Curva da Jurema: conheça as nove opções para curtir o verão com a família e os amigos
A chegada do verão nesta sexta-feira (22) consolida a Curva da Jurema, em Vitória, como celeiro gastronômico e turístico da cidade após um trabalho de curadoria dos empreendimentos da concessionária privada que tem administrado os quiosques da região
São nove empreendimentos que proporcionam um leque de atividades à beira-mar: opções de café da manhã, prática esportiva, culinária capixaba, drinks e happy hour.
“Costumo dizer que a Curva cabe em qualquer momento do seu dia: do café da manhã, ao almoço, passando pelo happy hour, a balada e finalizando com o jantar, temos muitas opções”, diz Raimundo Pinheiro, diretor da concessionária que administra os quiosques da Jurema.
Com opções de cafés, brunch, almoço, jantar e sobremesa, além de estar aberto todos os dias, o Clericot Café se tornou um dos points mais amados da região da Curva da Jurema. Em um ambiente aconchegante, o espaço oferece a tranquilidade da praia e sabores gastronômicos que prometem agradar a todos os paladares. Os cafés e coquetéis são uma das apostas do empreendimento. Um dos drinks queridos pelo público é o Clericot, que não só dá nome à casa como é uma ótima opção no verão. A bebida é feita de espumante, licor de limão, água gasosa e frutas picadas, e possui duas versões: a Vert, com maçã e uva verde, e a Rouge, com morango e uva verde. No local também são servidos cafés especiais do Caparaó. E claro, o cardápio de comidinhas não deixa a desejar, com croissants, bolos, quiches e pães. O Clericot também serve ceviche, lomo saltado e polvo com batatas ao murro. Nos doces uma das opções é o gâteau mousse au chocolat, um bolo macio de chocolate, brigadeiro ao leite e mousse de chocolate amargo.
Um outro super atrativo da Curva é o J3 Treinamento Funcional. A conexão da região com o esporte e o cuidado com a saúde são propícias para o empreendimento, que ajuda o público nos cuidados com o corpo. As aulas de treinamento funcional do Centro de Movimento e Condicionamento ajudam aqueles que procuram desenvolver o hábito da prática de esportes com uma linda vista para a praia. Com planos de um a cinco vezes na semana, o centro de treinamento também oferece aulas de corridas para os amantes do esporte.
O Mangalô é um café-bar com um cardápio recheado de sanduíches, toasts, brunches, saladas, cafés, aperitivos, sobremesas e drinques. O empreendimento abre às 7h para o café da manhã, durante a semana. Às quintas e sextas-feiras acontece o happy hour e aos sábados eles oferecem aulas de yoga às 7h15. Por lá, todas os toasts são feitos com pão de fermentação natural. Vale experimentar o Tuna Toast, servida em uma fatia de pão sourdough coberta de creme de abacate temperado, sour cream mangalô, atum fresco, picles de cebola roxa e brotos de coentro. Vale provar também o brioche com frutas vermelhas, servido com chantilly caseiro e manteiga de granola, finalizado com folhas de manjericão. Para beber, aposte no Orange Coffee, feito de suco de laranja fresco, 50ml de espresso e gelo; e no Caramelatte, que leva espuma de leite gelado, espresso, calda de caramelo salgado e gelo.
Outro local que também oferece uma experiência gastronômica e sensorial que complementa perfeitamente a beleza da Curva é o El Gitano. Com o conceito de gastronomia praieira e influências ítalo-caiçara, o restaurante recebe muitos elogios, tanto pelo ambiente, quanto pela boa comida. Entre os aromas tentadores da cozinha, opções disponíveis já podem ser vista no cardápio desde o café da manhã, com a cestinha de pão de queijo, croissants salgados e doces, e toasts (com opções de camarão a lagosta), bowls, açaí e brunchs. Uma das opções é o Brunch da Casa, servido com ovos, bacon, pão, sour cream e coulis de morango. Para os pratos principais e entradas é diversificado, entre as opções há o Canolo de Atum, feito com com castanha de caju e temperos orientais; o Carpaccio com Crosta Negra servido com especiarias, iogurte defumado, molho de alcaparras, croutons e parmesão – acompanhado de pães; e o Risoni no Caldo de Polvo, feito de polvo grelhado com manteiga defumada e quinoa frita. Na cartela de bebidas também há receitas como a Cajuína, feita com vodka Smirnoff infusionada com puxuri, Aperol, cajuína, compota de caju e cordial de siciliano e ovo; Verano, feito com gin infusionado com casca de tangerina, cordial de siciliano e de ervas; e Vênus, feito com Licor 43, Amaretto Dell Orso e espumante.
