Conecte

Cultura

Liniker é a primeira atração confirmada do TendaLab 2025

A cantora vai apresentar o show da turnê CAJU no festival, que acontece nos dias 25 e 26 de julho

Postado

em

O Festival TendaLab completa 10 anos em 2025 e já prepara uma edição especial para celebrar a data. E a primeira atração do evento, que acontece nos dias 25 e 26 de julho, em local a ser divulgado em breve, já está confirmada! É a cantora e compositora Liniker, que traz para terras capixabas o show da turnê CAJU, baseada no álbum homônimo e que ultrapassa os 160 milhões de plays nas plataformas de áudio.

Em evidência no cenário artístico brasileiro, Liniker foi a grande vencedora do Prêmio Multishow 2024, que aconteceu no início de dezembro, conquistando os prêmios de ‘Artista do Ano’, ‘MPB do Ano’, ‘Capa do Ano’ e ‘Álbum do Ano’. 

“Me sinto realizada em poder reencontrar o público capixaba neste momento da minha carreira, com CAJU, ainda mais no Festival TendaLab, que se propõe a levar cultura de forma gratuita para o público. Sou muito grata pela repercussão do disco e essa grande demanda em torno da turnê representa a concretização de um sonho coletivo”, afirmou Liniker.

Com direção musical de Fejuca e direção artística de Liniker, Celso Bernini/Stage e Renan De Andrade, a turnê de CAJU é dividida em quatro atos, são eles: O Sol Interno, com canções como “TUDO” e “VELUDO MARROM”; O Alter Ego com “MAYONGA”, “PAPO DE EDREDOM” e mais; O Retrogosto, em que Liniker revista sucessos dos álbuns Indigo Borboleta Anil (2021), Goela Abaixo (2019) e Remonta (2016); e finaliza em tom de Celebração, listando músicas como “POPSTAR” e “FEBRE”.

“Ter uma artista como Liniker em nosso line up, além de uma grande honra, materializa a síntese do nosso evento: que é a celebração da diversidade, da criatividade e da inventividade dos músicos brasileiros, na figura de uma das principais artistas da cena contemporânea. Celebrar os 10 anos do TendaLab é reforçar a pluralidade da música produzida no Brasil. Comemorar uma década de um evento que começou pequeno e hoje se tornou um dos grandes festivais do Brasil é emocionante.”, disse Lucia Caus, curadora e diretora do festival, que ressalta que outros grandes nomes da música brasileira serão anunciados em breve. “Vem muito mais por aí”. 

A Era CAJU
Um dos álbuns mais elogiados do ano, CAJU é o trabalho mais pop da carreira de Liniker. Com produção musical assinada pela própria cantora, em parceria com Fejuca e Gustavo Ruiz, o álbum entrega canções extremamente pessoais apoiadas em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. 

Uma seleção de artistas de várias gerações e gêneros diferentes também emprestam seus talentos para abrilhantar ainda mais o projeto. Nos créditos, nomes como Lulu Santos e Pabllo Vittar (na superpop “DEIXA ESTAR”), BaianaSystem (na percussiva e ultra dançante “NEGONA DOS OLHOS TERRÍVEIS”), ANAVITÓRIA e Amaro Freitas (balada que mistura o gênio do piano e o vocal da dupla tocantinense), Priscila Senna (no delicioso brega “POTE DE OURO”) e o duo Tropkillaz (na house, cantada em inglês, “SO ESPECIAL”). 

Além dos milhões de plays que o álbum vem acumulando desde o seu lançamento, tudo que envolve a era CAJU, até o momento, é um fenômeno. O boné com o logotipo do álbum esgotou em cinco minutos, da mesma forma que os ingressos para as três primeiras datas da turnê, em São Paulo, foram comprados em segundos e deixaram uma fila virtual de 50 mil pessoas.

