“Maior Panela de Barro Funcional do Mundo” vai servir mais de uma tonelada de moqueca capixaba
Paneleiras de Goiabeiras estiveram à frente da produção da panela de barro; evento em comemoração pela quebra do recorde acontece neste sábado, dia 16, no Clube Álvares Cabral
No Espírito Santo, não existe discussão: a moqueca é capixaba, o resto é peixada, como eternizou o saudoso Cacau Monjardim. E toda verdadeira moqueca capixaba precisa, obrigatoriamente, ser preparada numa autêntica panela de barro produzida pelas Paneleiras de Goiabeiras.
O Espírito Santo está em busca de bater o próprio recorde com a produção de uma panela de barro que possui 1,50m de diâmetro. Ela foi confeccionada em Goiabeiras e para atingir o objetivo precisa demonstrar a funcionalidade da panela.
Por isso, uma autêntica moqueca capixaba, também gigantesca, será preparada pelo chef Roberto Malacarne, em um evento filantrópico que acontece neste sábado, dia 16, no Clube Álvares Cabral.
Todo mundo sabe que estes dois símbolos da nossa cultura são praticamente indissociáveis. Mas o que pouca gente sabe é que o Espírito Santo já detém o recorde da maior panela de barro funcional do mundo, que possui 1,42m de diâmetro.
A façanha foi alcançada pelo artesão Flávio Fernandes Santos, membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em 2019. Ela foi registrada como a maior panela de barro funcional do mundo, no Guinnes World Records, o Livro dos Recordes.
O evento
O evento é “A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória”, que contará com um fiscal do Guinnes World Records para homologar a quebra do recorde, além de diversas atrações culturais, musicais e gastronômicas, em um espaço com mais de 4mil m2, na sede do Clube Álvares Cabral, em Vitória.
Uma dessas atrações culturais será a tradicional banda de congo Konshaça, do município da Serra, que se apresentará durante o anúncio da quebra do recorde, diante de uma réplica da panela gigante, do artesão Flávio Fernandes Santos, do chef Roberto Malacarne e de diversas autoridades.
E isso não é por acaso: o congo capixaba também é uma das grandes estrelas do evento, ao lado da própria panela de barro, da moqueca capixaba e do Convento da Penha – justificando, assim, a escolha pelo Clube Álvares Cabral, às margens da baía de Vitória e com vista privilegiada para o nosso maior símbolo.
Por questões de segurança e logística, o evento será privado – exclusivo para apoiadores, patrocinadores e parceiros atuantes na quebra do recorde da maior panela de barro funcional do mundo, além de convidados especiais –, e tem o objetivo de arrecadar fundos para diversos projetos sociais.
Serviço
“Maior Panela de Barro do Mundo”
Quebra do recorde da maior panela de barro funcional do mundo