Misturar o estilo europeu e o lifestyle praiano brasileiro é a proposta do Épico Beach Bar. Conhecidos por suas opções refrescantes de bebidas tropicais, coquetéis coloridos, cerveja gelada e sucos naturais, o quiosque é uma das opções perfeitas para se refrescar sob o sol escaldante da estação. Os drinks recebem nomes de destinos caribenhos, como Tulum, feito de gin, suco de melancia, xarope de morango e espuma de maracujá; e o Caribe, com vodka, suco de limão, xarope de maracujá, ginger ale e espuma de gengibre; além do drink que leva o nome do bar, o Épico, feito de whisky, suco de limão, xarope flor de sabugueiro e angustura bitter. Mas há também as opções clássicas, como gin tônica, moscow mule, caipirinha e muitas outras. No restaurante há também muitas opções de petiscos e pratos, como ceviche de peixe branco, tartar de salmão e dadinho de tapioca. Steak de Mignon, Salmão ao Molho de Camarão e Tilápia Grelhada também brilham entre as opções.
Tradicional da Curva da Jurema, desde 1980, o Kiosque do Alemão é famoso por servir frutos do mar, moquecas, peixes grelhados e deliciosas porções. Toda a bagagem gastronômica do quiosque é traduzida em seus pratos. Nas opções do cardápio há diversos petiscos, entre eles os pastéis de camarão, bacalhau, carne seca, frango ou carne; o famoso arroz de polvo com camarão – carro chefe do quiosque -, a moqueca capixaba e o peroá frito. E para os vegetarianos e veganos, uma das opções é a Paella Vegana, feita com arroz, pimentão vermelho e amarelo, cogumelos, banana da terra, vagem, cenoura e brócolis. O que garante o sabor dos pratos são os temperos cuidadosamente selecionados que conferem um aroma irresistível às receitas, fazendo com que cada garfada seja uma verdadeira experiência gastronômica.
Derivado do Kiosque do Alemão, uma nova casa surgiu: o Alemão Gastrobar. Com uma estrutura moderna, novo conceito e cardápio diferenciado, o estabelecimento conquista pelos pratos deliciosos, fartura e bom preço. Para aqueles que amam e para quem ainda não teve a oportunidade de provar, boa notícia: no Alemão Gastrobar, a Torta Capixaba Completa é servido o ano todo, feita de camarão, bacalhau, siri, mexilhões e palmito. Para aqueles que preferem começar com uma porção, uma boa opção é a de tilápia empanada e batata frita. Destaque também para a Paella Mar e Terra, uma receita feita com camarão, peixe, lula, mexilhão, frango e filé mignon suíno. O tempero leva açafrão, legumes, páprica, pimentão, tomate e cebola.
Aqueles que desejam experimentar a tradicional culinária capixaba devem conhecer o quiosque Pinguim Pescador, responsável por proporcionar uma viagem culinária pela rica herança gastronômica local. Moqueca de peixe e de banana, porção de cação, camarão, calabresa defumada, batata e frango empanado são algumas das delícias servidas no quiosque. Prometendo tradicionalidade, o local também serve rabada e costela, e, claro, peroá, que vem servido com banana, batata frita e farofa.
Com uma atmosfera animada e convidativa, nasceu o Flammes Bar. Uma curiosidade do estabelecimento, é que ele é o bar oficial de uma bebida capixaba que leva o mesmo nome do bar, o Flammes. Especializados em drinks, a cartela de bebidas é variada. Nas opções há o Flammes Original, feito com vodka, maracujá e groselha francesa; Flammes Michelada, de maracujá, tequila e chopp; e o Flammes Spritz, com flammes, aperol e espumante. A cartela é grande e também há espaço para bebidas tradicionais, como cervejas, vinhos, espumantes, cafés e bebidas não alcoólicas. E o cardápio não fica para trás, com um menu inspirado nos tradicionais petiscos que fazem sucesso entre os capixabas, é possível encontrar no cardápio opções como caranguejo, peroá frito, picanha e torresmo. Uma novidade é que agora eles também servem café da manhã, com direito a broa de milho, pão na chapa, banana assada e diversas outras opções.