Fotos: Caroline Lima

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Festa da Penha: romarias percorrem mais de 600 km a pé, de moto, a cavalo ou de barco

Postado

em

A Festa da Penha 2025, que acontece entre os dias 20 e 28 de abril, é muito conhecida pelas tradicionais romarias, que reúnem milhares de fiéis percorrendo longos percursos para homenagear a padroeira do Espírito Santo. Nesta edição, estão confirmadas 14 romarias que, juntas, somam cerca de 635 quilômetros que serão feitos a pé, a cavalo, de moto, de bicicleta ou com embarcações.

A distância calculada considera os trajetos feitos pelas romarias que vêm do interior, das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, que saem dessas cidades em direção ao Convento da Penha, em Vila Velha. Entre as realizadas nas proximidades da cidade canela-verde, a Romaria dos Cavaleiros é a que percorre o maior trajeto: são até 85km cavalgados pelos fiéis que saem de suas casas, se encontram no viaduto da Av. Carlos Lindenberg, e seguem em direção ao Parque da Prainha. A cavalgada vai abrir as romarias da festa, no dia 20 de abril, domingo de Páscoa.

Já a Romaria dos Homens, que reúne famílias inteiras saindo da Catedral Metropolitana de Vitória em direção ao Parque da Prainha, completa uma distância de 14 km. O caminho é todo feito a pé pelos fiéis, que carregam velas em homenagem à Nossa Senhora da Penha e, acompanhados da imagem da Santa, vão rezando e cantando até o destino. A peregrinação será no sábado, dia 26 de abril.

“A Romaria dos Homens é mais do que uma caminhada de fé; é um encontro de corações que batem no mesmo compasso da devoção a Nossa Senhora da Penha. A expectativa é grande e a emoção se renova ao vermos não apenas os homens, mas famílias inteiras caminhando juntas, testemunhando que a fé é um elo que atravessa gerações. Para os fiéis, cada passo é uma entrega, uma súplica, um agradecimento. E ao final dessa caminhada, o verdadeiro destino não é apenas o ponto de chegada, mas a transformação”, afirma o padre Renato Criste, da Arquidiocese de Vitória.

Outro caminho de devoção e fé será a Moto Romaria organizada pela Polícia Rodoviária Federal, com saída do Parque de Exposições de Viana em direção à Prainha pela BR-101. A Moto Romaria será no domingo, dia 27, penúltimo dia do Oitavário, e vai passar por municípios como Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha, completando um trajeto de 37km. Já a Romaria dos Ciclistas vai sair de dois pontos, com um grupo partindo de Cobilândia, em Vila Velha, e outro de Camburi, em Vitória. A pedalada de Vila Velha vai somar quase 9km, enquanto aqueles que saem da capital vão percorrer cerca de 13km para o Parque da Prainha.

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 12 romarias.

Confira a programação das Romarias da Festa da Penha 2025:

Romaria dos Cavaleiros
20 de abril (domingo)

17h – Concentração na Av. Carlos Lindemberg, Viaduto Alfredo Copolillo
18h – Saída em direção ao Parque da Prainha

Romaria dos Militares
25 de abril (sexta-feira)

14h – Saída da Eames em direção ao Convento da Penha

Romaria das Pessoas com Deficiência
26 de abril (sábado)

8h – Saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário

Romaria dos Adolescentes
26 de abril (sábado)

9h – Concentração no Parque da Prainha
10h – Subida para o campinho do Convento
11h – Missa de Encerramento da Romaria

Romaria dos Homens
26 de abril (sábado)

18h – Missa de Envio na Catedral
19h – Bênção de Envio aos romeiros
23h – Missa de Encerramento no Parque da Prainha

Romaria da Diocese de São Mateus
26 de abril (sábado)

8h – Missa no Campinho do Convento

Romaria da Diocese de Cachoeiro
26 de abril (sábado)

16h – Missa no Campinho do Convento

Romaria da Diocese de Colatina
27 de abril (domingo)

9h – Missa no Campinho do Convento

Remaria
27 de abril (domingo)

7h30 – Concentração na Praia do Ribeiro (Praia da Costa)
8h – Saída da Praia do Ribeiro para a Prainha de Vila Velha

