva e Victoria Llanes, integrantes da Turma de Teatro Musical do Dourado Cais das Artes. Rafaela Conceição assina a direção e coreografias e Marcus Vinícius, a produção musical.

Sobre o Anfiteatro

O Anfiteatro Dourado está localizado no Dourado Cais das Artes e integra o mais novo espaço cultural de Vitória. Com capacidade para receber até 300 pessoas, o anfiteatro foi projetado para sediar uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais, palestras, oficinas e eventos educativos.

Inicialmente, o novo espaço será destinado exclusivamente às atividades promovidas pela equipe da Dourado Produções, que ficará responsável pela programação e pela gestão das ações culturais realizadas no anfiteatro.

Espetáculo “Mary Poppins – O Musical”

Quando: 31 de janeiro (sábado), às 18h

Local: Anfiteatro Dourado Cais das Artes – Rua Alberico Souza de Lima, 45, Vitória
Ingressos: gratuitos, mas devem ser retirados previamente através do site https://bileto.sympla.com.br/event/115536?share_id=1-copiarlink

Classificação: livre

Continue Lendo

Cultura

Em Janeiro: Roberta Sá e clássico do teatro infantil “Pluft, o Fantasminha” no Sesc Glória

As atrações integram o projeto Grandes Espetáculos do Sesc Cultura

Postado

em

Janeiro é mês de férias e de muitas atrações culturais acontecendo pelo Estado. A novidade que o Fica a Dica ES conta agora vem do Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória. Aliás, não só uma como duas novidades que prometem movimentar a capital. A primeira é o espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha”, clássico do teatro nacional, uma releitura da Cia. PeQuod, do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18, às 17h. A segunda é o show da cantora Roberta Sá, um dos principais nomes da música brasileira contemporânea, no dia 24, às 20h.

Os ingressos das duas atrações estarão disponíveis para venda a partir desta quarta-feira, dia 7 de janeiro, às 10h, na plataforma Let’s Events, neste link.

As apresentações integram o projeto Grandes Espetáculos do Sesc Cultura, que reúne produções de destaque e artistas consagrados, reforçando o compromisso do Sesc Espírito Santo com a valorização da arte, da diversidade cultural e do acesso da população a experiências artísticas de qualidade.

O Sesc incentiva a doação de alimentos não perecíveis ao Sesc Mesa Brasil, um programa de combate à fome e ao desperdício que atua como a maior rede privada de banco de alimentos da América Latina. Na modalidade “meia solidária”, o ingresso pode ser adquirido no valor de meia-entrada mediante a doação de, no mínimo, 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal).

Espetáculo Pluft, o Fantasminha. Foto de Renato Mangolin

Teatro para toda a família

Inspirado na obra de Maria Clara Machado, um dos maiores nomes da dramaturgia infantil brasileira, o espetáculo “Pluft, o Fantasminha” chega ao palco do Sesc Glória em uma nova proposta que mistura teatro de bonecos, fantasia e referências visuais da cultura oriental. A montagem da Cia. PeQuod, do Rio de Janeiro, celebra os 100 anos da autora.

peça será apresentada nos dias 17 e 18 de janeiro, às 17h. A narrativa acompanha Pluft, um fantasminha que tem medo de gente, e sua improvável amizade com a menina Maribel. Com humor, sensibilidade e linguagem acessível, o espetáculo aborda temas como amizade, coragem, empatia e o enfrentamento do medo do desconhecido, dialogando com crianças e adultos.

Música brasileira em destaque

Já no palco da música, o Sesc Glória recebe o samba e a bossa de Roberta Sá, com o show “Tudo Que Cantei Sou”, celebrando duas décadas de carreira. A apresentação acontece no dia 24 de janeiro, às 20h, e traz um espetáculo intimista, inspirado no audiovisual gravado na Casa de Francisca, em São Paulo.