Serviço
Clericot Café
Segunda – 04.12 – aberto 7h | 20h
Terça – 05.12 – aberto 7h | 20h
Quarta – 06.12 – aberto 7h 0h
Bossa & Samba na Curva com Luiza Dutra das 17h às 21h
Quinta – 07.12 – aberto 7h 0h
Jazz na Curva com Marcus – das 17h às 21h
Sexta – 08.12 – aberto 7h 0h
MPB na Curva com Eliahu – das 17h às 21h
Sábado – 09.12 – aberto 7h | 0h
POP & Brasilidades na Curva com Luiza Dutra das 17h às 21h
Domingo – 10.12 – aberto 7h | 20h
J3 Treinamento Funcional
Segunda a sexta-feira das 6h às 11h e 17h às 20h
Sábado das 9h às 11h
MANGALÔ
Funciona terça e quarta, das 8h às 13h, quinta a domingo, das 8h às 18h (cozinha encerra 30 minutos antes).
El Gitano
Terça à quinta 11:30 às 23h
Sexta e sábado 8 às 23h
Domingo 8 às 17h
Épico Beach Bar
Funciona de terça a quinta, das 10h às 18h
Sexta a domingo, das 10h às 20h.
Alemão Gastrobar
Quarta a segunda-feira o bar, das 9h30 às 17h, e a cozinha, das 11h às 16h.
Kiosque do Alemão
Funciona de quarta a segunda-feira o bar, das 9h30 às 17h, e a cozinha, das 11h às 16h.
Pinguim Pescador
Terça a domingo, das 10h às 18h.
Flammes Bar
Segunda a quarta de 8h às 15h – café & almoço
Quinta e sexta de 8h às 22h – café, almoço e jantar
Sábado e Domingo de 8h às 20h – café, almoço e jantar
O Brizz Cultura e Gastronomia, na Enseada do Suá, acaba de anunciar uma novidade: o Brizz Bar de Drinks. A proposta é levar alta coquetelaria e serviço personalizado a celebrações externas.
Com o mesmo padrão de qualidade e agilidade do Brizz, a nova operação oferece um open bar personalizado com drinks autorais e clássicos preparados com maestria. Claro que os tradicionais Apperol Spritz, Negroni e Fitzgerald não ficarão de fora do menu. O segredo está na seleção rigorosa de ingredientes, produção artesanal de xaropes e infusões, além do uso de frutas frescas.
Brizz, na Enseada do Suá. Crédito: Ciro Trigo
A equipe é composta por profissionais treinados e ágeis, com domínio técnico e atenção ao atendimento. A gestão eficiente da operação minimiza filas, garantindo uma experiência fluida e agradável para os convidados.
“A experiência do convidado no bar pode definir a percepção geral de um evento. Nosso compromisso é ir além das bebidas, oferecendo um serviço que reflete profissionalismo e atenção aos detalhes”, comenta Thiago Guerini, sócio-proprietário do Brizz.
Para aquecer o inverno: Restaurante tradicional de Vila Velha lança novos caldos
Com assinatura do chef Renato Faben, os Caldos de Alho Poró com Bacon e o de Cenoura com Camarão prometem ser destaque no Caranguejo do Assis durante a estação
Os capixabas definitivamente tiraram o casaco do armário. Mas que tal apostar em um caldo quentinho para aliviar as baixas temperaturas? A sugestão do Fica a Dica ES é correr para o Caranguejo do Assis, na Praia de Itaparica, que acaba de lançar duas receitas autorais e saborosas, criadas pelo chef Renato Faben: o Caldo de Alho Poró com Bacon e o de Creme de Cenoura com Camarão, servidos por R$ 49,99 (cada).
O Caldo de Alho Poró com Bacon é preparado com alho-poró fresco, batata, cebola, alho, caldo de legumes, bacon crocante e finalizado com crispy de alho-poró. A combinação entrega uma textura cremosa, sabor marcante e um aroma envolvente. Já o Creme de Cenoura com Camarão traz um toque adocicado das cenouras frescas, combinadas a um creme delicado e enriquecido com camarões salteados na manteiga, resultando em uma opção sofisticada, leve e extremamente saborosa.
Caldo de Alho Poró com Bacon. Foto: Bruno Coelho
Para Dyonatan Giovanelli, proprietário da casa, o inverno pede um caldo diferente dos tradicionais e inovar no menu já virou uma tradição da casa. “Todos os anos apresentamos novidades pensadas especialmente para essa época. Queremos oferecer opções que tragam sensação de aconchego e ao mesmo tempo surpreendam pelo toque criativo”, explica.
Mas se você é daqueles que não curte muito se arriscar na gastronomia e gosta de apostar nos mais tradicionais, o cardápio também conta com os caldos verde, de feijão e de camarão disponíveis durante todo o ano, no valor de R$ 35,50 (cada).