Romaria das Mulheres
27 de abril (domingo)

15h30 – Saída do Santuário de Vila Velha para o Parque da Prainha

Moto Romaria
27 de abril (domingo)

8h – Concentração no Parque de Exposição de Viana
9h – Saída em direção ao Parque da Prainha (trajeto pela BR 101)

Romaria dos Conguistas
28 de abril (segunda-feira)

8h – Saída do portão do Convento da Penha

Romaria dos Ciclistas de Vila Velha
28 de abril (segunda-feira)

8h – Saída da Praça Sebastião Cibien, Cobilândia, em direção ao Parque da Prainha

Romaria dos Ciclistas de Vitória
28 de abril (segunda-feira)

7h – Saída no Atlântica Parque, final da Orla de Camburi, em Vitória, em direção ao Parque da Prainha

Foto: Fernando Madeira

Continue Lendo

Cultura

32ª edição do Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1350 inscrições de filmes de todo o Brasil

Postado

em

Maior evento audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) finalizou as inscrições para a seleção de filmes da sua 32ª edição, que será realizada de 19 a 24 de julho, na capital capixaba, e conta com o patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

As inscrições aconteceram de 10 de fevereiro a 14 de março, de forma gratuita e online. Ao todo foram 1.374 obras inscritas, sendo 1.197 curtas-metragens e 177 longas-metragens. Divididos por gêneros, foram 626 filmes de ficção, 442 documentários, 112 obras experimentais e 96 animações. Já na categoria videoclipes, foram 98 produções.

Os filmes cadastrados vieram de todos os estados e regiões do Brasil. Da Região Sudeste veio o maior número de produções, 714. O estado de São Paulo enviou 350 obras, seguido do Rio de Janeiro com 166 e Minas Gerais com 109.  Foram inscritas 89 produções do Espírito Santo, um recorde na história do festival, que comprova o crescimento do audiovisual capixaba. 

Na sequência, 292 filmes vieram do Nordeste. Foram 06 produções do Piauí, 16 do Maranhão, 65 de Pernambuco, 27 do Rio Grande do Norte, 40 da Paraíba, 39 do Ceará, 76 da Bahia, 14 de Alagoas e 09 do Sergipe. A Região Sul teve 157 filmes inscritos: 65 obras do Rio Grande do Sul, 57 do Paraná e 35 de Santa Catarina. 

Centro-Oeste totalizou 124 produtos audiovisuais: foram 10 obras do Mato Grosso, 04 do Mato Grosso do Sul, 67 de Goiás, e 43 do Distrito Federal. Por fim, a Região Norte enviou 41 obras, sendo 11 do Amazonas, 17 do Pará, 01 de Roraima, 01 do Amapá, 05 de Rondônia, 03 do Acre e 03 do Tocantins. Além disso, 46 co-produções foram inscritas, envolvendo países como França, Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Cabo Verde.

DIVERSIDADE 

A diversidade é um dos pilares nas mostras que compõem o Festival de Cinema de Vitória (FCV). Um dos aspectos que mais se destacam nas inscrições de 2025 é a presença de vozes que celebram a pluralidade de temas e assuntos na produção audiovisual contemporânea. 

Olhando para o protagonismo feminino, as produções brasileiras inscritas para a seleção do 32º FCV, ocupam lugar de destaque: 444 filmes inscritos são dirigidos por pessoas com identidades de gênero femininas. Na lista de inscritos, 293 filmes são dirigidos por pessoas negras. As produções ligadas à diversidade sexual contam com 279 filmes abordando a temática. O festival também recebeu 393 produções dirigidas por estudantes de cinema e 59 produtos audiovisuais dirigidos por Pessoas com Deficiência.

A conversa sobre a temática ambiental e práticas sustentáveis tem sido constante nos últimos anos, por conta dos impactos e as alterações climáticas percebidas ao redor do planeta. O número de filmes inscritos sobre o assunto foi de 323 produções, o que reafirma o cinema como uma importante ferramenta de informação e debate para as questões urgentes do mundo atual.