No repertório, a cantora revisita momentos marcantes de sua trajetória, com canções como “Marejada”“Cocada” e “Pavilhão de Espelhos”, além de composições autorais e homenagens à produção musical feminina brasileira. No palco, Roberta divide a cena com Alaan Monteiro, no bandolim, e Gabriel de Aquino, no violão, criando uma atmosfera acolhedora e envolvente.

Sesc Grandes Espetáculos 

Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Teatro Glória – Centro, Vitória)

Ingressos: https://lets.events/organizer/sescgloria ou bilheteria do Sesc Glória, de quarta a sábado, das 10h às 20h

Informações: (27) 3232-4765 | 4777 | 4773

Espetáculo ‘Pluft, o Fantasminha’

Quando: 17 e 18 de janeiro, às 17h

Classificação: Livre

Valor: R$ 30,00 (Comerciário/Meia/Meia Solidária) | R$ 33,00 (Conveniado) | R$ 35,00 (Comerciante) | R$ 60,00 (Inteira)

Show de Roberta Sá

Quando: 24 de janeiro, às 20h

Classificação: Livre

Valor: R$ 50,00 (Comerciário/Meia/Meia Solidária) | R$ 55,00 (Conveniado/Comerciante) | R$ 100,00 (Inteira)

Foto principal: Flora Negri

Continue Lendo

Teatro

Maratona de Workshops de Verão oferece formação em teatro, corpo e voz

Anderson Lima e José Celso Cavalieri vão comandar as atividades dos Workshops de Verão, em Vitória

Postado

em

A Cia Teatral JC realiza, ao longo do mês de janeiro, a Maratona de Workshops de Verão, iniciativa voltada a artistas, estudantes e interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas de interpretação, corpo e voz. A programação reúne encontros teóricos e práticos, conduzidos pelos atores e diretores José Celso Cavalieri e Anderson Lima, que acontecem na sede da companhia, no Centro de Vitória.

A abertura acontece neste sábado (10), às 17 horas, com o workshop “O Corpo Fala”, ministrado por José Celso Cavalieri, com participação gratuita. Os demais encontros têm valor individual de R$ 70, com possibilidade de pacotes promocionais.

A programação segue no dia 12 de janeiro, às 19 horas, com “O Poder da Voz”, conduzido por Anderson Lima. No dia 14, também às 19 horas, José Celso Cavalieri ministra o workshop “Ator/Produtor”. 

Já no dia 16, às 19 horas, acontece “Experimentação Cênica”, novamente com José Celso Cavalieri. Encerrando a maratona, no dia 20 de janeiro, no mesmo horário, Anderson Lima apresenta “A Carta Não Enviada / Memória Afetiva”,  atividade que propõe uma imersão na técnica da memória emotiva, com foco no uso de vivências e sentimentos pessoais como ferramentas para a construção cênica. Durante o encontro, os participantes serão convidados a revisitar experiências marcantes, transformando conteúdos emocionais em elementos que enriquecem a criação de personagens e cenas teatrais.

Maratona de Workshops de Verão
Local:
Cia Teatral JC, no Centro de Vitória

Informações e inscrições: (27) 99908-7044
Vagas limitadas


Workshop: O Corpo Fala, com José Celso Cavalieri

Data: 10 de janeiro (sábado), às 17 horas
Valor: Gratuito

Workshop: O Poder da Voz, com Anderson Lima
Data:
12 de janeiro, às 19 horas
Investimento: R$ 70
 

Workshop: Ator/Produtor, com José Celso Cavalieri
Data:
 14 de janeiro, às 19 horas
Investimento: R$ 70

Workshop: Experimentação Cênica, com José Celso Cavalieri
Data:
 16 de janeiro, às 19 horas
Investimento: R$ 70
 

Workshop: A Carta Não Enviada / Memória Afetiva, com Anderson Lima
Data:
 20 de janeiro, às 19 horas
Investimento: R$ 70

Continue Lendo

Vai Pocar