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Endereço: Av. da Praia, 290 – Praia de Itaparica, Vila Velha
Vitória recebe degustação inédita de premiada vinícola do Sul do Brasil
A sommelière Andreia Gentilini, que ao lado da enóloga Juciane Casagrande Doro comanda a vinícola Amitié, desembarca pela primeira vez em Vitória para evento exclusivo no dia 03 de julho, em parceria com a Carpe Diem Vinhos
Com mais de 80 prêmios nacionais e internacionais na bagagem, dentre eles a Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, a vinícola Amitié – originária do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul – é sinônimo de requinte e exclusividade no Brasil e no exterior. No dia 03 de julho, Vitória recebe uma experiência inédita conduzida pela sommelière e uma das fundadoras da marca, Andreia Gentilini, que desembarca na capital capixaba pela primeira vez.
A degustação exclusiva para convidados acontece em parceria com Tatiana Puppim e Roberta Girelli, da Carpe Diem Vinhos, que representa com exclusividade os vinhos no Estado, e vai reunir apreciadores, profissionais do setor e formadores de opinião em uma noite que promete elegância, descobertas e celebração ao mundo do vinho.
Colheitas Gran Corte, elaborado com vinhos de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A Amitié
Amitié significa amizade em francês, representando também a amizade de mais de 20 anos de suas sócias Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini. Um projeto de empreendedorismo feminino que resultou uma marca sofisticada e inovadora.
Juciane Casagrande Doro é enóloga formada pelo primeiro curso universitário de enologia do país. É Diretora Institucional da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS). Andreia Gentilini, por sua vez, é sommelier profissional, membro do conselho da ABS Brasil, fundadora, ex-presidente, atual tesoureira e professora da ABS-RS. Atua há mais de 15 anos no setor vitivinícola nas áreas de mercado e marketing do vinho. Viajou para mais de 50 países em busca de conhecimento, desbravando as principais regiões vinícolas do mundo.
A sede da Amitié, no coração do Vale dos Vinhedos, conta com espaço exclusivo para enoturismo, bistrô e eventos, além da lindíssima cave de maturação dos espumantes.
Presente em mais de 3 mil pontos de venda no Brasil e representada com exclusividade no Espírito Santo pela Carpe Diem Vinhos, a marca produziu aproximadamente 500 mil garrafas em 2024 e conquistou mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, resultados da união de know-how, sensibilidade e inovação.
A enóloga Juciane Casagrande Doro e a sommelière Andreia Gentilini, da Amitié
Responsáveis por alguns dos mais ousados projetos vitivinícolas do Brasil, um dos destaques da Amitié é o Colheitas Gran Corte, elaborado com vinhos de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: um blend que reúne a expressão dos mais distintos terroirs brasileiros em uma só garrafa.
Além dele, ganham evidência ainda os cinco rótulos da Denominação de Origem Valle de Loncomilla, no Chile: Amitié Miraflores Gran Reserva e Amitié Miraflores Reserva nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère (tinto e rosé) e Chardonnay.
O premiado OAK Barrel Viognier
Primeiro Viognier de Ouro do Brasil
Com uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, a Amitié fez história no Brasil: pela primeira vez um branco brasileiro Viognier recebeu uma medalha na premiação.
O feito foi conquistado com o OAK Barrel Viognier, que se destacou, ainda, na Decanter Magazine, referência em publicações especializadas em vinhos, ao integrar a lista ‘Top Viognier do Mundo’.
Também premiadíssimo, o OAK Barrel Chardonnay conquistou Medalhas de Ouro no Chardonnay du Monde por dois anos consecutivos, se destacando no mais importante concurso francês dedicado a esta variedade.
A Carpe Diem Vinhos
Roberta Girelli e Tatiana Puppim, da Carpe Diem Vinhos
Com 10 anos de experiência no mercado de vinhos, Tatiana Puppim e Roberta Girelli se juntaram para celebrar a vida com autenticidade, criando então a Carpe Diem Vinhos. Além do clube de assinaturas e da venda de vinhos através da curadoria, a dupla também se destaca por proporcionar experiências para empresas, confrarias, jantares harmonizados, degustações às cegas, presentes personalizados, viagens e outros.
Atualmente, no portfólio da Carpe Diem já constam mais de 40 vinícolas de altíssimo padrão e uma quantidade superior a 1 mil rótulos de vinhos. A novidade deste ano é que assinaram com exclusividade toda a distribuição e representação dos vinhos da Amitié no Espírito Santo.
“Acreditamos que as experiências com vinhos vão muito além do simples ato de degustar uma taça. Viver uma experiência nos possibilita gravar em nossa memória as nossas impressões e sensações, colecionando momentos, brindando conquistas ou simplesmente para relaxar”, destacam Tatiana e Roberta.