A lista com os selecionados oficiais que irão compor a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória está prevista para ser divulgada na segunda quinzena de maio, no site do evento: festivaldevitoria.com.br .

32º FCV

De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que vai apresentar a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema. Toda programação é gratuita.

Foto: Sérgio Cardoso

Continue Lendo

Cultura

10º Tendalab: Ney Matogrosso é a nova atração confirmada do festival que acontece em julho 

Postado

em

Uma das vozes mais importantes da história da música brasileira, Ney Matogrosso é a nova atração confirmada no line up do 10º Tendalab, evento gratuito que acontece nos dias 25 e 26 de julho, em local que será divulgado em breve. O cantor traz para a capital capixaba o show Bloco na Rua, sucesso absoluto de público e crítica (além do Brasil, a turnê já desembarcou nos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal) lotando teatros e casas de espetáculo por onde passa. 

Ney reúne um repertório com canções que fazem parte da sua história e músicas até então inéditas na sua voz. “Não é um show de sucessos meus, mas quis abrir mais para o meu repertório. Dessa vez eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, explica o cantor, que é acompanhado por uma banda formada por Sacha Amback, na direção musical e teclados; Marcos Suzano, bateria e percussão; Felipe Roseno, na percussão; Dunga, no contrabaixo e vocal; Maurício Almeida, na guitarra e vocal; Aquiles Moraes, no trompete e flugelhorn; e Everson Moraes, no trombone.

set list abre com o clássico do capixaba Sérgio Sampaio, Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, que inspirou o nome da turnê; a balada A Maçã, de Raul Seixas; Jardins da Babilônia, um dos clássicos de Rita Lee; além de uma das mais belas composições de Caetano Veloso, Como 2 e 2, que ganha uma versão delicada e intimista. 

Entre as canções que fazem parte da carreira de Ney estão O Beco, música do grupo Os Paralamas do Sucesso, gravada pelo artista no final da década de 1980; e Sangue Latino, sucesso dos Secos e Molhados, banda que Ney era o vocalista e que foi um fenômeno musical na década de 1970. Outro destaque do repertório são duas canções de Fagner, gravadas por Ney em parceria com o cantor e compositor cearense, em compacto lançado em 1975: Postal de Amor e Ponta do Lápis

Além da excelência na parte musical, Bloco na Rua é um trabalho visualmente exuberante. Os figurinos são uma criação exclusiva e feita sob medida pelo estilista Marcos Paulo. O artista visual Batman Zavareze assina o cenário, que conta com videografismo de Eduardo Souza e vídeos adicionais de Luiz Stein. A luz do espetáculo é assinada por Arthur Farinon e Juarez Farinon, com supervisão do próprio Ney. Um show para encantar olhos e ouvidos nos 10 anos do Festival TendaLab.

Liniker 

Conforme o Fica a Dica ES já havia noticiado anteriormente, a cantora Liniker foi a primeira atração confirmada do 10º TendaLab. A artista traz para o palco do festival o show da turnê do álbum CAJU, baseada no premiado álbum homônimo, um dos maiores sucessos de 2024. No repertório, canções como VELUDO MARROMFEBRE e TUDO, e sucessos dos trabalhos Índigo Borboleta Anil (2021), Goela Abaixo (2019) e Remonta (2016).

Festival TendaLab 

Com direção e curadoria da produtora cultural Lucia Caus, o Festival TendaLab comemora 10 anos em 2025. O evento tem como objetivo fomentar a música brasileira, potencializar a pluralidade de gêneros e promover o encontro do público com os diversos nomes e gerações de artistas da música feita no Brasil. O festival também é um espaço para os profissionais que produzem no Espírito Santo, mostrando a força da cena autoral do estado com profissionais que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento, além de garantir a democratização do acesso aos bens culturais através da gratuidade.

Foto: Marcos Hermes

Continue Lendo

Vai Pocar